Amarelecimento maciço e secagem de galhos, casca roída, brotos jovens sem vida e retorcidos - esses rastros nos pinheiros deixam lagartas negras. As árvores em que vivem perdem a decoratividade, desenvolvem-se pouco e morrem após 3-4 anos.
Portanto, a prevenção oportuna é importante para o plantio de coníferas e, em caso de detecção dos primeiros sinais de atividade de pragas, tratamento intensivo. Os principais métodos de controle de insetos parasitas serão discutidos mais adiante.
Perigo para a árvore
Casulos pequenos e depressões distintas na base das agulhas testemunham o aparecimento de lagartas em culturas de coníferas. A princípio, com uma leve lesão, é difícil perceber a praga, pois sua teia adesiva contém agulhas. O esplendor dos galhos desaparece com fortes rajadas de vento, quando pregos sem vida desmoronam.
Você sabe O corpo da lagarta consiste em 4 mil músculos, quando existem apenas 629 deles no corpo humano.
Os sinais óbvios da aparência da praga são expressos na proporção de sua reprodução. Então, nas árvores, são visíveis grandes zonas amareladas e secas, que desmoronam quando tocadas. Os espinhos jovens são caracterizados por palidez não natural e falta de vida. Os antigos estão distorcidos.
De ataques de lagartas pinheiros sofrem mais até 30 anos de idade. Parasitas preferem comer um crescimento suculento do ano passado. Mas, instalando-se em uma árvore, devido à falta de comida, eles comem todas as agulhas e até latem.
Como resultado, a planta enfraquece, deixa de se desenvolver e murcha gradualmente. Se nada for feito, perderá seu apelo e morrerá em alguns anos. No caso de um ataque sazonal repetido, o pinheiro danificado não poderá passar o inverno.
Segundo especialistas, a disseminação de insetos nocivos é promovida por florestas com manutenção insuficiente e pela ausência de medidas preventivas em residências particulares. Percebe-se que mais frequentemente espécies decorativas de coníferas sofrem com criaturas parasitas vivas. Por exemplo, pinheiro Weimutov, bancos e outros.
Você sabe Entre as lagartas de longevidade, a mais duradoura é considerada a Gynaephora groenlandica comum no Canadá e na Groenlândia. Ela vive até 14 anos e pode inverno a -70 ° C.
Tipos de lagartas
Muitas pessoas pensam que as coníferas, devido ao odor pungente específico, alta composição de resina e estrutura espinhosa da folhagem perene, não são atraentes para os insetos. No entanto, de fato, pinheiros, abetos, ciprestes e thuja são freqüentemente atacados por pragas, cujas larvas causam sérios danos a elas. É característico que durante a estação os parasitas criem duas vezes filhotes.
Agulhas de roer de uma lagarta como medida de seu desenvolvimento geralmente se transformam em:
- Moscas de gengibre ("lagartas falsas"). Amplamente distribuído em todo o continente euro-asiático, bem como parcialmente na América do Norte. Os adultos são caracterizados por um corpo brilhante e alongado de cor preto ou marrom-amarelo (dependendo do dimorfismo sexual). Ao longo da temporada, suas fêmeas depositam pelo menos centenas de ovos que podem hibernar mesmo em geadas de até -40 ° C. No final de agosto - início de setembro, imagens emergem dos casulos. Sua principal comida é folhagem de coníferas e sucos de galhos jovens.
- Coco de pinho, encontrados em toda a Europa e na Sibéria e considerados os mais perigosos. As borboletas adultas têm asas marrom-acinzentadas com três listras transversais. Suas lagartas aparecem no meio do verão, são caracterizadas por um corpo cinza veloz de até 80 mm de comprimento. Dependendo da abundância de alimentos e fatores externos, a cor do inseto em todas as fases do ciclo de vida é variável. Alimentam-se exclusivamente de grampos de cabelo de coníferas (a cada estação, em média, cada larva come até 1000 agulhas) e, com o início do tempo frio, rastejam para o inverno com musgo de tronco redondo. A transformação da lagarta em crisálida ocorre apenas no próximo verão. Em seguida, casulos cinza alongados aparecem nos galhos de pinheiro. Em um curto período, essas pragas podem destruir completamente um hectare de plantio de coníferas.
