Hortênsia é um arbusto perene que pertence ao gênero de plantas com flores. A cultura decorativa em questão pode ser encontrada frequentemente no país, em jardins, jardins e parques. Para que a planta tenha uma aparência atraente e saudável, é necessário aderir a certas regras de plantio.
Vantagens e desvantagens do plantio de hortênsias na primavera
O arbusto em consideração pode ser plantado na primavera e no outono. Mas a maioria dos jardineiros tendem a plantar primavera. Plantar hortênsia neste período tem seus prós e contras. A principal vantagem do plantio na primavera é o clima favorável. O calor garantirá uma adaptação bem-sucedida da cultura a um novo local. Isto é especialmente verdade para as regiões do norte da Rússia, que são caracterizadas por uma queda bastante fria e de curto prazo.
O plantio na primavera é necessário para mudas jovens de hortênsia obtidas pelo método de estacas, bem como para representantes de folhas grandes desta família. As desvantagens deste procedimento incluem a demanda da cultura por umidade e a necessidade de sombreamento do sol escaldante.
Apresenta pouso regional
Como muitas plantas, a hortênsia, além das necessidades básicas, precisa de uma certa área e zona climática. No território sul da Federação Russa, todas as variedades de hortênsias toleram perfeitamente o plantio de primavera e outros cuidados. A principal condição para o plantio na área é a presença de sombra para o mato de plantas e edifícios de alto crescimento, bem como a necessidade de rega regular em caso de secagem do solo.
Nos Urais e na Sibéria, no início da primavera, é permitido plantar quase todas as variedades de hortênsias, pois são caracterizadas pela alta resistência do inverno. As melhores variedades para esta área são consideradas em forma de árvore e em panículas. Os especialistas recomendam o uso de variedades anãs para esta área.
A região central da Federação Russa é considerada favorável para o plantio de primavera dessas espécies de plantas em questão:
- hortênsia de panícula;
- hortênsia malhada.
O noroeste e a região de Leningrado são uma excelente opção para o plantio de muitas variedades de hortênsias, por exemplo, Urso Polar ou Lime Light. Esta área é caracterizada por solo ácido, o que é excelente para o mato em consideração. Jardineiros nesta região na primavera preferem plantar uma espécie paniculada, que é adequada para todas as condições para o plantio da primavera e para o crescimento futuro.
Importante! Devido ao fato de esse arbusto ter requisitos especiais de iluminação (com falta de luz, a planta floresce pior e com excesso de luz do sol, as culturas precisam de rega abundante), você deve escolher um local para plantar com muito cuidado. No sul, ao meio-dia, o arbusto deve ser coberto por penumbra e, nas regiões centrais, uma área ensolarada ou ligeiramente sombreada.
Como plantar hortênsia na primavera
O melhor mês para o plantio de hortênsias na primavera é março. As mudas conseguem enraizar-se bem, tolerando assim o primeiro poço de inverno.
A técnica de pouso é a seguinte:
- Ao escolher um local, é necessário dar preferência a solos ácidos com umidade moderada.
- Cavar um buraco de pouso de acordo com os parâmetros de 0,3 × 0,3 m.
- Uma mistura de matéria orgânica, fertilizantes minerais e areia, bem misturada com o solo, é adicionada ao fundo e a turfa é adicionada.
- Eles o enchem de terra para que o pescoço da raiz não seja enterrado.
- A próxima etapa é a rega moderada e a introdução de cobertura morta (húmus com turfa em quantidades iguais).
- As mudas são cortadas para 3-4 botões.
Plantar arbustos em grupos implica manter uma distância entre eles de 1 a 1,5 m.
Estacas
Se um jardineiro escolheu o método de estacas de hortênsia, é recomendável executá-lo no final da primavera. Isto se deve ao fato de que a parte superior das brotações utilizadas para esse método de reprodução cresceu bastante.
Importante! Após o terceiro passo, os especialistas recomendam o tratamento da planta (parte inferior) com um pó estimulante para melhor formação das raízes, por exemplo, "Zircão" ou "Hetero-Auxina".
A primeira parte do processo é acompanhada por essas ações:
- O topo da parte aérea é aparado com uma ferramenta afiada de jardim, capturando três pares de folhas.
- Após remover os dois entrenós inferiores e cortar a metade superior pela metade, um corte oblíquo (de baixo) deve ser realizado.
- Recomenda-se deixar o pedúnculo por 12 horas em uma solução que estimule o crescimento.
- As mudas são enterradas em areia bem úmida, em uma inclinação de 45 °.
- Além disso, a planta pode ser pulverizada e armazenada em uma estufa feita de polietileno.
