A ânfora é um dos elementos decorativos mais populares usados para decorar a paisagem na Grécia antiga, enquanto continua a ser usado ativamente no design moderno. Para inseri-lo com sucesso no site, você pode usar as idéias prontas dos designers ou realizar suas próprias fantasias.
Como escolher uma ânfora para paisagismo
Com a ajuda de composições decorativas para decorar casas, casas de veraneio, jardins, você pode criar um espaço natural único e um lugar aconchegante para relaxar. Os elementos do projeto paisagístico são criados não apenas a partir de várias plantas, mas também com a inclusão de pequenas formas arquitetônicas (MAF), reservatórios artificiais e iluminação.
Uma das variedades de MAFs é a ânfora.: vaso de barro de vários tamanhos e formas, com uma parte inferior oval ou pontiaguda e cabos na metade superior. Na maioria das vezes, esse MAF é usado para criar um canto natural no estilo mediterrâneo, que pode combinar motivos gregos, romanos antigos e elementos da arte moderna, considerados um dos mais elegantes e pitorescos. Pode usar uma grande variedade de plantas e elementos decorativos.
As ânforas são colocadas verticalmente ou horizontalmente no local, plantando flores nelas. Muitas vezes eles são desenterrados, escondendo certas áreas com terra. Se a idéia é dar os toques da antiguidade, vasos quebrados e quebrados são selecionados para o site. Geralmente eles são decorados com culturas de folhagens decorativas ou em ampola.
Você sabe O imperador romano Cláudio César adorava passar o tempo livre no jardim, criando pessoalmente composições decorativas a partir de plantas. Ele tinha um amor especial por rosas, cultivando-as em grandes quantidades.
Um dos melhores são os vasos de barro fireclay. Eles são duráveis, não se deterioram como resultado da exposição a baixas temperaturas e luz solar. Vasos Fireclay em cores brilhantes ficam bem em quase todos os projetos de jardins.
Ao escolher as ânforas de cerâmica, você deve saber que elas devem atender às seguintes características:
- em tamanho para ser proporcional à área do local e outros elementos decorativos;
- ter orifícios de drenagem que não permitirão a estagnação da umidade.
Ao escolher o tamanho do vaso, vale a pena entender que o solo em jarras grandes precisará ser regado com muito menos frequência do que em pequenas
Como escolher as plantas certas para o design
Para que o local seja decorado em um estilo único, é necessário selecionar corretamente as culturas decorativas que estejam em harmonia com os elementos arquitetônicos.
Se estamos falando de criar um canto em um design mediterrâneo, essas plantas são adequadas para isso:
- buxo;
- magnólia;
- viburno;
- pateta de prata (azeitona);
- pervinca;
- mahonia;
- cotoneaster;
- zimbro;
- thuja colunar;
- madressilva;
- clematite;
- uvas de menina;
- Spirea
- bérberis;
- alfeneiro.
Você sabe Na Grécia antiga, a arte de criar parques e jardins se originou nos séculos X-VIII. BC e As características distintivas do estilo grego antigo eram o utilitarismo, caminhos retos decorados com colunas, vasos e esculturas.
Ao usar ânforas, é importante considerar corretamente a combinação desse elemento com as plantas. Para o plantio, vale a pena buscar as culturas que possuem um pequeno sistema radicular.
Por exemplo, adequado para esta finalidade:
- jovem;
- ageratum;
- amores-perfeitos;
- Iberis
- nemófilo;
- lobelia.
Uma boa opção é plantar ervas odoríferas:
- hortelã-pimenta;
- lavanda;
- tomilho.
Como fazer um riacho de flores
Uma solução interessante na composição da paisagem é criar uma corrente seca que flui da ânfora. A imitação do fluxo de água é feita plantando flores ou colocando pedras decorativas.
O vaso de cerâmica pode ser colocado em qualquer posição:
- Vertical - com a ajuda de plantas que caem imitar a corrente de água que flui.
- Horizontal - neste caso, um fluxo de flores é plantado a partir de culturas atrofiadas e rastejantes.
Um fluxo que tem uma forma irregular curvada parece mais natural. Um canteiro de flores de dois níveis é plantado a partir de flores américas e de cobertura do solo.
