Muitos jardineiros, escolhendo uma variedade de tomate para o plantio, são muito cautelosos com as variedades híbridas. Para ser justo, vale a pena notar que, de fato, muitos híbridos, apesar de todas as suas vantagens (boa produtividade, resistência a doenças), podem ter um sabor "plástico". No entanto, a variedade de tomate híbrido Velikosvetsky F1 é uma exceção à regra - ela atrai até as deli mais exigentes.
Descrição da nota
Os tomates da variedade Velikosvetsky F1 têm vários recursos que os distinguem dos representantes de outras variedades:
- este tomate pertence às variedades de amadurecimento precoce, a primeira colheita pode ser colhida 105 dias após o aparecimento das primeiras mudas;
- é uma variedade alta - a altura do arbusto pode atingir 2 m;
- tem uma forma cubóide ligeiramente alongada de frutas calibradas;
- cada pincel contém de 5 a 9 frutas;
- o tomate tem uma pele densa e carne carnuda;
- sementes em frutas uma pequena quantidade.
Vantagens e desvantagens
Como qualquer outra cultivar, os tomates Velikosvetsky F1 têm pontos fortes e fracos.
- As principais vantagens deste híbrido são:
- uma combinação bem-sucedida de amadurecimento precoce com altos rendimentos;
- resistência a várias doenças e condições adversas para o desenvolvimento e crescimento;
- o mesmo tamanho da fruta e um sabor agradável de polpa;
- a forma da fruta, o que contribui para uma boa transportabilidade e manutenção da qualidade.
- As principais desvantagens incluem:
- Liga obrigatória devido ao alto crescimento dos arbustos;
- a necessidade de beliscar regularmente devido à formação de muitos rebentos laterais.
Mudas de crescimento próprio
Esta variedade de tomate é perfeita para o cultivo em condições de estufa e ao ar livre. A melhor opção para o cultivo de tomate "Velikosvetsky F1" - método de mudas. Seguindo as regras simples de plantar e cuidar deste híbrido, você pode facilmente obter um grande número de frutas de alta qualidade e sabor maravilhoso.
Você sabe Na América, o tomate é o vegetal mais popular. É cultivada em 93% de todas as hortas dos EUA.
Momento ideal para a semeadura
Para determinar com precisão o momento ideal, você precisa saber que geralmente a semeadura é realizada de 2 a 2,5 meses antes do transplante de mudas em campo aberto ou em estufa.
Antes de tudo, é necessário focar na temperatura do ar (a temperatura a +20 ° C é considerada ideal para mudas), além de uma quantidade suficiente de luz solar. É bom que a diferença entre as temperaturas diurna e noturna seja de 5 a 7 graus - isso endurecerá as mudas, o que a tornará mais resistente a condições ambientais adversas no futuro. Dadas essas características, a semeadura é realizada em março-abril, em alguns casos - no início de maio. As primeiras mudas geralmente aparecem de 5 a 6 dias após a semeadura.
Importante! Muitos jardineiros e jardineiros, quando plantam, geralmente confiam no calendário lunar; no entanto, os fatos da influência da lua nas colheitas não são confirmados cientificamente e são frequentemente contestados.
Solo
Para que as mudas brotem mais rapidamente e sejam saudáveis, é necessário preparar um bom solo para elas. Pode ser comprado ou fabricado com suas próprias mãos. Geralmente, é preparada uma mistura de solo, que consiste em terra de turfa (1 parte), turfa (1 parte), húmus (1 parte), serragem (1 parte) e cinzas (1,5 xícaras por 1 balde da mistura pronta).
Capacidade de crescimento
Antes de semear, recomenda-se preparar recipientes especiais para mudas. Você pode usar caixas ou cassetes, além de copos descartáveis de plástico ou turfa. Este último será necessário quando as mudas entrarem na fase de 2 folhas - para o plantio.
Preparação de sementes
A preparação de sementes para a semeadura é a base de uma colheita sólida, razão pela qual os residentes experientes do verão começam os procedimentos de semeadura no final de fevereiro e no início de março.
Há várias medidas preparatórias que precisam ser realizadas com as sementes antes da semeadura:
- Classificar e rejeitar - Sabe-se que de sementes mais pesadas e maiores crescem plantas mais saudáveis e prolíficas. Para selecionar essas amostras, as sementes são imersas em uma solução salina previamente preparada (1 colher de chá de sal é dissolvida em um copo de água e insistida por cerca de 10 minutos). As sementes encorpadas afundam no fundo do copo e as sementes pequenas e secas flutuam para a superfície (elas precisam ser removidas).
- Desinfecção - Há muito se sabe que muitas doenças de plantas podem funcionar na superfície das sementes. Para evitar isso, todas as sementes passam por um procedimento de desinfecção antes do plantio - são mantidas por cerca de 20 minutos em uma solução a 1% de permanganato de potássio ou 7-8 minutos em uma solução a 3% de peróxido de hidrogênio aquecida a +40 ° C.
