A trufa é o mais valioso de todos os cogumelos comestíveis conhecidos e, talvez, uma das iguarias mais caras em geral. Mas acontece que também existem várias variedades falsas do fungo. Como determinar qual cogumelo você pode comer e quais não, você pode aprender com este artigo.
Descrição de Trufas Falsas
A principal característica distintiva das trufas falsas é o fato de a iguaria comestível pertencer à família das trufas, da classe Pezizomycetes e aos gêmeos não comestíveis não incluídos nessa família. Os cogumelos comestíveis incluem representantes como trufas negras (inverno, perigorsk, borgonha de outono, russo, etc.), piemonteses brancos e muitas outras variedades.
Existem muitos tipos e trufas falsas. Um dos mais comuns é o Melanogaster broomeanus, Bruma melanogaster, também conhecido como Truffle toadstool. Não tem absolutamente nada a ver com a nobre família Trufa, embora pareça irmãos comestíveis. Pertence aos Svinukhovs. Nomeado em homenagem ao micologista inglês do século XIX Broome.
Possui um tubérculo esférico de 1 a 8 cm de diâmetro. Os micélios são encontrados com um corpo de cogumelo de forma irregular. Eles têm uma característica tão interessante: eles comprimem com bastante facilidade e também restauram bem a forma se enfraquecerem a pressão. Externamente, um cogumelo jovem parece uma batata: um tubérculo claro de cor creme ou amarelo, que escurece com a idade. Na velhice, pode ficar quase preto. O perídio, a concha externa, geralmente possui uma textura suave, embora também possa ter uma malha, semelhante a um melão maduro.
No interior do cogumelo tem uma consistência gelatinosa, embora bastante elástica. A princípio, o hleb (carne) é bege, pode ser cremoso, depois escurece e fica quase preto com a idade. Podemos dizer que o corpo de frutas do fungo se assemelha a uma esponja. Mergulhões de trufas podem ser identificados por um agradável cheiro a frutas, que às vezes engana os apanhadores de cogumelos.
Trufa de veado
Outra variedade de trufas falsas é a trufa de veado, também conhecida como Pargu, Parushka ou Granaf Elafomitses. Tem um corpo de frutificação (cleistotomia) com 1-4 cm de diâmetro. Cor do branco (na juventude) ao quase preto com a idade.
Encontra-se a uma profundidade de 2-14 cm. Possui um forte odor característico semelhante à batata durante a colheita (o cheiro de chernozem, húmus) .Os parentes mais próximos de Pargu são trufas espinhosas e marrom-avermelhadas, embora sejam menos comuns.
Comestibilidade
Por uma boa razão, as trufas falsas não podem ser chamadas de venenosas, embora sejam inadequadas para o consumo humano. Mas veados, roedores, javalis e outros mamíferos os comem com prazer.
Embora não seja difícil confundir um cogumelo comestível e não comestível, não se deve ter tanto medo de um erro. Como já mencionado, a trufa falsa não é tóxica, mas tem um sabor desagradável e pode causar intoxicação alimentar. No entanto, para envenenar, você precisa comer um número considerável de cogumelos, o que é involuntariamente extremamente difícil de fazer devido ao sabor.
Importante! Embora pargu não seja comestível para humanos, em algumas regiões é usado como afrodisíaco.
Onde crescem cogumelos tipo trufa
A trufa de veado é o membro mais comum do gênero Elaphomyces. Além disso, este cogumelo é o representante mais popular entre todos os fungos que crescem no subsolo do Hemisfério Norte. Além disso, há evidências de que a parga foi encontrada na América do Sul, China, Japão e algumas outras regiões do sudeste da Ásia.
O habitat varia desde as regiões polares do Ártico até a zona subtropical.
Existem muitas trufas falsas no espaço pós-soviético na região de Novosibirsk, na Rússia, no Cazaquistão. Encontrado com mais frequência em florestas decíduas com um pH de 6,0 e abaixo. Nas florestas de coníferas, com exceção da região de Novosibirsk, é muito menos comum.
Importante! Pensa-se que as trufas maduras contenham anandomita, uma substância que atua nos receptores canabinóides, que tem um efeito semelhante ao da maconha.
Como procurar trufas
Além das diferenças acima, há outro sinal característico de como distinguir uma verdadeira iguaria dos imitadores. Você pode descobrir que o fungo é comestível em profundidade: a verdadeira trufa pode ser encontrada a menos de 50–70 cm da superfície da terra, enquanto as falsas variedades crescem até 15 cm.
A temporada de coleta de trufas é bastante curta - as variedades negras são colhidas do final do outono ao início da primavera. O período de coleta dos representantes brancos da espécie é ainda mais curto - começou por volta de novembro e antes do final do ano, ou seja, pouco mais de um mês. Para a coleta, use cães ou porcos especialmente treinados, caso contrário, esse cogumelo não poderá ser encontrado. Pode ser encontrada na Rússia, na costa do Mar Negro do Cáucaso, na faixa do meio da parte européia, no território da região de Moscou. A trufa negra cresce melhor em solos calcários.
Mas a variedade branca do fungo prefere as margens de florestas decíduas, clareiras, avelãs e bosques de bétulas que não são privadas da luz solar. A mais difundida nas regiões de Oryol, Smolensk, algumas áreas da região do Volga (Samara, Nizhny Novgorod, Vladimir). Embora encontrem o cobiçado troféu nas regiões mais setentrionais (Moscou, São Petersburgo).
É extremamente difícil encontrar um cogumelo valioso sem um cachorro e uma preparação adequada, mas algumas dicas úteis ajudarão você nesta tarefa fascinante, embora difícil:
- a presença do fungo em um determinado local é reconhecida por uma característica - a cor cinza do solo;
- cogumelos na terra vivem em famílias, lembre-se disso - se você encontrar 1-2 pedaços no solo, não pare, cave o solo próximo;
- conte sobre a localização do cobiçado prêmio e os traços de escavação da terra pelos animais, o acúmulo de pequenos insetos em um determinado local;
- é melhor usar um cão treinado para pesquisas - esta é a maneira mais comum e eficaz de encontrar um cogumelo selvagem.
Você sabe As trufas são criadas em casa para venda, embora anteriormente se acreditasse que isso fosse impossível. As primeiras tentativas bem-sucedidas de cultivar cogumelos foram feitas artificialmente na primeira metade do século XIX na França.
Agora você sabe a diferença entre trufas verdadeiras e falsas, e até alguns truques para coletar essa iguaria verdadeiramente real. Se você decidir procurar, desejamos boa sorte e boa colheita.