A hortênsia é um dos arbustos ornamentais mais populares. Várias espécies populares são cultivadas em jardins russos, diferindo não apenas no tamanho e na cor das inflorescências, mas também nos requisitos de cuidados. Para obter uma planta bonita, é importante que o proprietário escolha o período certo para transplantar a hortênsia para um novo local.
A hortênsia pode ser transplantada
Este arbusto transfere o transplante sem problemas, mas somente se o transplante for realizado com competência e precisão, levando em consideração os requisitos de localização da planta, a necessidade de água e luz. Ao cavar um arbusto adulto, se possível, tente salvar o caroço do solo em que estão as raízes. A hortênsia, anteriormente cultivada em vaso, é mais acostumada a um novo local, já que seu sistema radicular não está preocupado.
Quando é o melhor momento para transplantar hortênsia para outro local
Ao executar o procedimento, é preciso lembrar que as condições climáticas diferem umas das outras em diferentes latitudes geográficas. Como resultado, o tempo do trabalho será alterado em uma direção ou outra. As datas de plantio de hortênsias na Rússia Central dificilmente são adequadas para os parques Urais. O motivo é a diferença de temperatura entre as diferentes estações do ano, bem como a sua duração. Por exemplo, a primavera da Sibéria é rápida, quente e rápida, e nos subúrbios é agradável, suave, com duração de 2 a 3 meses.
Você sabe Grandes inflorescências de hortênsias estão localizadas nas pontas dos brotos e consistem em várias centenas de pequenas flores com 4–5 pétalas.
Nos subúrbios
Muitas vezes, os invernos na região de Moscou são muito severos quando a temperatura do ar cai para -15 ...- 20 ° C. Mas isso é compensado por longos períodos de primavera e outono, bem como verões com calor moderado e chuvas fortes. Graças a essas condições climáticas, os jardineiros podem transplantar qualquer variedade de hortênsias, tanto no início quanto no final da estação quente. É aconselhável construir um abrigo de inverno sobre uma planta transplantada no final de novembro ou início de dezembro.
Quando uma cultivar de hortênsia, que não pode ser cortada no período atual, foi transplantada, recomenda-se aquecer suas partes aéreas no inverno. Se isso não for feito, os brotos das frutas poderão sofrer baixas temperaturas, como resultado do arbusto florescer somente após um ano. DPara proteger contra o frio, você pode usar lutrasil branco, cabresto ou outro material não tecido. Ao comprar, é recomendável escolher uma agrofibra espessa, com uma densidade de fibras de pelo menos 30,0 g / 1 m².
Você sabe Para dar às inflorescências brancas de neve das hortênsias de jardim uma cor azul ou azul, vale a pena adicionar ácido ao solo. Para fazer isso, a terra no círculo próximo ao tronco é regada com água com a adição de sulfato de amônio ou sulfato de potássio.
Nos Urais e na Sibéria
Em áreas frias do país, recomenda-se que a hortênsia seja transplantada no início da estação quente. Depois disso, na região da Sibéria ou Ural, o arbusto terá tempo para cultivar novas raízes em cerca de 4-6 meses. O jardineiro deve levar em conta que os resfriados nessa área chegam cedo e as geadas da primeira noite podem ocorrer no final de agosto ou início de setembro. Portanto, o trabalho de transplantar uma cultura termofílica deve ser realizado até a primeira década de maio. É ideal se nesse momento o solo derreter duas pás em profundidade em duas baionetas.
No Extremo Oriente
Nesta região, o clima é muito mais ameno do que no norte da Sibéria, mas os invernos são longos e gelados, e a primavera é tempestuosa e curta, transformando-se rapidamente no verão. O transplante de primavera também é preferível aqui, permitindo que as hortênsias se adaptem e cresçam no inverno. Se, no entanto, for necessário concluir este trabalho posteriormente, é melhor escolher o final do verão: a segunda quinzena de agosto ou a primeira década de setembro.
Nesse caso, recomenda-se fazer uma poda forte ao nível do solo, apesar da variedade de hortênsias, e cobrir calorosamente a superfície do solo, sob a qual há um nódulo na raiz. O aquecimento é realizado com o início de temperaturas abaixo de zero estáveis. No Extremo Oriente, esse período cai por volta do início ou meados de outubro.
