Camellia Japanese Indoor - uma planta incrivelmente bonita que decora qualquer ambiente. No entanto, a flor não é comum na floricultura de interior, pois é considerada difícil de cuidar. Para simplificar esse processo, familiarize-se com os meandros de sair e criar um microclima para camélia em ambientes fechados.
Descrição botânica da planta
Pertence às sempre-vivas da família Tea, que são comuns no Japão e na China, onde são plantadas como arbustos ornamentais.
Foram criadas mais de duas mil variedades e híbridos de camélia japonesa, que diferem em altura - de 50 cm a 2 metros (arbustos), espécimes mais altos crescem na forma de árvores com um tronco único grosso, atingindo 11 m de altura. Em condições internas, a altura do arbusto não excede 1 m.
As folhas são ovais, com textura de couro e brilho brilhante na superfície.
As flores são lisas, duplas ou semi-duplas, sem cheiro pronunciado, rosa ou em forma de pion com muitas pétalas. Geralmente representado por branco, rosa, vermelho ou seus tons, pode ser de dois tons. Floresce no inverno quando a temperatura do ar cai para + 10 ° C. A floração dura 1-3 meses.O fruto da camélia japonesa é uma caixa seca oval ou redonda com cinco compartimentos, nos quais são colocadas 8 sementes.
Sistema raiz | Bem desenvolvido, poderoso |
Caule | Longo, grosso, com muitos brotos |
Forma de folha | Elíptico ou ovóide |
Cor da folha | Verde escuro com um brilho brilhante. |
Forma da flor | Rosa e peônia |
Cor da flor | Branco, rosa, vermelho |
Forma de frutas | Cápsula oval de cinco compartimentos que parece uma noz |
Cor da fruta | Verde, as sementes são grandes, marrom escuro |
O sabor da fruta | Não comestível |
Variedades
Existem muitas variedades de camélia japonesa, mas as mais populares são:
- Vittorio Emanuele II - uma variedade com botões semi-duplos, que consistem em levemente convexos e dobrados para o lado oposto das pétalas. A cor dos botões é branca e rosa com faixas longitudinais saturadas de framboesa ou rosa em cada pétala.
- Guilio nuccio - é caracterizada por botões de framboesa nos quais estão localizados 2 tipos de pétalas - pétalas grandes e arredondadas são presas em 2-3 linhas e no centro do botão existe uma pequena e magnífica “tampa” de pétalas oblongas.
- Duplo branco - possui flores felpudas de cor branca como a neve, com pétalas esféricas, que são fixadas à base de acordo com uma geometria clara em um padrão quadriculado, que é claramente visível quando o botão é completamente dissolvido.
- Desejo - uma variedade com botões semi-duplos, tem uma cor de dois tons: branco - dentro, rosa - fora, com uma transição suave da cor.
- Margaret Davis - caracterizada pela presença de botões semi-duplos de duas cores. As pétalas localizadas na parte externa da flor têm uma forma arredondada, tamanho grande e cor branca, que nas bordas passa para uma borda irregular de framboesa brilhante. As pétalas internas são pequenas, muitas vezes fechadas, fecham o centro do broto, elas também têm uma borda de framboesa, mas não são tão brilhantes.
- Senhora vansittart rosa - Uma variedade de flores lisas, caracterizada por uma forma elegante de botões. No arranjo das pétalas, é possível traçar uma geometria clara: no centro do broto há longos estames amarelos cercados por 3 pétalas; abaixo delas, em um padrão quadriculado, estão as linhas restantes de pétalas, que formam uma flor de esplendor médio. Pétalas de cor branco-rosa com veias mais escuras, algumas têm pétalas brilhantes de framboesa.
- Chandlers vermelho - uma variedade com botões vermelhos brilhantes com pétalas em forma de coração. As duas fileiras inferiores de pétalas são grandes, ligeiramente dobradas para fora. No centro, há pequenas pétalas ovais, criando um magnífico "chapéu". Externamente, a flor se assemelha a peônias.
