O açafrão é conhecido como o tempero mais caro. Esta especiaria apareceu no Oriente Antigo e, desde então, só fortaleceu seu lugar na culinária, na medicina e na cosmetologia. Cultivar açafrão em casa é bastante simples, você só precisa conhecer algumas regras.
Do que é o açafrão?
O açafrão é feito a partir dos estames de flores chamadas Crocussativus (açafrão plantado ou roxo). Em uma flor, existem apenas três estames, portanto, para obter pelo menos 500 g de açafrão, serão necessárias de 35 a 100 mil flores. Nos primeiros dias de floração do açafrão, você precisa cortar as flores e separar os estames.
É possível cultivar açafrões em casa
Para cultivar o açafrão em casa, é necessário criar um ambiente por partes para inúmeras flores no período em que, em condições naturais, não floresce. Esse processo é chamado de destilação. A planta não é muito caprichosa, portanto, mesmo um novato poderá crescer e levá-lo a abrir na hora certa.
Importante! O processo de montagem é realizado ao amanhecer, porque é então que a flor começa a florescer.
Como cultivar açafrões em casa
Para que a destilação seja bem-sucedida, você precisa escolher a semente certa, a quantidade certa de tempo para plantar uma flor e saber como cuidar dela.
Quando plantar sementes
Os açafrões podem ser plantados em qualquer época do ano. Mas muitas vezes as culturas de primavera e outono são compartilhadas. A semeadura na primavera ocorre em abril-maio e no outono é semeada em setembro-outubro. Antes de iniciar a semeadura, as sementes devem ser deixadas na geladeira por 48 horas e depois embebidas em um estimulador de crescimento por 24 horas.Antes do plantio, as sementes precisam ser embebidas por cerca de 30 minutos em permanganato de potássio. O permanganato de potássio é um desinfetante. Deve-se lembrar que, se os açafrões forem plantados com sementes, eles começarão a florescer assim que após duas temporadas.
Como plantar
As sementes de açafrão grandes devem ser plantadas em fileiras, rompendo por recantos de até 2 cm, e as pequenas são semeadas no topo do solo. Devem ser dispostas grandes e pequenas, observando uma distância de 5 a 6 cm. Após a semeadura, é necessário umedecer as sementes pequenas. Você pode usar uma pistola para isso. A semeadura deve ser coberta com um filme ou vidro, enquanto se controla que a umidade não se acumula sob o revestimento.
Você sabe Nos tempos antigos, o açafrão misturado com a proteína do ovo de galinha era usado para ilustrar manuscritos, colorindo ouro.
Remova o revestimento diariamente para ventilar as lavouras e, se necessário, remova o condensado. Para uma boa germinação, é necessário que a futura planta receba muita luz; portanto, é necessário escolher um local onde mais de 6 horas de luz solar sejam expostas a ela. É necessário que a temperatura do ar não ultrapasse + 9 ° C de calor.
Cuidados com as flores
Quando o plantio termina, o solo deve ser compactado com uma calcadeira, regado e colocar as mudas em um local fresco e escuro, para que se enraíze. A temperatura do ar não deve exceder +5 ... + 9 ° C. Se for necessário adiar a floração, a temperatura pode ser reduzida para +1 ... + 2 ° C. A flor formará o sistema radicular dentro de 4-6 semanas. Durante o enraizamento, o açafrão doméstico não precisa de cuidados. Às vezes, se a terra secar completamente, umedeça-a.
Reprodução
Propagar açafrões não é difícil. Você pode usar sementes ou bulbos para isso. A propagação de bulbo é o método mais simples. O núcleo da mãe está desenvolvendo lâmpadas filhas nos nichos das placas. Depois que a lâmpada mãe morre, grupos de lâmpadas novas aparecem no mesmo local. Cada lâmpada precisa ser dividida e plantada separadamente, dando espaço adicional para o desenvolvimento.
Você sabe Acredita-se amplamente que o açafrão é capaz de despertar energia e sexualidade. É usado para encantar um ente querido e preservar a fidelidade. E o óleo de açafrão é valioso em rituais que permitem ver o futuro.
É necessário esperar alguns anos para que o chamado ninho se forme no local de pouso. Quando a flor desaparece novamente, o ninho pode ser desenterrado, dividido em bulbos e plantado em um novo local. Se propagadas por sementes, é necessário coletá-las no início e depois secá-las. A secagem é necessária dentro de 7 dias. Em seguida, são semeadas em pequenos orifícios, observando uma distância de cerca de 5 cm. Usando esse método, a floração esperada ocorrerá não antes de três anos.