Importante! Um jardineiro não deve cobrir hortênsias cedo demais para o inverno, pois isso pode levar à formação de fungos e bolores na parte aérea, além de apodrecer as raízes. É melhor realizar o trabalho de isolamento quando a temperatura média diária cai abaixo de -10 ° C.
Quando é melhor transplantar hortênsia: na primavera ou no outono, é possível no verão
As hortênsias são bastante exigentes, portanto, ao transplantá-las para outro local, você deve seguir as recomendações agronômicas para que os arbustos sejam bem recebidos e floresçam profusamente no futuro. A melhor época do ano para plantar essa cultura perene é o início da primavera. (de março a abril, inclusive), já que o verão e o outono estão chegando, o que significa que, antes do frio, as plantas terão tempo para se acostumar após o procedimento.
Também é permitido plantar arbustos no outono (da segunda quinzena de setembro ao final de outubro), mas nesse caso o jardineiro precisa protegê-las bem do frio, pois mesmo as espécies resistentes ao gelo podem não sobreviver ao primeiro inverno.
Quando uma hortênsia adulta pode ser transplantada
No verão, recomenda-se não transplantar plantas, porque o clima quente, juntamente com o choque causado pelas raízes perturbadas, muitas vezes levam a doenças murchas e arbustivas. Posteriormente, a hortênsia pode continuar crescendo, mas isso será precedido por uma longa doença e adaptação. É por isso que o período mais bem sucedido para esse trabalho é primavera e outono. Estas são as estações em que a temperatura do ar permanece moderada por um longo tempo e aumenta ou diminui gradualmente.
Você sabe Até os gregos antigos notaram uma enorme necessidade de hortênsia na umidade. Esse recurso é refletido no nome botânico da cultura - hortênsia (hortênsia), que consiste nas palavras "água" e "vaso".
Como transplantar hortênsia para um novo local
Os jardineiros têm uma regra: na primavera, recomenda-se que uma planta com sistema de raiz aberta seja movida para outro local antes que os botões inchem e floresçam. Se o momento é esquecido - o transplante é adiado até a queda.
Antes do pouso, você precisa escolher um local adequado, ele deve ser protegido do vento norte e estar na sombra parcial. Também existem requisitos para o substrato em que as raízes serão: o solo deve ser fértil, húmido, solto, permeável à água e ao oxigênio, levemente úmido, com pH levemente ácido.
Importante! Se, depois de remover o arbusto da panela, verificou-se que a bola da raiz está bem compactada, antes de plantar, o jardineiro deve amassá-la cuidadosamente com as mãos, o que ajudará a planta a formar novas raízes em breve.
Plantação de hortênsias:
- Em um local escolhido, cavar um buraco no solo. Seu tamanho deve ser duas vezes mais volumoso que a raiz das mudas.
- Uma mistura de solo com turfa ácida (15 a 30 cm) é colocada no fundo da depressão, após o que a planta é colocada no topo da planta a uma profundidade correspondente àquela em que cresceu até agora.
- Se o arbusto estiver se mudando para um novo local, já crescendo em espaço aberto, ele deve ser cuidadosamente desenterrado para que o máximo de raízes possível seja preservado. Isso reduzirá o choque associado à movimentação. Uma planta adulta é mais conveniente para transportar juntos; portanto, para este trabalho, você precisará de duas pessoas.
- No caso em que uma parte do arbusto antigo é transplantada (durante o rejuvenescimento), depois de removê-lo do solo, é necessário examinar cuidadosamente o sistema radicular e remover as partes mais antigas, mais grossas ou mortas pelos tesouras de podar.
- Em seguida, o poço de aterrissagem é preenchido até a metade com solo preparado, bem embalado e regado em abundância. Depois que a umidade é absorvida no solo, o recesso é preenchido com o solo até o nível da superfície.
- Após o plantio, a terra ao redor do arbusto deve ser compactada com cuidado, criando uma pequena depressão para reter a água durante a irrigação na zona das raízes.
- Em seguida, o círculo do tronco é coberto com casca de pinheiro triturada ou serragem grande para isso.
