Nem todo mundo considera a russula um bom cogumelo para comer, por exemplo, na Alemanha eles a ignoram. Quais espécies da família são comestíveis, quais não são, como diferenciá-las sobre isso mais adiante neste artigo.
Descrição biológica
No total, mais de 270 espécies de russula foram estudadas e descritas; cerca de 70 delas são encontradas em nossas florestas. Todas as amostras têm a mesma estrutura, diferindo apenas na altura da perna, diâmetro e cor da tampa.
Então, russula é a seguinte:
- chapéu em cogumelos jovens na forma de uma bola ou sino, ele se endireita à medida que cresce, às vezes fica achatado com uma depressão no centro, raramente, mas é convexo em espécimes adultos. Tons brancos ou amarelos, às vezes fundidos com uma perna, quebram facilmente;
- pele na superfície, pode ser opaco e com brilho, seco e mucoso, às vezes com rachaduras, com uma borda reta ou rasgada. Na maioria das vezes, é facilmente removido, com exceção de uma variedade de pré-cargas;
- perna na forma de um cilindro, é bem compactado, pode ser oco, grosso, pode afilar na direção do fundo, a cor é branca ou a cor do chapéu se repete;
- carne cogumelos comestíveis não escurecem no corte, denso, carnudo, tem um aroma e sabor agradáveis. Nos frutos não comestíveis, muda de cor no corte, é amargo ou tem um sabor picante, inodoro ou cheira desagradável.
Você sabe Alguns fungos têm propriedades fosforescentes, ou seja, brilham no escuro. Parece que a qualidade absolutamente inútil é usada com sucesso pelos paisagistas.
Tipos de Russula comestível
Quase todas as amostras comestíveis têm um pouco de amargura, para que não sejam sentidas, os cogumelos são embebidos em água ou leite.
A lista de deliciosos russula com uma breve descrição:
- verde - a parte superior do corpo de frutificação é azul esverdeado, verde pálido, as placas são brancas, amareladas no recesso, a parte inferior do corpo é branca, o cheiro é agradável;
- preto, preto e branco- a cor é cinza-preto, branco-cinza, cinza-oliva, verde-oliva, a perna é grossa no corte e pintada com um tom rosa pálido;
- russula amarelo - a cor corresponde ao nome, a forma do chapéu é plana, com um recesso no meio, o prato e a perna são brancos, tem um sabor doce;
- russula blue - a cor é roxa escura, pode lançar lilás escuro, a polpa é granular densa, o aroma de cogumelo;
- semelhante ou semelhante a couro - o chapéu é vermelho com um tom marrom, vermelho-violeta, a carne é densa, levemente áspera, a perna branca na parte inferior pode ser rosa claro;
- ametista - a cor roxo claro pode ser misturada com marrom, cinza, a pele brilha pegajosa ao toque;
- comida - uma tonalidade roxa escura ou marrom-marrom com um toque de cinza, o sabor tem uma nitidez, aroma de amêndoas;
- russula variegada - verde escuro, pressionado ao centro, inodoro, com um agradável sabor adocicado;
- dourado - o fundo principal do chapéu é vermelho-alaranjado, na depressão central é amarelo brilhante, cheira a fruta;
- castanho - o chapéu é marrom escuro com um centro escuro de oliva, cheira a peixe salgado;
- azul amarelo - É pintado de azul-violeta com manchas amarelas, tem um agradável sabor a nozes;
- azeitona - a cor principal das azeitonas verde-escuras, existem manchas de tom vermelho-alaranjado ou ocre;
- esverdeado - o chapéu é verde azeitona com uma tonalidade azul, o sabor é adocicado;
- pântano - perna vermelha escura, marrom-avermelhada, branca com um tom rosado; a carne elástica é valorizada na decapagem.
Propriedades úteis
O Russula coletado em locais ecologicamente limpos contém vitaminas e minerais, além de outras substâncias úteis ao organismo.
- A alimentação regular tem um efeito benéfico em muitos sistemas e órgãos:
- Fortalece os vasos sanguíneos e o músculo cardíaco, normaliza o colesterol no sangue, ajuda a produzir hemoglobina.
- Regula o equilíbrio de substâncias e processos metabólicos - sal de água, proteínas, carboidratos, ácidos.
- Melhora o metabolismo, ajuda a limpar o intestino.
- Normaliza a pressão arterial, frequência cardíaca.
- Afeta favoravelmente o sistema nervoso central e o cérebro - regula a transmissão dos impulsos nervosos, melhora a memória, ativa a concentração. Alivia o estresse e a ansiedade, elimina a insônia.
- Mantém a condição das membranas mucosas de todo o corpo, incluindo os olhos, melhora a função visual.
- Fortalece o sistema imunológico, ativa a produção de anticorpos.