- Traças de pinheiro. São borboletas com asas manchadas de preto ou vermelho (dependendo do dimorfismo sexual), que depositam os ovos de preferência nas agulhas velhas. Suas lagartas são caracterizadas por um corpo verde, com até 3 cm de comprimento, com 5 faixas longitudinais esbranquiçadas. Eles aparecem em junho e se formam em novembro. Alimentam-se de agulhas de diferentes prescrições e brotos jovens. Uma característica desta praga é que suas larvas deslizam para a folhagem caída para formar casulos.
- Colher de pinhocujo habitat é todo o hemisfério norte. O perigo desses insetos reside não apenas na ampla distribuição, mas também na capacidade de espalhar outros parasitas. As borboletas adultas são reconhecíveis pela franja manchada de suas asas e pela barriga cinza-amarela. Sua cor externa é variável, variando de marrom e cinza-marrom a laranja e avermelhada. As lagartas aparecem 2 semanas após a postura dos ovos, diferindo em um corpo verde escuro, com até 40 mm de comprimento, com uma larga faixa branca borrada nas costas. Sua principal comida são agulhas de pinheiro, brotos e brotos jovens. Sua pupação ocorre no meio do verão. Para esta fase de seu desenvolvimento, as larvas rastejam para a superfície do solo.
- Cone de fogo (abeto)isso é comum na Eurásia. Leva um estilo de vida oculto. Os indivíduos adultos são caracterizados por uma cor cinza clara das asas, no par superior do qual são perceptíveis listras transversais em zigue-zague e pontos brancos. As lagartas têm um corpo marrom-acastanhado, com até 27 mm de comprimento, com faixas longitudinais nebulosas de cor cinza e amarelada. Eles estragam os cones comendo suas sementes e bases macias de escamas, e também se alimentam de brotos de vértice. Muitas vezes, as larvas podem ser vistas em áreas de árvores afetadas por infecções por fungos, onde o alcatrão se acumulou.A tonalidade acastanhada não natural dos cones danificados e as acumulações de excremento marrom-avermelhado na árvore testemunham a atividade vital dos incêndios.
Importante! Os métodos agroquímicos de controle de pragas de coníferas, que levam um estilo de vida oculto, são eficazes no 3-4º dia do início da polinização das inflorescências masculinas ou no período em que os cones jovens assumem uma posição horizontal.
Maneiras de lutar
Em plantações de coníferas bem cuidadas, atacar pragas são uma raridade. Condições favoráveis para eles criam a composição e acidez incorretas do solo, bem como as condições de umidade e a ausência de medidas preventivas. Um grande número de parasitas geralmente é observado em áreas onde a higiene do solo não é observada e as mudas são afetadas por infecções por fungos e bactérias.
É necessário começar a combater insetos nocivos aos primeiros sinais de sua atividade vital. Com um pequeno número de agulhas de pinheiro, os métodos mecânicos e biológicos são eficazes e, em casos de ataques em massa, apenas produtos químicos potentes ajudarão.
Coleta manual
Esta opção é mais adequada para eliminar um pequeno número de moscas de pinheiro de mudas jovens. É importante remover não apenas larvas e borboletas adultas dos galhos, mas também botar ovos. Rins e brotos danificados também estão sujeitos a remoção. Eles, juntamente com os insetos, são coletados em um recipiente separado e queimados fora da área de plantio. O procedimento é realizado em luvas e óculos de jardim.
Além disso, o método mecânico envolve a escavação profunda dos círculos redondos. Isso é feito para destruir os indivíduos filhotes, que no futuro podem gerar novos filhos. Alguns proprietários aconselham lavar as lagartas de pinheiros decorativos com um forte fluxo de água. Após essas manipulações, é importante limpar a área próxima ao tronco.
Importante! Ao coletar manualmente lagartas de pinheiro, é estritamente proibido tocar em luvas nas partes nuas do corpo, incluindo o rosto. Em resposta ao perigo, as larvas começam a cuspir ativamente suas próprias massas sanguíneas, que são alérgenos elevados.
Em árvores altas, a instalação de um cinturão é eficaz, cuja essência é bloquear as pragas que se aproximam. Como regra, trata-se de uma base de cola de resina ou alcatrão, manchada em um cinto de tecido, que envolve o tronco.
