O uso de elementos de design de paisagem tem sido a principal maneira de enobrecer territórios vizinhos adjacentes, porque com a ajuda de plantas selecionadas adequadamente, você pode criar zonas decorativas inteiras. Uma dessas zonas é um mixborder, mas cada jardineiro pode decidir qual estilo escolher sozinho, antes de se familiarizar com as opções possíveis para esse tipo de paisagismo.
O que é um mixborder
Na tradução literal do inglês, o mixborder é "borda mista" ou "borda mista", mas, na prática, esse elemento do design da paisagem é um complexo jardim de flores de vários níveis e várias fileiras, cujas plantas são selecionadas de modo a garantir a floração contínua da área selecionada do início da primavera ao final do outono. Normalmente, as fronteiras de mistura incluem plantas ornamentais perenes, variedades lenhosas e herbáceas, principalmente com flores múltiplas por uma estação. Muitas vezes, essas culturas são complementadas por plantas de um ou dois anos sem flores, mas com folhagem altamente decorativa.
A largura média das cordas da mistura deve exceder a altura da planta mais alta no plantio em pelo menos 1,5 a 2 vezes - esta é uma das principais regras para sua organização. A observação de simetria clara ou a ordenação de culturas, neste caso, é completamente opcional.
Você sabe Os primeiros mixborders (mini-jardins de estilo livre) apareceram na Inglaterra já no século XVII, como uma alternativa econômica aos luxuriantes jardins luxuriantes da nobreza aristocrática. Eles se encaixam perfeitamente nas seções de pequenas casas de cidadãos comuns e não exigem a saída de trabalhadores especialmente contratados.
Variedades e estilos
Após décadas de uso de mixborders, tipos individuais de tais estandes foram formados em parcelas pessoais, das quais as mais populares são merecidamente consideradas as seguintes.
Inglês
O estilo mais "calmo", caracterizado pela restrição da paleta de cores característica dos britânicos. Você não encontrará cores brilhantes e magníficas em tal mixborder, porque é sempre dada preferência aos tons clássicos de verde, rosa pálido e branco de plantas limpas, geralmente com folhas alongadas. Muitas vezes, nas mixborders inglesas, você pode ver rosas e margaridas clássicas.
Lugovoi
Como a versão anterior, prado - estilo não muito brilhante, mas bastante expressivo, e esse plantio em grupo inclui cereais, papoilas, linho, camomilas e outras plantas características dos prados no ambiente natural de seu crescimento. Devo dizer que são os cereais que ocupam um lugar fundamental em tais composições.
Sombra
Se você já teve que escolher plantas para o seu jardim, provavelmente conseguiu perceber quantas delas são amostras tolerantes à sombra que preferem áreas permanentemente umedecidas do território. A maioria deles tem folhas largas, mas as flores estão completamente ausentes (como samambaias) ou são pouco expressas (por exemplo, grama com cascos). De culturas de flores nas sombras, as fronteiras de plantas frequentemente plantam buzulniki, aquilegia, hospedeiros.
As plantas plantadas em um jardim de sombra podem ser caracterizadas pela mesma altura e até servir como elementos de cobertura do solo do projeto paisagístico, para as quais freqüentemente usados são hospedeiros, bolinhos, medunits e incenso. No entanto, bordas mistas tolerantes à sombra com vegetação escassa são muito mais comuns em áreas: por exemplo, no fundo, você pode plantar culturas altas, de folhas largas ou de folhas estreitas (daylilies, buzulniki, floxes e peônias), a parte do meio da composição deve ser ocupada por grandes hospedeiros, banhistas, sinos e astilbe, e o primeiro plano deve preferencialmente ser reservado para prímulas, galos, pequenos bulbos, tenacidade rasteira e lírios do vale.
Rústico
Mixborders estilo rústico envolve plantar um grande número de plantas com grandes folhas verdes. Das flores, girassóis, malva, dálias e tremoços são comumente usados. Dos arbustos de bagas ao fundo, viburno, groselhas e outros arbustos de frutas ou pequenas árvores anãs que podem criar um verdadeiro conforto rústico na área designada ficam bem.
