Variedades ocidentais de Thuja Holmstrup (Holmstrup) - uma árvore decorativa usada no projeto da paisagem. Para plantar e cultivar, é necessário escolher o território e o material de plantio certos. Para garantir crescimento e desenvolvimento harmoniosos, você precisa descobrir quais doenças e pragas são afetadas pela planta e quais são os requisitos para o cuidado.
Descrição e propriedades da variedade
As variedades Thuja Kholmstrup começaram a se espalhar da Dinamarca, da cidade de mesmo nome. Pertence a sempre-vivas coníferas. As brotações crescem muito lentamente, atingindo apenas 12 cm de altura e 4 cm de largura durante o ano. O tamanho de uma planta adulta não excede 4 m A cor das agulhas escamosas não muda ao longo do ano e permanece verde saturada. A coroa em forma de cone tem um diâmetro na base de cerca de 1 M. Os cones marrons crescem nos galhos com uma circunferência de 0,5 cm.
A casca é de cor marrom-avermelhada, com uma sombra acinzentada menos presente. Tende a esfoliar a cada 3-5 anos. A madeira forte e macia contém uma pequena quantidade de resina e é usada na indústria moveleira. As agulhas são macias e flexíveis.
Propriedades da planta:
- expectativa de vida longa (200 anos);
- aplicação decorativa;
- despretensão em partir;
- resistência ao gelo - suporta temperaturas de até -35 ° C;
- a liberação de voláteis, contribuindo para a purificação do ar.
Aplicação de desenho paisagístico
Thuja é usado para projetar o design de parcelas pessoais. As árvores são plantadas em grupos para criar sebes ou para enquadrar becos e caminhos de jardins. Tui são combinados harmoniosamente com coníferas, como pinheiros. Em combinação com arbustos e árvores floridas (spirea, bérberis, magnólia, forsítia, macieira Nedzvedsky), o thuja se encaixa perfeitamente na gama geral do exterior.
Importante! Tui não tolera bairro com pinheiros. Plantas próximas interferem no desenvolvimento umas das outras.
As composições de arbustos e flores de coníferas, por exemplo, rosas brancas e urze, também parecem bonitas. Graças a agulhas macias e seguras, é permitido plantar thuja perto de playgrounds e no território de instituições de ensino.
Como plantar
Antes de plantar thuja em um terreno pessoal, você precisa decidir o local onde eles crescerão. O território deve atender às condições necessárias para o seu crescimento. Também é importante escolher o material de plantio certo - o desenvolvimento adicional da planta dependerá de sua qualidade. Seguir regras simples de pouso facilitará seu trabalho.
Seleção de Assento e Mudas
Os espaços abertos são adequados para o plantio, fornecendo uma grande quantidade de luz. A sombra diminui o crescimento e afeta a cor das agulhas - perde a saturação e fica pálida. Crohn torna-se raro, friável, perde sua densidade e aparência elegante. Como resultado, o thuja se tornará doloroso e propenso a ataques de pragas. Além disso, a área soprada pelos ventos não é adequada, pois a árvore jovem e desgastada pode secar.
Você sabe Os fitonídeos da planta conífera em questão fortalecem o sistema imunológico humano; portanto, nos países europeus, a lei prevê o paisagismo de jardins de infância, escolas e hospitais.
A proximidade das águas subterrâneas e dos pântanos deve ser evitada. Se essas condições não forem atendidas, o solo terá que ser drenado. A pedra britada em uma camada de cerca de 20 cm é perfeita para essa finalidade.É necessário observar a vizinhança correta e não plantar thuja próximo a plantas que inibem seu crescimento e desenvolvimento - por exemplo, com larício.
A área de plantio deve ser escolhida, uma vez que será impossível transplantar uma planta adulta devido ao seu tamanho e peso. Também é necessário considerar a distância entre as árvores, se você planeja um pouso em grupo. A distância deve ser de pelo menos 1,5 a 2 m, caso contrário, as coroas cobertas de vegetação criarão uma sombra e interferirão no desenvolvimento umas das outras. Além disso, a proximidade impedirá o acesso às plantas e, consequentemente, a implementação de cuidados se tornará impossível.
O mais adequado para o cultivo de thuja ocidental é o solo solto, fértil e bem umedecido. O solo, composto de areia, deve ser enriquecido em turfa e turfa em partes iguais. O solo denso e hermético não é adequado para o plantio, como resultado da falta de oxigênio e da falta de nutrientes, as raízes param de se desenvolver, começam a apodrecer e a planta morre. O nível ideal de acidez (pH) do solo é de 5-6 unidades.