- Impregnação de nutrientes - para melhorar a qualidade do rendimento, as sementes são embebidas em soluções especiais antes da semeadura por 24 horas. Você pode usar receitas populares - suco de aloe ou batata ou preparações industriais. Após a imersão, as sementes são secas sem enxágüe.
- Germinação - para acelerar o crescimento das mudas e o amadurecimento precoce da colheita, as sementes de tomate são deixadas no pires cobertas com gaze úmida ou papel filtrado úmido antes da semeadura.
- Endurecimento - para aumentar a resistência dos arbustos de tomate às condições climáticas adversas, bem como para aumentar a qualidade e a quantidade da colheita, as sementes de tomate antes do plantio 2-3 vezes são colocadas durante a noite em uma geladeira (a uma temperatura de 0 ... -2 ° C) por 12 horas.
Você sabe Durante muito tempo, os tomates foram considerados plantas venenosas. Os jardineiros os usavam como plantas ornamentais exóticas.
Semeando sementes
Antes de plantar as sementes, o recipiente preparado é preenchido com terra 3 cm abaixo da borda. Depois disso, a mistura do solo é regada e, coberta com um filme, deixada por um dia - isso permitirá que a umidade penetre uniformemente no solo. Imediatamente antes da semeadura, o solo é nivelado e os furos são feitos com uma profundidade não superior a 1,5 cm, onde as sementes são plantadas. De cima, o recipiente deve ser coberto com polietileno, o que cria artificialmente alta umidade. Para acelerar o aparecimento de brotos, a temperatura ambiente deve ser de pelo menos +25 ° C. Após as primeiras filmagens, o filme é removido para impedir a podridão.
Cuidados com mudas
Os primeiros brotos geralmente aparecem cerca de 7-8 dias após a semeadura das sementes. Durante esse período, é muito importante ter luz suficiente e observar o regime de temperatura - após o aparecimento dos primeiros brotos, a temperatura deve ser reduzida para +15 ° C por 5-6 dias. Depois disso, permitindo que os brotos fiquem mais fortes, a temperatura durante o dia sobe para +24 ° C, e à noite - para +12 ° C. Após o aparecimento das primeiras folhas, as mudas devem ser mergulhadas - para o sistema radicular crescer, a raiz principal é comprimida durante um mergulho.
Mudas dessa variedade de tomate precisam ser alimentadas. Na primeira vez em que os fertilizantes são administrados no 10º dia após o plantio, na segunda vez - duas semanas após o primeiro. Como cobertura, você pode usar fertilizantes adquiridos prontos ou cozinhá-los você mesmo. Para isso, 4 g de uréia, 30 g de superfosfato e 10 g de sulfato de potássio são diluídos em 10 l de água e o solo é regado com esta solução.
O principal cuidado após a cobertura consiste em molhar e afrouxar o solo. Vale a pena prestar atenção a dois fatores importantes para o crescimento e desenvolvimento saudáveis das plantas, como luz e água. Para evitar doenças e até a morte de mudas, a rega não deve ser excessiva e a luz deve ser abundante.
Endurecimento de mudas
O endurecimento de mudas é um procedimento muito importante, que permite que futuras plantas de tomate tolerem facilmente condições climáticas adversas. O procedimento de endurecimento geralmente começa 2 semanas antes do transplante de mudas em campo aberto. Para fazer isso, depois de esperar os dias quentes da primavera, quando a temperatura do ar esquentava pelo menos +12 ° C, as mudas são levadas para a rua. Tais procedimentos devem começar com meia hora e aumentar gradualmente a quantidade de tempo gasto pelas mudas no ar.
Ao endurecer, evite a luz solar direta e as plantas para monitorar a ausência de correntes de ar. Mudas endurecidas no futuro podem tolerar facilmente as primeiras geadas do outono, quando a temperatura do ar pode cair para -5 ° C.
Plantio de mudas em local permanente
O plantio de mudas em local permanente é realizado com 60 a 65 dias de idade. Normalmente, esse período cai no final de maio e início de junho. A área ocupada pelas plantas é determinada dependendo do arbusto. Ao cultivar tomates em duas hastes - por 1 quadrado. m de área plantada 3 plantas, em uma haste - por 1 quadrado. m plantado em 1 planta.
Cuidado ao ar livre
Os tomates, embora sejam plantas despretensiosas, ainda respondem muito bem aos cuidados - o cuidado mínimo afeta imediatamente a quantidade e a qualidade da colheita. Há uma série de regras básicas de atividades agrícolas, aderindo às quais, é garantido um grande número de tomates suculentos e doces.
Rega
Ao regar os tomates, você deve evitar excesso de umidade e secar demais o solo. Normalmente, se não houver chuva, a rega é feita uma vez por semana - os tomates raramente são regados, mas abundantemente. A água é derramada sob a raiz da planta, não caindo nas folhas superiores, pois isso pode levar à formação de podridão de vértice. É imperativo garantir que, desde a hora do ovário até o final do enchimento das frutas, a água esteja na quantidade certa; caso contrário, você poderá perder a colheita ou obter frutas atipicamente pequenas.
