Às vezes, apenas boas condições para manter os pássaros não são suficientes. O clima e a hereditariedade são fatores que devem ser considerados, especialmente quando se trata de uma alta taxa de mortalidade entre seus animais de estimação. Após a eclosão, alguns perus podem morrer imediatamente. E isso vai ficar bem. É assim que a seleção natural funciona, apesar das tentativas de criar mais condições de laboratório. Mas há casos frequentes em que os pássaros morrem de 1,5 a 2 meses após a eclosão. Este artigo ajudará você a descobrir as razões pelas quais as aves domésticas morrem.
Por que as aves perus morrem: principais razões
Quando um pássaro morre massivamente, mesmo com 3 meses de idade, vale a pena entrar em contato com um veterinário. Água inadequada pode causar isso. No entanto, há um número suficiente de outras razões, a saber: condições inadequadas de detenção, várias doenças (pielonefrite, paratifoide, pullorose).Para entender os problemas, é necessário estabelecer do que exatamente as aves de peru podem morrer e como evitá-las.
Condições inadequadas
Para tornar o pássaro confortável, são necessárias boas condições. Você precisa cuidar regularmente deles, verificar a temperatura do ar e até a umidade, ajustar a iluminação.
As condições confortáveis para aves de capoeira de peru são:
- Temperatura. Nos primeiros dias após a eclosão, a temperatura deve ser mantida dentro de + 30-33 ° C. Após 10 dias, deve ser reduzido para + 20-22 ° C.
- Iluminação. Lâmpadas fluorescentes (economizam energia significativamente) com uma tonalidade verde ou azul. Eles são pendurados acima da localização dos pássaros, a uma altura de 1,5 a 2 m. A iluminação deve ser constante, para que as aves perus cresçam mais rapidamente.
- Aquecedores. Eles não podem ser usados, caso contrário, a umidade será pior.
- Conteúdo com outras espécies de aves. É proibido, caso contrário, brigas ou aparecimento de doenças são possíveis.
- Area. O local de manutenção deve ser espaçoso para evitar precisão e esmagamento.
A manutenção deficiente também implica canibalismo (os perus se mutilam ou se matam). Normalmente, esse comportamento indica má nutrição, falta ou excesso de proteínas.
Doenças
Desde o primeiro dia após a eclosão, os perus estão sujeitos a muitos perigos. Entre eles estão várias doenças que todos os animais jovens podem "cortar". Com algumas doenças, os pássaros podem viver até 4 meses. Mas não esqueça que qualquer infecção ou medicamento pode afetar a qualidade da carne ou de outros descendentes. É por isso que vale a pena conhecer os primeiros sinais das doenças mais comuns entre os perus.
Você sabe Os perus têm um estômago muito forte. Os grandes podem até digerir vidro. Mas isso não significa que eles possam lidar facilmente com doenças.
Pielonefrite
Infecção astroviral - este é outro nome para a doença. Afeta os intestinos. Esta doença é característica não apenas para aves de capoeira de peru, mas também para patinhos, gansinhos, frangos de corte e pintadas. Se as aves de peru começarem a morrer devido a pielonefrite, verifique o restante das aves. A pielonefrite afeta o pássaro nos primeiros dias após a eclosão e pode se desenvolver por um longo tempo.
Os sintomas que ocorrem no dia 7 a 12 de infecção incluem:
- excitabilidade;
- excrementos amarelos ou amarelos escuros;
- falta de apetite ou sua diminuição.
Doença de Newcastle
Uma doença que não é tratada e é difícil de tolerar pelo pássaro. Outro nome é peste asiática. Esta é uma doença viral que também é caracterizada pelo acompanhamento de pneumonia.
Os sintomas são os seguintes:
- pés falham;
- diarréia
- mau cheiro;
- dormir muito;
- recusa de comida.
Importante! Para os humanos, a peste asiática não é perigosa. No entanto, em contato com uma ave infectada, vale a pena ser cauteloso. Conjuntivite pode ocorrer.
Micoplasmose Respiratória
A doença também é chamada sinusite. Muito semelhante a um resfriado comum em uma pessoa. No caso de micoplasmose respiratória, o tratamento é possível, mas às vezes é tarde demais.
