Provavelmente todos ouviram falar da pervinca. Essa cultura incomum se sente confortável sob quaisquer condições de crescimento. Seus representantes são capazes de cobrir a superfície da trama com um tapete real, onde as flores são intercaladas no meio de uma tela verde de beleza incomum. Mas você não precisa tratar essa planta como um simplório, porque é capaz de se comportar de maneira bastante agressiva em relação a outras culturas, forçando-as a sair do solo fértil.
Descrição geral da pervinca
A pervinca pertence ao gênero Kutrovy. Sua terra natal é a Ásia e a América do Norte, de onde ele veio para quase todos os cantos do mundo. Essa cultura é capaz de crescer e manter uma cor verde tanto em clima temperado quanto sob montes de neve, dando a impressão de uma planta sempre-verde. Eles tentam aplicar propriedades tenazes e beleza decorativa incrível em todos os lugares ao criar zonas de jardins e parques. A planta fica ótima perto de composições de pedras, no design de slides e jardins ornamentais alpinos.
A pervinca é uma cultura perene de cobertura do solo gramada, cujos brotos ramificados se espalham pelo solo, formando pequenos arbustos com pouco mais de 30 cm de altura ou um verdadeiro véu colorido verde.
Folhas ovais verde-escuras com um comprimento de 3 a 5 cm e uma largura de aproximadamente 2,5 cm são formadas em pecíolos colocados em finas hastes verdes ou verdes com tonalidade vermelha. Sua superfície brilha atrativamente à luz do sol.
Você sabe A pervinca recebeu esse nome da palavra "barva" por causa da floração colorida. Mas winka, grama grave, violeta de bruxa, zelenka, cemitério, capim-caixão, olho do diabo, alegria da terra, violeta do feiticeiro, genciana - esses não são todos os nomes que às vezes são chamados de cultura.
Grandes flores únicas de plantas florescem nos seios decíduos. Eles consistem em uma corola com um longo tubo tubular e cinco pétalas, que apresentam ligeiras separações nas extremidades dobradas. A coluna estame e ovário quase não é visível no centro. O diâmetro das flores é de aproximadamente 3 cm, com delicadas cores azul, azul, roxo, rosa, tons ligeiramente diferentes na base e na borda das pétalas.
O período de floração de abril a junho depende do tipo e variedade de plantas. Os frutos da pervinca são placas esverdeadas que se assemelham a uma foice de 7 a 8 cm de comprimento, no meio das quais amadurecem as sementes marrons ásperas e oblongas.
O sistema radicular das plantas perenes de até 0,7 m de comprimento é raso, localizado horizontalmente na superfície da terra. Cuidar de uma pervinca não é particularmente difícil. O plantio de mudas deve ser realizado em solo não muito ácido, que consiste em uma mistura de barro com areia.
Deve-se ter em mente que os representantes da cultura são capazes de expandir significativamente a largura e estrangular as plantas vizinhas. Portanto, a distância entre eles deve ser suficiente. Aparar brotos e parar flores também pode ajudar.
Essa cobertura do solo se sente melhor sob luz solar suficiente, mas não se traduz em sombra parcial ou em local sombreado. Deve ser regada moderadamente. Fertilizar com fertilizantes minerais será útil. Recomenda-se beliscar para melhorar o crescimento. Somente após alguns anos, a pervinca se torna muito resistente ao gelo, antes disso, as plantas jovens precisam ser cobertas adicionalmente.Para doenças e pragas, a cultura mostra um alto nível de resistência. A propagação perene é possível usando sementes, camadas, estacas, dividindo o mato. Mas esta planta é capaz de se reproduzir independentemente.
Vídeo: cobertura do solo - pervinca
Tipos e variedades de pervinca
Pervinca tem mais de dez espécies. A maioria deles tem muitas de suas variedades. Mas nem todas as espécies são comuns na jardinagem doméstica. A seguir, será descrito o mais popular deles com nomes e recursos.
Você sabe Devido ao conteúdo dos componentes alcalóides, uma pervinca gramada é capaz de reduzir a pressão. Também é usado no tratamento de úlcera gástrica.
