Em muitas parcelas domésticas, os cultivadores amadores e profissionais estão montando estruturas para proteger as plantas dos caprichos do tempo e prolongar a estação do jardim por vários meses. Mas qualquer construção de estufa requer cuidados no final da estação de crescimento. Neste artigo, consideraremos como preparar uma estufa de policarbonato no outono para o inverno e a nova estação quente e se deve ou não deixar as portas da estufa abertas para o inverno.
Preparação e limpeza da estufa para o período de inverno
No final da estação de crescimento em casa de vegetação, é necessário realizar atividades para o inverno do edifício. Também é necessário preparar o solo nos canteiros para a primavera. Existe uma lista completa de obras para as quais o tempo mais adequado é o outono. O trabalho preparatório de outono da estufa é uma contribuição para a colheita do próximo ano.
Você sabe Em meados do século passado, na União Soviética, uma estrutura tão maravilhosa como o vegetariano Ivanov foi inventada e projetada. Este é um tipo de estufa, de um lado da qual é uma sala de estar. O principal destaque do projeto é a localização do solo e do teto transparente em um ângulo alto em relação ao sol, o que permite que as plantas sejam parcialmente aquecidas, mesmo com o sol do inverno.
Limpeza
Todas as mudas são removidas do solo junto com as raízes. As plantas que ainda possuem frutas verdes (pimentão, berinjela, tomate) são isentas delas.A propósito, pimentas e tomates removidos por verdes podem ser colocados em uma caixa e transferidos para uma sala quente para amadurecer, após 10 a 15 dias eles amadurecerão e serão adequados para comer. As camas são limpas de palha e folhas caídas.
O sistema de irrigação por gotejamento é desmontado e cuidadosamente montado, na primavera do ano que vem pode ser instalado novamente nos canteiros. Corte cordéis e outras montagens de plantas. Quaisquer que sejam as boas condições dos cordões para a colheita de plantas, eles não podem ser usados no próximo ano, são portadores de doenças virais e insetos.
Todo o material de liga velho deve ser removido fora do local e é melhor queimá-lo. Os detritos das plantas também são removidos da estufa, expostos ao sol por vários dias para secar e depois queimados. Para o composto, também é indesejável usá-los, para não criar um terreno fértil para vírus e infecções em vez de solo nutriente.
Todos os vasos, caixas, baldes em que as plantas cultivadas ou mudas jovens foram cultivadas são limpos de resíduos do solo, lavados, desinfetados e depois secos e armazenados até a próxima estação vegetativa.
Fertilizante do solo
A estufa é uma estrutura na qual o solo é muito utilizado; portanto, os canteiros precisam ser fertilizados duas vezes por ano - na primavera e no outono. O melhor é a introdução de fertilizantes orgânicos no solo, como estrume semi-maduro de gado, húmus ou bom composto.O estrume é disposto nas camas à taxa de um balde (10 kg) por m², o húmus ou o composto é simplesmente espalhado com uma camada de 10 a 15 cm. Depois que o fertilizante é colocado nas camas, eles cavam a terra com uma rotação da camada. Profundidade de escavação - na baioneta de uma pá.
A terra escavada não é nivelada, deixando esse procedimento até a primavera, uma vez que a superfície irregular resultante contribui para o congelamento do solo e a saturação do solo com oxigênio.
Se o jardineiro não tiver onde obter fertilizantes naturais e a estação vegetativa na estufa terminar cedo, você pode plantar adubo verde nos canteiros (mostarda, colza, ervilha, tremoço, feijão, alfafa). Essas culturas brotam e crescem muito rapidamente.
Se forem plantadas no início ou meados de setembro, no início de novembro, as camas serão densamente cobertas com carpete verde. O adubo verde cultivado é cortado ao nível do solo e incorporado no solo (desenterrado).
