A família Cypress é representada por muitas espécies. Juniperus davurica é um dos gêneros Juniper. Esta planta perene foi descrita no final do século XVIII pelo cientista alemão P. S. Pallas em sua obra "Flora da Rússia". O arbusto também é chamado de urze de pedra, e o povo Nanai chama de “apa-ngkura” e é usado no ritual de purificação.
Descrição botânica
O zimbro Daurian é um arbusto rastejante. Seus rebentos são levemente direcionados para cima - eles se aproximam dos extremos. A espécie é capaz de crescer em terreno rochoso. Curiosamente, o tronco principal geralmente está escondido no subsolo. Nas encostas das montanhas podem formar grupos ou brotar sozinhos.
Ver descrição:
- Agulhas - agulhas e escamas rômbicas. Espessa, com até 8 mm de comprimento, cor verde claro. Torna-se um inverno marrom.
- Coroa - o diâmetro máximo é de 75 cm e consiste em muitos rebentos de até 3 m de comprimento.
- Ramos cem anos espessam até 50 mm.
- Casca - cinza, descascando.
- Solavancos - azul escuro ou marrom com um toque de tonalidade azulada. Esférico, cerca de 5 mm.
- Altura do arbusto - atrofiado, não superior a 0,5 m.
- Sementes sobressaem do cone. O número deles é de 2 ou 4 peças.
Você sabe Ramos rastejantes no ambiente natural são capazes de se enraizar se entrarem em contato com o solo.
Variedades populares de zimbro dauriano
Expansa variegata e Leningrado são variedades bem conhecidas de zimbro dauriano.
A descrição do primeiro é a seguinte:
- arbusto horizontal ornamental;
- os galhos são retos, tudo está complexamente entrelaçado, os brotos mais baixos se espalham pelo chão;
- altura da planta - até 45 cm;
- diâmetro - até 2,5 m;
- a cor das agulhas é dupla - verde claro e creme;
- excelente resistência ao gelo;
- excelente despretensão ao solo e às condições.
Leningrado é caracterizado por:
- a mesma altura;
- tiro de até 2 m;
- coroa em forma de travesseiro;
- brotação de raízes em brotos;
- agulhas verdes densas e espinhosas com um tom azulado;
- preferência em solos argilosos e neutros;
- um aumento médio de 5 cm.
Ambas as variedades ficam ótimas em jardins de pedra, usados para jardins de pedra. Combine com outras coníferas anãs para criar plantações em grupo.
Aterragem
Existem duas maneiras ideais de plantar essa variedade:
- mudas;
- transplante.
Ou seja, mesmo um arbusto adulto pode ser desenterrado e movido para outro local. Qualquer planta - uma muda jovem ou um zimbro adulto - deve ser plantada em abril. Você pode realizar o evento no outono, mas apenas no período anterior à geada.
Você sabe O zimbro cresce na terra há pelo menos 50 milhões de anos. Este é um clã antigo.
Preparação de mudas
A planta plantada deve ficar bem. Podre ou, ao contrário, ressecado não é adequado. O mais importante é a presença de agulhas nas mudas.
Para plantar um arbusto, você precisa:
- Os brotos coletados de zimbro jovem podem ser amarrados por conveniência.
- É necessário extrair as raízes juntamente com um pedaço de solo.
- É útil estimular o sistema radicular com um estimulante de crescimento - abaixe-o no produto por algumas horas.
Seleção e preparação do local
Você pode preparar um local de pouso ensolarado com antecedência:
- cavar o chão e livrar-se de ervas daninhas;
- faça um buraco com pelo menos meio metro de profundidade, mas a largura deve ser 15 cm maior que a massa de raízes de terra;
- adicione turfa e areia ao recesso de plantio, que deve ser drenado com pedra britada.
Importante! Observe a distância de meio metro entre as plantações de zimbro dauriano.
Processo de pouso
Instruções de desembarque:
- Drene o local de plantio.
- Adicione farinha de dolomita (a 50 g por 1 balde) ou fertilizante alcalino à mistura do solo (com areia e turfa).
- Despeje o solo preparado no poço a 1/2 profundidade.
- Coloque uma muda no meio do poço e espalhe cuidadosamente as raízes.
- Então comece a encher toda a mistura do solo.
- Compacte o solo ao redor das mudas e regue-o.
Juniper Care
O zimbro dauriano despretensioso precisa de cuidados comuns na forma de rega. Recomenda-se remover as ervas daninhas ao redor da planta e formar sua coroa.
Rega
A espécie prefere hidratação moderada. A condução de irrigação noturna todos os dias é aceitável para uma muda jovem. Se houver pouca chuva, nos próximos meses vale a pena molhar o zimbro. Na época do calor do verão, o arbusto precisa de aspersão. Um arbusto adulto não precisa de umidade adicional.
Top vestir
Você pode fertilizar a planta pelos primeiros dois anos de abril com os seguintes meios:
- nitroamofos - 40-50 g por 1 m²;
- medicamentos como Stimovit (100 ml por 4 litros de água).
Não exagere com a cobertura, também não é recomendável fertilizar no outono.