- Asahi-no-mai - uma variedade de flores lisas, com pétalas largas vermelhas brilhantes localizadas em 1-2 fileiras e um núcleo grande e espesso com estames amarelos brilhantes.
- Tricolor - caracterizadas por flores semi-duplas, as pétalas têm uma cor branco-rosa, com uma pequena quantidade de manchas vermelhas e tiras grossas rasgadas de cor escarlate. No centro da flor são raros longos estames amarelos.
- Perfeição rosa - É considerada uma das variedades mais bonitas. Tem botões de terry de cor rosa suave ou brilhante, que consistem em ligeiramente dobrados na direção oposta das pétalas. O botão revela uma geometria clara do arranjo das pétalas, no centro do botão as pétalas são fechadas e se assemelham a um botão fechado de uma peônia.
Condições para o crescimento bem-sucedido em casa
A ignorância das nuances básicas da crescente camélia japonesa freqüentemente causa a morte de uma flor. Listamos o clima interno ideal e as regras para escolher um local adequado para colocar a panela.
Iluminação
O local para a instalação do vaso com uma flor é escolhido bem iluminado, mas protegido da luz solar direta. Para colocar uma flor, as janelas voltadas para oeste ou leste são adequadas. Se você planeja colocar a planta na janela sul, ela deve estar sombreada.
Importante! Nas janelas do norte, a planta não pode existir normalmente. Se crescer, a floração não ocorrerá.
As folhas podem crescer de maneira desigual, e os brotos se inclinam para uma iluminação mais clara; portanto, recomenda-se que o vaso seja girado periodicamente em direções diferentes. Quando os brotos se formam na planta, você não pode virar o vaso - qualquer mudança na iluminação pode levar à queda dos brotos.
Airing
A ventilação regular da sala é a chave para a saúde das plantas, uma vez que os microrganismos patogênicos se acumulam no ar estagnado e o risco de doenças das flores ou danos às partes por pragas aumenta. Para minimizar os riscos, a sala é ventilada diariamente por 1-2 horas.
No verão, é melhor levar a camélia para a rua ou para uma varanda aberta, protegendo-a de correntes de ar ou ventos fortes.
Temperatura
Para o desenvolvimento das flores na temporada de verão, a temperatura do ar interno deve ser mantida em + 20 ... + 25 ° C, no inverno é importante manter + 10 ... + 15 ° C para permitir que as camélias formem brotos.
Importante! Se no inverno a temperatura do ar exceder os valores indicados, os botões poderão desmoronar mesmo antes de começarem a florescer.
Humidade do ar
A camélia japonesa sofre com o ar seco. O problema se manifesta no inverno, no período aquecido, quando fontes de calor artificiais secam o ar. A umidade ideal para a camélia é de 60 a 75%.
Para aumentar a umidade na sala, use recipientes com argila expandida úmida ou coloque esfagno perto do tronco da planta e pulverize-o regularmente. Os vapores da argila expandida ou do musgo podem fornecer o nível desejado de umidade e manter a flor saudável.
Home Care
Para que a camélia cresça e floresça, ela é fornecida com cuidado, consistindo em rega regular, alimentação, processamento mecânico da parte foliar e transplante.
Rega
É necessário regar a camélia regularmente e garantir que a terra não seque. Encharcamento do solo, estagnação da água no tanque não deve ser permitida. O não cumprimento do cronograma de rega geralmente leva à queda de folhas, brotos e ao desenvolvimento de doenças.
Para irrigação, use água morna e parada à temperatura ambiente. Despeje a camélia sob a raiz e drene o excesso de água da panela, que se acumula durante a rega pesada. No verão, a planta é regada 2-3 vezes por semana, no inverno - 1-2 vezes.
