As granjas ucranianas de aves de capoeira têm todas as oportunidades para a implementação eficaz de tecnologias de biogás.
O volume de resíduos gerados pelas fazendas de aves da Ucrânia permite a operação coordenada de plantas de biogás com capacidades de 1 MW a mais de 5-7 MW, disse Olga Sidorchuk, diretora geral da AgroBiogaz.
Na sua opinião, os projetos de usinas de biogás têm atratividade de investimento para granjas de aves, começando com uma capacidade de 1 MW ou mais.
Para calcular quando o equipamento se pagará, é necessário levar em consideração a venda de eletricidade recebida do biogás na rede pela tarifa “verde”, observou Olga Sidorchuk.
Nesse caso, quando a fazenda consome constantemente energia térmica, que é uma característica das granjas de aves, também implementa biofertilizantes após uma planta de biogás, isso reduz ainda mais o período de retorno do investimento.
Todos os cálculos para a capacidade planejada de uma usina de biogás devem ser confiados por especialistas, observou ela. Para isso, os funcionários precisam fornecer dados sobre o volume de resíduos orgânicos da fábrica e seus tipos, bem como matérias-primas alternativas disponíveis, nas quais a empresa pode confiar no futuro.
Segundo Olga Sidorchuk, recomenda-se a utilização de lixo juntamente com outros resíduos orgânicos de origem vegetal e animal. É a combinação de matérias-primas orgânicas que permite maximizar o potencial energético da maca, resumiu ela.