Ao cultivar dracaena em casa, os criadores de plantas geralmente enfrentam o problema da queda das folhas. Esse pode ser um processo natural de renovação da vegetação ou o resultado de cuidados inadequados. Considere os principais erros dos cultivadores de flores, suas conseqüências e formas de resolver problemas.
Por que dracaena seca folhas: razões
Os principais fatores que provocam o derramamento de folhagem em dracaena:
- renovação de hortaliças;
- violação de microclima;
- excesso ou deficiência de umidade e fertilizantes;
- lugar errado para crescer;
- derrota por doenças e pragas.
Você sabe Do suco de dracaena, o cinábrio recebe a resina, que antes era chamada «sangue de dragão». É utilizado na indústria química para a produção de tintas e vernizes.
Em média, a placa foliar de dracaena vive e se desenvolve há 2 anos. Quando os verdes são renovados, as pontas das folhas inferiores ficam amarelas e secas. Se as folhas não caírem, retire-as cuidadosamente do caule principal. Com cuidados inadequados, o amarelamento começa com o topo da planta. Nesse caso, o mais importante é encontrar rapidamente a causa e eliminá-la.
Microclima perturbado
Ao cultivar dracaena, deve-se levar em consideração o fato de que essa planta é tropical e o microclima interno deve ser o mais próximo possível da natureza.
Você sabe Dracaena afeta positivamente a energia da casa e o moral de seus habitantes. Ajuda a acalmar a ansiedade interior, aliviar a tensão nervosa. Nos círculos esotéricos, é considerado um símbolo de poder e prestígio.
Os principais fatores que afetam negativamente o desenvolvimento da vegetação:
- redução de umidade do ar em até 50-60%;
- condições de temperatura abaixo de +18 ℃;
- condições de temperatura acima de +27 ℃.
Fertilizantes e rega incorretos
Excesso de oferta ou falta de nutrientes afetam adversamente o desenvolvimento das plantas. A parte frondosa pode se desenvolver mal e desbotar devido à falta de nitrogênio. Com a falta, as folhas mudam de forma, adquirem uma tonalidade mais clara e caem. Um excesso desse elemento, combinado com rega abundante, leva a um aumento no pH do solo e à deterioração do sistema radicular.
Muitas vezes, a causa do amarelecimento é a conduta incorreta dos procedimentos de água. Dracaena precisa tomar banho ou regar periodicamente abundantemente com água. Mas depois disso, é imperativo drenar os seios das lâminas das folhas. O acúmulo de água nos seios da face leva à deterioração, de modo que a folhagem fica amarela e morre. A falta de umidade leva a um enfraquecimento do sistema radicular, manifestado externamente pelo derramamento de vegetação.
Lugar errado para crescer
Uma planta tropical prefere muita iluminação difusa. A exposição prolongada à luz solar direta leva a queimaduras nas folhas. Os dracaenes são pouco desenvolvidos nos parapeitos das janelas ao sul e ao lado de aquecedores que secam o ar.
Pragas e doenças
Mesmo observando todas as regras de atendimento, é bastante difícil se proteger do ataque de pragas e da disseminação de doenças fúngicas. Os esporos do fungo e das larvas de insetos podem ser transmitidos de uma planta doente para uma saudável ou se espalhar durante o transplante, se a mistura do solo não tiver sido processada adequadamente.
Importante! Quando você remove a parte superior do caule, a planta perde rapidamente a umidade. Para que o tronco não seque, mas rapidamente dê novos brotos, envolva o corte com polietileno e pulverize o tronco com água 2-3 vezes ao dia.
Entre as doenças fúngicas, a dracaena geralmente se desenvolve:
- manchas marrons ou alternariose;
- manchas nas folhas;
- manchas secas.
Das pragas nas folhas da dracaena durante o cultivo em casa podem resolver:
Mancha marrom
O principal sintoma da alternariose são manchas marrons claras ovais localizadas em toda a superfície da folha. Na parte central das manchas estão claramente definidos círculos de uma cor mais escura. Depois de algum tempo, as folhas ficam cobertas com um revestimento escuro, constituído por esporos de fungos, o que impede o processo normal de fotossíntese.
Mancha de folhas
Com um excesso de umidade, manchas irregulares de uma sombra mais escura aparecem nas folhas do que uma chapa. Às vezes, na parte central, pode-se notar fluido. A doença se desenvolve com um excesso de umidade.
Mancha seca
A doença afeta as placas das folhas em ambos os lados. O processo de secagem começa com as folhas apicais. Primeiro, aparecem manchas amarelas, que eventualmente adquirem uma tonalidade mais escura e, secando, formam buracos.
O que fazer e como tratar uma planta
Quando os primeiros sintomas aparecem, indicando deficiências nos cuidados ou em uma doença, todas as folhas amarelas e secas são removidas. Verifique as condições do solo, regule a umidade e a temperatura do ar.
Para tratar as plantas, em cada caso, são utilizados medicamentos de várias ações:
- fungicidas - com doenças fúngicas;
- inseticidas - com a propagação de pragas;
- acaricidas - para tratamento de ácaros (não atue em outras pragas);
- insectoacaricidas - para processamento de todas as pragas, incluindo ácaros.
Com excesso de umidade e doenças fúngicas, após a remoção das folhas danificadas, as plantas precisam ser transplantadas com uma substituição completa do coma de terra. Depois de extrair as plantas da panela, as raízes são lavadas e as danificadas são removidas. Enquanto o sistema radicular seca um pouco, você precisa higienizar o solo universal da dracaena no forno e tratá-lo com dois agentes fungicidas.Por exemplo, você pode combinar Fundazole e Skor. Eles são criados de acordo com as instruções especificadas pelo fabricante e, em seguida, as duas soluções são misturadas. O concentrado é diluído com água na proporção de 1: 2, rega o substrato e mistura-o. Os tratamentos subsequentes são realizados pulverizando a superfície da planta.
Haverá três deles:
- 7-10 dias após o transplante - com uma solução de Fundazol.
- 5 dias após o primeiro - com a solução Skor.
- Após mais 5 dias - uma solução combinada dos dois medicamentos acima.
Importante! O medicamento "Almirante" é incompatível com produtos que contêm álcalis e malatião.
Após o tratamento, é necessário ajustar o regime de cuidados e alimentar as plantas com nitrogênio.
Medidas preventivas
A principal medida preventiva para evitar queda de folhas é o cuidado adequado, que envolve as seguintes regras:
- a umidade da sala deve ser mantida em 80%, a taxas mais baixas, aumentar a frequência de pulverização da parte frondosa e instalar uma tigela de água ao lado da planta;
- organização de iluminação difusa;
- temperatura do ar ao nível de + 20–25 ℃;
- remoção regular de folhas inferiores moribundas;
- rega somente após secagem da camada superior do solo com 1 cm de profundidade;
- fertilizante contendo nitrogênio e cálcio 3 vezes por estação;
- tratamento com inseticidas ao transplantar plantas em grandes recipientes;
- tratamento preventivo com fungicidas no final do verão.