Cada jardineiro está tentando destacar e decorar sua trama com alguma coisa. Na maioria das vezes, um canteiro de flores se torna uma decoração decorativa, atraindo atenção com tintas coloridas. No entanto, suas formas usuais quase não causam mais interesse, agora foram substituídas por novas formas de decorar canteiros de flores - usando pedras. Para construir essa "beleza", não é necessário entrar em contato com especialistas. Depois de colocar sua inteligência, desejo e compartilhamento de imaginação, você pode fazer tudo sozinho, mas como - mais um artigo falará sobre isso.
Tipos de canteiros de pedras
A principal vantagem do uso de pedra para decorar canteiros de flores é a beleza natural do material, sua durabilidade. No entanto, o custo relativamente baixo pode muito bem agradar os proprietários do site. Dependendo do conceito do design, você pode escolher o material mais adequado em cor, forma e textura. Alguns jardineiros conseguem encontrar e coletar blocos de pedra por conta própria, se a paisagem permitir.
Você sabe Nos Estados Unidos, na fronteira dos estados da Califórnia e Nevada, há o lago Raistrake Playa, seco. No fundo, existem blocos de pedra pesando cerca de 350 kg, que se movem sozinhos, deixando vestígios no chão.
Antes de prosseguir com a construção do canteiro, é necessário entender claramente que tipo de visualização você deseja ver no seu site. Isso ajudará a escolher a forma, o material certo e a colocar a composição no local de alívio mais favorável.
Arabesque
O arabesco é um dos tipos surpreendentemente atraentes de canteiros de flores, que podem ter uma variedade de formas, às vezes complexas, assimétricas. O local de nascimento deste tipo de canteiros são os antigos países do leste. Olhando para o canteiro, você tem a sensação de um desenho, aplicado em cores brilhantes. Pode ser formas geométricas, ornamentos, imagens de flores, borboletas, etc.
Anteriormente, esses canteiros eram formados exclusivamente a partir de plantas, mas hoje elementos de pedra natural, como lascas de mármore ou granito de cores diferentes, seixos são introduzidos no canteiro. Eles distinguem os contornos da composição. Imediatamente, você precisa considerar que os arabescos podem ser criados em áreas espaçosas, pois em uma área pequena não é possível obter um belo canteiro de flores desse tipo. A opção ideal é um terreno localizado em uma encosta.
Jardim ornamental
Pedras são o elemento principal do jardim ornamental. Eles são selecionados dependendo do tamanho do site. Em um território pequeno, até mesmo uma grande rocha solitária pode ser instalada, e o espaço circundante é preenchido por plantas coníferas ou decíduas, arbustos e flores.
Importante! Para um jardim ornamental, formas de borda curvas arbitrárias são preferidas. Dê formas quadradas ou retangulares — errado.
Em um terreno espaçoso, você pode criar um jardim inteiro de pedras, pegando pedras do mesmo tamanho ou tamanho diferente. É importante considerar de que lado será a revisão da composição. Se estiver claramente visível de todos os lados, você pode instalar uma pedra grande no centro. Se a composição for claramente visível a partir de apenas um ângulo, objetos grandes devem ser colocados em segundo plano.
Para criar um jardim ornamental, é aconselhável escolher os principais pedregulhos da mesma raça, com uma pequena diferença de tonalidade. Muitas vezes, um elemento adicional é a roupa de cama de cascalho. Como o objetivo da composição é recriar um canto da paisagem natural, não é recomendável selecionar pedras multicoloridas. Esta regra se aplica a plantas com flores.
Estilo japonês
Jardins no estilo japonês agora ganharam grande popularidade como algo exótico, incomum para os olhos. A compactação da composição é a principal característica do projeto paisagístico, porque historicamente se desenvolveu para que no Japão a oferta de territórios para a organização de jardins seja muito pequena. De fato, é difícil chamar esse design de canteiro de flores. Pelo contrário, é uma composição composta por pedras, cascalho, árvores anãs, cachoeiras e riachos. Isso se deve ao fato de que a idéia da paisagem da Terra do Sol Nascente é a harmonia dos três elementos: pedra, água e plantas.
Pedregulhos e pedras devem estar localizados assimetricamente no local. Eles são complementados com placers arbitrários de seixos. É aconselhável cercar os blocos de pedra com musgos de plantio, que com o tempo os envolverão, dando à paisagem uma imagem natural. Usando seixos, você pode facilmente fazer uma imitação de um fluxo. Para fazer isso, cave um fosso, cujo fundo é coberto com uma camada de seixos. Então, um padrão de boi é aplicado sobre um placer de pedra com um ancinho.