Grassy
A pervinca de capim (Vinca herbacea) ganhou sua distribuição na Ucrânia e no Cáucaso. O mais popular entre os jardineiros é a variedade Alba, que produz flores brancas.As pétalas das flores apontadas para a borda têm uma cor violeta-azulada. Sépalas são emolduradas por cílios. Representantes das espécies começam a florescer a partir do final de maio e fazem isso por um mês.
Os representantes desta espécie são caracterizados pela presença de folhas ovais ou oblongas em crescimento pareado, com uma tonalidade verde brilhante nos brotos rastejantes ou ligeiramente crescentes acima do solo. Hastes finas não rastejam, suas plantas parecem espalhadas nas videiras vizinhas na forma de videiras. A folhagem tem um revestimento leve de pequenos pêlos ásperos. À medida que o inverno se aproxima, ele cai, mas sempre renasce com o advento da primavera.
Você sabe Em 2002, Vinca major Variegata foi premiada com a Royal Horticultural Society da Grã-Bretanha. — Prêmio de Mérito Jardim.
Sadovodov fica muito desanimado pelo fato de as espécies gramíneas diferirem em alguma "arrogância": ao crescer, ele tenta enraizar quase todas as pontas dos brotos, transformando o canteiro em uma imagem caótica. Portanto, algumas vezes passou a ser utilizado como cultura de ampel com cultivo em recipientes.
A resistência do inverno nas plantas é bastante alta, mas no inverno nevado, recomenda-se cobrir adicionalmente com folhagem seca, ramos de abeto ou outros meios adequados.
Grande
A pátria do pervinca Bolshoi (Vinca major) é mediterrânea, caucasiana e da Crimeia. Mas tornou-se difundido na Europa. Este arbusto tem brotos perenes e de pé, sempre verdes, às vezes bastante pubescentes. As folhas foscas relativamente grandes da planta têm até 8,5 cm de comprimento, em forma de ovo, às vezes parecendo um coração.
Representantes da espécie se sentem bem tanto ao sol quanto à sombra. A única coisa que as plantas não toleram é solo ruim e falta de umidade. Além disso, eles não são caracterizados por resistência ao gelo, portanto, requerem abrigo.As flores, de cor lilás-azul, atingem 5 cm de diâmetro, pedúnculo de até 40 cm e as plantas florescem por mais de um mês, a partir de maio. As hastes das espécies durante o crescimento são capazes de se enraizar nos nós, criando um revestimento contínuo da superfície da Terra. Mas isso acontece lenta e gradualmente.
A grande variedade Variegata (Vinca major Variegata) é popular. Difere de outros representantes da pervinca com folhagem de bordas brancas, que às vezes podem ser completamente brancas e falta de flores. A variedade não forma um revestimento contínuo.Também conhecida é a variedade Maculata com veias amarelas levemente delineadas nas folhas.
Pequeno
Pervinca Pequena (Vinca minor) vem dos territórios da Ásia Menor e do Mediterrâneo. Os representantes perenes da espécie estão na forma de arbustos eretos ou rastejantes, de comprimento curto a 35 cm. As brotações são capazes de crescer até 1,5 m, criando um revestimento denso. Nos locais de interação com o solo, eles se enraízam.
A folhagem das plantas é brilhante, as folhas são elipsóides. Representantes da espécie florescem do meio da primavera até o início do outono. Flores até 2,5 cm de diâmetro
Você sabe Era sobre a pervinca que pequenas lendas foram compostas. Com sua participação, várias ações rituais ocorrem. O fato de a vegetação desta planta ser capaz de não apenas reduzir as células cancerígenas, mas também destruí-las, também fala de seu propósito mágico.
Esta espécie difere de outras na variedade de variedades, dentre as quais:
- Atropurpurea (Аtropurpurea) - uma variedade de plantas de até 30 cm de altura com flores lilás-roxas, cujo período de aparecimento é do final da primavera ao início do outono.
- Iluminação (Iluminação) - uma variedade que foi descoberta acidentalmente em 1995 por Christie Hensler entre os exemplos de seu berçário. É caracterizada por manchas relativamente grandes, com manchas amarelas de folhas com densidade significativa. As flores da variedade são padrão.
- Azul e ouro (Azul e ouro) - uma variedade de folhas com uma moldura amarela tão grande que quase se sobrepõe à área central verde. Isso permite criar um revestimento de beleza exclusivo, que combina harmoniosamente as cores amarelo-dourado, verde e azul.