- As estacas devem ser armazenadas em áreas sombreadas. A rega e a ventilação devem ser regulares.
A segunda parte é o próprio desembarque. É acompanhado por tais ações:
- Com o advento das raízes (cerca de 20 a 30 dias), as estacas são imersas em recipientes com solo nutriente da terra da relva e turfa em quantidades iguais.
- A areia também é recomendada nesta mistura de solo.
- Se não for possível organizar uma estufa para o inverno, a planta poderá ser escavada no país, cobrindo-a bem.
- Na primavera, quando o crescimento de mudas é ativado, a planta pode ser plantada em campo aberto em um local permanente.
Camadas
Esse método de reprodução geralmente é realizado em março, antes da brotação. Você pode plantar hortênsias desta maneira:
- O afrouxamento do círculo próximo ao tronco do mato é realizado com maior nivelamento do solo.
- Os sulcos radiais são escavados com uma profundidade de 1,5 a 2 cm, e os rebentos mais baixos da hortênsia são dobrados nesses recessos (um por furo).
- Os galhos são fixados com colchetes e polvilhados com o solo.
- Em agosto, as camadas devem começar novas sessões. Quando a altura deles é superior a 15 cm, é necessário realizar o aterramento, que é repetido após 1 a 1,5 semanas, com uma repetição adicional do procedimento até que o "knoll" atinja 20 a 25 cm de altura.
- No meio do outono (outubro), as estacas são desenterradas e todos os brotos são separados, que atingiram cerca de 50 cm de altura.
- As mudas devem ser cavadas para o inverno e, na primavera, são plantadas em vasos no jardim.
- Em março próximo, as plantas estarão prontas para o plantio em local permanente.
Sementes
É possível cultivar hortênsia com a ajuda de sementes em casa, ou você pode fazê-lo imediatamente em campo aberto. Considere a segunda opção. O local para semear hortênsias deve ser um pouco sombreado, onde os raios abrasadores do sol não caem, queimando plantas jovens.O desembarque é realizado na segunda metade da primavera, perto de maio.
A tecnologia de propagação de sementes de hortênsia é a seguinte:
- A terra é desenterrada com a remoção de ervas daninhas e outras plantas.
- O solo é fertilizado com uma mistura de turfa e húmus, também é permitido substituir o segundo componente por composto.
- Uma cama alta é formada com um nivelamento adicional da terra com um ancinho.
- A semeadura é realizada aleatoriamente e é acompanhada por um ligeiro aprofundamento das sementes (não instilação).
- A areia atua como drenagem, que borrifa no topo do solo.
- A rega é realizada sob a forma de pulverização (com moderação, sem estagnação da água).
As plantas jovens começarão a emergir em 30 a 40 dias.
Cuidados adicionais para hortênsia plantada na primavera
Após o plantio da primavera, a planta jovem requer cuidados especiais, que incluem os seguintes itens:
- rega;
- mulching;
- poda
- fertilizante
- preparação para o inverno.
Umidade e temperatura do ar
A hortênsia gosta muito de umidade, mas não tolera a estagnação da água. A frequência da rega depende da temperatura do ar. Na primavera, 3 baldes de água serão suficientes para um arbusto. No verão, em clima quente, a planta é regada duas vezes por semana e em dias nublados ou chuvosos a cada 7 dias. No verão, cerca de 3-5 baldes de água devem ser preparados por arbusto.
Mulching
Este procedimento é realizado após a rega. Os especialistas recomendam conduzi-lo na primavera, pois isso ajuda a manter a umidade do solo durante o período de verão. Isso sugere que a rega do mato, mesmo em dias quentes, pode ser reduzida para uma vez por semana.
Ao escolher um material para a cobertura morta, é necessário considerar esses fatores:
- A cobertura azeda fará com que a hortênsia fique azul. Nesse caso, você pode usar borra de café ou agulhas de pinheiro.
- Mulch alcalino irá colorir o arbusto rosa. Para obter esse resultado, você precisa adicionar farinha ou giz ao solo.
- O adubo é uma cobertura neutra.
- A introdução de serragem ou agulhas de pinheiro também será uma excelente ferramenta contra pragas.
O procedimento é o seguinte:
- Uma camada de 10 centímetros de cobertura é colocada sob um arbusto de hortênsia.
- A distância entre os brotos e a cobertura morta deve ser de pelo menos 7 cm, para que as raízes não comecem a apodrecer.
- Após o procedimento, a cobertura é regada abundantemente.
