Na região de Kherson, foi criada a associação pública "Association of Kherson Watermelon Producers", que foi oficialmente registrada em 31 de julho de 2019, como informou o chefe da fazenda de Palicheva, Yuri Palich, em sua página no Facebook.
Segundo Yuri Palich, a criação dessa associação é um passo oficial inicial para registrar a indicação geográfica “Kherson watermelon”.
Palic explicou que o registro é necessário para proteger a reputação da comida local.
Contribuirá para o desenvolvimento da agricultura, permitirá que os agricultores mantenham um preço alto por seus produtos exclusivos e combatam a concorrência desleal, o que pode enganar os clientes com produtos que podem ser fracos ou insípidos.
O agricultor acrescentou que ainda é necessário revisar as especificações, desenvolver um logotipo, preparar e enviar a documentação para registro. Para que os clientes possam experimentar o Kherson Watermelon, levará vários anos, ele prevê.
Além disso, Yuri Palich propôs fazer da melancia o brasão de armas da região de Kherson. "Pode ser o símbolo de Nova York uma grande maçã", escreve o agricultor.