Muitas vezes, os proprietários de casas particulares precisam expandir o espaço construindo uma varanda. Um dos principais elementos desse projeto é um telhado forte e de alta qualidade. O que pode ser e com que princípio é construído, leia abaixo.
Tipos de coberturas
Começando a anexar uma sala adicional à casa, a primeira coisa a fazer é descobrir que tipos de coberturas em geral podem ser organizadas sobre elas.
Importante! Tipos planos de telhados nas dependências externas não. No inverno, uma grande quantidade de neve se acumula sobre eles e, durante períodos chuvosos, podem ocorrer vazamentos - isso inevitavelmente levará ao rápido fracasso não apenas dessa estrutura, mas também afetará negativamente a condição da parede de suporte de carga, que fica ao lado da sala adicional.
No total, destacam-se 3 grandes grupos, que serão apropriados para uso nesta questão:
- inclinação única;
- empena;
- quadril ou semi-quadril.
Cada um deles combina várias variedades. Eles são selecionados de acordo com o objetivo da operação da extensão e de acordo com o estilo geral em que a casa particular é decorada.
Um telhado de passo único é uma das opções mais simples. Sua primeira variedade é montada em postes. É usado principalmente para salas que não serão residenciais, ou seja, para fechar a varanda, cozinha de verão, terraço, garagem ou dependências. O design não implica a presença de um sótão, por isso será frio e não é adequado para regiões com invernos rigorosos.
Todo o calor da extensão passará pelas paredes. Mas se a sala for usada como cozinha de verão, e não o ano todo, essa desvantagem será útil apenas. O design não requer erros de cálculo complicados. Basta instalar colunas de suporte e colocar o edifício sob a inclinação necessária ou permitida. Mais frequentemente, esses telhados são montados em um pequeno ângulo. As vigas são fixadas com um Mauerlat e vigas sobrepostas, de modo que mesmo um projeto tão simples suporta o telhado mais dimensional.
A segunda opção de revestimentos de camada única é usada quando a extensão está planejada para ser equipada com dispositivos de aquecimento. Isso sugere um arranjo mais inclinado. Em seguida, o sistema de vigas e o compartimento do sótão estarão localizados a alguma distância um do outro, o que permitirá colocar material de isolamento neste local.
O design é bastante complexo e requer uma abordagem completa dos cálculos e instalação. Nesta opção, é importante garantir que uma parte das vigas fique ao lado da cumeeira do telhado da casa. Esse tipo de fixação obriga a fortalecer a partição de suporte de carga, na qual a carga aumentará significativamente devido à remodelação.Independentemente da variedade usada, o tipo de telhado de passo único assume uma inclinação não muito grande. O ângulo é fixado em média na faixa de 5 a 45 ° C. O teto de empena na extensão é montado com muito menos frequência, porque é bastante difícil de executar. Representa 2 declives conectados entre si e formando um topo triangular. Um dos frontões da estrutura é fixado na parede. Geralmente é usado para instalação em extensões no final do edifício principal.
Você sabe Os cientistas acreditam que o protótipo de azulejos modernos são bolos de barro acesos queimados e usados como material de cobertura pelos antigos egípcios, ou seja, por volta de meados de 4 mil aC. e
Os telhados de quadril e semi-quadril são montados em extensões construídas em um lado da sala, mas com uma grande largura. Eles usam desenhos semelhantes com menos frequência do que os de empena e os projetam com antecedência, paralelamente à casa. Nesta modalidade, as vigas de suporte que sustentam o sistema de vigas são colocadas na parede da estrutura geral, o que aumenta significativamente a carga não apenas nela, mas também na fundação como um todo. A partir das informações acima, segue-se que com suas próprias mãos, sem recorrer à ajuda de especialistas, você pode montar um telhado de galpão na varanda, que será discutido abaixo.
Seleção de material
Quando a opção do telhado, que será equipado com o edifício, for esclarecida, você poderá fazer a seleção do material. A estrutura de inclinação única tradicionalmente considerada é um conjunto de vigas de madeira interconectadas, cobertas com material de cobertura, semelhante ao que se encontra no edifício em geral. No entanto, se esse objetivo for inatingível, a sobreposição é selecionada, dependendo dos recursos financeiros e dos objetivos para os quais a varanda será usada. Para construção leve, você pode usar policarbonato, para mais pesado - de metal (papelão ondulado), fibras de cimento-amianto (ardósia) ou similares.