Jardim
Essa opção é perfeita se não houver lugar para um grande mix de flores na área selecionada, mas ao mesmo tempo você desejar aumentar a área da casa. Como adequado para o plantio de vegetação, neste caso, repolho, legumes, cenouras, beterrabas e salsa são perfeitosAlém disso, ao colocá-los, também vale a pena observar o princípio do “plantio dimensional”: as culturas mais altas são plantadas em segundo plano e os verdes baixos são semeados na frente.
Shrubby
Os mixborders de arbustos combinam plantas de diferentes alturas, larguras e cores de flores. Às vezes, culturas de flores são incluídas aqui, fornecendo pontos brilhantes e claramente visíveis que se destacam claramente contra o fundo da folhagem verde. É melhor escolher arbustos baixos que sejam fáceis de cortar para plantar. Árvores altas e espalhadas não são a melhor solução, pois elas cobrirão a maior parte da borda da mistura consigo mesmas e é improvável que elas atinjam a compacidade e a decoratividade máximas da composição.
Você sabe A arte de criar parcelas decorativas para parques e jardins é conhecida desde tempos imemoriais. Por exemplo, no século XX - VIII aC. por exemplo, os principais elementos do projeto paisagístico na Grécia antiga eram caminhos e vielas retas de jardins, complementados por colunas, vasos e esculturas localizadas ao longo deles.
Os mixborders de arbustos ficarão ótimos ao lado das cercas, criando o efeito de uma atraente cobertura sempre-verde. Você pode colocar mixborders ao longo do caminho que leva à casa para fechar esta área de olhares indiscretos. Um pequeno mixborder de arbusto será apropriado em frente ao terraço da casa, especialmente porque além das plantas "estacionárias", você pode usar vasos de flores na composição. Você também pode plantar arbustos entre o estacionamento e o jardim, para que as plantas cubram o transporte e dêem a impressão de um jardim sempre em flor. Nenhuma solução menos elegante seria uma combinação de mixborders arbustos com jardins ornamentalisso ajudará a criar uma atmosfera romântica da paisagem natural.
Coníferas
Ao criar linhas verticais e horizontais de árvores e arbustos de coníferas em bordas mistas, o corte de cabelo oportuno aumenta significativamente o contraste da forma da vegetação, ajudando essa composição a manter uma alta decoratividade ao longo do ano. Claro pinheiros e pinheiros altos nem sempre serão a melhor solução para encher essa fronteira, mas pequenos espécimes de coníferas (por exemplo, variedades decorativas de abeto, zimbro, abeto ou thuja) lidarão com a tarefa de paisagismo da melhor maneira possível. Para garantir o ritmo máximo da composição de coníferas, todos os elementos usados nela devem ser repetidos de 3 a 5 vezes, e para que a borda de mistura de coníferas não se torne muito chata e do mesmo tipo, as coníferas plantadas são frequentemente complementadas com plantas perenes de floração ou urze.
Plantas adequadas
Em cada caso individual, as plantas para o preenchimento de mixborders são selecionadas individualmente, levando em consideração o tempo de sua floração, altura e largura das amostras adultas. Não será possível criar uma fronteira produtiva se as culturas plantadas nele imporem requisitos diferentes à composição do solo, às condições de umidade e iluminação do local.
Não deve ser uma coleção de plantas, selecionadas apenas levando em consideração os desejos do jardineiro, pois, para atingir os objetivos do projeto paisagístico, todas as culturas devem interagir bem entre si, "se dando bem" em um território limitado. A escolha das opções é ampla o suficiente, para que você possa escolher variedades perenes ou anuais, bem como plantas coníferas ou arbustos, cada uma das opções possui suas próprias instâncias notáveis.