Corte de cabelo
A poda de um arbusto de hortênsia é um procedimento necessário. Permite que a planta seja densamente coberta de flores devido a um grande número de brotos jovens, além de prolongar o período de floração. Se o corte de cabelo não foi realizado no outono, deve ser realizado em março, antes do degelo. A planta em questão é caracterizada pelo fluxo inicial de seiva; portanto, se você perder esse procedimento ou se atrasar na sua implementação, os galhos se inclinarão para o chão, formando o efeito de "chorar" a hortênsia.
Como resultado, a planta está muito enfraquecida e pode até morrer. Durante a poda, você precisa deixar 7-10 brotos fortes que encurtem, cortando a parte superior do galho com 3-5 brotos. Para o corte, apenas ferramentas afiadas de jardim devem ser usadas, além de luvas, pois a hortênsia contém suco venenoso.
Fertilizantes e adubação
Este procedimento é importante para o crescimento ativo e exuberante do arbusto. Se a hortênsia recebeu todos os nutrientes necessários, ela florescerá em abundância e terá uma cor verde brilhante das folhas.
Você sabe A hortênsia foi trazida para a Europa nos anos 20 do século XIX e foi originalmente cultivada como planta de casa por causa de sua baixa resistência ao gelo.
Durante um ano, o arbusto da cultura decorativa em questão deve ser fertilizado três vezes:
- Na primavera, quando o crescimento é ativado. Faça 2 colheres de sopa. eu uréia e superfosfato duplo, bem como 30 g de sulfato de potássio por 1 m².
- Durante a formação de brotos (julho). Introduzir 60 g de superfosfato duplo e 40 g de sulfato de potássio por 1 m².
- Em agosto. Até dois baldes de húmus ou composto são trazidos para baixo de cada arbusto.
Quando uma planta é alimentada com fertilizantes minerais, é necessário distribuí-los uniformemente sob hortênsia, nivelar o solo com um ancinho e irrigar. A matéria orgânica é aplicada em uma camada uniforme, sem varrer o solo.
Preparações de inverno
Este procedimento é realizado em setembro, até precipitação frequente. A preparação para o inverno é acompanhada por essas ações:
- A planta deve ser bem regada e fazer cobertura morta com lascas de madeira e folhas secas.
- No meio do outono, um arbusto é cortado.
- Para estacas enraizadas (no verão) ou hortênsias azuis, compradas em um recipiente, você deve cavar a panela no jardim, adormecer por cima com folhas secas, instalar proteção por cima, na forma de uma caixa, puxada por cima do filme.
- As variedades de hortênsias que gostam de calor devem ser cobertas com um tecido especial para cobertura de jardim. Antes disso, é necessário limpar o arbusto da folhagem e também amarrar os galhos na forma de um feixe.
Você também pode proteger a planta do congelamento desta maneira:
- Os arcos são instalados acima da bucha e puxados sobre o material de cobertura.
- Sob os arbustos, eles colocam os galhos de abeto, dobram os galhos de cima para o chão, depois novamente os galhos de abeto e, de cima - cobrem com um filme ou material não tecido, fixando-o com segurança.
Após o inverno, o abrigo é removido gradualmente e parcialmente, camada por camada, com a retirada do gelo e a chegada do calor.
Quais são os problemas com o plantio de hortênsias na primavera
É muito importante plantar mudas de hortênsias em março, antes do início do fluxo de seiva. Isto se deve ao fato de que, no final do procedimento, as partes superiores dos brotos podem ser cortadas em 3-4 brotos. A liberação abundante de suco do local do corte pode provocar a morte da planta. A única opção é introduzir mulch ácido no solo (turfa ou agulhas), o que ajuda a retardar o processo em consideração.
Você sabe A hortênsia parece muito bonita mesmo quando seca, por isso não se apresse em jogar fora o buquê depois que ele secar. Durante vários meses, esta bela flor poderá deliciá-lo com sua aparência.
Apesar de muitos jardineiros escolherem um plantio de hortênsias para um bom enraizamento da planta, bem como uma rápida adaptação a um novo local devido ao clima quente, o sol de maio ainda é considerado muito abrasador e pode queimar mudas jovens. Para proteger as plantas desse problema, é recomendável plantar inicialmente plantas em sombra parcial, e você também pode criar uma sombra para um arbusto já plantado, evitando a luz solar direta.
Um dos problemas do plantio de primavera é a constante necessidade de umidade no mato. Existem duas soluções: aplicar cobertura morta com rega moderada ou umedecimento regular da planta.
Assim, o plantio de hortênsias na primavera é uma opção popular para jardineiros, jardineiros e paisagistas. A hortênsia, como muitos outros arbustos floridos decorativos, possui requisitos especiais para o procedimento de plantio e a tecnologia agrícola. No entanto, conhecendo e cumprindo-os, você pode admirar por muito tempo o belo florescimento dessa cultura.