O damasco é uma fruta deliciosa e saudável. Para o seu cultivo, é necessário não apenas escolher cuidadosamente o solo e as áreas, mas também as espécies adequadas para esse tipo de terreno. Hoje existem muitos, e todos são famosos por seu gosto e qualidades, mas um dos mais deliciosos e frutíferos continua sendo a variedade Khabarovsky a longo prazo, porque além de uma colheita generosa e um sabor doce, também agrada a resistência a muitas condições climáticas, o que simplifica muito o plantio e o cuidado.
Características gerais da variedade
Hoje Khabarovsk damasco é considerado merecido entre as árvores frutíferas, destaca-se pela simples tecnologia agrícola e boa produtividade. O criador G. T. Kazmin é chamado o pai desta variedade. Ele o criou em 1949, cruzando o damasco Michurinsky e Krasnoshchekoy. Após esse experimento em 1971, a fruta foi enviada para teste e totalmente autorizada para uso e plantio em 1979.
Regiões em crescimento e período de maturação
Você pode encontrar esta fruta nas regiões sul dos Territórios de Primorsky e Khabarovsk, bem como no Extremo Oriente. Característica para as espécies floração precoce, começa de 18 a 25 de maio. As flores são grandes (3-4 cm de diâmetro) e arredondadas, de cor branca com um tom rosa pálido, as pétalas estão fracamente fechadas, o que as torna uma magnífica decoração do jardim.
Damasco desta variedade é resistente ao frio. Quando cultivadas em outras áreas e regiões, as flores não caem e os ovários permanecem intactos, apesar das frequentes geadas tardias. Período de amadurecimento, em comparação com outras árvores frutíferas, também é bastante cedo - 28 a 30 de julho.
Descrição biológica de uma árvore
O damasco Khabarovsky é representado por enormes árvores perenes com uma coroa não muito densa, mas que se espalha, que ao longo dos anos adquire uma grande e magnífica forma. Os ramos do Dun são largos e grossos, com muitas bandas axiais. Os primeiros tiros são exuberantes e longos, em árvores jovens, alcance 1–1,5 m.
Devido ao rápido crescimento, o tronco da árvore atinge tamanhos grandes - cerca de 10 m de altura. Os botões de frutas estão localizados nas laterais, são grandes, levemente achatados, de forma pontiaguda. Eles têm uma parte superior plana e uma base embutida. Eles raramente podem ser encontrados solteiros, geralmente crescem em dois ou três.
As folhas da árvore são grossas, de tamanho médio, ovais e longas, com uma extremidade alongada e afiada. A placa da folha é fosca pálida e densamente verde, e na parte inferior é verde claro. As estacas da folha são bordô com uma tonalidade vermelha e a borda é serrilhada.
Caracterização dos frutos e sua finalidade
Os frutos têm uma forma cônica arredondada, levemente comprimida, com um topo afiado e uma base mais profunda. A massa atinge 25-35 g, e cerca de 45 G. A superfície é muito pubescente, a pele é amarela pálida com um rubor vermelho-alaranjado, não ficando para trás. A cor principal é amarela cremosa.
Celulose cremoso, muito denso e suculento. Osso oval e levemente convexa com costelas pronunciadas e sutura abdominal pontiaguda. O núcleo doce. Por classificação de gosto, derretendo na boca o sabor agridoce do damasco Khabarovsky, possui quatro sólidos em uma escala de cinco pontos. Devido à sua textura delicada, a fruta é frequentemente usada para fazer sucos e compotas.
Você sabe Damascos são muito ricos em potássio. Seu uso regular limpa os vasos sanguíneos e fortalece o músculo cardíaco.
Produtividade e Transportabilidade
Frutificar damasco começa aos 4-5 anos de sua vida. Como regra geral, o volume de colheita de uma árvore por estação, você pode coletar de 30 a 35 kg de frutas. O maior número que ainda permanece recorde é de 45 kg. Quanto à transportabilidade dos damascos, está abaixo da média. Com uma apresentação agradável, essas frutas não são destinadas ao transporte.
Vantagens e desvantagens da variedade
O damasco Khabarovsky ganhou popularidade por uma razão. Muitos jardineiros destacam as vantagens, graças às quais ele ocupa um lugar de honra.