Perene
Um mixborder perene pode ter mais forma diferente, às vezes muito incomum: alongada, arredondada, reta ou triangular. Canteiros de formas arbitrárias, nas quais são plantadas culturas com floração contínua, também parecem efetivas. Para criar a parte "esquelética" central do mixborder, a solução mais bem-sucedida seria usar salgueiro, viburno, sabugueiro, magnólia, jasmim, hibisco, larício, pinheiro, thuja e pinheiros decorativos plantados a uma distância de pelo menos 1 m um do outro (não se esqueça de considerar tendência das árvores a crescer).
Camada intermediária de uma mixborder de vários anos pode ser organizado usando flox, rosas, ásteres, delfínios, cujas flores brilhantes podem ser diluídas com a ajuda do majestoso gerânio, zimbro, cinerária, com suas folhas de prata altamente visíveis e mais altas, conhecidas por suas placas de folhas bordô.
Para o primeiro plano de fronteiras perenes de mistura, sinos, variedades híbridas de cravos, lírios e lírios serão apropriados, e para um local mais elegante ao lado das culturas de flores perenes, vale a pena plantar anuais menos heterogêneos.
Importante! Ao organizar canteiros mistos, a combinação mais completa de tons possíveis será uma condição importante. As opções mais bem-sucedidas para o período da primavera serão os tons de branco e azul (por exemplo, margaridas e delfínios) e, no verão, você poderá desfrutar de flox rosa ou gerberas e ásteres amarelo-vermelho brilhante.
Anuários
O mixborder das plantas anuais prevê o plantio em várias linhas, usando para o plantio de várias espécies de espécimes de culturas (eles não apenas garantem um tipo atraente de canteiro em diferentes épocas do ano, mas também permitem o uso de plantas de diferentes alturas). A lista de plantas anuais que abrem seus brotos na primavera (março a maio) é bastante extensa, mas as mais populares são petúnia, malmequeres, pelargonium e begônia perene.
Além disso, para manter o efeito decorativo geral do mixborder, é possível plantar culturas anuais decíduas nele, por exemplo:
- clorofito com crista;
- cineraria à beira-mar;
- coleus híbrido;
- kohiyu;
- Febre dourada.
Ao escolher plantas para a decoração de verão de um mixborder organizado, a opção mais bem-sucedida será zínia, tunbergia, levka, tagetes, snapdragon, calêndula, vieira celosia, coreopsis de tingimento, belas guilhotinas, girassol anual. Todas essas flores têm coloração amarela folhas, e se o jardineiro gosta mais botões azuis, dê preferência ao Ageratum mexicano, centáurea azul, trepadeira tricolor, eustoma de Russell, hematoma de banana. De plantas florescendo flores vermelhas, as variedades mais relevantes são rosas de estoque, bálsamo, calendrinia de guarda-chuva, vieira celosia, sálvia, cosmea, chagas. Também não se esqueça de plantas com restrição cor branca, que no verão pode diluir as cores brilhantes das cores acima. As opções bem-sucedidas deste grupo serão o narcótico perfumado, o híbrido de letras minúsculas e o guarda-chuva Iberis.
Para que as culturas de verão possam agradá-lo com a floração o maior tempo possível, vale a pena remover brotos desbotados de tempos em tempos, o que ajuda a manter um longo canteiro de flores decorativas e a florescer novamente as culturas individuais.
Coníferas
A abundância de plantas coníferas permite que você escolha para essas fronteiras de mixagem uma variedade de opções estilísticas para decorar zonas decorativas, mas somente com uma combinação criteriosa de opções diferentes você obterá o resultado decorativo desejado.
Escolhendo coníferas para um canteiro de flores de mistura, é aconselhável prestar atenção às seguintes culturas:
- Pinheiro Fastigiata, perfeito para o paisagismo do jardim, quando você precisa adicionar uma vertical estreita às plantações (os pinheiros de vários tamanhos lidam com essa tarefa da melhor maneira possível);
- Pinheiro Pumilio, mais parecido com um arbusto, em vez de um pinheiro familiar;
- Mugus pine - um arbusto alpino que não precisa de um corte de cabelo;
- Thuja ocidental, o que é ótimo para pousar na parte central da composição;
- zimbro (espécimes altos são plantados como pano de fundo para culturas menores, variações médias variadas podem ser colocadas na parte central do plantio, e plantas de cobertura do solo cobrem perfeitamente espaços vazios entre arbustos);
- árvores de abeto anão, que, dependendo do tamanho, também podem ocupar vários lugares em composições decorativas.