Para instalação, serão necessários os seguintes materiais:
- isolamento e impermeabilização;
- uma viga para vigas, vigas e suportes com uma secção de 120 × 120 ou 150 × 150 mm, dependendo da massa do telhado;
- uma placa para a caixa, bem como o revestimento das extremidades e seções laterais com dimensões de 50 × 120 ou 50 × 150 mm;
- material de cobertura.
Elaboração do projeto e esquema de vigas
Se você decidir aumentar a sala principal adicionando a varanda, mesmo quando usar o design mais simples, a primeira coisa a fazer é desenhar um desenho. A figura deve representar o edifício principal em uma determinada escala. Depois a varanda e o telhado.
Ao projetar um telhado, é importante determinar o ângulo inclinado. Esse parâmetro afeta diretamente o prazo de operação e a eficiência do projeto, bem como a quantidade de materiais. Quanto maior o ângulo, maior o volume de elementos necessários para a construção. O parâmetro é ajustado dependendo das condições climáticas de uma região específica e do tipo de material de cobertura. Com o primeiro fator de influência, tudo fica claro: mais precipitação - declive mais forte. Em relação ao segundo, você terá que estudar os parâmetros ideais para cada material separadamente.
Valores mínimos para o ângulo de inclinação, dependendo do tipo de elementos de cobertura:
Material | Ângulo em graus, ° |
telha de telhado / em ardósia | 22 |
material de cobertura de camada única / duas e três camadas | 5/15 |
papelão ondulado | 12 |
ladrilho metálico | 16 |
ondulina | 6 |
telha macia | 11 |
policarbonato | 16 |
E outro fator de acordo com o qual o parâmetro especificado é selecionado é a estética.
Importante! Ao comprar madeira para o sistema de vigas, 20% devem ser adicionados aos parâmetros calculados para guarnição e juntas, além de uma margem de sobreposição para coberturas.
Além disso, ao projetar, deve-se levar em consideração os seguintes parâmetros:
- comprimentos de vigas com base no peso do material de cobertura;
- o mesmo indicador para elementos de ganho;
- área de declive do telhado.
A maneira mais fácil é fazer erros de cálculo em programas especiais, que estão bastante na Internet. Em alguns casos, é fornecida uma calculadora especial na qual você só precisa inserir os valores e o resultado está pronto.
Ferramentas necessárias
Realizar esse trabalho é impossível sem a disponibilidade de certas ferramentas. Quando o projeto é elaborado e os materiais são selecionados, é hora de resolver esse problema.
Para instalar o telhado no anexo, você precisará de:
- serra (você pode manual ou elétrico) ou um moedor com um círculo em uma árvore;
- broca;
- chave de fenda;
- nível;
- roleta;
- parafusos ou pregos;
- grampeador para móveis;
- machado;
- um martelo;
- cantos de metal.
Bem, não se esqueça dos meios de proteção para si mesmo. É melhor trabalhar com luvas para não dirigir uma lasca ou irritar-se ao prender materiais quentes, que geralmente são tomados como lã mineral ou algo semelhante. Ao usar um moedor, vale a pena estocar uma máscara protetora para os olhos e o trato respiratório.
Instruções passo a passo para a montagem de um telhado
A opção de inclinação única é bastante fácil de executar. Iniciando a construção, vale a pena contar com a ajuda de um amigo ou parente para o seguro. Para começar, você precisará montar um sistema de vigas. Depois disso, você pode começar a instalação do telhado. A maneira mais fácil é montar a estrutura no chão e montá-la na estrutura.
Construção do sistema de vigas
Três tipos de sistemas de vigas são classificados. A escolha será baseada no estilo e nas dimensões do edifício, que deve ser fechado.
Tipos de sistemas de vigas:
- Pendurado - Organizado muito raramente. Adequado para edifícios em que não há partição de capital. Primeiro, é criada uma camada auxiliar a partir das vigas transversais, que são colocadas nas vigas do telhado que ficam nas paredes paralelas com uma altura semelhante. Toda a fazenda de vigas está concentrada nessa estrutura.
