Para os amantes de rosas, a questão de abrigar arbustos para o inverno é relevante. É importante cobrir a tempo, para que não sejam danificados pelo gelo. Abrigos precoces, descongelamentos ou materiais impróprios também podem levar à morte de arbustos. Vamos considerar como, por que e quando as roseiras são protegidas, dependendo das variedades e o que deve ser levado em consideração.
Quando e a que temperatura cobrir as rosas para o inverno?
Para o inverno, as roseiras precisam ser preparadas com antecedência. A partir da segunda quinzena de agosto, não é recomendável cortar as flores, para não estimular mais a vegetação, uma vez que novos brotos não poderão florescer antes da geada. Antes de cobrir as rosas, é necessário remover e descartar toda a folhagem e brotos delas, pois podem ser mudas de doenças.
Ao podar, é necessário deixar brotos jovens, pois no futuro eles darão os brotos. É necessário beliscar os brotos, remover as folhas e tratar os locais dos cortes com pó de carvão ativado. No outono, as rosas não são alimentadas - é melhor fazer isso na primavera e no início do verão. Mas a pulverização profilática com sulfato de ferro ou cobre (3%) protegerá o arbusto de doenças.
O abrigo não deve ser mais cedo do que as geadas vêm pelo menos –5 ... –7 ° C. As geadas até –5 ° C beneficiam apenas as flores e as temperam.Importante! Você não pode aquecer as rosas para o inverno muito cedo, pois isso leva ao envelhecimento e à morte da planta. É mais fácil para essas flores do jardim suportar as primeiras geadas do que um excesso de calor coberto.
Como posso cobrir rosas?
Espalhe arbustos usando solo seco, turfa ou húmus. Adormecem entre 25 e 30 cm de altura (1 balde por 1 arbusto). A camada mínima na presença de abrigos ou invernos suaves deve ser de 10 cm.O solo para abrigo não deve ser colhido sob rosas, caso contrário, você pode expor suas raízes.
Em seguida, o arbusto é coberto com serragem, agulhas, palha ou folhas secas. As roseiras podem ser cobertas com serragem de coníferas - graças a resinas, pragas e bactérias patogênicas é improvável que entrem nelas. Além disso, eles têm as melhores propriedades de isolamento térmico e a menor densidade aparente.
A serragem de coníferas tem a capacidade de acidificar o solo; portanto, ao usá-las, é útil borrifar o solo ao redor do arbusto com cinzas. Também servirá como prevenção adicional de doenças fúngicas. Como a serragem tem a capacidade de absorver a umidade, produtores experientes recomendam misturar serragem (2 partes) com turfa seca ou ramos de abeto (1 parte).
De cima é possível cobrir ainda com ramos de abeto. Para regiões com invernos quentes, esse abrigo é suficiente. Em condições mais severas, é necessário cobrir o topo com mais lutrasil. É respirável e não permite que os arbustos esfreguem durante o degelo, o que também ocorre no inverno. Como material de cobertura, o material de cobertura e um filme de polipropileno são frequentemente utilizados, mas apenas garantindo a possibilidade de monitoramento constante e a presença de perfumes.Importante! Para o aquecimento, você precisa usar serragem de grandes frações (a partir de 10 mm ou mais) e comprar aquelas que não foram tratadas com pesticidas. Recomenda-se que a serragem de árvores de folha caduca antes do uso seja tratada com Oksihom ou Kuprosan e depois seca.
A neve protege os arbustos do congelamento, mas em regiões com pouco inverno nevado, mas frio, é inútil esperá-lo. Abrigos secos especiais ajudarão aqui. Os arcos são feitos acima de rosas (para grandes áreas) ou caixas são instaladas e os materiais de cobertura são usados de cima. Freqüentemente, papelão ou outro isolamento é colocado sob o filme para melhor isolamento térmico. Esse abrigo é importante para controlar durante o aquecimento, especialmente em março.
O abrigo a granel mostrou-se bem quando um isolador feito de folhas secas, palha e serragem é derramado na estrutura montada ao redor da rosa. É conveniente e econômico fazer uma moldura dessas com caixas de papelão e polvilhar a folhagem. As caixas precisam ser ajustadas em altura e largura do arbusto. Para que o papelão não seja amolecido, ele é coberto com um filme à prova d'água no topo, sob o qual são feitas aberturas de ventilação para troca de ar.
Como cobrir rosas para o inverno?
A escolha de um método de proteção de rosas para o período de clima frio depende não apenas da região de crescimento e clima, mas também do grupo varietal.
Vime
Dependendo da variedade, eles podem ter brotos finos e bem dobrados (passeadores) e também podem ter caules mais poderosos e mais fortes (alpinistas). Devido ao grande tamanho, abrigar essas rosas é uma tarefa trabalhosa. É mais fácil trabalhar com caminhantes - galhos finos são facilmente pressionados no chão. Mas é mais difícil trabalhar com alpinistas - todas as ações são realizadas gradualmente, em várias etapas, para não danificar a planta.