Não se esqueça do afrouxamento constante do solo toda vez que uma crosta se forma no chão.Importante! Os tomates crescerão melhor e terão menos probabilidade de doer se as cinzas forem adicionadas ao balde de água para irrigação (algumas pitadas por balde de 10 litros) ou as cinzas polvilharem cinzas ao redor da haste do tomate.
Top vestir
O tomate é uma planta que requer fertilizantes para um melhor crescimento e desenvolvimento dos frutos. A opção ideal é uma alimentação sistemática a cada 2-3 semanas, mas você pode fazer isso com uma quantidade mínima de 3 vezes durante toda a temporada. Como fertilizante, você pode usar misturas adquiridas prontas ou cobertura de cozimento automático. O principal é que eles contêm nitrogênio em uma quantidade mínima e predominam o potássio e o fósforo. Você também pode usar fertilizantes orgânicos - excrementos de pássaros são bons.
Stepson
O processo de beliscar não é obrigatório e é realizado para formar arbustos e obter mais frutos. Na maioria das vezes, um talo principal é deixado no mato, e os enteados restantes que aparecem no seio do caule são removidos. Nos dias de forte calor do verão, é melhor recusar beliscar por um tempo, porque as plantas nessas condições não toleram ferimentos. Porém, durante chuvas prolongadas, é melhor realizar o enteado constantemente, removendo ao mesmo tempo a folhagem mais baixa para o aquecimento mais rápido do mato e sua ventilação.
Vídeo: Tudo sobre tocar seus tomates
Cuidado do solo
Para obter uma colheita rica, o solo em que os tomates crescem precisa de cuidados constantes.
Entre os principais e eficazes métodos de atendimento estão:
- erva daninha - o procedimento obrigatório para remover o sistema radicular da erva daninha do solo em que o tomate cresce, permitindo economizar todos os nutrientes e umidade do solo para o desenvolvimento e o crescimento do tomate;
- afrouxamento - um procedimento pelo qual o solo sob os tomates é enriquecido com oxigênio e retém bem a umidade;
- mulching - cobrir o solo ao redor das plantas com qualquer material (grama cortada, folhas caídas, palha, serragem etc.), isso permite economizar calor (especialmente em regiões frias) e umidade do solo.
Bush amarrando
Amarrar arbustos é especialmente importante para essa variedade de tomates, cuja altura pode atingir 2 m. As estacas para a liga são colocadas no solo a uma distância de cerca de 10 cm do caule, a uma profundidade de cerca de 40 cm. A altura das estacas é selecionada de acordo com a altura esperada do arbusto. A primeira liga ocorre imediatamente após o enraizamento das mudas e o início de seu crescimento. Às vezes, o fio esticado horizontalmente é usado em vez de estacas e, como mostra a prática, nesse caso os frutos da colheita serão um pouco maiores, e será mais fácil e mais conveniente a colheita.
Tratamento preventivo
O tomate é particularmente vulnerável a doenças e a todos os tipos de pragas; portanto, essas plantas precisam de cuidados regulares e sistemáticos. No caso de doenças, é preciso lembrar que a prevenção sempre será melhor, mais segura e mais barata que o tratamento. Você pode iniciar os trabalhos de manutenção já em junho, quando a temperatura do ar ainda não está muito alta. Neste momento, você pode conviver com os métodos tradicionais de prevenção, que são mais seguros que os produtos químicos.
Para evitar doenças, as seguintes soluções são usadas com as quais você pode pulverizar arbustos de tomate:
- solução de leite - 2 l de água são misturados com 2 l de leite e soro de leite;
- solução de alho - 200 g de alho picado são vertidos em 3 litros de água e insistidos por um dia, depois diluídos com 10 litros de água com 20 g de sabão em pó;
- solução fraca de permanganato de potássio - 0,1 g de permanganato de potássio são dissolvidos em 10 1 de água.
Você sabe Os tomates são conhecidos como "armas não letais" em todos os tipos de protestos em diferentes países do mundo. Eles geralmente são bombardeados por manifestantes daqueles contra os quais se opõem.
Colheita
O período de colheita depende principalmente de quanto tempo os frutos planejam armazenar.
Com base nisso, o estágio de maturação do tomate é selecionado por sua cor:
- verde - a fase inicial, que envolve um longo tempo de armazenamento;
- castanho - estágio intermediário de armazenamento;
- rosa ou vermelho - O prazo de validade máximo não é superior a 7 dias.
Em geral, a variedade de tomate Velikosvetsky F1 é bastante despretensiosa em manutenção, e os requisitos para cuidar dela são mínimos. Com um grande número de vantagens, esse híbrido é frequentemente escolhido como o principal nos jardins e estufas de jardineiros experientes e iniciantes.