Outras preparações para o plantio incluem uma seleção de mudas. A idade do material de plantio não é significativa, mas deve-se esclarecer que, quanto mais velha a muda, pior ela se adapta às novas condições. Além disso, as variedades grandes são mais difíceis de transplantar, devido ao seu tamanho, por isso é melhor transplantá-las em idades mais jovens, com menos de 2 a 3 anos. A principal condição para a escolha de uma muda é a saúde e um forte sistema radicular. Para o transplante, ele deve ser removido do recipiente junto com um pedaço de terra.
Aterragem passo a passo
O pouso é realizado no meio da primavera, quando a neve cai e o clima ensolarado e estável é estabelecido.
Padrão de aterrissagem:
- Cavar um poço de plantio de 60 × 60 cm.O buraco deve corresponder ao tamanho do sistema radicular e das mudas.
- No fundo do poço, coloque uma camada de drenagem de 20 cm e, para isso, cascalho ou tijolos quebrados são adequados.
- Prepare um substrato a partir de uma mistura de turfa, solo decíduo e areia no cálculo de 1: 2: 1.
- Adicione 500 g de nitroammophoski ao poço de aterrissagem. Os fertilizantes aceleram o crescimento e estimulam o desenvolvimento de uma planta jovem.
- Para não ferir as raízes durante o plantio, as mudas devem ser regadas antes de serem retiradas do recipiente. É necessário tirar junto com um pedaço de terra. Devido ao fato de o nódulo conter uma quantidade suficiente de minerais e oligoelementos, não é necessária alimentação adicional por um ano.
- Se uma muda com raízes abertas for plantada, no centro da cova você precisará fazer uma almofada de barro e instalar uma muda, espalhando cuidadosamente as raízes.
- Depois de estabelecer um arbusto jovem, você precisa polvilhar gradualmente suas raízes com um substrato.
- O pescoço da raiz deve estar próximo da superfície da terra. Você não deve preenchê-lo com terra e forçá-lo.
Quando a muda é plantada adequadamente no chão, é recomendável fazer uma rotina ao redor dela, para que a água permaneça no local de plantio. A profundidade da pista deve ser de cerca de 5 cm. Se a árvore for plantada em uma ladeira - 10 cm. Então você precisa regar este local e aplicar uma camada de cobertura morta de 7 cm (turfa e lascas de madeira em partes iguais).
Cuidado
Após o pouso, o jovem thuja precisa de cuidados e atenção. O desenvolvimento da planta, sua aparência e o exterior do local como um todo dependerão de cuidados regulares e oportunos.
O atendimento de qualidade inclui:
- rega;
- cobertura oportuna;
- cultivo sistemático;
- mulching;
- preparação para o inverno;
- capina e afrouxamento do solo.
Além disso, atenção especial deve ser dada ao controle de pragas. Eles são perigosos não apenas por prejudicar a saúde do mato, mas também pelo fato de infectarem rapidamente todas as plantas que crescem no local.
Você sabe Na Grécia antiga, o thuja era considerado sagrado e seus galhos eram usados para acender fogueiras rituais.
Rega e alimentação
Thuja, no oeste de Kholmstrup, é bastante resistente à seca, mas uma falta prolongada de umidade pode levar à secagem das raízes e à morte da planta; portanto, a rega deve ser regular, principalmente nos meses quentes. Durante as primeiras semanas após o plantio, as mudas devem ser regadas duas vezes por semana, adicionando 10 litros de água.
Chuva simulada periodicamente. Para fazer isso, a árvore é regada através de um filme pontilhado de buracos, 1 vez por semana, usando 10 litros de água. Este procedimento elimina o pó depositado na superfície das agulhas e também hidrata o ar, o que afeta positivamente o desenvolvimento de brotações e a formação da coroa. No verão, a quantidade de água deve ser aumentada para 15 l; a frequência permanece a mesma duas vezes por semana.
Uma planta adulta é regada após 8 a 10 dias com 10 litros de água. A alimentação também é necessária na primavera e no verão.
Fertilizantes adicionais não serão necessários nos primeiros 1,5 anos após o plantio. Todos os componentes nutricionais necessários foram colocados no solo inicialmente. Quando a muda atingir dois anos de idade, é recomendável remover a camada superior da terra e substituí-la por uma camada de húmus de 15 cm de espessura.Aditivos minerais complexos especialmente projetados para coníferas, por exemplo, Kemira Universal, com base em 50 g por 1 m², são adequados como fertilizantes .
Importante! Na presença de doenças fúngicas, a aspersão é proibida. Durante o período de tratamento, apenas a rega basal é permitida.
