As plantas coníferas são populares na decoração de países, hortas, jardins, parques da cidade. Eles atraem a atenção com sua decoratividade durante todo o ano, despretensiosidade, resistência a baixas temperaturas e fatores ambientais adversos. Durante o cultivo de coníferas, há momentos em que elas precisam ser transplantadas. Especialmente com cuidado, este procedimento deve ser realizado com zimbro.
Quando é melhor transplantar zimbro
Ao cultivar arbustos de zimbro, você pode encontrar alguns problemas, por exemplo, baixo crescimento e desenvolvimento da planta, queda de agulhas. Pode haver várias razões para isso. Estabelecer cuidados de qualidade, fertilizar e aparar pode ajudar nessas situações. E, talvez, seja necessária uma medida mais radical - mudar para um novo local de crescimento.
Você pode mover a planta para outro local em qualquer estação, exceto no inverno. O transplante em cada um dos períodos apresenta vantagens e desvantagens.
No entanto, deve-se saber que esse procedimento deve ser realizado apenas em casos excepcionais, uma vez que o zimbro nem sempre é restaurado depois dele, geralmente nem sobrevive a ele. Aparência comum particularmente mal transplantada.
Você sabe Desde os tempos antigos, o zimbro tem propriedades mágicas. Seu ramo deve ser tomado na estrada como um talismã, para que o caminho seja fácil e sem incidentes desagradáveis.
Para que um transplante de zimbro seja bem-sucedido, é importante seguir algumas regras:
- Escolha a hora certa.
- Escolha um local de acordo com as preferências da planta.
- Prepare adequadamente o site.
- Observe a tecnologia de transplante, mantendo a integridade do sistema radicular.
Vídeo: Transplante de zimbro
Na primavera
O zimbro crescerá bem apenas se plantado em um local bem iluminado pela luz solar. Algumas variedades crescem bem em locais ligeiramente sombreados. Na primavera, abril e maio são mais adequados para o plantio. É importante que o tempo esteja quente.
Não se apresse em mudar. Se a ameaça de congelamento ainda persistir, é melhor adiar esse procedimento.
Entre as vantagens do transplante de primavera - a planta terá tempo para se adaptar em um novo local e ficar mais forte com o início do tempo frio. Por contras incluem o início do calor. Nesse período, a planta requer maior atenção a si mesma na forma de rega, pulverização e aspersão frequentes, pois a falta de umidade pode causar ressecamento.
No verão
As dificuldades com um transplante de verão também estão associadas à necessidade de hidratação frequente. Se uma planta tiver que superar a adaptação e experimentar a seca ao mesmo tempo, haverá um estresse duplo, do qual provavelmente não sobreviverá.
O arbusto recém-transplantado e as altas temperaturas abrasadoras do sol são pouco toleradas; portanto, a planta deve ser protegida pela primeira vez após o transplante.
Outono
Ao transplantar zimbro no outono, via de regra, o solo já está bastante úmido e solto, para que você possa fazer isso sem regar e soltar com frequência. Após as primeiras geadas, a parte do solo deve ser coberta com estopa ou material não tecido. Na zona do caule próximo, é necessário colocar uma camada alta de cobertura morta.
As plantas plantadas no outono na primavera começam a crescer várias semanas mais cedo do que as transplantadas em outros momentos. Um mês favorável para o movimento do zimbro é setembro. Em regiões com invernos quentes, esse procedimento pode ser planejado para outubro.Os principais riscos do plantio no outono estão relacionados ao fato de que a planta pode não ter tempo para se enraizar antes da geada. A coroa e o sistema radicular devem estar bem isolados.Importante! Transplante com mais ou menos segurança apenas plantas jovens com até três anos e até um metro de altura. Amostras mais antigas requerem preparação prévia antes do procedimento.
Como transplantar zimbro para outro local
Se o transplante de outras espécies de coníferas é padrão, como a maioria das árvores e arbustos, o zimbro exige uma abordagem especial. Você não pode decidir imediatamente movê-lo para outro local. A preparação de uma planta adulta exigirá pelo menos 6 meses ou até um ano. Esta é uma escavação preliminar. Sem esse procedimento, as chances de sucesso do transplante são mínimas.
Você sabe O cheiro de zimbro tem propriedades curativas no corpo humano. Os nativos americanos colocavam a pele, ossos e articulações infectadas com tuberculose nos arvoredos desta planta para tratamento.