Para que as plantas coníferas não pareçam iguais e desinteressantes, além das culturas listadas, é útil plantar rododendros, derens, bérberis, cotoneaster horizontal e até plantas com flores como prímula, tulipas e margaridas. Estes últimos estão localizados na extremidade do lado mais visível da frente da mixborder.
Arbustos
Apesar da grande popularidade de arbustos coníferos e perenes para as fronteiras de mistura, as culturas com flores e variedades com folhas decorativas são muito mais frequentemente usadas no design do território. A vantagem são arbustos compactos e abundantes, com um longo período de floração.. É para esses jardineiros que incluem spirea, hortênsia, peônias de árvores, bérberis e muitas variedades de rododendros.
Além deles, o mixborder de arbustos pode incluir mahonia, iberis, buxo e áreas livres de arbustos são adicionalmente formadas por floxes de cobertura do solo e galpões. Em plantações mistas entre plantas grandes e extensas, são plantadas prímulas, margaridas de armeria e outras culturas de flores.
Criando e projetando um mixborder com suas próprias mãos
Tendo decidido sobre um estilo específico de criação de um mixborder, resta apenas preparar tudo o que você precisa e você pode prosseguir para a execução direta do trabalho. Obviamente, uma questão importante na organização de tal atividade será a escolha do local mais adequado para o canteiro e a consideração de algumas características da colocação de plantas nele.
Escolhendo um lugar para pousar
A seleção de um local para projetar um mixborder deve ser feita levando em consideração as necessidades de plantas específicas preparadas para a decoração do território, mas, em qualquer caso, é melhor evitar alagamentos e locais sob o sol escaldante.. Isso também se aplica a territórios localizados à sombra total, pois é improvável que a completa falta de luz solar agrade os arbustos ou até menos flores. A solução ideal nesse caso seria uma plataforma com luz solar difusa e proteção das plantas contra o sol escaldante do jantar. Pode ser um local próximo às paredes da casa, uma pequena encosta, a beira do terraço ou uma área ao longo dos caminhos.
Importante! Ao formar uma borda de mistura ao longo da fachada dos edifícios, considere a altura das janelas para que a camada superior das plantas não impeça a entrada de luz solar no edifício.
É melhor colocar mixborders intermitentes ao redor do perímetro do territóriopara que as culturas não se ocultem. Zonas decorativas ao longo dos caminhos se formam a aproximadamente 0,5 m delas, tentando prever o crescimento do mato e impedir obstáculos ao movimento de pessoas.E, claro, escolhendo um lugar para colocar o mixborder, tente manter a ideia básica do paisagismo geral do territóriopara que o jardim não se torne um local pouco atraente contra um fundo de outra vegetação.
Como colocar plantas
Além de escolher o local adequado para o mixborder, é importante considerar algumas regras básicas para colocar plantas nele.
A lista de recomendações principais neste caso inclui o seguinte:
- Qualquer que seja a forma que você decida dar à sua estrutura, as bordas de tal cama devem sempre ser claramente definidaso que pode ser alcançado com pedras, ladrilhos, toras ou culturas de tamanho menor.
- Dentro de um mixborder tente usar plantas com aproximadamente os mesmos requisitos à intensidade de umedecimento, área iluminada e fertilizante. No futuro, essa composição será muito mais fácil de cuidar.
- Não tente usar muitas culturas diferentes em uma área pequena, espessamento ideal - não mais que três plantas por 1 m² mixborder. Uma densidade muito alta de arbustos e flores pode levar a uma limitação de seu crescimento e comprometimento da floração, sem mencionar o aumento do risco de desenvolvimento de doenças fúngicas.
