Oncidium é uma das espécies de orquídeas menos caprichosas e mais antigas. Como cuidar de uma planta em casa e o que ela exige para o desenvolvimento total - continue a ler.
Descrição botânica da planta
A família Orchid é representada por essas formas:
- Epífitas - plantas nas quais não apenas a parte terrestre, mas também as raízes estão envolvidas na fotossíntese. Na natureza, cresça em árvores.
- Lithophytes - espécimes que crescem em rochas e formações rochosas. Pode formar travesseiros, gramados e formas rastejantes.
- Terreno - adaptado ao crescimento no solo.
A maioria dos representantes dos oncídios é epífita. No ambiente natural, essas orquídeas são encontradas em vários tipos de floresta, a uma altitude de 0 a 4000 m, e são perenes herbáceas. Rizoma encurtado ou alongado, dependendo da espécie. As raízes das plantas são adaptadas para sobreviver em solos pedregosos e fundações lenhosas. Acima do rizoma, há pseudobulbos, cobertos por uma fina cutícula verde clara.
Acima dos pseudobulbos, as placas das folhas crescem. Sobre cada formação cresce de 1 a 3 folhas com uma estrutura densa. As folhas são em forma de cinto, arredondadas no final, lisas nas laterais. Os oncídios são classificados, dependendo da altura do crescimento, em amantes do calor e amantes do frio. Essas plantas diferem na estrutura das folhas: amantes do calor - mais densas, carnudas, amantes do frio - finas, delicadas.
A altura da parte do solo de diferentes espécimes varia entre 10 e 40 cm e os oncídios podem entrar na fase de floração 2 vezes por ano. O tempo exato de floração não é conhecido, pois depende completamente de indicadores microclimáticos.
Essa fase dura 1-2 meses. As flores cortadas podem ficar em um vaso por até 3 semanas. As inflorescências são formadas a partir de pestanas altamente ramificadas de um tom acastanhado. Os pedúnculos podem ter um comprimento de 10 a 5 m. As flores são arranjadas muito densamente. Possui um aroma agradável, doce e moderado.Você sabe Há uma espécie de orquídea crescendo no subsolo - é chamada risentella gardneri. Seu rizoma espesso e encurtado entra em simbiose com arbustos localizados próximos com a ajuda de um fungo que fornece nutrientes de uma planta para outra.
Os principais tons nos quais os oncídios podem ser coloridos:
As flores se distinguem por uma forma interessante: uma formação de pente com pubescência suave e curta está localizada acima do lábio em forma de violão. Em diâmetro, uma flor totalmente aberta pode atingir de 1 a 12 cm.
Condições de cultivo da casa
Para conseguir o florescimento dessa orquídea em casa, é necessário observar várias regras e organizar um microclima para a planta o mais próximo possível da natureza.
Você sabe Orchidaceae surgiu na Terra cerca de 145 milhões de anos atrás. Eles são um dos mais antigos representantes da flora.
Localização
Uma flor é exigente com a quantidade de luz. Precisa de muita luz, mas no calor da tarde, a planta precisa de sombreamento. A luz do dia ideal para oncidium é de 12 a 14 horas.
A falta ou excesso de luz será indicada pelo estado da folhagem:
- mudança da cor da folha para uma tonalidade mais clara, aparecimento de manchas avermelhadas e diminuição da densidade - a flor recebeu queimadura solar;
- pigmentação aumentada e ausência completa de floração - as plantas não têm luz.
É melhor colocar oncidiums na parte sudeste da casa. Se não for possível colocar as plantas em um local bem iluminado, é necessário usar os phytolamps e organizar a iluminação adicional. As orquídeas não toleram correntes de ar, mas respondem positivamente ao fluxo de ar fresco; portanto, a ventilação é uma atividade diária obrigatória, mesmo no inverno.
Modo de temperatura
Para organizar o regime de temperatura correto, você deve primeiro estudar as características de uma planta específica e, com base nisso, monitorar a temperatura na sala durante os períodos de verão e inverno:
- espécimes que crescem nos trópicos: no verão - +25 ... + 30 ° С, no inverno - +15 ... + 18 ° С;
- encontrado em florestas de montanhas e contrafortes: no verão - +18 ... + 22 ° С, no inverno - +12 ... + 15 ° С;
- resistente ao frio, encontrada em florestas de montanha: no verão - não mais de + 22 ° С, no inverno - +7 ... + 10 ° С.
Plantas destinadas ao cultivo em casa geralmente são formas híbridas. Para eles, a temperatura deve ser mantida dentro de +14 ... + 25 ° C o ano todo.