Alguns produtores de vegetais afirmam que não é necessário plantar adubo verde no solo, basta cortá-los e derramar um dos produtos biológicos (Vostok EM-1, Shine-1 ou Baikal EM-1) à taxa de 3-5 litros de solução por 1. m² Para preparar a solução, tome 0,5 xícaras do produto biológico e misture com um balde de água.
Essa quantidade de solução é suficiente para processar aproximadamente 3 m².
Mudando o solo
Um procedimento muito eficaz, mas demorado, é uma substituição completa do solo em canteiros de efeito estufa. Para fazer isso, remova a camada superior do solo (10–20 cm) e retire-a da estufa, após o que enchem a superfície da cama à mesma altura com solo preto fresco e fértil.Uso de fungicida
O método que consome menos tempo é pulverizar o solo com um dos fungicidas (Fitosporin-M, líquido de Bordeaux, solução a 10% de sulfato de cobre) e fumigar a sala com bombas de fumaça de enxofre. Os fungicidas são pulverizados na superfície do solo, também é necessário tratar todas as superfícies laterais e racks da estufa, ferramentas e equipamentos.
Preparações biológicas, como Fitosporin-M, são pulverizadas apenas em climas quentes, quando a temperatura no interior do edifício não cai abaixo de + 10 ° C.
Importante! Após a fumigação com fumaça sulfúrica em uma estufa, fungos e pragas de insetos morrem e ratos e toupeiras deixam a estufa. Mas nem todas as estufas podem usar enxofre. A fumaça de enxofre causa corrosão do metal, o que significa que eles não podem ser usados em estufas de policarbonato com uma estrutura de metal.
Os fungicidas ajudarão a lidar com doenças bacterianas e fúngicas, mas não terão efeito sobre os insetos (pulgões, nematóides, ácaros), portanto, as pragas terão que realizar um procedimento separado com fumigação com fumaça sulfúrica.Limpeza de primavera
Por fim, eles lavam as superfícies internas da estufa: estantes, lintéis, revestimentos de paredes e esteiras. Para lavar, use escovas e água quente com sabão. No final da limpeza úmida, a água com sabão é lavada das superfícies usando um jato de água de uma mangueira.
Se nos meses de verão o produtor teve que lutar contra doenças ou insetos na estufa, uma limpeza geral no outono não será suficiente. É necessário realizar um trabalho de desinfecção de superfícies de estufa, caso contrário esporos de fungos, bactérias, vírus, alvenaria e larvas de pragas hibernam com segurança, e a próxima temporada será novamente realizada sob o lema da luta pela colheita.Tratamento térmico
Você também pode realizar o tratamento térmico das camadas superiores do solo. O método é aceitável para estufas pequenas e pessoais, com uma área que não exceda 6 a 10 quadrados. Para o tratamento térmico, um dia quente de outono é escolhido quando a estufa de policarbonato já está completamente limpa, mas não fertilizada.
Durante várias horas da manhã, o cultivador de legumes ferve água em baldes e derrama água fervente nas camas à taxa de: um balde de água fervente por 1 m². Primeiro e até o final do procedimento, as portas e janelas do prédio devem estar bem fechadas.
É aconselhável garantir que, às 11 horas, todos os canteiros já estejam cobertos com água quente e a sala esteja entupida. A estrutura não é aberta durante as próximas 24 horas, no solo vaporizado desta vez todos os esporos e bactérias de fungos são destruídos.
Preciso fechar uma estufa de policarbonato para o inverno
Até agora, os jardineiros não chegaram a uma opinião comum se é possível deixar as portas da estufa abertas para o inverno ou se é melhor preservar completamente a sala até a primavera.
Importante! Depois que a estufa estiver totalmente preparada para o inverno, ela é reforçada por dentro com apoios de teto temporários. Esse suporte pode ser muito importante se o inverno estiver nevado.
Argumentos para uma porta aberta
Os argumentos incluem o congelamento de pragas de insetos e o desaparecimento de patógenos de doenças fúngicas e bacterianas, bem como a prevenção de neve colada no telhado.
