Até agora, os estados que fazem parte da União Européia conseguiram importar mais de um milhão e novecentas mil toneladas de grãos desde o início deste ano.
Vale ressaltar que esse indicador é sessenta e seis por cento maior que o volume de compras externas no mesmo período do ano passado, 2018. O ritmo das importações de grãos na UE cresce literalmente a cada semana. Por exemplo, setenta e três por cento mais grãos foram comprados nesta semana do que na semana passada.
Quanto às exportações, aqui a União Europeia possui um milhão e duzentos e sessenta mil toneladas desde o início de 2019. Para maior clareza, deve-se acrescentar que o volume de remessas de grãos europeus para o mercado externo no ano anterior era 27% menor do que os números atuais.
Se compararmos os envios desta semana com os indicadores da semana anterior, eles praticamente não diferem (menos um por cento dos números atuais).
Também é importante acrescentar que, desde o início deste ano, os países da UE exportam setecentos e sessenta e um mil e seiscentas toneladas de trigo mole. Um ano antes, vendas semelhantes eram 22% menores.
Quanto à importação de trigo mole, neste caso, é aconselhável falar de oitenta e seis mil toneladas a partir do início deste ano, que é quarenta por cento menor que os indicadores do ano anterior.