Mesmo aquelas pessoas que nunca foram a uma "caçada silenciosa" ouviram falar da russula. Estes são cogumelos deliciosos que são comuns na Europa. No entanto, nem todas as suas espécies podem ser comidas - algumas espécies causam intoxicação. A lista de russula comestível e perigosa você encontrará abaixo.
Descrição biológica
Todos os Russula pertencem ao gênero Russula. Existem muitas variedades, mas a descrição geral é semelhante. O chapéu é lamelar, esférico ou abobadado, na maioria das vezes com as bordas abaixadas, o diâmetro varia de 2 a 15 cm e, à medida que se desenvolve, fica mais plano.
A pele da maioria das espécies é seca, em algumas variedades oleosas. A cor pode variar de verde claro a roxo. A estrutura da pele varia de acordo com o tipo - às vezes se separa facilmente, às vezes se encaixa perfeitamente na polpa e, em alguns casos, rachaduras. A polpa é branca.
Em termos de sabor, em variedades comestíveis é macio, em variedades não comestíveis é agudo.. As placas estão bem presas ao chapéu, geralmente quebradiças, brancas ou marrom claro. A perna é reta, com cerca de 5 cm de altura, de forma semelhante a um cilindro. Pode ser mais fino ou mais grosso na parte inferior. A cor geralmente é branca, embora também haja cores.
Variedades de Russula comestível
Ciência aloca apenas 275 espécies no gênero Russula. Destas, apenas 60 espécies crescem na CEI. Das espécies existentes, a maioria dos fungos é comestível. As mais comuns são as variedades de amarelo, cinza, azul, verde, comida, garfo e pântano.
Amarelo
Dois tipos de russula têm esse nome: amarelo dourado e amarelo claro. O Russula amarelo dourado tem um chapéu fino, nos primeiros estágios de crescimento é convexo e depois é amassado no centro. A cor da casca é amarela e seus tons.
A variedade dourada se distingue por uma polpa muito frágil de chapéu e pernas. O cheiro é como o perfume das rosas. O sabor é doce, a amargura está ausente. Cresce em todos os tipos de florestas.
O cogumelo é uma variedade amarela clara em forma convexa. O chapéu é amarelo rico, parcialmente lustroso. A polpa é forte, branca, quando cortada fica cinza. Cogumelos são levemente perfumados. A polpa é frequentemente doce, às vezes um grão está presente.
Você sabe Nome latino "russulus" traduz como "avermelhado". Isto é devido à cor das tampas da maioria dos cogumelos.
Cinza
Cogumelo de tamanho médio com um chapéu de carne. A pele é cinza, às vezes verde-acinzentada ou cinza pálido. A polpa é densa, sem gosto, branca por dentro, mas fica rosada quando cortada. Não possui aroma pronunciado.
Azul
Russula desta espécie também é chamado de azul. Cresce principalmente em plantações de coníferas. Ocorre principalmente próximo ao abeto comum, com o qual forma micorriza. Uma característica distintiva é a cor azul do chapéu. A cor varia do azul ao lilás escuro, é irregular. O sabor é agradável, suave.
Verde
Externamente, o cogumelo não é atraente. A casca do chapéu é verde pálido ou pântano claro; à distância, lembra a cor de um cogumelo venenoso. No entanto, este cogumelo é bastante comestível. O sabor da polpa é suave, até um pouco doce. Você pode encontrar cogumelos em florestas de qualquer tipo.
Alimento
Um dos tipos mais valiosos de russula. A perna é reta, branca. O chapéu é marrom, mas existem várias variações de cores - de vermelho-rosa a cinza. Ocasionalmente, os catadores de cogumelos encontram uma rúcula de comida completamente branca. O cogumelo não exala um aroma óbvio, mas tem um sabor agradável, em parte de noz. Pode ser encontrada em todos os tipos de florestas.
Bifurcada
O segundo nome da espécie é multiplaca.. O chapéu pode ser diferente: amarelo com um centro mais escuro, esverdeado ou ligeiramente marrom. Perna cônica, branca. As placas estão densamente dispostas, entrelaçadas na base, daí o nome do cogumelo. Cresce sob faias, vigas, carvalhos e outras árvores de folhas largas.
