Tendo se tornado o feliz proprietário de um terreno fora da cidade, muitas vezes o proprietário se perde nas decisões sobre a melhor forma de organizá-lo. A situação é especialmente complicada pelo tamanho relativamente pequeno do lote, por exemplo, 8 acres, porque você deseja colocar muito aqui. Muitos passam o trabalho de planejamento para as mãos de designers profissionais, acreditando que isso será mais confiável. No entanto, conhecendo as regras básicas para colocar objetos em um site e espaço de zoneamento, você pode equipar o território. Além disso, você aprenderá alguns segredos.
8 acres é quanto
Um terreno de 8 acres é um território bastante sólido que pode ser adaptado a uma vida suburbana confortável. Aqui há espaço suficiente para construir uma casa para toda a família, organizar um jardim, uma área de lazer e, se desejado, iniciar um pequeno jardim. Como nem todos podem imaginar quanto custa 8 acres, vale a pena explicar que, se você traduzir esse número em unidades de medida que todos entendem, a área será de 800 m². De acordo com as recomendações dos desenvolvedores, a área da casa deve ser 1/10 da área do terreno, ou seja, neste caso - 80 m², e a questão de sua localização depende em grande parte da forma e das características do terreno.
Uma parcela de 8 acres pode ser retangular, quadrada ou ter formas irregulares. A última opção frequentemente complica o processo de planejamento, começando com o fato de que é bastante difícil determinar independentemente o perímetro do território para, pelo menos, construir uma cerca. Mas há uma oportunidade de distinguir objetos da paisagem de uma maneira original. Nesse caso, os projetistas geralmente evitam linhas e formas nítidas, assimetria está presente no design de todo o exterior.
Na maioria das vezes, seções retangulares são encontradas - elas são mais adaptadas ao zoneamento, criam a aparência de uma área maior, estendendo-se à distância. Mas, ao mesmo tempo, o território não deve ser muito longo e estreito; caso contrário, estará muito cheio. A proporção preferida é de 1: 1,5, ou seja, aproximadamente 23 m de largura e 35 m de comprimento.
As parcelas quadradas são menos populares. Isso se deve ao fato de que a colocação competente em uma área de todos os objetos do projeto paisagístico às vezes causa muitas dificuldades. Mas, se você fizer algum esforço e conhecimento, o projeto poderá ser muito bem-sucedido. Muitas vezes, uma casa é construída na parte central, um pouco mais perto da entrada, e todas as outras áreas estão localizadas ao redor. A propósito, cada lado desse local terá um pouco mais de 28 m.
Você sabe As características do projeto da paisagem eram conhecidas até pelos romanos antigos, equipando seus magníficos jardins com avenidas diretas, fontes, grutas e piscinas.
Um papel importante no planejamento da organização de um terreno é desempenhado pelas características do relevo. Freqüentemente, ao considerar opções de compra de território para o arranjo de uma residência de verão, os clientes recusam lugares com solavancos e elevações, e o fazem em vão. Em um terreno de 8 acres, com declives naturais, você pode implementar soluções paisagísticas impressionantes, por exemplo, organizar um jardim de vários níveis, uma colina alpina ou um canteiro de flores com áreas de lazer e outras instalações, construir uma cachoeira artificial ou imitar um córrego da montanha. A propósito, neste caso, a casa deve ser construída em uma colina para que não seja inundada pela água da chuva que flui das encostas.
Regras para colocar objetos no site
Primeiro, você precisa determinar o local do edifício principal - um edifício residencial. É colocado de acordo com a forma do site. Se o território for retangular, mas bastante amplo, poderá ser construído em qualquer local conveniente: ao lado da cerca que limita a rua, no centro, ao longo da extremidade do local. No caso de o terreno ser estreito e longo, a casa fica localizada perto do lado mais curto, expandindo visualmente a área próxima à entrada. Existem também parcelas triangulares, onde a solução racional é colocar edifícios em cantos remotos.
Prédios pouco atraentes tentam esconder o máximo possível. Eles são construídos em áreas remotas ou delimitados por espaços verdes. Banheiros e fossas de compostagem devem ser mantidos longe de casa e das áreas de descanso. Se for planejado equipar um jardim ou um jardim, será racional estabelecer um galpão próximo, onde serão armazenados os equipamentos necessários para o trabalho.
Importante! Para expandir visualmente os limites de um pequeno terreno, você precisa plantar plantas anãs e formas padronizadas de árvores.
A garagem é colocada mais perto do portão. A instalação nas profundezas do território distorcerá significativamente o projeto da paisagem e, além disso, você terá que cuidar da colocação da estrada de acesso.