- Prós:
- resistência a condições climáticas adversas;
- alto rendimento anual;
- frutas grandes e suculentas;
- imunidade à maioria das doenças;
- olhar apetitoso;
- bem propagado por sementes.
- Contras
- As desvantagens desta fruta são muito poucas - apenas duas. Mas comparadas com suas vantagens, elas são insignificantes. A planta tem baixa tolerância ao frio nas planícies e também não há adaptabilidade ao transporte.
Apesar desses dois pontos, ele ainda é o preferido em pomares e plantações de frutas. Os principais critérios de seleção são a incrível resistência ao gelo. Criados em climas frios, e graças a isso, os brotos da árvore não congelam mesmo em temperaturas de até -30 ° C.
Recursos de desembarque
A maioria das regras para o plantio de damascos também é usada para outros tipos de árvores frutíferas. Se você escolher o local, solo e hora certos, o pouso será correto e não criará problemas.
Você precisa ter cuidado ao escolher mudas. Eles não são recomendados para serem comprados no mercado, porque, neste caso, não se pode ter certeza da qualidade; além disso, uma planta doente ou a variedade errada pode ser vendida a você. É melhor comprar mudas em viveiros especiais. É dada especial atenção às raízes. Eles não devem ter sinais de qualquer alteração, secura ou congelamento.
O momento
Você pode plantar uma árvore não apenas na primavera, mas também no outono. Cada período tem prós e contras. Por exemplo, no outono, a planta terá tempo para ganhar força e ser saudável, mas precisa sobreviver ao inverno. E na primavera tudo acontece ao contrário - pode haver problemas com os materiais para o plantio, mas isso é compensado pelos longos verões quentes, durante os quais o damasco tem tempo para criar raízes.
Importante! No outono, é melhor escolher o início de outubro para o plantio e entre abril e abril.
Localização e layout
O lugar é melhor escolher um sublime e bem iluminado. É importante proteger a fruta dos ventos, e nas planícies a resistência do vento é reduzida. Além disso, o solo não é muito úmido nessas áreas, o que também desempenha um papel importante.
O coeficiente de acidez ideal no solo é neutro ou fraco, e o solo está solto com barro fraco. As águas subterrâneas devem estar distantes da superfície para que as raízes não comecem a apodrecer.
As tulipas podem ser plantadas em círculo ao redor do tronco, mas não é recomendável escolher um local onde cresçam cerejas ou pêssegos, e é melhor recusar o bairro com framboesas e groselhas. Você precisa preparar o solo com antecedência para que ele tenha tempo para obter nutrientes e se estabelecer, para que haja espaço suficiente nas raízes para acomodar, e as chances de uma sobrevivência boa e rápida aumentarão.
Ordem de serviço
O trabalho de chegada dará bons resultados se todas as etapas forem realizadas corretamente. Para preservar a quantidade necessária de umidade 20 minutos antes do plantio, as mudas devem ser mergulhadas em uma mistura de barro.
O tamanho recomendado do poço é de 80 × 80 cm, e é aconselhável colocar a drenagem no fundo, para ajudar a proteger as raízes da umidade excessiva. Uma estaca com uma altura de até 1,5 m é inserida no centro do buraco preparado e depois amarra uma árvore a ele. Primeiro, as raízes precisam ser cuidadosamente endireitadas e depois cobertas com terra até o nível do colo da raiz, que não deve penetrar profundamente no solo. Em seguida, as mudas são amarradas a uma estaca, bem socadas com terra e regadas.Importante! O pescoço da raiz deve estar 3-4 cm acima do solo.
Cuidados com as plantas
Para uma colheita generosa, é importante não apenas plantar o damasco corretamente, mas também saber que tipo de cuidados ele precisa. Na primavera, você não pode ficar sem podar a copa da árvore, porque apenas brotos jovens dão bons frutos. É necessário monitorar a formação e o crescimento da coroa na direção certa, este é um dos principais componentes para futuras frutificações. O cuidado no outono é preparar o damasco para o inverno e criar as condições mais confortáveis para ele em geadas frias. No verão quente, a árvore fornece a quantidade certa de umidade. Não se esqueça dos fertilizantes, depende de como as mudas jovens se enraízam e como elas se desenvolverão no futuro.
