O cossaco Juniper é um representante bem conhecido das plantas de arbustos coníferos, pertencentes à família Cypress. Esta espécie inclui a variedade Blue Danub, que ganhou grande popularidade entre os produtores de plantas russos. O Juniperus sabina Blue Danube é um arbusto decorativo e é usado ativamente no projeto paisagístico.
Descrição botânica
A variedade em consideração tem muitas semelhanças com outros representantes do zimbro cossaco. Apesar disso, o Blue Danub (Danau) pronunciou características específicas.
Descrição botânica da variedade Danúbio Azul:
- Bush. A planta pode atingir uma altura de até 1 me uma largura de 2 a 2,5 m. O arbusto é exuberante e cresce rapidamente.
- Crohn e galhos. Ramificado, rastejando, tem uma forma de fogueira. Um arbusto adulto pode formar uma coroa larga e quadrilada. Os galhos são espessos e densos; a camada superior se distingue por galhos mais elevados ou na diagonal, os mais baixos - rastejando. A casca lisa vermelho-cinza tem uma textura levemente rachada. Os rebentos jovens são caracterizados por pontas curvas direcionadas para cima.
- Agulhas. A planta é coberta com pequenas agulhas sempre-verdes. Os espécimes jovens são diferenciados por agulhas pontiagudas e macias, e nos arbustos adultos é principalmente escamosa. A cor pode variar de acordo com a estação: no verão e outono, possui um tom verde-azulado, e no inverno e primavera é roxo escuro. Esfregando agulhas, você pode sentir um odor desagradável pronunciado.
- A fruta. A planta é coberta com pinhas caídas - mas apenas em espécimes fêmeas. Eles são pequenos e esféricos. Tamanho - 5 (6) mm × 5 (6) mm. Eles se distinguem por um tom azul escuro e um revestimento acinzentado. Os cones jovens têm uma cor branco-esverdeada ou azulada. Tempo de amadurecimento - dentro de 2 anos, no meio do outono.
- Sistema raiz - superficial, ramificado, caracterizado por numerosos processos laterais.
A planta em questão também é conhecida como Danúbio Azul. Isso se deve ao fato de que essa variedade possui uma característica de crescimento visualmente semelhante ao curso do rio, sua superfície lisa - o mato cresce em largura e tem um crescimento anual de 0,2 m.
Vídeo: Juniper Cossack Blue Danub
Aterragem
Para que a planta se desenvolva totalmente e o jardineiro não tenha dificuldades agrotécnicas, é necessário aderir a certas regras para o plantio do zimbro cossaco Blue Danub, cujas principais são:
- aquisição de material de plantio de alta qualidade e seu processamento;
- seleção de assento;
- a formação do poço de aterrissagem;
- preparação de substrato nutriente do solo.
Um dos pontos importantes na organização do plantio é a seleção e preparação de mudas. Ao comprar variedades Blue Danube em um viveiro ou em uma loja, você precisa prestar atenção à saúde do sistema radicular - não deve haver danos, vestígios de fungos ou podridão. As agulhas devem ter uma aparência saudável e segurar bem os galhos, sem se desfazer.Importante! Para uma boa sobrevivência do zimbro cossaco Blue Danub, recomenda-se realizar o primeiro umedecimento pós-plantio com água morna.
Recomenda-se a realização de procedimentos preliminares antes do plantio - imersão do sistema radicular na solução Kornevin para estimular o fortalecimento e a cicatrização do rizoma da planta, tratando as mudas com substâncias para melhorar o crescimento das plantas após o plantio (por exemplo, Epin). O processo de plantio é realizado de acordo com as seguintes recomendações.
A instrução passo a passo tem a seguinte aparência:
- A drenagem é derramada em um buraco de plantio de 1 × 1 × 1 m, e uma mistura nutritiva do solo é colocada no topo.
- Execute uma instalação vertical das mudas na parte central do poço de plantio.