Como cavar um zimbro antes de um transplante
Portanto, seis meses a um ano antes do transplante planejado, a planta deve ser escavada. A escavação deve ser feita ao redor do tronco, a uma distância do diâmetro da coroa (a cerca de 40 cm do tronco), bastante profunda - 40 a 50 cm.
O procedimento é necessário para podar as raízes crescidas. Assim, será possível conseguir que o arbusto no momento do transplante forme pequenas raízes jovens que, quando removidas do solo, serão difíceis de danificar.
Preparando um novo local de transplante
Ao transplantar o local deve ser preparado com antecedência. É limpo de detritos de plantas, escavado profundamente em uma pá de baioneta e, se necessário, melhora a composição do solo. É importante que a acidez do solo não exceda 7 pH. Se esse indicador for maior, você precisará adicionar farinha de limão ou dolomita no solo.
O poço é preparado com antecedência. Suas dimensões devem ser consistentes com o comprimento das raízes. Idealmente, será 2 a 3 vezes maior que o sistema radicular.Uma mistura de nutrientes deve ser preparada para preencher o buraco. A maioria das recomendações sugere a mistura de solo de relva, areia e turfa na proporção de 2: 1: 1.O fundo do poço deve ser colocado com uma camada de drenagem, cuja função é remover o excesso de umidade das raízes. Tijolos quebrados e areia grossa são adequados para esse fim.No entanto, ao preparar a mistura, você deve se concentrar no teor de zimbro transplantado, pois cada um deles tem suas próprias preferências pela presença de nutrientes. Portanto, para uma variedade cossaca, é bom adicionar 300 g de farinha de cal ou penugem, para a Virgin - composto ou esterco.
É necessário ter um buraco a menos de 2 m de outras plantas e edifícios. Ao plantar uma cerca viva, a distância entre os arbustos é mantida a 1 M. Um dia antes do transplante, o solo no círculo das árvores precisa estar bem umedecido. Isso ajudará a remover o arbusto mais facilmente.
Tecnologia de transplantes
É fácil transplantar zimbro. No entanto, você precisa agir com cuidado, com cuidado. Qualquer movimento estranho pode levar a consequências irreparáveis e arruinar a planta.
Ao realizar um transplante, faça o seguinte:
- Mina o arbusto abaixo.
- Transfira o sistema radicular para uma seção de estopa, tentando não destruir o pedaço de terra.
- Se qualquer parte das raízes for exposta, elas devem ser tratadas com um agente de enraizamento.
- Polvilhe a camada de drenagem no poço com a mistura preparada do solo, formando uma pequena colina.
- Coloque o sistema raiz no centro.
- Encha os vazios no poço com terra.
- Selar levemente.
- Cavar um pequeno sulco ao longo de todo o diâmetro da zona do tronco próximo, a uma distância de 20 a 25 cm do tronco.
- Despeje lentamente 10 litros de água nele.
- Se necessário, amarre o cano no pino de aterrissagem.
- Palha com lascas de madeira, casca, turfa, pinhas.
Cuidados adicionais após o transplante
Uma planta transplantada pela primeira vez exigirá maior atenção e cuidados regulares. Os procedimentos são padrão - rega, umedecimento da coroa, cobertura, cultivo, capina e cobertura morta. A primeira vez, até que a planta se enraíze, deve ser protegida da luz do sol. N
Importante! Imediatamente após o transplante, vale a pena processar uma planta de coníferas para prevenir o desenvolvimento de doenças e o ataque de pragas. Preparações de cobre e agentes inseticidas devem ser usados.
É importante escolher o regime de irrigação ideal. A Terra não deve secar e encharcar. A quantidade mínima de hidratação é uma vez por semana. Se isso não for suficiente, o volume e a frequência da irrigação devem ser aumentados.
A vazão de água recomendada é de 5 a 10 l para uma planta, dependendo da idade.Quando o arbusto estiver bem enraizado, após cerca de um ano, a rega será necessária apenas durante períodos de seca prolongada.
No verão, o zimbro responde bem a um procedimento como aspersão - molhar a coroa ao redor do perímetro de uma mangueira com um fluxo difuso. Aumentará a densidade das agulhas, lavará a sujeira e o pó das agulhas, proporcionando uma cor mais saturada.