Rega
As raízes de damasco podem obter água das camadas do solo, portanto não precisam de irrigação com frequência. Mudas jovens precisam ser regadas 1-2 vezes por semana e depois reduzir o número para 2-3 em um mês. Na primavera, é importante garantir que a água derretida não se acumule no círculo circunferencial e não inunde a árvore. Em clima normal, as árvores adultas são regadas apenas com a falta de umidade da chuva. A primeira rega é feita em abril, então - em maio, o mais importante - no verão, mas no outono é melhor fazer isso em outubro.
Poda
Todos os anos, no início da primavera, são realizadas podas sanitárias. É melhor escolher abril, para que você não tenha mais medo das geadas da noite, e os cortes na árvore crescerão rapidamente. O topo é cortado em 1/3 de toda a altura; para mudas jovens de 2 a 3 anos de idade, elas também cortam galhos, deixando 2 brotos saudáveis sobre eles. Nos primeiros anos após a poda, os galhos devem estar a uma distância de 35 a 45 cm um do outro, formando uma coroa. Primeiro, os galhos são encurtados a uma altura de 1 m do solo, depois os galhos ao longo da fileira principal, restando apenas um condutor de 20 a 30 cm.
A formação correta da copa não apenas aumenta a produtividade geral da árvore, mas também contribui para o amadurecimento precoce dos frutos. As mudas de um e dois anos, que sofreram o inverno pela primeira vez, também removem galhos congelados, se houver. No outono, a árvore é cortada para restabelecer o equilíbrio entre os galhos decíduos e frutíferos, um terço de todos os galhos frutíferos são removidos, os da moldura não são tocados, apenas se crescerem incorretamente. Galhos secos e doentes são removidos para a base. Durante o inverno, a árvore ganha força e jovens brotos verdes aparecem sobre elas.
Aplicação de fertilizantes
É possível aumentar a fertilidade do solo de diferentes maneiras, mas a melhor e mais simples opção é uma mistura de turfa, areia e argila com a adição de composto. Como fertilizantes minerais, você pode usar cinza de madeira ou sulfato de potássio. Para manter a umidade perto das raízes por mais tempo, e as ervas daninhas não saem para o solo em círculo ao redor do tronco, você pode fertilizar o húmus.
A primeira alimentação deve ser feita quando o damasco atingir 3 anos. Na primavera, você pode usar curativos superiores que contêm nitrogênio e, no verão, fornecer fósforo. Durante o período de frutificação, a quantidade de fertilizante é dobrada. Prevenção de damasco também não dói. Você pode borrifar a árvore com líquido de Bordeaux, não apenas após a colheita, mas também antes da floração, bem como após a colheita das folhas no outono.
Preparações de inverno
A variedade Khabarovsky tolera o período de inverno sem problemas, mas é necessária uma preparação para o inverno, este é um processo importante do qual depende não apenas o volume de frutas no próximo ano, mas também o bem-estar geral da árvore. Nas folhas caídas do inverno, as pragas dos insetos se escondem, e as folhas são queimadas. Os insetos são portadores de bactérias e micróbios que provocam doenças. Para algumas dessas doenças, a planta não possui imunidade e pode morrer.Um estágio igualmente importante da preparação é a lavagem do tronco.
Isso é necessário como proteção contra a ingestão de roedores e para impedir a reprodução de insetos. As árvores jovens têm um sistema radicular fraco, por isso precisam ser cobertas com material denso, como estopa, para que as árvores não congelem durante geadas prolongadas.
Doenças e Pragas
O damasco dessa variedade tem boa imunidade a infecções por fungos, o que simplifica muito o cultivo e o cuidado com ela. Mas algumas pragas o ameaçam. Por exemplo, uma mariposa borboleta é de cor marrom-acinzentada, que se multiplica entre os galhos.
Recém-chegado lagartas comece imediatamente a comer as frutas, tornando-as inutilizáveis. Para evitar o aparecimento da mariposa do bacalhau, é necessário limpar a área com cuidado, especialmente remover tocos velhos nos quais o inseto deixa sua prole.
Grandes colônias podem aparecer na parte de trás das árvores. pulgões. Esses parasitas são tratados com inseticidas até que desapareçam completamente. Os pulgões são muito perigosos, sugam a seiva das árvores jovens e secam gradualmente, além de reduzir a resistência ao frio e às doenças, espalhar vírus e fungos. Esses parasitas aparecem em clima quente, então a melhor prevenção é detectar a praga a tempo. Depois, no inverno, a árvore deve ser pulverizada com água quente (+ 80 ° C) ou com uma solução de nitrofeno.