Zoneamento
Ao registrar o território de uma casa particular, é importante usar a técnica do espaço de zoneamento. Como o objetivo de adquirir uma área suburbana é aproximar-se da natureza, a maior área é destinada à vegetação (horta, canteiros, horta), cerca de 75% de todo o território. Ao mesmo tempo, os edifícios residenciais ocupam cerca de 10% e os 15% restantes - edifícios agrícolas, áreas para jogos, recreação, etc. Durante o planejamento, tente levar em consideração as necessidades de todas as famílias e organizar um canto para cada uma delas.
A. Zona de entrada: portão principal, estacionamento, jardim de coníferas, jardim de flores. B. Área econômica: lote residencial, jardim, casa de banho com terraço, chuveiro, vaso sanitário e despensa. B. Área residencial: casa, terraço, jardim de flores e cobertura do solo. G. Área da paisagem: campo de jogo, lagoa ornamental, jardim de pedras, ponte, local de descanso à sombra, área de churrasco.
Zona frontal
A zona frontal é o local em frente à entrada principal da casa, bem como a área ao redor do caminho que leva a ela. A organização deste site recebe atenção especial, pois é esse território que você e seus convidados veem na entrada. Ela é um cartão de visita peculiar da propriedade. Canteiros e canteiros de flores brilhantes são plantados aqui, pequenos itens de decoração arquitetônica são instalados. A pista e o próprio local são frequentemente pavimentados com material bonito, caracterizado por características de alta qualidade.
Residencial
O principal elemento da área suburbana, é claro, é um edifício residencial. Sua localização depende mais da forma do território e dos pontos cardeais. Conselho de especialistas: se não for possível abrir aberturas de janelas de todos os lados, organize-as a leste e a oeste. Essa recepção fornecerá um suprimento completo de luz na sala durante o dia.
Uso doméstico
Os edifícios agrícolas (celeiro, vaso sanitário, chuveiro) costumam ser colocados no fundo do jardim ou para que sejam escondidos dos olhares indiscretos por sebes altas de arbustos e árvores ornamentais. Não tente construir muitos prédios extras que entulham o território. Determine claramente o objetivo de cada um deles. Ao mesmo tempo, tente organizar os prédios para que eles não criem uma sombra. A melhor opção é o lado norte ou noroeste.
Área de recreação
Para a área de recreação, é racional alocar um local no quintal, no local mais calmo e sem passagem. Se for um playground, é melhor organizá-lo para que o território fique claramente visível da janela da cozinha ou da sala de estar. Pérgulas e cozinhas de verão são frequentemente colocadas na parte de trás do jardim, para que você possa chegar o mais perto possível da natureza.
Alguns proprietários de cabanas de verão equipam seus próprios reservatórios artificiais, piscinas ou cachoeiras decorativas. Nesse caso, deve-se levar em consideração que os objetos não podem ser localizados sob árvores altas, cuja folhagem polui constantemente a água. Além disso, o reservatório não deve estar constantemente sob luz solar direta.
Jardim
Hoje, os proprietários de casas de veraneio se esforçam para equipar seus territórios de maneira que haja as condições mais favoráveis para a recreação. Ainda assim, ainda existem adeptos da jardinagem que preferem comer produtos limpos cultivados por conta própria. Nesse caso, é melhor dedicar o ensolarado território sul do local ao jardim, para que as plantações se desenvolvam com segurança e desfrutem da produtividade. O design moderno dos canteiros com bordas em forma de canteiros de flores, entre os quais são traçados caminhos elegantes, ganhou grande popularidade.
A horta é geralmente a maioria do paisagismo. Culturas altas e frutíferas criam raízes bem do norte. Do sul e oeste - arbustos, árvores anãs, coníferas ornamentais.
Você sabe Para tornar o plano mais realista, você pode criar modelos de construções de argila e, movendo-os ao longo do desenho desenhado da plotagem, determinar a melhor localização e como a sombra cairá.
Métodos para dividir um site em zonas
Paisagistas experientes têm várias maneiras de dividir um site em zonas funcionais. Na maioria das vezes, são usadas faixas, que também são decoradas com bordas de flores ou arbustos baixos decorativos. Essa tela deixa em aberto o restante do território apresentável.
Como uma área de lazer, um mirante, uma plataforma com churrasqueira, uma pérgola pode atuarEm geral, deve ser um local aconchegante, onde você pode passar um tempo cercado por vegetação. Para separá-lo do resto do espaço e torná-lo mais fechado, você pode usar arbustos de tamanho médio, criando uma cobertura a partir deles.