Importante! Os fertilizantes orgânicos não são adequados para fertilizantes de zimbro, principalmente adubo, bem como complexos contendo nitrogênio.
No início da primavera, a planta deve ser fertilizada. Como para qualquer representante de coníferas, o zimbro combina misturas minerais complexas, por exemplo, "Kemira universal". Você também pode usar fertilizantes especialmente projetados para coníferas, por exemplo, "Uniflora", Agricole.
A dosagem deve ser calculada de acordo com as instruções. O zimbro não é necessário para ser alimentado intensamente, caso contrário, pode ser prejudicado. Chega de uma alimentação por ano. Plantas maduras não podem ser fertilizadas.
Após cada umedecimento, chuva, a terra no círculo próximo ao tronco requer um afrouxamento. Usando este procedimento, é possível evitar a formação de uma crosta dura na superfície, o que impede a penetração normal de umidade e oxigênio nas raízes.
É importante monitorar a limpeza do site. Não deve haver ervas daninhas na zona do tronco próximo. Eles devem ser descartados regularmente. Isso deve ser feito, pois são a disseminação de doenças e insetos nocivos.
Um evento como a cobertura morta não permitirá que você gaste muito tempo cuidando. Uma camada de cobertura morta inibe o crescimento de ervas daninhas, o que significa que a remoção de ervas daninhas precisará ser feita com menos frequência. A cobertura morta também ajuda a manter um nível ideal de umidade no solo e a melhorar a composição do solo, o que reduz a quantidade de umidade e o cultivo.
Importante! Nos próximos 4-5 anos, a planta precisa ser isolada. Para remover o abrigo na primavera, após o estabelecimento de uma temperatura quente, é necessário gradualmente. Isso permitirá que o arbusto se acostume com as condições ao ar livre.
Quais podem ser os problemas com o transplante
A principal razão pela qual o transplante pode falhar é devido a uma violação da integridade do sistema radicular. O zimbro reage dolorosamente se suas raízes são perturbadoras e é difícil se recuperar depois disso. Como não danificar o sistema radicular, foi discutido acima.
Se durante a escavação foi constatado que o sistema radicular foi levemente afetado pela podridão, remova as áreas afetadas, trate os locais de corte com um anti-séptico e polvilhe com carvão moído. Com uma derrota severa, replantar a planta não faz sentido.
Há casos em que, na primavera, as agulhas da planta ficam amarelas e caem bruscamente. Isso acontece devido ao fato de que, na primavera, os estômatos abertos e as raízes naquele momento ainda não se enraizaram, são subdesenvolvidos e não podem produzir água para si próprios. O resultado é o chamado. seca fisiológica.
Você pode evitá-lo apenas escolhendo a hora certa para o plantio e ajustando o regime ideal de irrigação.O fato de a planta ter se enraizado indica sua aparência saudável, crescimento ativo e cor brilhante das agulhas.
Dicas para transplantes
Não devemos ignorar as recomendações de especialistas sobre como transplantar zimbro. Sua estrita observância permitirá salvar um arbusto, o que agradará com decoratividade por muitos anos.
Aqui estão mais algumas dicas para um procedimento bem-sucedido:
- O momento do transplante deve ser realizado de acordo com as condições climáticas da região e a idade da planta. É melhor dar preferência ao outono. No entanto, para áreas onde reinam invernos rigorosos, apenas a primavera ou o verão o farão. Plantas maduras devem ser plantadas de agosto a setembro.
- Equipar o poço com uma camada de drenagem é um pré-requisito para o crescimento e desenvolvimento normais da planta. Você não precisa empilhá-lo apenas ao plantar zimbro em arenitos leves.
- Ao transplantar, é importante observar a colocação dos galhos. Para fazer isso, antes de desenterrar o mato, amarre uma fita em uma sessão, olhando para o norte. Ao pousar, ele deve ser posicionado na mesma direção.
- O pescoço da raiz da planta deve estar localizado ao nível do solo.
Portanto, o zimbro deve ser transplantado apenas em casos excepcionais. Isso deve ser feito com extrema cautela, seguindo as recomendações. Após o transplante, é necessário maior cuidado. Procedimentos adequados e oportunos ajudarão a planta a se adaptar, enraizar, crescer mais rápido e minimizar o risco de doença ou morte.