Top vestir
Após o desbotamento da camélia e o surgimento de brotos jovens, a flor deve ser fertilizada com curativos complexos para plantas com flores decorativas internas, de acordo com as instruções. Além disso, a planta deve ser fertilizada a cada 3 semanas até o momento em que novos brotos começam a aparecer na próxima temporada. Durante o período de floração, o fertilizante é suspenso.
Poda
Para tornar a planta espessa e exuberante, é recomendável apará-la. No entanto, muitas vezes esse procedimento não é realizado, pois a camélia tolera dolorosamente tal intervenção. Durante esse período, você deve prestar atenção aos botões - fracos e doentes para remover com uma tesoura afiada, para que o restante das flores cresça melhor e a planta tenha nutrientes suficientes para desenvolver brotos.
2-3 botões devem ser deixados em uma sessão, escolhendo grandes e fortes, o resto deve ser removido.
No final de outubro - início de novembro, recomenda-se aparar os brotos para estimular o crescimento dos gomos axilares. Cada broto é cortado em 5 a 10 cm, com base no tamanho da planta.
Transplante
Camélia cresce rápido, por isso precisa de um transplante anual. Quando a flor tem 5 anos, o transplante não é necessário com tanta frequência - uma vez a cada 3 anos. Um momento adequado para o transplante é considerado no meio do verão, quando o crescimento ativo da planta é interrompido.
A flor cresce bem em solos ácidos, portanto é selecionada a composição apropriada para o transplante. As plantas jovens são preparadas com uma mistura contendo folhas (1 parte), coníferas (2 partes), solo de turfa (1 parte) e areia do rio (0,5 parte). Para adultos, as plantas (com 5 anos ou mais) preparam a mesma composição de substrato, mas adicionando 1 parte de terra de coníferas.Para não cozinhar a mistura de terra, você pode comprar solo pronto para rododendros, que também é adequado para camélias.
Cada transplante de flores deve ser realizado em vaso maior que o anterior, com 2-3 cm de diâmetro. É melhor se o pote for largo e de altura média. O material do pote é escolhido de acordo com as capacidades financeiras e preferências pessoais.
Processo de transplante:
- ¼ O volume de argila expandida é derramado no fundo de uma panela nova.
- No topo da argila expandida, coloque 3 cm de mistura de terra.
- Uma planta com caroço de terra é cuidadosamente removida da panela velha.
- Tendo destruído levemente o pedaço de terra e atingido a maior parte das raízes, eles são examinados em busca de doenças, ferimentos e podridão.
- As partes mortas e afetadas do sistema radicular são removidas com uma faca afiada ou tesoura, e as seções são polvilhadas com carvão ativado triturado.
- A planta preparada é instalada em uma panela nova e a terra é derramada para que todos os vazios sejam preenchidos. Para que o procedimento ocorra de forma rápida e eficiente, você deve agitar periodicamente o recipiente.
- Quando a planta estiver bem fixa, o solo ao redor do tronco deve ser um pouco comprimido e despejado com água morna.
Reprodução
A camélia japonesa pode ser propagada de três maneiras. Vamos considerar cada um com mais detalhes.
Estacas
Uma maneira popular em casa. O melhor período para enxerto é agosto.
Considere o processo em etapas:
- Estacas jovens que ainda não tiveram tempo de madeira são selecionadas.
- As estacas selecionadas são cortadas em ângulo com uma faca afiada, mantendo um comprimento de 8 cm.
- Em uma haste cortada, todas as folhas são removidas, exceto as duas primeiras.
- Para cortar melhor a raiz, a fatia é mergulhada em “Kornevin” e plantada em uma panela com 5 cm de diâmetro, para cultivar as raízes.
- Profundidade de plantio - 3 cm Como substrato é usada uma mistura de turfa e areia (1: 1).
- Após o plantio das mudas, o solo é regado e o recipiente é coberto com um saco plástico transparente, colocado em uma janela brilhante e mantida a temperatura do ar em + 20 ... + 25 ° C.