Marsh
Esta espécie tem um chapéu vermelho, um pouco marrom no meio. A cor das pernas costuma ser rosa pálido, às vezes branco puro. A carne não tem gosto. O aroma é fraco, prevalecem notas frutadas. Russula molhado cresce principalmente sob pinheiros. Eles também são encontrados em florestas mistas.
Russula falsa
Cogumelos do gênero Russula podem ser consumidos na maior parte. No entanto, várias espécies não são adequadas para cozinhar. Essa russula é chamada de falsa. Estes são fungos não comestíveis que causam intoxicação e distúrbios gastrointestinais.. Os russos falsos incluem variedades de vermelho, bétula, rosa, quebradiças e pungentes.
Você sabe No tempo de Kievan Rus, Russula nunca foi comido cru. Os cogumelos foram cozidos duas vezes e só depois foram assados no forno.
Vermelho
O segundo nome é sangrento. Uma característica distintiva é um chapéu vermelho rico, cujo diâmetro não excede 6 cm, com formato achatado e levemente convexo. A perna é rosa. A polpa tem um gosto forte. O cheiro é cogumelo comum. Em áreas abertas, raramente cresce. Na maioria das vezes, o cogumelo pode ser encontrado em florestas de coníferas ou mistas.
Birch
Uma variedade de alta toxicidade. O chapéu é vermelho e rosa, algumas cópias são brancas. O aroma é fraco. O sabor é pungente, desagradável. Cresce principalmente perto de bétulas em locais de alta umidade.
Rosa
Possui chapéus cor de rosa. A pele de um corpo jovem e frutado é rica em vermelho e depois lavada para uma tonalidade mais clara. O sabor não é amargo, mas mentol. O cheiro é como um frutado. Cresce principalmente sob árvores de folha caduca e é encontrada em plantações de pinheiros. Os dados sobre a inedibilidade dessa espécie variam.. Algumas fontes indicam que a variedade rosa é adequada para consumo.
Quebrando
Você pode determinar a variedade pela fragilidade da polpa. Os cogumelos jovens são fortes, depois se tornam quebradiços, literalmente se esfarelam nas mãos. A cor da pele é geralmente roxa em diferentes tons, de avermelhado a pálido.
Importante! Se você não entende a preparação de cogumelos condicionalmente comestíveis, é melhor nem tentar cozinhá-los. O dano da preparação inadequada excede os possíveis benefícios.
Há também chapéus brancos, amarelos e cinza-esverdeados. O cogumelo não é comido por causa do sabor muito amargo. De fato, uma russula quebradiça refere-se a cogumelos comestíveis condicionalmente. É venenoso em sua forma bruta, mas após a salga pode ser usado em alimentos.
Queimando quente
Este cogumelo também é chamado emético.. Russula pungente pode ser identificado por um odor desagradável. O sabor é picante, razão pela qual o cogumelo recebeu esse nome. Outra característica do visual pungente é um chapéu vermelho-púrpura, às vezes com um tom rosado. Na maioria das vezes cresce perto de pinheiros.
Sinais de envenenamento Russula envenenamento
Os toxicologistas dividem o envenenamento por cogumelos em 4 tipos. A russula falsa é um suco leitoso venenoso perigoso, portanto, pertence ao 4º grupo.
Importante! Nos primeiros sintomas de envenenamento, você precisa induzir o vômito e dar ao paciente "Enterosgel", carvão ativado ou outro sorvente. Recomenda-se chamar um médico.
A imagem do envenenamento em etapas é a seguinte:
- No máximo 6 horas após o consumo, uma pessoa enfraquece, começa diarréia, náusea e vômito.
- Dentro de 2 dias, os sintomas de distúrbio gastrointestinal são claramente manifestados.
- Então o veneno sai do corpo e o paciente se recupera.
As fatalidades do uso de russula falsa não são registradas. No entanto, os sintomas de envenenamento são desagradáveis, portanto, não vale a pena comer cogumelos não comestíveis.
Ao coletar russula, preste sempre atenção à sua cor, forma e cheiro. Cogumelos atraentes externamente podem ser perigosos para a saúde. É melhor certificar-se de que você fez a escolha certa do que tomar remédios e sofrer. Um apanhador de cogumelos competente sempre coleta cuidadosamente as culturas da floresta, para não prejudicar a si e aos entes queridos.