Vídeo: como propagar açafrões com sementes
Como coletar açafrão
Para coletar açafrão, você deve seguir estas etapas:
- Primeiro você precisa coletar flores. Esta é uma tarefa difícil e tediosa. Como todos os dias, desde o início da manhã, durante 14 dias, você precisa verificar as plantas e coletar as flores que se abriram. As flores murchas não são adequadas para extrair especiarias delas.
- Depois de coletar flores, você deve separar os estigmas.. Em uma flor, três estigmas de um tom laranja brilhante, que são o mesmo açafrão. Cada pilão é separado da flor por remoção manual.
- Em seguida, seque os estigmas. Para fazer isso, você pode usar secadores especiais ou secá-los em casa, à temperatura ambiente. A qualidade do tempero, em muitos aspectos, depende de como seca. Se você usar a máquina para secar, defina a temperatura para + 50 ° e aguarde cerca de 15 minutos para obter o tempero de açafrão acabado. Mas se não houver secador, o açafrão pode ser seco à temperatura ambiente. Simplesmente coloque os estigmas em um recipiente com uma camada fina e coloque em local seco. Para o açafrão secar, você precisa de mais de meia hora.
- Quando o açafrão é seco, é necessário dividi-lo por cor. Os pilões são vermelhos e amarelos. Após a triagem, o tempero final precisa ser embalado em recipientes para armazenamento. É melhor usar sacos de papel para isso.
Que doenças são inerentes aos açafrões
O açafrão é caracterizado por doenças virais e fúngicas, que podem levar ao ressecamento e até à morte da flor.Quando uma planta é afetada por doenças virais, suas flores são encurtadas, e essa é a razão pela qual os brotos podem não se abrir. Um indicador visual é o aparecimento de manchas acinzentadas nas pétalas. Mais propensas a doenças virais são os casos que florescem na primavera. Não há cura para isso, então você precisa remover a flor danificada do chão. Isso ajudará a proteger as plantas que crescem no bairro.
Para prevenir doenças virais, é aconselhável tratá-las de carrapatos, pulgões, tripes, portadores dessas doenças. As doenças fúngicas provocam plantas podres. Um clima úmido e quente é a principal razão para o desenvolvimento de doenças fúngicas. Na maioria dos casos, o fungo afeta o bulbo, como resultado, fica coberto de rugas, fica mais macio, manchas brancas ou rosadas aparecem sob a pele. Uma lâmpada doente não é capaz de crescer, mas se um broto se formar, ele morrerá de qualquer maneira.
Importante! É melhor destruir um bulbo afetado por uma doença fúngica.
As doenças fúngicas incluem podridão cinzenta, infecção por fusarium, podridão esclerótica e penicilica. Flores principalmente podres, que têm um sistema radicular subdesenvolvido, são afetadas. A razão para isso pode estar plantando lâmpadas muito próximas umas das outras. É necessário prestar atenção à fertilização do solo e à drenagem adequada, pois com a estagnação da água e a falta de nutrição, a planta é afetada por uma doença como a clorose. Para prevenir a infecção pelo fungo, antes de plantar os bulbos, é necessário examiná-los.Eles não devem ter traços de decomposição ou mofo. Não é recomendável plantar uma nova flor ao lado da antiga. Não devemos esquecer o transplante oportuno de açafrão para um novo local. Para excluir a possibilidade de doença, é necessário tratar com permanganato de potássio ou fundaçãoazol. As flores que já conseguiram adoecer precisam ser desenterradas e transplantadas em um local separado para processar fungicidas. Existe também um método popular em que as cinzas são usadas. Para fazer isso, basta polvilhar com cinza os bulbos e secar por 7 dias.
Armazenamento da colheita
É necessário colocar estames secos de açafrão em um recipiente que não permita a passagem de ar e umidade. O recipiente deve ser colocado em uma sala seca e ventilada.Não é recomendável armazená-lo por muito tempo, pois ele perde rapidamente suas propriedades. O prazo de validade em uma lata selada, em local seco e escuro, não é superior a 2 anos.
Para cultivar açafrão em casa, você precisa de um pouco de paciência. Depois de receber a colheita, você poderá desfrutar do seu tempero favorito ou colocá-lo à venda, o que também é considerado um negócio muito lucrativo.