Para impedir que essas pragas apareçam, é necessário remover as ervas daninhas ao redor do tronco a tempo, regar e fertilizar regularmente. O cheiro de salsa ou calêndula pode atrair joaninhas para o jardim para lidar rapidamente com insetos. Mas as formigas são portadoras de pulgões, elas também precisam se livrar.
Para besouro brotos, folhas e até flores são um deleite. Para proteger uma árvore, ela é tratada com Decis. Mas é recomendável usar a solução de Diazonin de larvas de pepinos.
O damasco é caracterizado por doenças como localização de orifícios. Ele forma manchas vermelhas e bordô nas folhas, que são rapidamente consumidas pelo fungo e depois secam e caem. Com a detecção de orifícios, é necessário reutilizar (4-5) vezes o tratamento com fungicidas. Para prevenção, é necessário cortar os galhos afetados afetados a tempo.
No período de floração ameaça queimadura monilialse for negligenciado. Seu principal sinal é a deterioração da flor. O fungo cai do corpo do inseto nas flores e folhas, as áreas afetadas da planta ficam pretas, criando a aparência de uma queimadura. É muito importante remover todas as áreas doentes a tempo de parar a propagação da doença. A partir de uma queimadura monilial, a pulverização com oxicloreto de cobre ajudará.
Não se esqueça da doença do córtex, que é chamada citosporose. O fungo pode afetar completamente a casca, caindo através de rachaduras mal processadas e tornando-a podre. Normalmente, as áreas danificadas são cortadas, deixando madeira saudável, desinfetada com uma solução de sulfato de cobre e a ferida é coberta com var.
Para evitar a ocorrência de pragas e doenças, a árvore requer manutenção cuidadosa, rega oportuna, poda, solo bem preparado e fertilizado.
Colheita e armazenamento
O período de frutificação dos damascos não é longo e a quantidade de colheita requer processamento imediatamente, pois o tempo de armazenamento é limitado. Os frutos são colhidos quando crescem no tamanho desejado, adquirem a característica de cor da variedade, mas a polpa deve ser densa. No momento da coleta, eles conseguem coletar a quantidade certa de nutrientes. Mas, por exemplo, é melhor escolher frutas com uma cor amarela clara para transporte, aproximadamente 3-4 dias antes da maturidade total, e não maduras, mas as frutas duras são mais adequadas para preservação.
Recomenda-se coletar em tempo seco, o horário mais adequado é das 10h às 11h e após as 17h
Importante! Damascos que são colhidos em clima frio ou quente perderão sabor, peso e serão mal armazenados.
Em casa, frutas maduras devem preferencialmente ser deixadas na geladeira. À temperatura normal, eles começam a apodrecer em alguns dias, perdem o sabor e a qualidade. Para frutas frescas, é melhor escolher não plástico, mas recipientes de plástico com tampa. No congelador, eles podem ser mantidos em pedaços, enquanto o valor dos nutrientes não é muito reduzido. O prazo de validade recomendado no freezer é de 6 meses.
Frutas verdes não devem ser deixadas na geladeira. Amadurecem mais rapidamente a uma temperatura de + 10 ° C em um local claro e bem ventilado sem luz solar direta. A duração de sua maturação é de aproximadamente 5 dias.
Para caixas de madeira, os damascos precisam ser embrulhados com papel fino, remover frutas com danos ou apodrecer. Coloque-os em várias camadas, mas não com muita força.
É importante não esquecer de verificar periodicamente as frutas quanto a estragados, pois em pouco tempo elas podem causar danos a todos os outros na caixa.
O lugar ideal é a adega.Aqui, damascos maduros podem durar cerca de um mês. Em casa, eles podem ser armazenados por cerca de 3 semanas. Ao criar condições ideais até aproximadamente 50 dias.
Apesar do fato de a variedade Khabarovsky ser bastante antiga, isso não impede que ela permaneça popular agora. Ele ganhou o amor e o respeito dos jardineiros que a cultivam em seus jardins há muitos anos. Tecnologia agrícola simples, colheita estável e sabor único tornam esta fruta realmente interessante e digna de atenção.