- Sicília (Catharanthus roseus) - uma variedade de plantas malhadas com folhagem verde clara e cores vivas do roxo ao vermelho.
- O uso desse tipo de pervinca na medicina é um fato indiscutível. Ele é capaz de:
- dilatar os vasos sanguíneos;
- aliviar a tensão nervosa;
- tem um efeito antimicrobiano no corpo;
- contribuir para a cessação do sangramento;
- ter um efeito adstringente;
- pressão arterial mais baixa;
- ajuda com doenças dos olhos e órgãos otorrinolaringológicos.
Pubescente
Pervinca (Vinca pubescens) chegou até nós do oeste do Cáucaso. Não é tão comum quanto o resto das espécies. Quase não cresceu em casa. Este arbusto decíduo é caracterizado por uma estrutura friável, que foi a razão do nome.
Tem brotos rastejando no chão. As folhas são verde-escuras. Suas flores são azuis escuras na cor média, com até 3,5 cm de diâmetro, aparecem em maio e continuam a florescer durante o mês de junho. Este é um tipo de cultura que adora calor, por isso deve ser coberto durante o inverno.
Branco
Pervinca branca - uma cobertura perene gramada do solo, com caules longos e finos e densa folhagem saturada. Tudo isso lhe permite formar um tapete contínuo na superfície da terra. As flores da planta têm até 3 cm de diâmetro, brancas como a neve, lindas e são numerosas. Aparecem em pedúnculos de até 25 cm de comprimento.
A planta floresce profusamente desde meados de maio até quase o final de junho. Esta espécie basicamente duplica as características do seu parente selvagem próximo. Difere apenas no caule avermelhado em forma de tubo no centro da flor. Sente-se melhor em solos nutritivos em locais ensolarados ou sombreados.
Você sabe A pervinca é uma cultura tão vibrante que, mesmo na forma cortada, seus representantes são capazes de viver até que a água escorra no vaso.
Anão
A pervinca dos anões é uma planta espessa e atrofiada, cuja altura não excede 25 cm e as folhas da planta são verdes com um tom brilhante. O tamanho de flores rosa é de 3 a 4 cm de diâmetro. A espécie é caracterizada pela despretensão em termos de cultivo, sente-se bem ao sol e à sombra. A umidade moderada e a presença de propriedades nutricionais do solo são as principais condições para o crescimento produtivo.
A alimentação com fertilizantes minerais ou orgânicos tem um efeito positivo no processo de crescimento. A planta se sente confortável a temperaturas de + 20 ° C a + 25 ° C. Adequado para uso interno. É amplamente utilizado no design de canteiros, jardins, fronteiras.
Entre as variedades desta espécie são particularmente conhecidas:
- Kiffa (ou Kiff) - uma variedade com flores lilás;
- Linda - variedade cujas flores têm uma cor rosa escuro e uma parte central esbranquiçada.
Rosa
O rosa pervinca (Vinca rosea), cujo nome surgiu devido à bela cor de suas flores, refere-se às sempre-vivas. Representantes da espécie têm brotos ramificados diretos. Altura da planta de até 0,6 m. Folhas alongadas verde-escuras de até 7 cm de comprimento, lisas, têm uma superfície brilhante com uma faixa branqueadora ao longo de cada folha.As flores têm rosa, às vezes misturadas com corolas brancas. A espécie começa a florescer com a chegada de dias quentes e estáveis de primavera e continua quase ao frio. Os frutos das plantas têm uma forma curva na forma de uma foice.
Importante! A luz solar direta pode causar queimaduras nas folhas da pervinca.
Esta espécie possui duas variedades principais:
- Primeiro beijo (Primeiro beijo) - uma variedade com flores rosa brilhantes, localizadas principalmente no topo do mato;
- Remint cooler (Cooler de hortelã-pimenta) é uma variedade que pertence a esta espécie, porque as flores brancas ou creme com um centro vermelho brilhante parecem rosa à primeira vista.
A pervinca às vezes é tratada como uma planta misteriosa e mística. Muito provavelmente, isso se deve às propriedades curativas exclusivas da cultura e à sua capacidade de ajudar em muitas situações. Com tudo isso, a pervinca é uma planta extraordinariamente bonita que pode adicionar entusiasmo ao design de uma trama pessoal comum, abri-la de um lado novo e bonito.