- Pop - Projetado para edifícios com divisórias internas de tijolo ou pedra. As paredes fornecem rigidez extra e retêm vigas. Nesse projeto, as pernas de suporte são firmemente fixadas à partição de empena com um Mauerlat pré-montado nela. A borda inferior pode ser equipada com peças rígidas ou de acionamento.
- Deslizamento - usado para edifícios feitos de toras. Permite controlar e minimizar a deformação do telhado durante o encolhimento. Nesta modalidade, as vigas são fixadas rigidamente no Mauerlat, colocado na parede final. A borda inferior é fixada apenas por peças de acionamento, que é uma marca registrada do design.
Quando o projeto estiver disponível e todos os materiais com ferramentas estiverem preparados, você poderá começar a trabalhar. Você também deve se familiarizar com a previsão do tempo com antecedência, para que nenhuma intriga da natureza se torne um obstáculo à instalação.
Você sabe O maior teto de metal cobria o Ferrari World Park, localizado nos Emirados Árabes Unidos. Suas dimensões são comparáveis a cinquenta campos de futebol.
Instruções passo a passo sobre a montagem do sistema de vigas:
- Sobreponha a estrutura com vigas para segurança, colocando-as em incrementos de 500 a 800 mm. Para prolongar a vida útil do material, um ruberoide deve ser primeiro colocado na partição.
- Coloque Mauerlat em cima das vigas. Coloque-o na parte de trás da extensão.
- Faça um piso temporário de tábuas em cima das vigas do piso, a fim de se mover livremente pela estrutura.
- Para erguer uma partição de frontão do mesmo material que o edifício geral.
- Cubra as vigas com impermeabilização e coloque-as na parede.
- No frontão, conserte o segundo Mauerlat.
- Marque nas paredes inferiores e empena. Segundo ela, as vigas serão consertadas. Além disso, nos locais marcados, você precisa fazer ranhuras.
- Fixe as pernas da viga nos pontos designados - elas devem cortar claramente a articulação. Para uma fixação mais forte, aperte os cantos. As nervuras precisam ser fixadas com mais firmeza ao frontão e, na parte inferior, dependendo do tipo de construção escolhido, uma conexão deslizante pode ser feita.
- Cada viga precisa ser fixada em uma determinada sequência - primeiro as arestas extremas são montadas, depois uma corda é esticada entre elas, o que servirá como uma espécie de nível. Os elementos já instalados são presos com vigas usando racks, suportes, etc. detalhes projetados para dar estabilidade à estrutura.
Instalação no telhado
Em seguida, o trabalho de isolamento é realizado, o equipamento de cobertura é instalado e o teto pode ser fechado.
Etapas faseadas:
- Coloque entre as vigas a lã mineral ou outro material semelhante ao isolamento. Pode ser fixado com grampos de metal.
- Faça uma grelha no balcão para ventilação.
- Coloque a impermeabilização sobre a camada anterior. Essa abordagem protegerá o isolamento da umidade excessiva.
- Faça uma caixa na qual o material de cobertura será anexado. O tipo de construção dependerá disso. Se o teto é macio, a caixa é feita contínua. Você pode até pegar folhas de madeira compensada, em vez de placas individuais. Se o teto for feito de materiais duros e pesados, o design parecerá uma treliça. O passo entre os quadrados dependerá inteiramente do tamanho das peças do material de cobertura.
- Embainhar o telhado.
Como anexar um telhado à casa
Para que a estrutura anexada tenha uma aparência harmoniosa, todo o trabalho precisa ser feito corretamente. Para começar, eles constroem uma moldura e uma parede. Só então o telhado pode ser fabricado, conectado ao edifício geral e coberto com material de cobertura.
Você sabe Anteriormente, na Rússia, em vez de telhas de betume, era usado um arado. Era uma placa de madeira feita de pinho, cuja idade era de pelo menos 45 anos.
Se a estrutura adicional não estiver planejada para ser incorporada na parede principal ou no teto, as juntas precisarão ser impermeabilizadas para fornecer proteção contra a umidade nas fendas. Também vale a pena considerar que as bordas das vigas são melhor enroladas atrás da estrutura para melhor remoção da precipitação.
Quando se planeja que um terraço seja concluído em um edifício residencial, é necessário planejar com antecedência os desenhos do telhado. A melhor opção para a construção é a opção de inclinação única. Será mais fácil construir e não exigir uma grande quantidade de materiais.