Outono
Os arbustos devem ser transplantados o mais cedo possível durante esta temporada. Um sinal de que chegou um momento adequado para tais eventos é uma diminuição da temperatura média diária de +15 ... + 18 ° C. As hortênsias plantadas no outono geralmente não são podadas para não enfraquecer o arbusto antes de um longo inverno.
Vídeo: Transplante de hortênsia no outono
Para que as plantas perturbadas sobrevivam a longos períodos frios sem perda, é aconselhável isolá-las. Para isso, uma camada espessa de cobertura morta é colocada na zona do tronco próximo, o que protegerá as raízes do congelamento, e os brotos são embrulhados em 2-3 camadas de agrofibra.
Na primavera
Os arbustos submetidos a transplante no início da primavera (de março a abril) devem necessariamente ser removidos da parte acima do solo. A roçada deve ser adaptada aos requisitos das espécies, porque as plantas formam brotos de maneiras diferentes e, com a ajuda de podas incorretas, o jardineiro pode perder a floração na próxima temporada.
Como podar hortênsias de diferentes tipos:
- Nas filmagens do ano passado, as inflorescências formam hortênsias de jardim, folhas grandes, paniculadas, semelhantes a árvores e tecelagens; portanto, na primavera, você pode gastar um corte muito delicado do último par de botões desenvolvido, além de remover os galhos afetados e danificados. Se você cortar a planta com mais força, por exemplo, para dar uma forma mais compacta, a floração nesta estação não ocorrerá.
- Espécies abundantes e arbustivas formam brotos de frutas nos galhos do ano atual; portanto, após o plantio da primavera, elas podem ser muito podadas. Tal procedimento afetará favoravelmente o desenvolvimento geral das mudas, formará muitos brotos jovens e florescerá profusamente no verão.
No verão
Às vezes, no verão, é urgente transplantar hortênsia de uma panela. Acontece que seu volume ficou pequeno para o sistema radicular ou o mato começou a doer. Isso pode ser feito se o método de transbordo for usado, durante o qual nenhuma raiz será afetada.
Importante! Para realizar o transplante de hortênsia pelo método de transbordo, é escolhido um dia chuvoso ou nublado. Após o procedimento, a planta é sombreada com um spunbond ou lutrasil por 7–10 dias.
Transplante de hortênsias em vasos no verão:
- Eles cavam um buraco largo e profundo e despejam o solo friável solto no fundo.
- A planta não é de modo algum regada.
- As paredes do recipiente são batidas com o cabo de uma faca para separar o caroço do solo, após o qual é cuidadosamente removido e instalado no recesso do solo preparado.
- Além disso, os vazios laterais são cobertos com terra, o mato é regado com pelo menos 5 litros de água, aguarda a absorção da umidade e, se necessário, adiciona o substrato.
- Certifique-se de colocar a camada de cobertura morta.
- As raízes da planta, movidas para outro local no verão, devem estar constantemente úmidas, portanto devem ser regadas com frequência, despejando de 1,5 a 2 litros de água pelo menos duas vezes por semana.
Com que frequência posso transplantar
Não é recomendado perturbar o mato com muita frequência, porque mesmo após um transplante muito bem-sucedido e aparentemente indolor, a planta sofre estresse. Essa condição leva a uma adaptação prolongada, durante a qual está doente e normalmente não pode desenvolver as partes acima e abaixo da terra. Nos casos mais fracassados, isso termina com a morte da hortênsia.
Dadas as consequências negativas, um transplante é recomendado apenas se necessário. Por exemplo, ao lado de um canteiro de flores, uma árvore alta cresceu e sombreia tudo ao redor, ou o velho arbusto está excessivamente espesso com brotos e deve ser rejuvenescido pelo método de separação.É possível transplantar hortênsia florescendo
Jardineiros experientes não recomendam perturbar o sistema radicular de um arbusto com flores. O estresse levará necessariamente ao definhamento das inflorescências e à queda dos brotos. Isso se aplica igualmente a hortênsias internas e externas de qualquer variedade. Vale a pena esperar não apenas pelo final da floração, mas também pelo início de um período adequado do ano.
Transplantar um arbusto não é muito difícil para um jardineiro experiente. Mas vale a pena considerar que a hortênsia é uma planta muito exigente e é necessário transplantar apenas na estação adequada para isso, escolhendo a fase desejada de desenvolvimento da cultura.