- As mudas são cobertas com o solo até o nível da superfície da terra, seguidas pela calcificação da camada do solo. O pescoço da raiz não deve ser aprofundado.
- A rega é realizada com 15 a 20 litros de água.
- O círculo do tronco é coberto com uma camada de cinco centímetros de uma mistura de turfa e serragem.
Juniper Care
A variedade de planta considerada pode ser considerada exigente com as condições de cultivo. Apesar disso, é necessário realizar cuidados básicos com o mato do Danúbio Azul, para que a cultura não perca seu efeito decorativo.
Importante! Como muitas outras culturas ornamentais da família Cypress, o Blue Danub responde positivamente ao procedimento de aspersão por agulhas, realizado no verão antes do nascer do sol ou após o pôr do sol. Este tempo é considerado seguro para a planta, porque excluiu a possibilidade de queimaduras solares na coroa do zimbro cossaco.
Requisitos agro-técnicos básicos:
- rega moderada (até 3 vezes durante o verão);
- cobertura superior;
- horror do solo (se necessário);
- aparar e modelar;
- preparação para o inverno;
- a luta contra doenças e pragas de insetos.
O fertilizante é necessário para o mato apenas no segundo ano de vida, pois ao plantar a planta já recebeu os nutrientes necessários, suficientes para os primeiros 12 a 18 meses de crescimento.
A planta precisa de rega especialmente nos primeiros 7 dias após o plantio de uma muda. 2-3 baldes de água (até 20 l) serão suficientes para um arbusto. No caso de clima quente e seco, plantas jovens e adultas precisam de hidratação.
Recomenda-se que as amostras adultas de zimbro cossaco sejam regadas 2-3 vezes no verão. Essa variedade de arbustos de coníferas é aprovada na segunda metade da primavera (mais perto de maio). O procedimento envolve a alimentação, por exemplo, "vagão Kemir" no círculo do tronco.
Arbusto precisa afrouxar ou atormentar o solo. Esse tratamento do círculo do tronco deve ser superficial, uma vez que existe a possibilidade de danos ao sistema radicular, localizado nas camadas superiores do solo. Este procedimento é necessário para melhorar a estrutura do solo e a circulação de oxigênio nas raízes.
É necessária a preparação para o inverno de arbustos jovens de zimbro cossaco. Para fazer isso, coloque uma camada de turfa (10 cm) no círculo do tronco. O arbusto é coberto com abetos, cobrindo o material do jardim. Para que os ramos do zimbro não sofram com ventos fortes e neve no inverno, os rebentos das plantas são embrulhados em corda, pressionando-os contra o tronco.Modelar e podar também é um evento necessário para o Juniper Blue Danub. O corte de cabelo sanitário e modelador é realizado por 2-3 anos após o plantio. Na primavera, é necessário remover brotos secos, deformados e danificados. A formação é geralmente realizada no meio da primavera e no último mês do verão.
Você sabe Um estudo realizado por cientistas russos prova o fato de que um hectare de zimbro plantado é capaz de limpar o ar de uma metrópole como Moscou.
A instalação em questão contém substâncias tóxicas; portanto, após o corte, recomenda-se limpar completamente as ferramentas. Beliscar as pontas de brotos jovens contribui para a formação de uma coroa fofa. Recomenda-se remover no máximo 20% do crescimento anual. Após o corte, as seções devem ser tratadas com uma resina de cura, por exemplo, zircão.
A luta contra doenças é um procedimento anual necessário. A prevenção e o tratamento são realizados tratando o arbusto na primavera e no verão com inseticidas, por exemplo, Actellic. As doenças do zimbro podem ser eliminadas usando fungicidas contendo cobre. Um dos meios mais populares e eficazes contra doenças é o Topázio.