- Remova regularmente a embalagem (1 vez por dia durante 1 hora) para ventilar a planta.
- Quando as raízes crescem (após 2 meses), você notará um crescimento ativo do caule. Durante esse período, você pode remover a bolsa e transplantar o caule em um substrato ácido com uma composição para transplantar plantas jovens.
- Para transplante, escolha vasos de 7 cm de diâmetro.
- O cuidado com estacas enraizadas é necessário da mesma maneira que para uma planta adulta.
Sementes
Normalmente, esse método não é praticado, pois as sementes coletadas perdem rapidamente a germinação e, muitas vezes, a planta resultante é pouco desenvolvida.
Você sabe As sementes de camélia contêm um óleo valioso, amplamente utilizado no Japão e na China na indústria de cosméticos (na maioria das vezes na produção de batom).
Se você decidir propagar sementes de camélia, considere as seguintes dicas:
- A semeadura é realizada em pequenos recipientes (caixas de madeira sólidas) com uma mistura de turfa-areia (1: 1).
- É necessário semear de acordo com o esquema: 3 cm de profundidade, 6 cm entre sementes, 5 cm entre linhas.
- Após a semeadura, o solo é regado e o recipiente é coberto com vidro.
- Periodicamente, o vidro é removido para ventilação (uma vez por dia durante 1 hora).
- A germinação das sementes deve ocorrer a uma temperatura de + 20 ... + 25 ° C.
- O solo é pulverizado diariamente com um spray.
- Quando as primeiras fotos aparecem, o vidro é removido.
- Quando três folhas aparecem na planta, as camélias mergulham em recipientes separados com solo ácido (como nas estacas). A panela deve ter de 6 a 7 cm de diâmetro.
- Os cuidados continuam como uma planta adulta.
Camadas
Camélia pode ser propagada por camadas de ar.
Considere como fazer isso corretamente:
- Na planta, escolha um broto jovem central ou lateral, no início do crescimento ativo da flor. A haste da camada selecionada deve ter uma cor verde saturada, não escura, sua espessura é de 4-6 mm.
- A parte aérea é cortada com uma faca afiada para não se separar da planta mãe, mas ao mesmo tempo havia 2-3 mm de tecido vivo para a formação das raízes.
- Todas as folhas são removidas da parte aérea, deixando apenas 1 folha - a primeira do broto de crescimento.
- No local do corte, a camada deve ser cortada na parte aérea até uma profundidade de 1 cm.
- A fatia é tratada com “Kornevin”, envolvida com musgo de esfagno úmido e um filme plástico e fixada com arame.
- A temperatura na sala para a formação normal das raízes deve ser de + 20 ... + 25 ° C.
- Quando raízes de 1 a 2 cm aparecem na camada, ela é cuidadosamente separada da planta mãe e plantada em solo ácido.
Você sabe A camélia apareceu na Europa em 1738, trazida das Ilhas Filipinas pelo monge jesuíta Joseph Kamel. Em sua homenagem, e chamou a planta.
Possíveis dificuldades crescentes
No processo de cultivo interno da camélia japonesa, podem surgir algumas dificuldades associadas a:
- apodrecimento de raízes de plantas sob a influência de mofo preto ou podridão radicular. Sinais comuns de doença são: brotos e folhas murchas, um cheiro desagradável da panela. O problema pode ser resolvido através do transplante oportuno de plantas, com a remoção de todas as raízes doentes e uma mudança completa do solo e do vaso;
- a aparência de uma crosta nas folhas da flor, cujos sinais são tubérculos escuros nas costas das folhas. Você pode superar o escudo da balança tratando a planta com Fitoverm, de acordo com as instruções;
- a aparência de uma cochonilha, que se manifesta na forma de um revestimento branco nas folhas. É necessário tratar a flor processando “Karbofos”, de acordo com as instruções.