1 - limpe a casca do caule; 2 - amarre o papel com barbante; 3 - espalhe papel com cola.
Alternativamente, em vez do adesivo, o tecido pode ser tratado com qualquer inseticida. Deve-se ter em mente que essa armadilha é capaz de destruir lagartas apenas na fase de aproximação da pupação, quando elas rastejam, superando o bloqueio, até o chão.
Método biológico
Este método é baseado nos efeitos de infusões de ervas e microorganismos benéficos.. Os ingredientes mais comuns para a preparação de uma solução a partir de pragas de pinheiro são alho, tampos de tomate, tabaco, pimenta vermelha, sabão líquido para a roupa.
Importante! Para aumentar a eficácia de vários métodos e medicamentos, eles devem ser usados alternadamente, dependendo do grau de dano e das condições das árvores.
As matérias-primas trituradas são insistidas (na proporção de 300 g por 1 litro de água) por 24 horas em temperatura ambiente. Depois disso, todo o concentrado é produzido em um balde de água. O produto é adequado para o processamento de coníferas jovens e maduras. No entanto, sua eficácia é possível apenas com um pequeno número de parasitas atacantes.
Além disso, especialistas na luta contra serrarias de pinheiro, conchas, mariposas e bichos-da-seda recomendam os seguintes produtos biológicos (a solução de trabalho é preparada de acordo com as instruções do fabricante):
- "Lepidobactoide";
- "Bitoxibacilina";
- "Lepidocida";
- Fitoverm.
Tratamento quimico
De todo o arsenal de equipamentos de proteção na luta contra lagartas de coníferas, os inseticidas químicos são considerados os mais eficazes. Nos estágios iniciais da infecção, basta um spray e, com a ocupação em massa da árvore, são necessárias de 2 a 3 repetições.
Para eliminar as larvas, os especialistas recomendam o uso de drogas entéricas e sistêmicas que podem eliminar os insetos, assim como suas larvas e ovos.
Entre eles, eles se provaram bem:
- Arrivo
- "Creocide Pro";
- Inta-Vir;
- "Actellicus";
- "Aktara";
- "Fufanon";
- Novaktion;
- Vermitex.
Silvicultores experientes aconselham ao comprar produtos de proteção para comprar inseticidas de diferentes ações, porque as pragas são capazes de se acostumar com o mesmo veneno.
A pulverização de uma plantação de pinheiros é melhor realizada à noite em clima calmo e seco, observando as regras de autoproteção ao trabalhar com substâncias tóxicas.
Prevenção
Para proteger os pinheiros de insetos parasitas, é importante inspecioná-los regularmente.. Isto é especialmente verdade para árvores que estão em risco. Lembre-se de que a atividade de pragas é ativada em dias ensolarados e quentes. Em tempo chuvoso e chuvoso, é difícil notá-los nas agulhas.
Você sabe Para a pupação, a lagarta tece um casulo a partir de um barbante, cujo comprimento atinge 1500 metros.
Também é importante anualmente, na segunda metade do outono, limpar as agulhas caídas no território de plantio e cavar o solo até a profundidade de uma pá de baioneta. Essas ações simples contribuirão para a completa eliminação de indivíduos filhotes e larvas hibernadas.
Montes de grampos de pinho coletados não podem ser deixados sob as árvores; eles são transportados para fora da área de plantio e queimados. Quaisquer flores plantadas em torno do perímetro da parcela desviarão os parasitas para si mesmas.
Casas de pássaros penduradas em árvores adultas não serão supérfluas. De fato, insetos em diferentes fases de seu desenvolvimento são o principal alimento para as aves.
No caso de convidados não convidados:
- Remova imediatamente brotos e galhos danificados dos pinheiros.
- Enrole o cano com isca pegajosa.
- Polvilhe todas as árvores com qualquer inseticida sistêmico.
As agulhas não são excepção e, apesar das suas características biológicas, como as plantas frondosas, atrai seres vivos parasitas. A inatividade do homem nesse aspecto é prejudicial para as plantas. Portanto, é importante cuidar inicialmente do plantio, observando regras agrotécnicas elementares no cuidado do solo e da vegetação nele. Medidas preventivas também são necessárias. Se você fizer tudo corretamente e no prazo, não será necessário salvar os pinheiros.