Após o corte, os galhos devem estar bem amarrados. Eles também podem ser embrulhados em estopa e gradualmente dobrados no chão, colocados em galhos de coníferas. O processo deve ser realizado em temperaturas acima de zero, porque quando as geadas aparecem, as hastes perdem sua elasticidade e a planta pode ser danificada.
Ramos de variedades de escalada são fixados no chão por meio de tábuas e pedras, e depois polvilhados com folhagem e ramos de abeto. Em invernos rigorosos, uma estrutura de arame deve ser instalada acima deles, sobre a qual é colocada uma película plástica ou material de cobertura.
Carimbo
Essas variedades necessariamente protegem do frio. Antes do abrigo, a poda é feita, as folhas e os brotos secos e danificados são removidos. Os espécimes jovens são cuidadosamente pressionados ao chão, fixados com suportes ou grampos especiais.
Na base, eles são cobertos com turfa, folhagem ou agulhas. Galhos de coníferas são colocados em cima e cobertos com um filme plástico. As amostras adultas não devem ser dobradas - você pode quebrar as hastes. Nesse caso, eles colocam uma armação de arame na forma de uma pirâmide ao redor do arbusto e a cobrem com um pedaço de material de cobertura por cima. Dentro da estrutura, são cobertas agulhas de pinheiro, folhas e serragem. Em seguida, são embrulhados com filme plástico por cima e fixados com uma corda.
Para essas variedades, você pode usar o método Minnesota, mas deve-se notar que é complexo e pode danificar o arbusto. Para fazer isso, do lado em que as hastes da planta serão direcionadas, remova a camada do solo. Depois, incline-se lentamente para o recesso.
Você sabe Rosas mencionadas mais pelo historiador grego antigo Heródoto no século V aC. Eles vieram para a Rússia apenas no início do século XIX, mas só se tornaram populares sob Catarina II (século XVIII).
Ao mesmo tempo, o assistente com a ajuda de uma pá empurra as raízes na direção do recesso. Parte dos rizomas é removida do solo. A bucha é colocada em um recesso e fixada com pregos. Parte das raízes expostas são cobertas com um aquecedor na forma de serragem, turfa, agulhas. Acima colocado ramo de abeto.
Bush
Essas variedades são cobertas na véspera da geada. Normalmente, este é o final de outubro - o começo de novembro. As plantas são preparadas para proteção no inverno - elas removem brotos secos e fracos, folhagem e cortam arbustos a 0,3-0,4 de sua altura. Em seguida, realize um tratamento químico contra o aparecimento de fungos e bolores (Bordeaux líquido, Inta-Vir).
A proteção contra o frio pode ser feita de várias maneiras:
- Instale cabanas especiais. Eles são feitos de painéis ou placas largas, cobertas com polietileno na parte superior. É conveniente ventilar esse design levantando a lateral da placa ou do painel.
- Para um clima com invernos amenos, basta realizar o corte do mato usando terra, turfa ou cobertura morta. É melhor colocar ramos de abeto por cima ou cobri-los com folhas secas.
- Maneira seca. Geralmente, espécimes valiosos de flores são cobertos dessa maneira. Corte a rosa ou coloque cuidadosamente as hastes no chão, prendendo-as com suportes especiais. Top leigos com ramos de abeto ou adormecer com folhagem seca. Ao redor colocar placas ou pinos sobre os quais colocar tapetes. Enrole um filme plástico por cima, cujas bordas são fixadas com pedras. Uma parte da face final é aberta para ventilação.
Park
Essas variedades são resistentes, portanto, em áreas de crescimento com clima quente, sem geadas fortes, não podem ser cobertas. Se o inverno é frio ou as roseiras são jovens demais, é melhor protegê-las.
Para o procedimento de abrigo no inverno, você deve primeiro preparar:Você sabe Até o antigo escritor romano Plínio, que viveu pouco antes do início de nossa era, escreveu sobre rosas brancas, e supõe-se que são. Eles eram populares na Idade Média e eram o símbolo heráldico da dinastia real de York na Inglaterra.
- em agosto pare de afrouxar e regar as plantas;
- antes do abrigo poda para formar um arbusto, enquanto remove brotos velhos e danificados;
- até as primeiras geadas os arbustos são curados a uma altura de 16 a 20 cm usando turfa e solo solto.
Você pode usar um galho de abeto para abrigo, que é embrulhado com polietileno por cima e coberto com terra ou turfa. Também é bom proteger do frio o uso de caixas de madeira, sobre as quais colocar coberturas.Se for impossível fazer um abrigo vertical, a rosa do parque é cuidadosamente dobrada. Isso deve ser feito gradualmente, pois seus galhos são rígidos. São amarrados e fixados com suportes ou triturados por materiais improvisados. Isole então de cima.