- Melhora o processo de regeneração celular, respiração de células e tecidos.
- Apoia a função de limpeza do fígado, ajuda o corpo a restaurar as células danificadas.
- Promove uma aparência saudável da pele, cabelos, retarda o processo de envelhecimento.
- Fornece ao corpo a energia necessária.
- Ajuda a manter um fundo hormonal saudável, função reprodutiva e função do sistema endócrino.
Duplas não comestíveis
Não existem cogumelos francamente venenosos na família russula, existem espécimes tóxicos e comestíveis condicionalmente que, se mal preparados, podem muito bem causar intoxicação. Os frutos não comestíveis não apresentam diferenças pronunciadas em relação aos espécimes ingeridos. Aparecem ao mesmo tempo e nos mesmos lugares que a russula comestível, e têm uma estrutura idêntica ao corpo frutífero. Para se proteger do envenenamento, você precisa coletar apenas os cogumelos que conhece bem "pessoalmente".
Você sabe A pedra afia não apenas uma gota de água, mas também uma tampa de cogumelo. A pressão do turgor atinge força capaz de romper uma lacuna na laje de mármore à medida que cresce.
Lista de espécies não comestíveis:
- russula mayra - o chapéu é vermelho-rosa, a pele está mal separada, a carne embaixo é rosa;
- pungente - a cor é vermelha, muito brilhante, o chamado ácido, tem um odor cáustico-desagradável;
- ondulado - marrom, vermelho escuro, o centro amassado é quase preto, o aroma é pungente;
- russula kele - roxo, violeta-violeta, as bordas são irregulares, erguem-se, a carne fica amarela no corte;
- carga falsa - chapéu rosa sujo, carne amarelo-avermelhada, secreta suco leitoso;
- vermelho sangue - o chapéu é vermelho escuro, brilhante, a perna é rosa.
Cogumelos visualmente venenosos podem ser identificados por uma perna desproporcionalmente fina, um odor desagradável, uma saia de plástico sob o chapéu e pratos frequentemente fundidos. Além disso, vermes e outros insetos, lesmas nunca tocam um produto tóxico.
Importante! Dois tipos de russula - verde e esverdeado são muito semelhantes ao mergulhão pálido de cogumelos venenosos. Você pode distinguir um cogumelo venenoso de um feto comestível pela perna, fino em relação ao tamanho do chapéu e um anel de filme duplo.
Alguns cogumelos perigosos, semelhantes ao jovem Russula, com um chapéu abobadado, têm uma tampa afiada. Um cogumelo bom e comestível não possui um Volvo com filme na base, como a maioria das amostras venenosas. Se você mover a folhagem e o solo perto da parte basal, poderá ver que o fundo parece crescer fora da panela.
Contra-indicações e limitações
Como o corpo de frutas da russula contém proteínas, não é recomendável ingerir esse produto para pessoas com intolerância individual a compostos proteicos.
- Você não pode comer russula em caso de exacerbação de doenças de órgãos:
- Trato gastrointestinal;
- rim
- o fígado.
Sintomas de envenenamento e primeiros socorros
O problema de identificar possíveis envenenamentos é que os sintomas não aparecem imediatamente, mas depois de algumas horas, às vezes dias. O corpo é gradualmente exposto a toxinas.
Com o envenenamento, existem sensações:
- náusea
- vômito
- dor de cabeça
- peso e dor no estômago;
- suando
- a aparência de falta de ar;
- lacrimação e mucosas secas;
- batimento cardíaco acelerado;
- alucinações, convulsões e delírio são possíveis.
Um dos sinais físicos, sem dor óbvia, pode ser a coloração da urina em vermelho. As toxinas destroem a membrana protetora dos glóbulos vermelhos. Em qualquer caso, a identificação dos sintomas, você precisa chamar ajuda médica qualificada.
Importante! Não é aconselhável incluir cogumelos na dieta para nutrizes e crianças com menos de 10 anos de idade; os alimentos são considerados pesados, pouco absorvidos pelo corpo das crianças.
Antes da chegada dos médicos, são executadas as seguintes ações:
- A vítima pode beber pelo menos um litro de água morna com permanganato de potássio; caso contrário, você pode diluir um pouco de sal de mesa. O principal é induzir o vômito e esvaziar o estômago até que a água extraída com espasmos esteja clara.
- Dê qualquer sorvente.
- Coloque o paciente e embrulhe-o calorosamente; é aconselhável colocar uma almofada de aquecimento nos membros inferiores.
- Beber bastante: chá sem açúcar, água, água mineral sem gás.
Russula é um cogumelo saboroso e saudável, mas precisa ser capaz de cozinhar e distinguir dos mergulhões. Lembre-se de que mesmo uma amostra comestível pode ser prejudicial se for coletada em uma área ambientalmente desfavorecida.