Afrouxamento e cobertura do solo
Imediatamente após o plantio, você pode cobrir a terra sob o arbusto. Usado para esta serragem, casca e agulhas. O mulch deve ser substituído - faça-o corretamente no outono. Com esse cuidado, as ervas daninhas não devem ser.
Se eles aparecerem, devem ser removidos e é importante soltar o solo antes que o arbusto cresça. Com o tempo, o solo coberto e a abundância de copas rasteiras contribuirão para manter a umidade e a friabilidade.
Poda
A poda sanitária na primavera é para remover todos os brotos danificados. O zimbro é resistente ao gelo, pode perfeitamente inverno e não congelar. A formação da coroa é completamente individual. Cada jardineiro pode cortar o arbusto uma vez por ano com base no seu gosto e de acordo com o design do site. Tal frequência é suficiente, esta espécie não cresce rapidamente.
Preparações de inverno
Antes do início do inverno, é importante adicionar umidade - para realizar a rega de carregamento adicional. Você precisa alterar a camada de cobertura morta e torná-la mais espessa (acima de 5 cm). As plantas recentemente plantadas no final do outono devem ser amarradas: junte galhos e amarre-os sem apertar. Isso é feito para proteger contra danos causados por fortes nevascas.
Recomenda-se cobrir com ramos de abeto. Todas essas medidas são aplicáveis ao zimbro jovem, enquanto um arbusto adulto não precisa de cuidados para o inverno.
Possíveis doenças e pragas
As doenças do zimbro são as seguintes:
- Infecções fúngicas. Razões: alta umidade, falta de espaço e luz. Luta: remoção e destruição de áreas afetadas, tratamento com fungicida. Prevenção - rega com soluções fungicidas em abril.
- Câncer. Luta: destruição do material danificado, uma solução de oxicloreto de cobre é usada como tratamento para as seções restantes dos galhos dos arbustos. Prevenção: use após aparar sulfato de cobre.
- Queimaduras - inverno (raios refletidos pela neve) e primavera (primeiro sol brilhante). Ajuda: As preparações do tipo ecoberina são pulverizadas várias vezes.
O zimbro dauriano tem inimigos no mundo dos insetos:
- pulgões;
- moscas;
- escudo de escala;
- carrapatos.
A primeira e a segunda pragas são coletadas manualmente. Se, por exemplo, os brotos são densamente plantados com pulgões, é melhor apará-los. Em seguida, você precisa aplicar Karbofos (as instruções do produto sempre dependem do tipo de planta em que é aplicado).
Os andaimes não se assentam em condições úmidas; portanto, a aspersão e o tratamento com uma solução com sabão da bucha serão uma medida confiável do controle de pragas. Se os insetos desta espécie não deixarem o zimbro, deve-se usar um inseticida. Contra um ácaro, recomenda-se enxofre coloidal (cúmulo) na forma de pulverizações com uma solução fraca (menos da metade por cento).
Importante! Não plante as espécies descritas em estreita proximidade com as culturas de frutas, pois elas podem infectar a planta de coníferas com ferrugem.
Métodos de criação
O método de reprodução de lay-off é o mais ideal. É necessário escolher uma fuga de dois anos de idade e pressioná-la no chão para que fique fixa nessa posição. Polvilhe com o solo o local de enraizamento. Dentro de um ano inteiro, o ramo cria raízes, depois pode ser separado e transplantado.
Vídeo: Propagação de zimbro por camadas
Estacas não é tão popular quanto o material de criação. Em maio, ramos mais maduros são tomados - com três anos de idade. Eles devem ser tratados com um estimulador de crescimento radicular e depois plantados diretamente no solo em casa de vegetação. Mudas de mudas podem ser transplantadas para outro local somente no próximo ano.
Caminho da semente A distribuição é que você deve coletar os cones, retirar as sementes e enchê-las com água, o que é constantemente importante mudar durante a semana. Em seguida, submetido ao calor e estratificação. Semear sementes tratadas previamente com Epin, preferencialmente em abril.
Vacinação - Uma maneira interessante de se reproduzir. Como regra, é usado junípero comum, cujo diâmetro é igual ao diâmetro do descendente. Locais de seções oblíquas são unidos, pressionados com muita força, amarrados e cobertos com var.
Uso em paisagismo
Zimbro exigente Daurian - uma excelente planta de coníferas, é popular no paisagismo. O arbusto de cobertura rasteira é interessante, pois parece um fundo, a camada inferior da imagem geral da área do parque da cidade e de um jardim privado. A vista pode ser usada em jardins de pedra; seus brotos descem lindamente pelas encostas rochosas.
Um arbusto de tamanho menor parece interessante como uma decoração das margens de um pequeno reservatório. Esses representantes decorativos de coníferas parecem ótimos como parte de formas arquitetônicas de paisagismo. Telhados de edifícios, várias estruturas de pedra e até cercas podem ser decoradas com vasos de plantas e recipientes com plantas.
Você sabe Na Rússia, os pratos eram feitos de casca de zimbro, nos quais o leite não estragava.
O zimbro dauriano certamente atrairá não apenas jardineiros e designers profissionais, mas também residentes de verão, amantes da vegetação. A criação de um site pessoal, canteiro de flores ou qualquer zona complexa não exigirá esforços especiais. Esta confortável espécie de coníferas da família Cypress é uma parte ideal do paisagismo do espaço.