Vespas moram perto de uma pessoa: às vezes esse bairro pode passar despercebido e, às vezes, pode ser uma ameaça e causar problemas. Deve-se lembrar que os insetos atacam e usam o ferrão apenas como um meio de proteção. Nosso material considera as causas do ataque desses insetos, bem como a estrutura de suas picadas e as características da picada de vários representantes das espécies.
Por que as vespas picam?
Deve-se lembrar que a vespa é um inseto agressivo e, muitas vezes, parece-nos que o ataque ocorre sem motivo aparente.
Mas não é assim - uma pessoa não está interessada em uma vespa até que execute as seguintes ações:
- fica muito perto do ninho de álamos - os insetos protegem cuidadosamente sua casa e estão prontos para atacar em caso de ameaça;
- faz movimentos bruscos quando assustados - pode ser percebido como uma ameaça;
- espalha perfume floral pesado cheira ou veste roupas de cores vivas - isso pode causar irritação a insetos;
- tenta bater o inseto - neste caso, ele tentará imediatamente morder;
- cede ao pânico - mantendo a calma e não fazendo movimentos bruscos, deve-se afastar-se da zona de perigo.
Se você não agir da maneira acima, poderá existir com segurança e sem problemas nas proximidades de insetos.
Você sabe O veneno de vespa é capaz de destruir as células cancerígenas sem afetar as saudáveis.
Como funciona uma picada de vespa?
Uma picada é um órgão pontudo no final do abdômen, com a ajuda do qual um agente nervoso é injetado no corpo da vítima (paralisando, não matando).
A resposta para a questão de saber se existe uma picada em todos os indivíduos descritos será ajudada por uma consideração da estrutura anatômica do órgão. No processo de desenvolvimento natural, o ovipositor de vespas se tornou duro o suficiente para aplicar punções e combinado com a glândula que produz o veneno. A partir disso, segue-se que esse órgão está ausente nos homens, ou seja, apenas as mulheres têm uma picada.
Os machos aparecem apenas no final do verão durante o acasalamento, e sua expectativa de vida é de apenas 2-3 semanas. Portanto, a maioria das vespas encontradas pelos seres humanos são do sexo feminino, e todo mundo tem uma picada que é projetada para proteger e obter comida.
Na estrutura anatômica, o órgão picado é um par de agulhas pontiagudas que, se necessário, são retiradas do abdômen por rápida contração muscular. Uma substância venenosa vem de uma glândula perto de uma agulha através de um canal estreito. O veneno é injetado no tecido da vítima apenas no caso de uma punção profunda.
Vários músculos são responsáveis por estender as agulhas do abdômen. As agulhas parecem escuras, mas na verdade são translúcidas. Flexível na parte do meio do corpo do inseto permite aplicar injeções em ângulo com a picada.
Vamos considerar ainda mais a questão - os insetos em questão picam ou mordem. O fato é que, além de um órgão pungente, a vespa tem mandíbulas suficientemente fortes, que muitas vezes flutuam, poupando veneno. As mandíbulas são tão poderosas que permitem morder as cascas quitinosas duráveis de alguns insetos que são usados como alimento.Se compararmos com a picada de outros insetos, podemos determinar como a picada de uma vespa difere anatomicamente, por exemplo, da picada de um mosquito: agulhas afiadas, ocas por dentro, estão localizadas no probóscide na cabeça e, quando a pele é perfurada, é introduzida uma substância que impede a coagulação do sangue, o que permite que o mosquito para comer.
Diferenças de uma picada de abelha
Ao comparar o órgão picante de uma abelha e uma vespa sob o microscópio, as diferenças são visíveis: a picada de vespa é absolutamente suave e a picada de abelha tem entalhes. Isso explica por que a abelha não pode puxar a picada para fora do corpo da vítima, que permanece no local da picada junto com fragmentos do abdômen. Nesse caso, a abelha morre após algum tempo.
A vespa é capaz de puxar a picada para fora do corpo após picada e iniciar o ataque novamente. No entanto, ela é capaz de picar cinco vezes seguidas.