Capinar e cultivar a terra
Capina e afrouxamento do solo são necessários todas as vezes após a rega. A remoção de ervas daninhas elimina as ervas daninhas da superfície da terra ao redor da planta, enquanto o afrouxamento facilita o acesso da umidade e do ar ao solo. Este procedimento deve ser realizado com muito cuidado para não danificar as raízes, localizadas próximas à superfície da terra. A profundidade de cultivo não deve ser superior a 10 cm, pois a cobertura do solo eliminará a necessidade de remover ervas daninhas e afrouxar o solo a cada vez após a aplicação da rega.
Como o mulch pode ser usado em partes iguais:
- grama cortada;
- folhagem;
- turfa;
- serragem.
Poda
Galhos e agulhas secas podem provocar a deterioração da coroa, por isso devem ser removidos regularmente. A poda ajuda a renovar os brotos: após esse procedimento, eles crescem mais intensamente e a coroa fica mais grossa. Se a planta tiver vários galhos, todos serão cortados, exceto um, o mais grosso e o mais forte.
Na primavera, antes que os brotos apareçam, as pontas dos brotos devem ser cortadas para acelerar seu crescimento. A poda também é necessária para dar à árvore uma certa forma (redonda, oval, em forma de cone).
Cobertura morta e abrigo para o inverno
Mulching é necessário para manter a umidade no solo. Para fazer isso, a terra ao redor da planta precisa ser limpa de ervas daninhas e solta. Nesse caso, você precisa ser extremamente cuidadoso para não tocar nas raízes. Em seguida, despeje e aplique uma camada de cobertura morta, consistindo de turfa e batatas fritas no cálculo de 1: 1. Neste caso, a espessura da camada é de 7 cm. Para manter o calor no inverno, a camada pode ser aumentada para 10 cm. Você pode adicionar folhagem seca ou feno à composição da cobertura. As proporções devem ser observadas em partes iguais.
Apesar do thuja tolerar bem as geadas, seus galhos que crescem verticalmente podem sofrer com o frio e a neve que se acumula neles. Como resultado do congelamento, os brotos morrem e se quebram. A fim de proteger a árvore dos efeitos negativos das baixas temperaturas, no final do outono deve começar os preparativos para o inverno. Para isso, é necessário aplicar uma camada de cobertura vegetal adequada para manter o calor (folhagem seca, feno, serragem e turfa em partes iguais).
Depois disso, instale uma moldura na qual você possa colocar um tecido de material leve, como estopa ou nylon. Existem também sacos especiais que podem ser usados repetidamente - basta lavá-los e secá-los após o uso e usá-los na próxima vez. Essas medidas ajudarão a proteger o jovem arbusto da geada e rajadas de vento frio.
Doenças e Pragas
Thuja é suscetível ao ataque de pragas e ao surgimento de doenças que podem causar danos significativos à sua saúde e infectar as plantas vizinhas. Portanto, é extremamente importante tomar medidas assim que os primeiros sinais de derrota aparecerem.
Descrição de pragas e sintomas de doenças:
- Thuja pulgões e insetos falsos. Eles atingem as agulhas, por isso começam a ficar amarelas e desintegradas. Para seu extermínio, o mato é tratado com agentes inseticidas duas vezes com um intervalo de 10 dias.
- Maybug Larva. Afeta as raízes das árvores, habitando solos férteis. Durante um dia, uma larva pode destruir o sistema radicular de uma planta jovem, o que levará à sua morte. A atividade desta praga pode ser reconhecida pelo estado dos rebentos e agulhas. Quando a lesão é observada, elas secam e a cor correspondente muda. Como uma luta com a larva de Maybug, é necessário regar a planta com uma solução de uma preparação química contendo imidaclopride. As proporções são indicadas na embalagem do medicamento.
- Irrigação inadequada e estagnação de umidade no solo podem levar a doenças das raízes dos fungos. Nesse caso, os brotos secam e a aparência do thuja se deteriora visivelmente. O tratamento inclui rega regular com a adição de drogas contendo cobre à água. A rega deve ocorrer uma vez a cada duas semanas até que os sinais da doença desapareçam e uma aparência saudável retorne.
Arborvitae decorativa perene plantada para projetar o design exterior. O plantio é bem simples, basta levar em consideração que o assento deve estar bem iluminado, escolher mudas adequadas e fertilizar o solo. Os cuidados subsequentes envolvem capina, afrouxamento do solo, poda sazonal de brotos, rega e preparação para o inverno. Com danos causados por pragas, é muito importante tomar medidas oportunas para combatê-las. A prevenção ajudará a proteger a planta contra doenças.