Este ano, não há ameaça de escassez de água para irrigação no país, disse o presidente da República do Uzbequistão após uma reunião sobre o cultivo e acúmulo de grãos.
Confira
Em 2018, apesar do clima extremamente quente e árido, que causou pouca água, o país conseguiu coletar 45 centavos de grão por hectare. A colheita total de grãos ultrapassou 5 milhões e 200 mil toneladas.
Durante vários meses deste ano, o dobro, em comparação com 2018, a quantidade de precipitação registrada. O reservatório de Talimarjan acumulou 1 bilhão de metros cúbicos de água, o volume de água acumulada nos reservatórios restantes é duas a três vezes maior que no ano passado.
Além disso, o reservatório Sardobin foi comissionado no país.
Note-se que no Uzbequistão existe um clima árido com uma pequena quantidade de precipitação - não mais que 200-300 mm caem anualmente. Os recursos hídricos do país consistem em águas superficiais e subterrâneas, além de água de esgoto e drenagem.
A formação dos recursos hídricos do país ocorre principalmente (em 60%) por água derretida nas bacias Syr Darya e Amu Darya, além de águas pluviais e glaciais.
O país possui 17.777 cursos de água naturais.
A área total de terras irrigadas no Uzbequistão é superior a 4,3 milhões de hectares, dos quais a água é fornecida através de estações de bombeamento para 2,2 milhões de hectares.