A composição do veneno em diferentes espécies de vespas é diferente, mas a estrutura da picada é constante. Somente em alguns casos, a picada de vespa pode permanecer no corpo da vítima - se a vespa foi morta durante a injeção.Importante! Deve-se notar que o veneno das abelhas é mais perigoso, mas a dor de uma picada de vespa é mais forte devido às substâncias constituintes do veneno, que, interagindo umas com as outras, aumentam o efeito geral.
Como remover a picada?
A remoção de uma picada de uma vespa, se por algum motivo ela permanecer no corpo da vítima, ocorre da mesma maneira que a remoção de uma picada de uma abelha.
O mecanismo de introdução do veneno permite continuar esse processo mesmo depois que o órgão picado foi arrancado, portanto deve ser removido o mais rápido possível:
- Para esse efeito, você pode usar uma agulha afiada, desinfetá-la sobre fogo ou usar álcool. As ações são as mesmas que ao remover a lasca.
- Você pode usar uma pinça se houver fragmentos que possa agarrar no órgão esquerdo do ferrão. A direção do impacto durante a punção é geralmente direta, portanto não há resistência à remoção. Mas com esse método de extração, há uma chance de espremer uma porção adicional do veneno na ferida.
- Você pode cortar a picada, mas esse método é melhor usar ao visitar uma instituição médica.
Importante! Você não pode espremer o veneno da ferida - isso pode levar à infecção e à propagação do veneno pela corrente sanguínea para os tecidos próximos.
Características da picada de diferentes tipos de vespas
Apesar da semelhança externa da estrutura anatômica do órgão picado em diferentes espécies de vespas, as picadas diferem significativamente na força do efeito do veneno no corpo e nas sensações dolorosas.
Existe uma escala especial para a força das sensações dolorosas de Schmidt com picadas de insetos. Nesta escala, vespas e abelhas estão no meio, causando dor moderada.
Hornet asiático gigante
O maior membro da família é o gigante vespão asiático. O comprimento do corpo é de 5 a 6 cm e a envergadura é de 7 cm, o que facilita a distinção entre o hornet e os outros representantes. Corresponde ao tamanho do inseto e à quantidade de veneno introduzido, o que torna esses gigantes mais perigosos. No entanto, as vespas não são agressivas e não atacam primeiro. Para comida, eles preferem usar mandíbulas poderosas em vez de veneno.
De acordo com a escala de Schmidt, a força de uma picada de vespa é moderadamente forte (2 pontos) e é comparável a uma picada de abelha.
Skoly
Por causa das pequenas porções do veneno, a picada da escoliose é moderadamente dolorosa para as pessoas - há apenas uma leve dormência de tecido no local da picada. Os Skolii usam veneno nos nervos para paralisar e imobilizar outros insetos, que servirão de alimento para as larvas.
Ao contrário dos insetos com organização social da família, galinhas solteiras usam veneno exclusivamente para alimentação.
Estrada
As vespas da estrada (pompilides) pertencem às espécies com as mordidas mais excruciantes. Em uma escala de Schmidt, são 4 pontos, comparáveis às picadas de uma formiga-bala. O alimento desses insetos são tarântulas, insetos e aranhas venenosas, e isso aumenta ainda mais o efeito perigoso do veneno e causa dor aguda.
Filantov, ou lobos abelhas
O lobo das abelhas (filantropo) pertence à família de vespas solitárias que usam abelhas como alimento, pelas quais receberam seu nome. Apenas larvas se alimentam de abelhas.
Tendo um órgão bastante fraco e estreito, os lobos das abelhas não conseguem perfurar a pele áspera (por exemplo, palmas das mãos) no corpo humano e causar mais danos aos apiários do que às pessoas.Você sabe Famílias de vespas viver em ninhos, cujo tamanho pode ser de 10 cm a 1 m de diâmetro. Em grandes ninhos, vários milhares de indivíduos podem viver.
Ao sair para um piquenique ou fazer as tarefas domésticas, lembre-se das razões do ataque das vespas e tenha cuidado e cautela, pois ver o perigo a tempo reduzirá o risco de consequências negativas e dolorosas, e a proximidade dos insetos não causará danos.