Humidade do ar
O Orchid oncidium é completamente pouco exigente para a umidade ambiental. Esta flor é capaz de se desenvolver completamente com umidade na faixa de 40 a 70%.
A pulverização de ar ao redor das plantas é realizada apenas em condições extremamente quentes, com uma diminuição de umidade de até 38%. Em vez de pulverizar, você pode usar umidificadores de ar ou colocar paletes com carvão úmido ao lado das flores.
Home Care
Oncidium é uma planta adaptada para sobreviver em condições adversas. No entanto, ao cultivar esta orquídea em um ambiente de apartamento com uma área de nutrição reduzida, será necessário alimentar e manter a umidade ideal do substrato.
Importante! Com uma diminuição da temperatura ambiente para + 18 ° C, a pulverização no oncídio é contra-indicada.
Rega
O teor de umidade do substrato é regulado dependendo das fases da vegetação. A rega não é realizada até a formação completa do pseudobulbo, caso contrário, o oncidium não entrará na fase de floração. Se o substrato estiver muito seco durante esse período, é permitida a substituição da irrigação por pulverização.
Desde o momento da presença de um pseudobulbo de pleno direito até a formação do pedúnculo, a intensidade da hidratação deve ser acentuadamente aumentada. Em diferentes períodos da estação de crescimento, o intervalo entre a irrigação será de 3 a 20 dias.
A rega é realizada por imersão de um vaso de flores com uma planta em uma tigela com água parada, com uma temperatura semelhante à temperatura ambiente, por 10 a 20 minutos. Após esse procedimento, as plantas são reorganizadas em uma panela. Quando o excesso de fluido é drenado, ele é drenado da panela e seco.
Top vestir
A introdução de nutrientes é realizada apenas na fase de vegetação ativa dos brotos. Com o início da formação de pseudobuds, a cobertura é cancelada. A aplicação de fertilizante é então retomada na fase de crescimento do pedúnculo e interrompida após a abertura da primeira flor. Molho superior combinado com rega. Para isso, o concentrado é diluído na proporção necessária e depois adicionado à água na qual a planta será infundida.
Como fertilizantes, são utilizados preparados universais para orquídeas. Eles devem ser diluídos em concentrações inferiores a 10 vezes as descritas nas instruções. Na fase de ganho de massa das raízes e vegetação da parte terrestre, bem como para espécimes jovens, o medicamento "Mr. Color - Universal" é adequado. No início do crescimento do pedúnculo e antes do aparecimento da primeira flor, você pode usar o medicamento "Mr. Color - Orchid". A fim de não prejudicar as flores, o tratamento de raiz é melhor combinado com foliar.
A pulverização com fertilizantes em uma folha será racional nesses casos:
- como uma alternativa ao tratamento radicular por danos às raízes;
- com clorose, quando os nutrientes precisam ser entregues rapidamente à parte decídua;
- na fase de vegetação ativa do sistema radicular, para não provocar queimaduras nos processos radiculares jovens.
A pulverização deve ser realizada apenas em tempo nublado ou na presença de sombreamento de alta qualidade. No momento do procedimento, a temperatura do ar não deve cair abaixo de + 19 ° C e subir acima de + 27 ° C. Também vale a pena fechar todas as janelas para que não haja rascunho.
O fluido de trabalho deve ser pulverizado nos lados externo e interno das folhas e nas raízes que saem do chão. No final da manipulação, você deve examinar os seios frondosos e o ponto de crescimento - eles não devem ter água. O acúmulo de líquido nessas depressões pode levar à deterioração ou ao desenvolvimento de fungos.
Poda
Orchidaceae, incluindo oncidium, não precisa de poda. O único caso em que você precisa recorrer a essa manipulação é o amarelecimento do pedúnculo. É reduzido para 2-3 cm Se o pedúnculo permanecer verde, a poda não será realizada.
Transplante
O transplante é realizado em vários casos:
- a presença de processos putrefativos no sistema radicular;
- perda de estrutura e propriedades nutricionais do substrato;
- forte crescimento excessivo de brotos extras.
Importante! Você precisa mergulhar oncidium o mais raramente possível. A planta não tolera essa manipulação.
O melhor é transplantar as plantas entre março e abril.
O pote para oncidium pode ser selecionado:
- transparente - se a planta é uma epífita;
- opaco - para litófitos e amostras de solo.
O fundo do tanque deve ter um grande número de orifícios de drenagem. O volume do vaso é selecionado de acordo com o tamanho das raízes. O solo das plantas é comprado em lojas especializadas - o sosbtrat para as orquídeas é adequado ou elas são compostas por conta própria.
Para preparar um solo adequado, você precisa misturar:
- 10% de areia;
- Turfa a 5%;
- 70% de casca de pinheiro;
- 15% de carvão vegetal.