As plantas com as seguintes características são adequadas para criar essa composição:
- resistência;
- despretensão;
- floração abundante e longa;
- inflorescências azuis, azuis ou brancas.
Um belo riacho emerge de lobelia, ageratum, calêndula, petúnia, coleus, cineraria de prata, stonecrop. Para um canteiro de dois ou três níveis, dicôndras de prata, lobelia, surfinia, pelargonium ampeloso e chagas são adequadas. As culturas perenes são selecionadas para um jardim de flores de longa duração: armerias, floxes em forma de furador, pedregulhos, tocos. A originalidade da composição dá um jarro quebrado ou quebrado.
Importante! A ânfora no local deve ser posicionada em um ângulo que a água da chuva não se acumule nela, pois a estagnação da umidade pode levar à deterioração das raízes das plantas.
Ao criar um elemento decorativo "fluxo seco", você deve primeiro marcar sua localização com a ajuda de pinos e avaliar como a composição ficará de diferentes ângulos. Somente depois disso você poderá começar a plantar plantas.
Ao plantar um “córrego”, você precisa se preocupar com antecedência sobre as flores sobressalentes que crescem em outro lugar ou em recipientes. Como as plantas que crescem em ânforas frequentemente murcham e se desenvolvem muito piores do que as que estão localizadas em locais livres, elas podem ser substituídas a qualquer momento por novos arbustos de flores. Portanto, a composição não perderá seu efeito decorativo.
Como projetar um pátio como um elemento de design
O pátio é um elemento comum do projeto paisagístico, que é um pátio decorado, cercado por paredes, grades ou espaços verdes. Este é um componente frequente dos sites de estilo mediterrâneo. Foi usado durante o tempo do Império Romano. O principal objetivo do pátio é criar uma sensação de segurança, conforto, aconchego e privacidade a partir de olhares indiscretos. Hoje, esse elemento também é usado para criar estilos rurais, japoneses e mouros.
O design do pátio requer os seguintes componentes:
- uma plataforma destinada ao descanso, cozinhar e comer;
- fonte, piscina ou lago artificial, cachoeira;
- embarcações nas quais a água da chuva recolhe;
- gramados e canteiros de flores;
- plantio em grupo de árvores, arbustos;
- elementos decorativos (vasos, estátuas, travesseiros);
- móveis (madeira, forjados, vime);
- utensílios de cozinha (churrasco, churrasco, forno de tijolos).
Importante! Ao equipar um pátio, você definitivamente deve considerar um sistema de drenagem para que a água da chuva não fique estagnada no local. Alternativamente, é colocado em uma colina.
Para equipar o pátio, é recomendável escolher o lado sombreado do sul em uma área suave, localizada perto da casa. Deve estar equipado com uma área plana, pavimentada com pedra natural, azulejos, piso de madeira. Sua área mínima é de 5 m². Em forma, pode ser retangular, oval ou redondo. No site deve ser um lugar para descansar, comer. Um atributo obrigatório de um pátio é o acesso ao jardim. Dê efetivamente atributos decorativos envelhecidos: vasos, ânforas, fragmentos de ladrilhos. Se encaixa bem no design geral da lareira.
Nas composições de flores ao criar o elemento descrito do projeto da paisagem, use jardins de pedra, canteiros de flores altos. Árvores de folha caduca, coníferas, arbustos sempre verdes são usados para o paisagismo do local. As culturas de escalada são usadas para jardinagem vertical.: clematis, hera, uvas de menina, erva-cidreira, lúpulo, ervilha, feijão decorativo. As sebes criam a partir de jasmim, lilás, buxo, magnólia. Oleandros, limões, laranjas são plantadas em ânforas e outros recipientes. Lavanda, tomilho, hortelã são colocados em pequenos vasos.
O pátio pode ser equipado sob o céu aberto ou sob um dossel. Um elemento importante do arranjo é a iluminação. Geralmente é feito abafado, usando guirlandas, tiras de LED, lâmpadas de várias formas
Existem muitas idéias para usar a ânfora no projeto da paisagem. Este elemento deve ser harmoniosamente combinado com plantas e outros MAP. Com ele, você pode criar canteiros incomuns, composições complexas, cantos interessantes da paisagem. Devidamente selecionados e dispostos no jardim e no território adjacente, vasos de cerâmica são um sinal de bom gosto.