Em geral, essa é a maneira mais comum de dividir territórios em hortas. Dependendo de quais plantas você escolher, as sebes podem ser baixas e moderadamente altas, densas ou mais delicadas. Esta é a maneira mais bem-sucedida de separar a zona econômica, na qual frequentemente participam plantas com flores maravilhosas, como lilases, cerejas, etc., bem como espécimes exóticos (thuja, amêndoas e zimbros).
Além das coberturas, você pode separar as zonas erguendo arcos e treliças. Esses objetos evocam notas de romance, criando cantos isolados. Eles podem ser instalados, por exemplo, durante uma transição suave de uma zona para outra, plantada com rosas de escalada, hera, trepadeiras, vinhedos.
Em uma área montanhosa, as zonas são separadas por diferenças de altura. Assim, são formados territórios com vários níveis, em cada um dos quais uma zona funcional separada está equipada. Como delimitadores e remansos, use pedra natural e artificial.
Uma das soluções modernas mais interessantes em zoneamento é a construção de gabiões. São cercas peculiares, cujo design consiste em uma malha de metal cheia de pedras. Tais cercas modulares se harmonizam perfeitamente com espaços verdes e ocultam facilmente objetos desagradáveis.
Planejamento do Site
Antes de prosseguir com a organização do território, é necessário elaborar um plano detalhado em papel, onde e quais instalações serão localizadas. Durante o projeto, é necessário levar em consideração todas as características do relevo, seus territórios planos, colinas, encostas e barrancos, pois isso terá um impacto direto na localização de zonas individuais. Além disso, é levada em consideração a presença de reservatórios naturais ou águas subterrâneas altas para a organização de um sistema de drenagem.Para começar, pegue um pedaço de papel e faça um esboço aproximado de como você verá sua propriedade no futuro. Muitas idéias prontas podem ser encontradas na Internet em sites sobre paisagismo. Depois de determinar exclusivamente o número de edifícios e o conceito geral, elabore um plano preciso, levando em consideração o tamanho do site e seus elementos individuais. Marque os locais de instalação dos sistemas de abastecimento de água, esgotos e tubulações de gás.
Depois de desenhar objetos de construção no plano, você pode começar a criar áreas de recreação, jogos, um jardim, uma horta etc. Você também deve exibir a localização de caminhos, luzes, mandris, pérgulas, fontes e outras formas arquitetônicas. Ao escolher objetos, certifique-se de considerar o estilo no qual planeja projetar a paisagem para que todo o território pareça harmonioso.
Se você planeja organizar o arranjo de um jardim ou canteiros de flores, pense imediatamente em quais plantas serão plantadas. Se estamos falando de árvores grandes, é preciso observar a distância entre elas, como nas culturas adultas. As plantas ornamentais são selecionadas levando em consideração a iluminação, a fertilidade da terra e a umidade do território.
Exemplos de layout bonitos
O design do design do site é baseado no estilo de design escolhido. Não há recomendações claras, todos podem escolher quais condições são mais preferíveis para ele. Um dos exemplos de sucesso será o design em estilo rústico, que permite realmente relaxar da agitação da cidade. O elemento central será uma casa de madeira. Tetos baixos, janelas pequenas, cano de chaminé - esses detalhes enfatizam melhor a direção. Um poço pode ser instalado perto da casa - será real ou decorativo, dependendo do seu desejo e da disponibilidade de água subterrânea. Perto da casa, é melhor plantar árvores frutíferas, arbustos de bagas. Um elemento obrigatório é uma mesa enorme com bancos. Cercado por canteiros de flores brilhantes, tudo isso ficará incrível.
Outro exemplo bonito seria um site em estilo country, em parte semelhante a um site rústico.. Uma casa de dois andares com decoração feita de pedra ou estuque, um telhado de azulejos com uma estrutura inclinada complexa e varandas com plantas de tecelagem - essa é apenas a base em torno da qual outras áreas funcionais são formadas, separadas por uma cerca de vime ou sebe. Perto da casa, um gramado verde com papoulas, flores, margaridas, um pequeno jardim com canteiros de legumes ou um pequeno lago coberto de junco ficará ótimo.