Será útil para você ler
Os sintomas são os seguintes:
- chiado
- descarga;
- tosse
Esta doença geralmente aparece nos parentes vizinhos de perus - pintadas, agravando a condição de pássaros e instalações mal ventiladas.
Paratifóide
A doença pode ocorrer no primeiro mês após a eclosão. Com esta doença, os animais jovens podem não sobreviver por três meses. Todos os sinais são difíceis de perceber, se espalham rapidamente. O tratamento da febre paratifóide também é difícil.
Se você notar algum dos sintomas listados abaixo, entre em contato com seu veterinário:
- letárgico;
- fraco
- sonolência
- colagem das pálpebras;
- pernas estão se afastando;
- sede constante;
- falta de peso e perda de apetite.
Pullorose
Doença bacteriana que afeta o intestino de aves de peru. Entre as aves adultas, pode ocorrer degeneração dos folículos ovarianos.Salmonella - o agente causador da doença pullorosisPullorosis também é chamado de "salmonelose aviária" porque o agente causador da doença é Salmonella pullorum-gallinarum.
Existem duas variantes possíveis de infecção por salmonelose. O primeiro é congênito, quando o patógeno penetra diretamente no ovo durante a sua formação ou passagem pelo trato genital. O segundo é pós -anal. Isso significa que o filhote foi infectado após chocar de parentes já doentes.
A doença é expressa da seguinte forma:
- respiração de bico aberto;
- coordenação prejudicada dos movimentos;
- fraqueza
- fique com as pernas afastadas.
Você sabe A salmonelose é uma das quatro principais causas de doenças diarréicas no mundo.
O que fazer e como tratar doenças
Se o crescimento jovem começar a morrer sem motivo aparente, consulte um especialista. Às vezes, é impossível notar sintomas insignificantes de doenças perigosas que "cortam" não apenas aves de peru, mas também outras aves ou animais.No entanto, se por algum motivo você não puder consultar um veterinário, use antibióticos de amplo espectro. Por exemplo, furazolidona. O medicamento tem um efeito antimicrobiano. Ajuda especialmente com febre paratifóide. Aminoglicosídeos ou tetraciclinas podem ser usados em conjunto com o medicamento. Este é o primeiro socorro.Lozeval é um medicamento que combate eficazmente doenças infecciosas de aves e é usado para evitá-las. Ajuda a aumentar a resistência do corpo a infecções. A droga também lida bem com o paratifóide. A tetraciclina, a levomicetina e a furacilina são usadas para tratar a pullorose, que não permite que os perus vivam nem um mês, e a furazolidona também será obrigada a se livrar da micoplasmose respiratória.
Prevenção de doenças
Para que os animais jovens atinjam 2 meses de idade, devem ser observadas as seguintes medidas preventivas:
- vitaminas A e E. Não se esqueça da vitamina D, que ajuda a construir o esqueleto das aves de peru. A vitamina B afetará o sistema nervoso das aves e melhorará sua condição no inverno. As vitaminas podem ser administradas como alimento adicional ou podem ser usadas junto com o alimento principal;
- vacinação oportuna. Além de proteger os animais jovens de doenças, também fortalece a imunidade. É especialmente importante conduzi-lo na produção, onde é impossível monitorar cada pintinho individualmente.
- desinfecção da incubadora e da casa.
- boa nutrição;
- eclodindo separadamente de outras aves;
- conformidade com os regulamentos de iluminação e temperatura na incubadora e na avicultura.
- inspeção regular por um veterinário.
Importante! Discuta todas as manipulações com medicamentos e aves com um veterinário previamente, para não prejudicar sua ala de penas.
Dicas de cuidados extras
Para evitar doenças que podem matar todas as aves, preste atenção aos pequenos detalhes.
Por exemplo:
- Se a barriga das aves for inflada, este pode ser o primeiro sinal de uma infecção intestinal.
- Nutrição e para que a temperatura não suba.
- Não deixe animais jovens no calado nem permita temperaturas baixas após nadar.
- Não economize no feed.
- Escolha uma ninhada de qualidade em casa.
- Não deixe que situações de conflito na casa corram por acaso. Qualquer lesão após uma luta pode ser perigosa.
- Troque a água o mais rápido possível.