Cobertura do solo
Essas variedades toleram bem as geadas e têm neve suficiente como aquecedor. Mas se a geada atingir sem precipitação na forma de neve, as flores poderão congelar. Como essas rosas crescem no chão, é melhor cobri-las com galhos de coníferas ou lutrasil.
Floribunda
Essas variedades precisam ser isoladas para o inverno. Primeiro, no outono, a poda das hastes é feita para que 26 a 30 cm permaneçam acima do solo.Tratamento preventivo das hastes podadas com 3% de líquido Bordeaux ou outra preparação contendo cobre deve ser realizada. Em seguida, as hastes cortadas são cobertas com solo ou turfa. Cerca de 1 balde sai por 1 arbusto.
Arbustos muito jovens podem ser embrulhados com lutrasil. Aqueça de cima com serragem, folhas ou ramos de abeto. É melhor fazer isso mais perto da geada. Quando as geadas aparecem –6 ... –7 ° С, um filme é colocado sobre os fundos cobertos para protegê-los da umidade e rajadas de vento frio.
Estacas
Se o processo de enxertia de flores ocorreu no verão, você não precisa remover as latas das estacas. Eles devem ser isolados adormecendo com folhas, serragem ou galhos de pinheiro e depois cobertos com polietileno por cima. Esse isolamento é removido na primavera e os bancos são limpos no verão.
Essas flores não toleram rajadas frias de vento, bem como a estagnação da água, que geralmente ocorre quando o gelo e a neve derretem. Para eliminar essa causa de estagnação, você precisa cavar pequenas valas para drenar a água derretida.
As estacas são realizadas não apenas no verão, mas também no outono. Para isso, corte brotos do tamanho de lápis com uma faca bem afiada ou tesoura de jardim e armazene de várias maneiras:
- Cavar na área do recesso 15-16 cm. Mas o fundo é colocado um pedaço de tecido de algodão. As folhas são removidas dos brotos cortados e colocadas em um recesso para que não toquem. Cubra com um pano e cubra com o solo.
- Um talo é envolto em musgo esfagno, pré-pulverizadas com Fitosporin. Depois de embrulhar o filme e colocado para armazenamento na adega.
- Na varanda. Com esse armazenamento, uma camada de argila expandida é derramada no balde e, em seguida, o solo das rosas com a adição de perlita. Depois que tudo é regado com água. Os talheres são colocados na água e depois em um estimulador de crescimento. Um pequeno buraco é feito no solo preparado e uma haste é plantada. O balde é coberto com filme plástico e um cobertor. Em seguida, colocado na varanda em um local quente e leve. Quando o tempo está bom, remova periodicamente o abrigo e ventile, mas quando ocorrem resfriados graves, o balde é transferido para a sala.
É possível não abrigar rosas?
Nem todas as rosas devem ser cobertas pelo frio. Existem variedades que são altamente resistentes ao gelo. As condições climáticas influenciam a necessidade de cobrir essas rosas para o inverno. Os invernos sem geadas fortes podem tolerar certas variedades que não são resistentes ao frio. Estas são espécies de chá anteriormente híbridas.
As seguintes variedades são mais resistentes ao gelo:
- Park - Ritausma, Pink Grotendorst, Konrad Ferdinand Meyer, Agnes, Hansa, Lavinia e outros.
- Espécies (ou dogrose) - variedades de niteto, enrugadas e outras. Muitos quadris de rosa varietais foram obtidos com base na rosa Rugosa. Essa variedade também permitiu tolerar a geada e dar uma cor abundante.
- Híbridos Alba Rose específicos (Alba Maxima, Alba Plena), spinozissima, rugosa.
As variedades mais resistentes ao gelo são consideradas Pavimento de Neve Scabroza, Jens Munch, John Davis, Hanza e outros, a maioria das quais são rosas de parque baseadas em quadris.
As rosas canadenses do parque são especialmente resistentes ao gelo, como as rosas semi-escaladas Henry Kelsey e John Cabot, as rosas verdadeiramente escaladas John Davis e Quadra. Os canadenses os aconselham a cultivar raízes.
Os floristas recomendam proteger outras variedades com abrigo em clima frio.
Você sabe O criador Rudolf Geschwind (1829–1910) foi o primeiro a se empenhar seriamente em aumentar a resistência das rosas a fortes geadas. Ele começou a cruzar espécimes de rosas selvagens da Sibéria, América do Norte, China, Ásia Central e recebeu muitas variedades com essa capacidade em graus variados.
Corretamente e no prazo, as rosas cobertas serão invernadas até a primavera sem problemas, mas sua condição deve ser monitorada durante o aquecimento e a tempo de remover o abrigo na primavera.