Para conseguir uma bela floração de gladíolos é bastante difícil, para isso é necessário aderir às técnicas agrícolas corretas para o seu cultivo. Uma das práticas agrícolas mais importantes para o cultivo desse homem bonito é a amostragem no outono e o armazenamento no inverno de bulbos.
Preciso cavar gladíolos para o inverno
Os bulbos desta planta são bastante caprichosos, então no outono eles os desenterram e os enviam para armazenamento até a próxima temporada. Eles são removidos para o inverno não apenas para não congelar (eles realmente não toleram a exposição prolongada a baixas temperaturas e o inverno em campo aberto).Essa técnica agrícola também é necessária para determinar a condição dos bulbos, para descartar entre eles podres, danificados, infectados, para liberar o fundo, estimulando assim um melhor crescimento no próximo verão.
Quando o outono deve cavar gladíolos nos subúrbios
A determinação do tempo de escavação dos gladíolos é influenciada por muitos fatores:
- características varietais (em particular, o período da formação do bebê);
- zona climática do solo (moderadamente climática nos subúrbios);
- clima no ano atual;
- antecedentes agrícolas da área cultivada;
Você deve saber que a remoção de gladíolos não pode ser feita antes que jovens cormos (bebês) amadureçam. Isso ocorre entre 30 e 45 dias após o término do florescimento (corte) dos pedúnculos. Também vale a pena considerar que os cormos são melhor colhidos um pouco verdes, pois, quando substituídos, uma parte significativa das crianças pode simplesmente permanecer no chão.Você sabe Os gregos antigos consideravam o gladíolo uma erva daninha e impiedosamente destruíam uma flor com um tubérculo, arrancando-a e queimando-a.
Como regra, a sequência da colheita começa desde a floração precoce - até as plantas tardias. Na região de Moscou, é necessário começar a desenterrar variedades precoces a partir do início de outubro, e é necessário terminar a escavação antes de congelar o solo e o início de geadas estáveis no outono.
Você sabe Na Idade Média, o gladíolo era considerado uma planta medicinal. Uma decocção de seus bulbos tratava dor de dente e era usada para melhorar a lactação em nutrizes.
Certifique-se de prestar atenção às condições climáticas. O fato é que o solo úmido e fresco provoca o desenvolvimento de várias formas de bacteriose dos tubérculos, que podem afetar negativamente o material de plantio e arruinar as características varietais da flor. É necessário descobrir as previsões mais próximas e, em caso de ameaça de chuvas prolongadas, a colheita de gladíolos deve ser adiada para datas anteriores.
Regras para cavar gladíolos
Os cormos dos gladíolos devem ser desenterrados com uma pá. Este método minimiza a possibilidade de perder filhos (o que é importante ao criar variedades especialmente valiosas) e entupir o local.
Os bulbos escavados devem ser cuidadosamente sacudidos do solo (podem ser lavados) e dispostos para secagem preliminar. Tubérculos doentes e infectados devem ser destruídos imediatamente. Se o bulbo doente for uma variedade rara que você deseja propagar, vale a pena colocá-lo separadamente e depois tratá-lo com desinfetantes.Em seguida, é necessário começar a limpar os cormos das cascas, crianças (se necessário, adiá-las separadamente para reprodução subsequente), raízes e o velho bulbo materno.
No caso em que os cormos não tiveram tempo de amadurecer e sua separação é problemática, é necessário amadurecer por algum tempo; caso contrário, você pode danificar o fundo do tubérculo jovem, o que é estritamente inaceitável. Nesse estágio, recomenda-se desinfetar o material escavado, colocando-o por 15 a 30 minutos em qualquer solução que contenha fungicida e inseticida que proteja contra tripes.
Ao calibrar os gladíolos, preste atenção ao tamanho da parte inferior - não deve exceder 1/7 a 1/6 do tamanho do diâmetro da lâmpada. Isso significa que a planta é jovem e no próximo ano agradará você com uma boa floração. Os gladíolos velhos têm um fundo grande, devem ser eliminados sem arrependimentos.Importante! Os gladíolos de cor escura têm a menor resistência a doenças, portanto devem ser limpos juntamente com as variedades precoces.
As lâmpadas escavadas são colocadas para ventilação através de um local protegido da luz solar direta por 2-3 dias. Em seguida, devem ser coletados e mantidos por 2-3 semanas a uma temperatura de +25 ... + 28 ° C, após o qual podem ser armazenados.
Como guardar
Um recipiente acessível e adequado para armazenar os bulbos desta flor pode ser considerado frascos comuns de 3 litros fechados com tampas de nylon perfuradas (“SCAN”), pois nessa condição é mantido o equilíbrio ar-água mais favorável. Os tubérculos são colocados em várias camadas, não mais do que a metade do recipiente.
Importante! Tripes podem arruinar toda a coleção de gladíolos. Sinais de dano por tripes de raiz podem ser identificados pela presença de pequenos buracos escuros no tubérculo. Se a raiz estiver simplesmente corroída, mas não houver sinais de pragas, trate a área danificada com iodo ou verde brilhante.
Os especialistas aconselham trocá-los com tansy seco e desfiado para proteção mais confiável contra tripes. Pela mesma razão, recomendam preservar os tubérculos a uma temperatura de +4 ... + 5 ° C. Uma temperatura mais baixa é desfavorável para as próprias lâmpadas, e uma temperatura mais alta estimula a reprodução dessa praga perigosa.
Vídeo: Como armazenar lâmpadas de gladíolo
O que acontecerá se você não cavar
No caso de você não ter planejado escavar gladíolos durante o inverno, eles deveriam ter sido plantados na profundidade da baioneta. Em seguida, o plantio de flores deve ser isolado com palha, serragem, folhas caídas, húmus apodrecido ou outro material disponível. Mas os riscos de congelamento de lâmpadas na região de Moscou são grandes, especialmente se o inverno não estiver nevado.
Assim, a escavação de bulbos de gladíolo é uma medida necessária. Esse processo ajudará a classificar as lâmpadas saudáveis e manterá sua capacidade de produzir uma flor exuberante e saudável para o próximo ano.