Um elemento obrigatório de um canteiro no estilo japonês é uma tigela de pedra - Tsukubai, na qual, tradicionalmente, os japoneses lavam as mãos antes de tomar chá. Deve ser fabricado em forma de barril de até 50 cm de altura e caminhos de jardim e caminhos sinuosos podem ser dispostos em placas de pedra de cores diferentes.
Gabião
Gabião é uma estrutura feita de malha de metal, cujo interior é preenchido com pedras. O design é aplicável tanto ao design de cercas quanto a canteiros de flores. Gabião pode ter formas geométricas estritas, mais fáceis e baratas de criar. Projetos curvos de diferentes formas terão uma aparência mais impressionante. Para a fabricação de malha galvanizada e pedras são usadas, cujas dimensões devem ser 30% maiores que o tamanho das células.
Uma bota picada, cascalho grande ou bolinhas lisas são adequadas como carga. É aconselhável selecionar pedras em uma única paleta de cores. A combinação parece bastante harmoniosa se você criar um gabião, onde parte da grade será preenchida com pedras e a outra com cortes de serra de madeira. Tal dueto tornará a composição mais natural.
Colina alpina
O slide alpino é um pouco semelhante ao jardim ornamental, mas ainda são duas composições diferentes. A diferença decisiva entre esses objetos da paisagem é que o jardim ornamental é formado em um terreno plano (apenas pequenas diferenças de elevação são permitidas) e a colina é uma estrutura elevada de vários estágios. Existem dois tipos principais de colinas alpinas - uma rocha ou uma encosta. É importante determinar imediatamente o que exatamente você deseja ver no site, pois o posicionamento das pedras dependerá disso.
Ao formar a encosta, o pico é coroado com o principal, o maior pedregulho e pedras menores são dispostas mais baixas, e as pequenas na mesma base. Ao organizar rochas, pelo contrário, grandes paralelepípedos devem ficar na base, acima - média e no topo - das menores pedras. Nesse caso, a condição principal é atendida - sem simetria.
Os espaços verdes da colina alpina são selecionados de acordo com a localização. Na parte inferior, onde menos raios de sol e mais umidade, você pode plantar culturas despretensiosas, como samambaia e língua de veado. Acima da grama dos sonhos, o cravo-da-índia alpino ficará lindo. No topo, você pode simbolicamente plantar um edelvais - uma planta de montanha que não tem medo de ficar muito tempo ao sol.
Inclinação em socalcos
Encosta em socalcos - um objeto de paisagem de paredes de pedra de vários tamanhos e camadas. Isso resulta em bordas horizontais semelhantes a etapas, nas quais, de fato, as plantas são plantadas. Esse design é mais fácil de organizar em uma encosta íngreme.
Para sua construção, rochas duráveis são frequentemente usadas - granito, basalto. A propósito, os amantes da antiguidade podem usar o calcário de azulejos como material, com o qual a estrutura assumirá a forma de muralhas.
Arranjo e localização da tecnologia
Em cada caso individual, a tecnologia da localização do canteiro de flores de pedra pode variar.
Importante! Em canteiros elevados, o solo seca muito mais rapidamente, portanto, certifique-se de equipar um sistema de irrigação por gotejamento.
Mas existem certas regras que devem ser seguidas em um caso específico, a saber:
- o jardim de flores deve ser posicionado de forma a ficar claramente visível, mas não interfira;
- usando pedras, é melhor arrumar um canteiro de flores grande do que criar várias áreas pedregosas;
- se o solo tiver alta umidade (por exemplo, com alta ocorrência de água subterrânea), recomenda-se organizar canteiros de flores elevados com uma camada de drenagem equipada;
- para uma área pequena, é melhor focar na forma simples de um canteiro de flores, pois silhuetas muito ornamentadas reduzirão visualmente o espaço;
- ao escolher plantas para canteiros, preste atenção às suas preferências: os requisitos de iluminação, umidade e composição do solo devem ser os mesmos.
Como fazer um canteiro de flores com suas próprias mãos
Como mencionado anteriormente, um leito de pedras pode ser feito de forma independente. Ao escolher qual vista é adequada para o design do seu jardim, basta preparar o material e começar a trabalhar.
