Abeto canadense ou azulado nativo das florestas da América do Norte. Cultivado em cultivado desde o século XVIII. Entre a diversidade varietal, destacam-se as formas anãs e Echiniformis é uma das mais populares. A seguir, é apresentada uma descrição detalhada da planta, bem como recomendações para o cuidado, reprodução e uso do abeto no projeto paisagístico.
Descrição botânica
Echiniformis é uma variedade de abeto vermelho canadense ou cinza (lat.Picea glauca Echiniformis), que, por sua vez, é uma espécie do gênero Spruce da família Pine. Conhecida desde 1855, em algumas fontes refere-se à criação francesa. A tradução do nome latino - “a forma de um porco-espinho” caracteriza a aparência desse abeto.
Você sabe As agulhas de abeto são uma valiosa matéria-prima vitamínica usada na preparação de aditivos para a alimentação animal.
A planta possui as seguintes características botânicas:
- altura 0,6 m, diâmetro da copa até 1 m;
- crescimento lento, por ano - até 2 cm de altura e até 3 cm de largura;
- forma de arbusto com uma coroa plana, em forma de travesseiro ou arredondada;
- os rebentos são rígidos, densos e curtos, com cerca de 2 cm de comprimento;
- agulhas localizadas radialmente, de cor verde azulada (5-7 mm), o crescimento jovem é verde claro.
O abeto desta variedade é despretensioso e pertence à terceira zona de resistência ao gelo, suportando até -40 ° C.
Aterragem
Ao escolher um local para o plantio, deve-se ter em mente que a planta é fotofílica, mas também pode tolerar sombra parcial leve. O abeto não possui requisitos rígidos para a composição do solo, cresce em solos ácidos e alcalinos, muito menos “ama” o solo arenoso. Devido ao sistema radicular da superfície, um local com alto nível de ocorrência de águas subterrâneas também pode ser adequado; no entanto, nesse caso, uma camada de drenagem deve ser fornecida. Na maioria das vezes, as mudas de abeto quando vendidas estão em um recipiente.
Importante! As plantas em contêineres podem ser plantadas do início da primavera ao final do outono e extraídas de abril a maio ou de meados de agosto a outubro.
Não é recomendável comprar uma conífera com um sistema de raiz aberta, especialmente nos mercados. O viveiro pode oferecer plantas para escavação e, nesse caso, a massa de terra deve ser umedecida e envolvida em estopa, e o plantio subsequente deve ocorrer o mais rápido possível. Pouco antes de colocar a planta no chão, um pedaço de terra deve ser regado, era mais fácil o transbordo.
A colocação de mudas de abeto em um novo local deve ocorrer da seguinte maneira:
- Na área selecionada, você deve cavar um buraco mais profundo e mais largo do que o sistema radicular das mudas cerca de 2 vezes.
- Se necessário, despeje uma camada de argila expandida ou pedra britada no fundo do poço e coloque uma mistura de solo fértil e de jardim para metade do volume do buraco.
- Remova cuidadosamente as mudas do recipiente, tomando cuidado para não perturbar as raízes. Coloque as covas no centro e cubra com terra. O colo da raiz da planta deve estar no nível da superfície do solo, sem aprofundar.
- Regue abundantemente o plantio e faça uma cobertura do círculo do tronco (turfa, casca, etc.).
No primeiro inverno, recomenda-se cobrir o abeto da maneira mais adequada (agrofibra, a construção de uma cobertura de papelão etc.) e, no início da primavera, é imperativo proteger o sol brilhante.
Vídeo: como plantar abeto canadense
Cuidado Spruce
O abeto vermelho canadense é despretensioso, mas você pode obter uma planta decorativa completa, observando as regras básicas de cuidados. As condições de vegetação corretas são especialmente importantes para mudas jovens nos primeiros anos após o plantio.
Rega e alimentação
Uma planta jovem precisará ser regada; um abeto vermelho adulto terá precipitação natural suficiente (com exceção de longos períodos de seca). A planta adora aspersão, na qual a água umedeça abundantemente todas as agulhas. Para um inverno bem-sucedido, pratique a irrigação por carregamento de água no final do outono.
As plantas coníferas não precisam de alimentação constante; essas culturas são melhores para não "alimentar" do que adicionar uma quantidade excessiva de nutrientes. O ideal será o uso de fertilizantes especiais para coníferas dentro do tempo especificado nas instruções. A introdução de estrume ou misturas de nitrogênio é estritamente inaceitável.
Afrouxamento e cobertura do solo
O solo sob o abeto deve ser coberto com uma camada de cobertura morta. Essa técnica agrícola mantém a permeabilidade necessária à umidade e ao ar do solo, inibe o crescimento de ervas daninhas e fornece proteção contra mudanças de temperatura no inverno.
Um abrigo ideal para coníferas é uma casca de diferentes frações, serragem apodrecida ou turfa, você pode usar o feno comum. O afrouxamento é recomendado com extrema cautela, para não danificar o rizoma. A profundidade ideal é de cerca de 5 cm. É aconselhável coincidir com o procedimento para substituir a camada de cobertura morta.
Poda
O abeto aparado é realizado para obter a silhueta desejada ou violar a forma natural (varietal). Acontece que as plantas anãs lançam brotos com crescimento poderoso. Tais reversões devem ser removidas no primeiro ano de vida. A melhor maneira de controlar os contornos é beliscar um crescimento jovem no início do verão, enquanto as agulhas nelas ainda não floresceram.
Limpeza de coroas
A densidade da coroa de Echiniformis dificulta a limpeza e o desbaste, mas esse procedimento é necessário. Em uma planta adulta, os ramos internos secam e decaem, e os ácaros podem se formar na poeira formada. O trabalho é realizado em clima seco.