- Mantenha a moderação com linhas retas., porque quanto mais natural e elegante o jardim parecer, mais atraente será.
- Você não deve usar várias culturas com um sistema raiz bem desenvolvido e poderoso em um mixborder de uma só vez. Com a falta de umidade e nutrientes no solo, eles podem estragar toda a composição, retirando do restante da vegetação tudo o que é necessário para o crescimento e desenvolvimento normais.
- Aderir aos princípios de estratificação ao plantar plantas: arbustos e árvores altas não devem obscurecer colheitas e flores anãs.
- A altura das maiores plantas de plantio não deve exceder metade da distância do mixborder ao ponto de observação principal; caso contrário, o nível superior da composição será simplesmente perdido no contexto geral do campo interno.
- Seleção de culturas para o desembarque em mixborders, dar preferência a variedades com diferentes períodos de floraçãode modo que depois que os botões caem em algumas plantas, outras assumem o desempenho de funções decorativas. Assim, é possível obter suporte durante todo o ano para a aparência estética da mixborder.
E, é claro, não esqueça de cumprir os requisitos de rotação de culturas; portanto, se alguma planta afundou e morreu na área selecionada durante a temporada passada, você também não deve plantá-las aqui este ano.
Como cuidar
Não é segredo que mesmo as plantas mais despretensiosas (de acordo com as avaliações) requerem alguma atenção; portanto, ao organizar um mixborder, você precisa estar preparado para fornecer a eles pelo menos um cuidado mínimo.
As seguintes ações podem ser incluídas em um programa "mínimo":
- Rega regular, levando em consideração o teor de umidade das culturas plantadas (a frequência média de introdução de líquidos é de 3 a 6 vezes por temporada, mas ao mesmo tempo, as condições climáticas e a quantidade de precipitação natural devem ser levadas em consideração). Para a irrigação, é melhor escolher a água protegida e aquecida ao sol, sem impurezas de cloro.
- Capina periódica da zona de mixborder com a remoção de ervas daninhas, que não só violam a composição decorativa, mas também podem causar crescimento limitado ou doenças das culturas plantadas. Se necessário, é possível fazer uma cobertura morta da zona de tronco próximo dos arbustos, mas apenas se a planta apoiar esse procedimento.
- Cobertura de plantio regularprincipalmente usando composições minerais complexas. A frequência ideal de ingestão de nutrientes é uma vez a cada 3-4 semanas, começando no início da primavera e continuando até meados do outono. Na preparação para o inverno, é útil fertilizar o jardim com compostos de fósforo-potássio.
- Poda de inflorescências secas, galhos doentes e danificados, bem como instâncias em crescimento inadequado. Para manter a alta decoratividade da mixborder, um corte de cabelo em forma oportuna, limitando o crescimento de arbustos e árvores, não será supérfluo.
- Inspeção regular de culturas para brotos infectados por doenças ou afetados por pragase, se houver, você terá que remover as partes danificadas e tratar a planta restante com preparações fungicidas e inseticidas em várias doses (o intervalo mínimo entre as pulverizações é de 2 semanas).
- Além dos requisitos acima, não podemos deixar de lembrar a necessidade de organizar abrigo de inverno para algumas plantas com baixa resistência ao gelo. A lista de atividades padrão para a preparação do inverno inclui arbustos de abate, irrigação com carregamento de água e plantas com fertilização com compostos de fósforo-potássio. Para amostras ou variedades jovens com baixa resistência ao gelo, pode ser necessária uma cobertura adicional com material de proteção contra gelo não tecido.
Vídeo: Princípios básicos para escolher cores para mixborders
Sabendo o que é um mixborder, guiado pelos estilos de design e pela seleção adequada da vegetação mais rentável, até uma pequena área pode ser decorada com culturas grandes e médias ou de cobertura do solo. Fornecendo os devidos cuidados às plantas, elas sempre o deliciam com uma atraente floração e alta aparência decorativa, muitas vezes por muitos anos.