Você sabe Em Dubai, existe um verdadeiro Miracle Park, com até 45 milhões de plantas com flores. Nas areias sem vida, você pode ver um número incrível de canteiros de flores, inclusive na forma de todos os tipos de pirâmides, carros, estrelas etc.
Preparação de pedra
Para formar um belo canteiro incomum, você pode escolher uma variedade de materiais de pedra, a saber:
- calcário - permite organizar composições de paisagens interessantes graças a uma agradável cor natural com uma extensa paleta de tons: do branco ao rosa e azul. No entanto, deve-se notar que a estrutura porosa da pedra não é tão forte quanto gostaríamos. Ao longo dos anos, a precipitação terá um efeito negativo, pequenas rachaduras se formarão nas pedras. O problema pode ser resolvido plantando musgos no solo nas falhas formadas;
- tufo - Uma variedade de calcário com uma estrutura muito mais forte, mas, apesar disso, é fácil de processar. Este material é usado com mais freqüência para projetar canteiros de pedras. Também possui muitos tons: branco, roxo, laranja, cinza, etc;
- arenito - assim como o calcário, possui uma estrutura porosa, mas não perde popularidade entre os paisagistas. Pedregulhos e pedras de entulho parecem especialmente impressionantes;
- ardósia - possui uma estrutura em camadas, que é sua principal característica. A pedra tem um brilho especial, pode ser dividida em fragmentos separados - placas. O material tem um custo alto, mas possui uma resistência muito alta. Os canteiros de flores feitos com ele podem permanecer por décadas;
- granito - esta pedra pode ser justamente chamada de mais bonita. A principal desvantagem é o alto preço. O material é capaz de oxidar o solo ao longo do tempo; isso deve ser levado em consideração na compra de vegetação para um canteiro de flores;
- quartzito - a superfície da pedra brilha e brilha ao sol, pois tem a capacidade de refletir a luz. O mineral tem uma ampla paleta de cores;
- basalto - rocha pesada e durável que não absorve a umidade e é resistente à corrosão. As pedras têm uma cor cinza e preta, você pode considerar pequenas manchas amarelo-esverdeadas;
- pedrinhas - bom material para criar cercas. Ligado com cimento, parece bastante elegante e é frequentemente usado para pavimentação.
A esta lista vale a pena adicionar uma pedra decorativa. Os principais componentes na fabricação do material são lascas de pedra e acrílico, e resinas de poliéster são usadas como um conector. A tecnologia de produção permite criar material que imita com sucesso diferentes raças de rochas. Ao mesmo tempo, os blocos decorativos são surpreendentemente fortes e duráveis.
Colocação de pedra
Primeiro, o local precisa ser preparado: limpo de detritos, plantas, nivelar a superfície do solo. Se você quiser dar ao canteiro a forma correta, precisará fazer a marcação. As bordas de um canteiro redondo são formadas desta maneira: dois pinos são amarrados com um barbante, depois um é cavado no centro do futuro canteiro e o segundo desenha um círculo.
A necessidade de construção da fundação depende do peso da estrutura futura. Se é suposto construir uma borda poderosa, essa condição é obrigatória. Primeiro você precisa empilhar as pedras gerais e depois as menores. Recomenda-se que as lacunas sejam preenchidas com mistura de concreto. É melhor fazer isso por dentro, para não violar a naturalidade da composição.
No contorno, você precisa cavar uma vala com até 30 cm de profundidade, cobrir o fundo com material de cobertura (pode ser usado polietileno denso). Em um terço da altura, o fosso é derramado com cimento, após o qual uma camada de areia é colocada e socada. A fundação está pronta.
Se você deseja equipar um jardim de infância ou jardim japonês, as pedras são colocadas com um aprofundamento no solo. Para jardins de pedra - primeiro remova o solo superficial, coloque uma almofada de drenagem feita de pedra fina ou tijolo rachado. Depois disso, você pode recobrir as encostas da colina com solo fértil. As pedras são melhor colocadas no outono, aprofundando-se o máximo possível no solo. Na primavera, sob a influência da água da chuva e do derretimento da neve, eles cederão e se estabelecerão firmemente no chão.
Um canteiro de flores de pedra sempre será um sotaque brilhante do jardim, combinando harmoniosamente em qualquer estilo. Os trabalhos de arranjo podem ser realizados de forma independente, usando material natural barato. Todas essas vantagens indicam, sem dúvida, que esse projeto se torna o mais rentável, tanto em termos de estética quanto de acessibilidade.