Antes do plantio, o substrato deve ser desinfetado. Para isso, os comprimidos de furatsilina são dissolvidos em água fervente (1 comprimido por 100 ml), o substrato é imerso em água fervente e incubado por 20 minutos. Em seguida, é retirado da água e prossegue para o transplante.
Instruções passo a passo sobre o transplante de um oncídio:
- Retire a flor da panela.
- Liberte as raízes do substrato antigo.
- Remova raízes secas e danificadas e pseudobulbos muito enrugados. Polvilhe as fatias com carvão ativado em pó misturado com Fundazol na proporção de 1: 1.
- No fundo da panela, coloque argila expandida com uma camada de 1 cm.
- Posicione o sistema radicular dentro da panela e preencha os espaços vazios com um substrato. Certifique-se de que os pseudobulbos permaneçam acima do solo.
- Deixe a planta por uma semana na sala sombreada para permitir que ela se adapte ao novo solo.
Preparando-se para florescer e cuidar dele
Com a aparência de um pedúnculo em uma planta, você precisa monitorar cuidadosamente:
- temperatura do ar na sala, especialmente à noite - não deve ser superior a + 18 ° C;
- rega - estritamente depois que o solo seca;
- raiz e folha de cobertura, contribuindo para a colocação de pedúnculos e acelerando a floração.
Importante! Durante as orquídeas floridas, os pseudobulbos podem enrugar levemente - esse é um processo natural que não evidencia um desvio no desenvolvimento da planta.
Após a floração, o oncidium inicia um período inativo. Nesse momento, a planta deve ser transferida para um local mais fresco, organizando ali um regime de temperatura no inverno de acordo com as características da flor. A fertilização durante a dormência não é de todo e a rega é realizada por imersão não mais do que uma vez a cada 20 dias.
Reprodução
Existem 2 maneiras de propagar oncidium em casa:
- dividindo o mato;
- pseudobulbos.
Divisão Bush
É realizada na primavera, desde que haja pelo menos 6 brotações no mato, de modo que em cada parte separada existam 3. 10 dias antes da divisão e 10 dias depois, o oncidium não deve ser regado, caso contrário as fatias começarão a apodrecer.
As plantas são removidas do solo e cortadas com a ajuda de uma faca afiada no sistema radicular. A divisão deve ser realizada para que cada parte tenha seu próprio rizoma. As fatias devem ser pulverizadas com carvão vegetal em combinação com o Fundazol (1: 1). O desembarque é realizado de acordo com o esquema acima.
Pseudobulbo de jigging
Oncidium tem a capacidade de compartilhar de forma independente: o arbusto libera um novo pseudobulbo a partir do qual o bebê é formado. A separação é realizada cortando o bebê do sistema radicular. Nesse caso, todas as manipulações de corte são realizadas de maneira semelhante à divisão do mato. Um pseudobulbo não precisa ser plantado em um recipiente separado - ele pode ser plantado próximo à planta mãe (se houver espaço suficiente).
Você sabe As orquídeas ocupam uma posição de liderança na fecundidade - uma planta pode formar até 4 milhões de sementes ao longo de todo o ciclo de vida.
Problemas crescentes
Os principais problemas ao cultivar oncidium:
- falta de floração;
- doenças
- pragas.
Todos eles, em regra, são provocados por defeitos nos cuidados.
Por que não floresce
A falta de floração deste oncidium pode ser causada por:
- Falta de luz - neste caso, você precisa organizar uma iluminação adicional com um phytolamp ou reorganizar a flor no peitoril da janela sul.
- Alta ou baixa temperatura na sala. Estude cuidadosamente as características da sua planta e ajuste a temperatura.
- Uma superabundância de oligoelementos - dosagem em excesso leva à salinização do solo e à destruição de rizomas. A única saída é um transplante em um novo solo.
Doenças e Pragas
Doenças às quais o oncidium pode ser exposto:
- Podridão bacteriana - as áreas afetadas da planta devem ser removidas, as seções tratadas com Fundazol e transplantadas para solo limpo.
- Podridão da raiz - as raízes afetadas da planta devem ser removidas, tratadas com Topsil de acordo com as instruções e levemente secas, colocando sobre uma toalha seca por 2 horas. Então você precisa transplantar, e após 10 dias - a rega padrão, adicionando Topsil à água.
Comparado com outras orquídeas, o oncidium é menos exigente em cuidados e, quando são criadas condições microclimáticas ideais, pode entrar na fase de floração uma vez a cada 6 meses. Esta planta, repleta de flores brilhantes, será uma excelente decoração para o seu peitoril da janela.