Para quem acompanha os tempos, o design em uma direção minimalista é adequado. A casa com um telhado plano e janelas panorâmicas é quase desprovida de elementos decorativos, mas prática. O território do telhado é geralmente destinado à criação de um terraço, área de lazer, devido à qual é economizado o espaço restante no local, que pode ser usado para esportes, playground ou piscina. Não deve haver canteiros de flores brilhantes no jardim; a preferência é dada aos gramados verdes com caminhos retos e suaves. As árvores coníferas (zimbro, thuja etc.) atuam como vegetação que, com a ajuda de um corte de cabelo, dá formas claras.
Paisagismo
Um dos processos importantes para a melhoria da área local é o paisagismo. Plantar espaços verdes cria condições confortáveis para um bom descanso ao ar livre. Além disso, a criação de belos cantos da natureza pode ser combinada com a renda na forma de vegetais, frutas, bagas e flores.
As plantas são plantadas de acordo com o projeto. O solo no local deve ser drenado e fertilizado. Os especialistas recomendam primeiro plantar árvores grandes, depois arbustos e flores.Importante! Ao fazer composições de plantas, leve em consideração suas necessidades de solo, pois algumas culturas adoram solo acidificado, enquanto outras morrem nele.
Para torná-lo mais conveniente, o território é dividido em três zonas, que são preenchidas com plantas:
- Externo. Assim, a área ao longo do perímetro do local, durante a qual a cobertura ficará bonita, atua.Muitas vezes, é formado por coníferas (zimbro, abeto, pinheiro), arbustos (amoras, lilases, madressilvas), árvores frutíferas (macieiras, ameixas). O plantio em duas fileiras dessas culturas substituirá completamente a cerca entre as parcelas.
- Interno. Nesse caso, o território adjacente à casa é considerado. Canteiros de flores, canteiros de flores ficarão ótimos aqui. As plantas fronteiriças podem distinguir os caminhos e a margem de um reservatório, se houver. Dependências feias irão mascarar as culturas sinuosas: hera, capim-limão, diferentes tipos de videiras. As plantas de ampel (fúcsia, pelargonium, etc.) desempenham um papel especial no design da área local. Eles são colocados em vasos pendurados e vasos em terraços e varandas. Os gramados verdes limpos localizados em frente à casa ganharam grande popularidade hoje.
- Intermediário. O restante da área, cujo paisagismo enobrece o local, adorna as áreas funcionais. Seu design é o processo que consome mais tempo. Pode ser um exuberante jardim de árvores frutíferas, bagas ou arbustos ornamentais com uma área de recreação equipada. Em um território remoto de um terreno de 8 acres, você pode equipar um pequeno canto da paisagem da floresta com abetos altos, abetos e thuja. Se o terreno for montanhoso, uma solução interessante seria criar uma colina ou jardim alpino com uma incrível combinação de plantas e blocos de pedra. Os espaços vazios entre árvores e arbustos podem ser preenchidos com grama, escolhendo as variedades de jardim mais despretensiosas ou plantas de cobertura do solo.
Elementos de decoração
Na decoração do jardim, você pode mostrar toda a sua criatividade. Mas antes de tudo, você precisa considerar o estilo do site. Pode ser uma variedade de pequenas formas arquitetônicas: esculturas de jardim compradas ou feitas com a própria mão, uma cachoeira decorativa, complementada por iluminação e plantas exóticas. Parece grandes arcos e pérgulas, trançados por loaches, canteiros de várias camadas com plantas perenes de flores brilhantes.
Em um local decorado no estilo provençal, terraços de pedra feitos de arenito ou concha, mandris de madeira e móveis antigos com arranhões e rachaduras característicos serão adequados. Uma opção maravilhosa se o local tiver uma encosta onde você poderá organizar um canteiro de flores em socalcos com uma vinha francesa.
Fontes e esculturas, lagoas artificiais de formas geométricas regulares, vasos com flores, estátuas antigas se tornarão decorações da paisagem no estilo clássico. Todos os elementos decorativos são geralmente instalados na interseção das faixas para enfatizar a simetria geral.
O estilo chinês, que só está ganhando popularidade entre os europeus, é perfeitamente complementado por um gazebo de chá redondo em um canto isolado do jardim, um riacho com água corrente, pedras de formas e cores incomuns.
Mesmo o moderno estilo minimalista de paisagismo, que assume o máximo laconicismo, pode ser complementado por decorações originais. Assim, lâmpadas diodo, móveis de exterior ou de alumínio ou plástico, bolas ou cubos polidos de concreto ou metal podem agir.
Um lote de 8 acres permite implementar muitas idéias interessantes. Usando métodos de espaço de zoneamento, uma escolha competente de estilo, plantas e paisagens permitirá equipá-lo com um lugar real para relaxar da agitação da cidade e de problemas prementes.