De acordo com os resultados da colheita, anunciada pelo governo do Turquemenistão em 5 de julho deste ano, foram recebidos 1,65 milhão. Segundo previsões dos correspondentes do KhT, essa quantidade de grãos deveria ter sido suficiente pela primeira vez, mas agora há escassez de farinha no país.
As lojas estatais do Ministério do Comércio vendem farinha de "primeira classe" de baixa qualidade a um preço de 0,9-1 manat / kg (1 manat - US $ 0,29). Mas os cidadãos do Turquemenistão não têm pressa em comprá-lo.
Eles estão muito mais dispostos a dar dinheiro por farinha premium. Raramente está à venda, custa cerca de 3 manat. Esta farinha não tem tempo para se deitar, os moradores locais a separam em poucas horas. Lojas particulares liberam esta farinha por 4 manats.Supõe-se que ele originalmente fosse vendido em lojas estatais, mas os revendedores o compraram a granel e revenderam para pontos de venda particulares.
A farinha produzida na Rússia e no Cazaquistão é ainda mais cara. É vendido em peso a 7-8 manats / kg. A situação do pão é semelhante no Turquemenistão.
As lojas particulares vendem grandes quantidades de bolos chamados "chorek", a 1 manat / pc. Nas lojas do estado, o pão na forma de pães custa 0,6 manat. De manhã, grandes filas se alinhavam atrás dele. Esse pão se dispersa por uma hora.