Métodos de criação
O Juniper Cossack Blue Danub pode ser propagado de três maneiras: sementes, estacas e estratificação.O primeiro método requer uma preparação cuidadosa. É necessário preparar antecipadamente grandes recipientes para estratificação. Esse longo processo envolve manter as sementes sob certas condições para acelerar sua germinação. Quando os frutos formados amadurecem, adquirem uma cor púrpura escura com um acabamento brilhante.
Cada baga de cone contém no máximo duas sementes. Depois de remover as sementes do cone, elas são imersas por meia hora em uma solução de ácido bórico (0,2 g de pó por 1 litro de água) e depois são bem lavadas. Com as primeiras geadas, é realizado um procedimento de estratificação, que dura todo o inverno.
A preparação e diretamente o processo de germinação das sementes é acompanhado pelas seguintes ações:
- Um recipiente especial para germinação é preenchido com uma mistura de areia e turfa em igual quantidade. Também é recomendável trazer o musgo-esfagno adquirido na loja de jardinagem (de acordo com as instruções da embalagem).
- Uma pequena quantidade de solo sob um arbusto de zimbro adulto servirá como um bom estimulante para a germinação de sementes, por isso é aconselhável adicionar esse solo à mistura do solo.
- A semeadura de sementes embebidas e bem secas é realizada entre outubro e novembro. Eles precisam ser aprofundados no solo preparado em 2-3 cm.
- Recomenda-se colocar as sementes em fileiras.
- Os recipientes são colocados na geladeira, na adega ou na neve.
Em março, os brotos são plantados em campo aberto. Você pode ignorar o procedimento de envelhecimento preliminar das sementes no substrato do solo - a semeadura do material de plantio é realizada imediatamente em campo aberto na primavera. Nesse caso, a semente germinará em um ano.
O segundo método de reprodução é por estacas. Geralmente é realizado no meio da primavera ou no final do verão, não prejudicando a planta. Isso se deve ao fato de que, na primavera, o zimbro ainda está em um estado de "hibernação" e o movimento de sucos ainda não começou, e em agosto há um endurecimento de brotos jovens.
Os cortes são cortados com a casca do arbusto-mãe. Em seguida, são colocados na água e depois em uma solução de ácido indolilbutírico para estimular a formação das raízes. Recomenda-se plantar mudas em terreno aberto, aprofundando-as no solo em 6-7 cm, em tempo nublado, para proteger a planta jovem das queimaduras solares. O futuro arbusto criará raízes em 2-3 meses. Durante esse período, a planta requer água e sombreamento abundantes.
O terceiro método é a reprodução por camadas. Esta opção é realizada durante a estação de crescimento. Para fazer isso, é necessário fazer uma pequena incisão com uma faca afiada em uma parte jovem da camada inferior da coroa, após a qual o galho é polvilhado com uma substância para rápida formação radicular e dobrado no chão, bem fortificado e coberto com solo.Você sabe Na Crimeia, os cientistas descobriram um zimbro de vida longa, cuja idade é superior a 2 mil anos.
Uso em paisagismo
A variedade em consideração é atrofiada, por isso parece ótima em um único plantio e em composições com flores e pequenos arbustos de coníferas ou caducifólias. Muitos paisagistas gostam de combinar o Blue Danub com outras variedades de zimbro, que se distinguem por vários salpicos de cores. Entre essas plantas, você pode escolher, por exemplo, Curivao Gold ou Strictu.
Este arbusto é geralmente usado para:
- paisagismo de encostas;
- criação de coberturas;
- decorações de jardins de urze, terraços, jardins ornamentais, jardins de pedra.
Muitas vezes, os paisagistas usam o Blue Danub para pousar em terrenos rochosos ou perto de lagoas artificiais.
A variedade de zimbro Cossack Blue Danube é um pequeno arbusto rastejante e exuberante que tem uma aparência atraente devido às suas agulhas azuladas. A planta é fácil de plantar e agrícola, que também desempenhou um papel importante em sua popularidade entre os paisagistas.