Euphorbia é uma das plantas ornamentais mais populares, cuja família possui mais de duas mil espécies diversas. Apesar de o território da África e da América ser considerado o berço dessa flor, hoje ela pode ser encontrada em muitos países. Sugerimos que você aprenda mais sobre a serralha, bem como o que fazer em caso de contato com suco venenoso.
Descrição e características da planta
Euphorbia é uma planta suculenta perene que acumula umidade nas folhas. Cresce na forma de um arbusto ou uma árvore e, na aparência, parece um cacto. As espécies de Euphorbia são tão diferentes uma da outra que é difícil entender que esse é um gênero de plantas. A serralha tem um sistema radicular forte, partes das quais uso para fins medicinais devido ao fato de conter saponinas, taninos, amido e até ácido ascórbico.
As folhas crescem opostas e assumem formas completamente diferentes: ovais, irregulares e ovóides. Na estrutura, são muito frágeis e, devido à umidade acumulada, são suculentos. As inflorescências grandes, nas quais as flores são apresentadas, apresentadas em cores diferentes, lembram guarda-chuvas e os botões se abrem na segunda metade do verão. Esta planta cresce muito lentamente, mas ao mesmo tempo tem uma alta expectativa de vida.
A flor é dotada da propriedade de proteção contra pragas, que consiste na alocação de suco branco contido no prato e no caule da folha. O suco contém ácidos essenciais, aminoácidos e outras substâncias benéficas. Com base no fato de que alguns componentes são tóxicos, recomenda-se cautela quando em contato com a planta.
Você sabe Euphorbia recebeu esse nome devido à cor do suco que flui do caule ou das folhas da planta quando são danificados.
Benefícios e propriedades curativas
Apesar de a composição química da serralha ainda não ser totalmente compreendida, a flor é frequentemente usada na medicina caseira e não apenas.
- Considere quais qualidades úteis ele tem:
- O suco é usado na homeopatia na forma de vários meios.
- As enzimas da serralha ajudam a manter a imunidade.
- Suco tratar picadas de insetos e animais.
- O medicamento é utilizado para tratar tumores extensos.
- Verrugas, líquen e sarna são removidos.
- Em pequenas doses, o suco produz um efeito rejuvenescedor.
- Um extrato baseado em raiz trata dores de cabeça.
- Decocções são usadas para banhar crianças na presença de problemas de pele.
- Suco fortalece as paredes dos vasos sanguíneos.
- Eficaz no tratamento de doenças no campo da saúde íntima.
O que é perigoso e que mal pode causar com a serralha?
O suco leitoso dentro da planta é perigoso não apenas para os seres humanos, mas também para todos os animais. Na natureza, os animais com base nos instintos ignoram a euforia. Para queimar ou prejudicar a visão, basta tocar no caule ou nas folhas e, em seguida, tocar acidentalmente nos olhos. O suco em contato com a pele ou a membrana mucosa pode não apenas levar à inflamação, mas também causar sérias alergias a todo o corpo.
Importante! Ingestão inadequada de fundos com base nesta planta está repleta de problemas com o corpo. Para evitar isso, o uso de medicamentos é realizado apenas sob a supervisão dos médicos.
Sintomas de envenenamento
O uso de partes da planta ou de seu suco leva a gastroenterite tóxica grave, que se manifesta pelos seguintes sintomas:
- dores de cabeça
- ardor e dor no estômago;
- problemas de digestão;
- inchaço.
Com a progressão, outros sintomas desagradáveis se desenvolvem:
- desidratação;
- redução de pressão;
- palpitações cardíacas;
- cãibras
- problemas de orientação;
- cegueira
- Edema de Quincke;
- coma.
Primeiros socorros
Para evitar o aparecimento de sérias conseqüências negativas, é recomendável saber o que fazer neste caso.
Quando ingeridas, partes de uma folha ou suco executam as seguintes ações:
- administrar enterosorbentes até 3 vezes ao dia;
- beba um copo de solução salina ou leite.
- lave bem a área de contato;
- aplique uma pomada com anestésico ou remédio para queimaduras;
- beba um anti-histamínico.
- lavado com água ou decocção de camomila;
- instilar gotas com uma composição antialérgica;
- beba um anti-histamínico.
Você sabe Euphorbia Poinsettia popular na Europa. Sua popularidade se deve ao fato de que a flor abre brotos na véspera de Natal e é chamada de "Estrela de Belém".
Regras básicas para se manter em casa
Euphorbia responde positivamente aos cuidados.
Para dominar os princípios, você precisa conhecer algumas regras:
- Iluminação. A planta precisa de muita luz. Até os raios diretos do sol não representam ameaça. Na sombra, a flor murcha e deixa de crescer.
- Temperatura. No ambiente natural dos trópicos é bastante quente. Em casa, você precisa fornecer uma temperatura semelhante. Para um crescimento completo, deve ocorrer no verão em + 22 ... + 27 ° C, e no inverno + 14 ... + 16 ° C.
- Rega. Euphorbia é um arbusto do deserto que não tolera inundações. Na estação quente, 1 rega por semana é suficiente. Durante o inverno, umedeça o solo não mais do que 1 vez por mês. A água deve ser quente e macia.
- Top vestir. Os fertilizantes são aplicados durante o crescimento ativo da flor. Esse período dura do início da primavera ao meio do outono. A alimentação é realizada 2 vezes por mês.
- Poda. O tempo para tais manipulações é escolhido dependendo se a planta está florescendo ou não. No primeiro caso, isso é realizado no final da estação de crescimento e no segundo na primavera ou no outono.
- Transplante. Realizado apenas no período de descanso. O pote é escolhido alto e pesado. É melhor transplantar usando o método de transbordo para não danificar raízes fracas. Adicione novas terras e irrigue. Inicialmente, o transplante é realizado a cada 3 anos e, em seguida, o período é aumentado para 5 anos.
Importante! Para melhorar a condição da flor, é recomendável borrifar ou limpar as folhas. É importante não tocá-lo com os dedos, pois a planta não gosta.
Precauções de segurança
Para evitar envenenamentos ou problemas de pele, é recomendável seguir algumas precauções:
- excluir contato com crianças;
- Não prepare pessoalmente medicamentos à base de serralha;
- não aceita artesanato;
- não exceda a dose e não altere o regime de tratamento;
- realize todo o trabalho com a planta apenas em equipamentos de proteção individual.