Importante! Como a poda causa ferimentos nos brotos, é realizada uma desinfecção subsequente de toda a planta com preparações de cobre.
A limpeza deve ser feita com luvas de proteção; a inalação de partículas de resíduos secos da planta também deve ser evitada (você pode se proteger com um curativo de gaze). Gentilmente espalhando a coroa com as mãos, agulhas e brotos secos são removidos. A areia resultante deve ser removida debaixo do abeto.
Preparações de inverno
Além da irrigação com carregamento de água, plantas especiais para o inverno não são necessárias para plantas adultas. Para manter a forma da coroa com uma cobertura significativa de neve, você pode usar uma malha metálica (rede), que é colocada em um anel ao redor da planta. No final do inverno, as plantas devem ser protegidas da luz do sol. Você pode usar materiais de cobertura especiais, estopa ou instalar uma proteção contra sombreamento (o tamanho compacto torna isso possível).
Vídeo: preparando coníferas para o inverno
Possíveis doenças e pragas
Embora as coníferas tenham menos doenças do que muitas outras plantas cultivadas, elas são difíceis de determinar.
Os problemas mais comuns são:
- Doenças fúngicasda qual as plantas enfraquecidas sofrem com mais frequência. Eles podem se desenvolver sob a neve durante o degelo e dentro da coroa espessa. Os galhos secos na primavera são uma ocasião para rever as condições de cultivo. Tais doenças podem ser tratadas com preparações de cobre por pulverização regular (na primavera e no outono).
- Se a umidade estagnar, ela poderá se desenvolver. podridão da raiz. A doença geralmente se manifesta em solo argiloso em uma primavera fria e prolongada. Os sinais do problema serão um desenvolvimento deficiente do abeto no meio do verão, raízes amolecidas com um odor desagradável. Uma planta doente é desenterrada e o sistema radicular é desinfetado, cortando as partes afetadas. Em seguida, o abeto é transplantado para outro local e o anterior é tratado com qualquer fungicida.
- Ferrugem acompanha o plantio de coníferas perto de plantações de pome. Um sinal característico da doença são as conseqüências de até 5 mm na cor laranja brilhante que ocorrem nas brotações no início do verão. A partir desse crescimento na casca, os esporos se espalham para as folhas das árvores frutíferas, onde crescem e formam manchas marrons. No final do ciclo, os esporos das folhas novamente caíram sobre o abeto. Aos primeiros sinais de doença, os galhos são removidos e queimados, e a árvore de Natal é tratada com líquido de Bordeaux ou outras preparações especiais (Tseneb, Ditan, etc.).
As pragas mais perigosas para o abeto vermelho canadense:
- ácaro da aranha, cuja aparência pode ser vista ao clarear as agulhas, sua perda de brilho. No futuro, as agulhas ficam cobertas de manchas amareladas e secam. Se você olhar de perto, poderá encontrar uma fina teia de aranha ao longo da qual os carrapatos se movem. Para a luta usando drogas acaricidas ("Actellik", "Sunmight" e outros.);
- abeto falso escudo causa escurecimento e deterioração das agulhas, ressecamento dos brotos. As larvas deixam traços brilhantes de secreções (ao comer sucos de plantas). As árvores de abeto plantadas em sombreamento em solos secos são mais suscetíveis a esta praga. A luta contra escudos falsos é realizada pulverizando inseticidas no início da primavera e com uma lesão significativa - com repetidas manipulações no final do verão;
- larvas de mosca de abeto coma agulhas jovens. No início, torna-se marrom-avermelhado e permanece por muito tempo nas filmagens. A escavação de círculos próximos ao tronco é eficaz, pulverizando com decocções de plantas inseticidas, processando com preparações químicas;
- se os brotos de abeto são comidos por dentro, a culpa deve ser abeto vermelho rim mosca ou abeto traça lagarta. Dano externo indica a operação do gorgulho. As medidas de controle estão alinhadas com as recomendações anteriores.
Métodos de criação
Plantas coníferas se propagam por sementes, estacas e enxertos. A vacinação é usada em viveiros comerciais para obter formas especiais, e as sementes não garantem a preservação dos traços varietais; portanto, os jardineiros preferem mudas. Para o enraizamento, uma pequena estufa com uma mistura de areia e turfa deve ser preparada e o monitoramento constante do material de plantio deve ser assegurado.
Você sabe A madeira de abeto é usada na fabricação de instrumentos musicais. Os mestres italianos Stradivari e Amati fizeram deles a caixa de som de seus violinos.
O algoritmo Cherenkov é o seguinte:
- Desde o início do verão, as estacas com o “calcanhar” - parte da madeira - foram cortadas. Para Echiniformis, um comprimento de 2-3 cm será suficiente.
- Em seguida, processe a fatia "Kornevin".
- As estacas são enterradas na mistura do solo e a estufa é fechada com uma tampa ou filme. No interior, a umidade constante é mantida por pulverização regular.
- Estacas enraizadas são adequadas para o plantio no próximo ano. As plantas são colocadas em um local constante quando brotações laterais aparecem sobre elas.
O uso da madeira no paisagismo
O abeto anão fica ótimo em jardins de estilo oriental, jardins ornamentais e nas colinas alpinas. O tamanho pequeno permite que você cresça esse representante de coníferas em áreas compactas ou em primeiro plano de um grande grupo de coníferas. Você pode plantar um abeto em um recipiente perto da entrada da sala de estar.O abeto vermelho canadense Echiniformis merece ocupar uma posição dominante em qualquer coleção de coníferas. Devido à sua despretensão e tamanho de anão, é adequado para o cultivo mesmo para jardineiros iniciantes. Fornecendo cuidados básicos, você pode obter uma planta ornamental atraente com agulhas sempre-verdes.