Chão congelante
Os produtores de plantas aprovam o congelamento do solo em estruturas de proteção, pois isso contribui para a morte de insetos nocivos e suas larvas e a limpeza do solo dos vírus que invernam no solo.
Durante fortes nevascas, é aconselhável não deixar as camas nas estufas nuas, pois o congelamento leva à secagem do solo. Após o congelamento de insetos nocivos no solo por um mês ou dois, os canteiros de efeito estufa são cobertos com uma espessa camada de neve (25 a 40 cm).
Com o início dos primeiros dias da primavera, a neve derreterá e servirá como boa umidade para o solo.
Pragas do inverno
As portas da estufa, abertas durante todo o inverno, ajudam a equilibrar as temperaturas dentro e fora da estrutura. No inverno, a geada mata insetos nocivos e suas larvas invernam nas camadas superiores do solo.
Quando faz tanto frio na estufa como na rua, não apenas os insetos nocivos congelam gradualmente, mas também os esporos e patógenos de fungos que invernam no solo.
Você sabe Ao cultivar pepinos, a estufa é ventilada apenas de um lado, evitando a criação de correntes de ar. O clima ideal para um pepino é o ar úmido e quente saturado com dióxido de carbono. Uma pequena estufa de jardim pode ser saturada com dióxido de carbono, simplesmente instalando dentro de uma banheira com uma solução de verbasco e água durante a fermentação.
Prevenção de degola na neve
Como a temperatura na estufa é um pouco mais alta do que na rua, e a parte mais quente do ar sobe até o teto, isso pode contribuir para o derretimento da camada inferior de neve no telhado da estufa. Assim que a geada fica mais forte, a água derretida se transforma em gelo e é "firmemente" presa ao teto da estrutura.
Quando houver a necessidade de remover uma alta camada de neve do telhado da estufa, isso será impossível, uma vez que a camada inferior do monte de neve, como um gelo, mantém firme a cobertura.
Como resultado, isso pode levar ao fato de que a altura do monte de neve no telhado da estufa aumentará com o tempo e, após o degelo, se transformará em uma substância úmida, solta e muito pesada. Muitas vezes, no inverno, há que, no degelo, nevadas fortes e molhadas caem pelo telhado da estufa no interior do edifício.É precisamente a criação da mesma temperatura dentro e fora da estrutura da estufa que pode evitar essa situação desagradável.
Você sabe Para ventilar as estufas de tomate, as aberturas de ventilação estão dispostas em paredes opostas. Ao mesmo tempo, uma abertura de ventilação está localizada sob o teto e a segunda fica perto do próprio solo.
Condensado
Se a estufa for fechada durante a estação fria, no final de outubro ou novembro a baixas temperaturas positivas no interior do edifício, a temperatura do ar se tornará muito mais alta do que na rua. O solo quente continua a respirar e a condensação se forma sob a forma de grandes gotas no teto da estufa, que depois de algum tempo chove, chove no solo.
O ciclo fechado de umidade na estufa provoca mofo e crescimento de micélio no solo e nas paredes. Uma ou mais aberturas ajudam a ventilar a sala e estabelecer dentro da mesma temperatura do ar que fora.
Os perigos de abrir uma estufa
Algumas estufas experientes acreditam que as portas de uma estufa de policarbonato se abrem durante o inverno são completamente inaceitáveis.
Você sabe Uma das variedades de construções de estufa é uma estufa. A principal diferença entre a estufa e a estufa é a baixa distância do solo ao teto e uma espessa almofada de esterco de cavalo colocada sob a camada do solo, aquecendo a estrutura por baixo.
- Argumentos contra a abertura de uma porta:
- Tempestades de neve no inverno ou ventos fortes podem afrouxar ou até derrubar a estrutura se o vento sopra diretamente para a porta.
- Uma quantidade excessivamente grande de neve pode entrar na estufa durante tempestades de neve, o que na primavera atrasará o aquecimento do solo por várias semanas.