Os óleos essenciais são misturas oleosas voláteis que têm propriedades curativas. O petróleo também pertence àqueles, cujo principal componente é o pinheiro. O uso dessa mistura é extenso: é usado em cosméticos, cabelos e unhas, além de possuir propriedades curativas. A composição etérea permite que o produto evapore e não deixe marcas oleosas, o que também é uma grande vantagem.
Composição do óleo essencial de pinheiro
A ferramenta baseada em agulhas de pinheiro em sua composição contém:
- trecho baseado em agulhas;
- elemento álcool;
- éteres e ésteres.
Você sabe As agulhas de pântano podem crescer até 40 cm de comprimento. Essa árvore cresce apenas na América do Norte.
Propriedades curativas
- O éter de pinheiro possui efeitos terapêuticos significativos, por exemplo:
- anti-séptico;
- anti-inflamatório;
- diurético.
Além disso, propriedades químicas permitem o uso desse óleo como componente na criação de medicamentos. Portanto, essa substância aromática ajuda a resfriados: graças a uma propriedade expectorante pronunciada, é usada em medicamentos projetados para melhorar a respiração com resfriados.
O agente em questão não é menos eficaz em doenças do sistema renal. Permite dissolver formações sólidas que podem aparecer no trato urinário. Além disso, esse éter ajuda na artrite, dores nas costas e articulações.
Aplicação
Esta ferramenta é amplamente utilizada em vários campos: é usada em cosmetologia, aromaterapia e para fins medicinais. Persistência e resistência, permitindo que o pinheiro permaneça verde o ano todo, crescendo em um clima rigoroso do norte, também determinam as vantagens do extrato de agulhas.
Em cosmetologia
Na cosmetologia, é usado para rejuvenescer o rosto. Os ésteres ajudam a suavizar as rugas e tornam a pele mais macia e aveludada. Além disso, o éter de pinheiro é usado para cuidar do corpo: melhora a circulação sanguínea e a condição dos flocos de pele.
Graças ao uso de éter de pinheiro, ele se torna elástico. Use esta infusão terapêutica pode ser para pessoas com qualquer tipo de pele. Essa ferramenta pode ajudar as pessoas com cabelos secos e quebradiços - o óleo aumenta a elasticidade da estrutura capilar e acelera a taxa de crescimento.
Na aromaterapia
O cheiro de agulhas de pinheiro é usado na aromaterapiadando a oportunidade de relaxar e se acalmar, superar os efeitos do estresse. Ao mesmo tempo, o componente etérico permite que as pessoas se livrem da sonolência.
Em vários programas que usam óleos aromáticos, o éter de pinheiro é usado para erradicar a auto-aversão, além de pessimismo e agressão a outros. Isso fortalece o desejo de uma pessoa de desenvolver e aprender algo novo.
Você sabe Para nossos antepassados, o pinheiro era considerado uma árvore que traz boa sorte. Seus galhos foram pendurados na casa, para que a prosperidade reinasse nela, e o casal viveu alma a alma.
Na medicina popular
Na medicina popular, a tintura à base de pinheiro silvestre é usada para tratar articulações doentes. Além disso, é usado para esfregar a parte inferior das costas, bem como as pernas com varizes. Ajuda com dores de cabeça, resfriados e doenças renais e hepáticas.
Métodos de cozimento
A preparação de óleo à base de agulhas não leva muito tempo.
Existem duas maneiras de fazer uma infusão ideal:
- Maceração a frio.
- Maceração a quente.
A preparação de matérias-primas para cozinhar é a mesma, no entanto, existem características no próprio método de cozimento.
Cozinhando da primeira maneira
Ingredientes
- agulhas: 200 g;
- brotos jovens de pinheiro: 200 g;
- azeite: para cobrir com agulhas.
Importante! É necessário monitorar a perda de óleo durante a filtração. As agulhas são pressionadas com força e, portanto, há uma probabilidade de perda de 20% do líquido.
Método de cozimento:
- As agulhas precisam ser lavadas e secas em uma toalha para que não haja grãos de areia, sujeira e poeira no óleo.
- Metade das matérias-primas deve ser cortada em pedaços pequenos e depois colocada em uma jarra de litro para que fique 1/3 cheio.
- Depois que a mistura preparada é derramada no topo com óleo e fechada. Nesta condição, o banco deve permanecer em um local quente e escuro por 5 dias.
- No sexto dia, é necessário coar a tintura de óleo e preenchê-la com a segunda metade da matéria-prima, depois deixar por mais 5 dias. Depois disso, repita o procedimento do 1º ao 4º ponto, mais 2-3 vezes.
Segunda maneira de cozinhar
Ingredientes
- agulhas: 200 g;
- brotos jovens de pinheiro: 200 g;
- azeite: para cobrir com agulhas.
Método de cozimento:
- As agulhas devem ser lavadas e picadas, como no primeiro método.
- Encha um frasco de 1/3 litro e encha com óleo e cubra.
- Esta mistura deve ser colocada em banho de vapor por um período de 3 a 4 horas. A temperatura do banho de vapor não deve exceder + 37 ° C.
- Após esse período, é necessário esfriar a mistura e escorrer o óleo para um recipiente separado.
Vídeo: Óleo essencial de pinho
Contra-indicações e possíveis danos
- Apesar do fato de o éter à base de agulhas de pinheiro ser útil e ter propriedades curativas, ele pode prejudicar o corpo humano:
- Em primeiro lugarNão pode ser utilizado por mais de 7 dias consecutivos Exceções podem ser apenas medicamentos, onde o período de uso é prescrito pelo médico assistente.
- Em segundo lugar, não deve ser usado na vida cotidiana de pessoas com intolerância pessoal ao componente principal, ou seja, agulhas.
Importante! É indesejável usar a substância em questão para hepatite, glomerulonefrite e também durante a gravidez. As substâncias ativas podem afetar adversamente a condição de uma pessoa, causando dores de cabeça e náusea.
Portanto, ésteres à base de extratos de agulhas são úteis para o corpo como um todo. Esta substância pode ser usada para fins cosméticos, bem como no tratamento de doenças. Os óleos aromáticos permitem que você saia da depressão, se anime e relaxe. No entanto, existem efeitos colaterais que não devem ser esquecidos.