A diversidade botânica das violetas é tão grande que quase ninguém nomeará o número exato de variedades e espécies. E, desde que, como resultado do trabalho constante de criação, apareçam novos representantes dessa planta magnífica, podemos dizer com segurança que a violeta é a favorita incondicional da jardinagem em casa. O artigo descreve a violeta Chantal com cores extraordinariamente atraentes.
Importante! Os verdadeiros conhecedores de flores usam prateleiras feitas de material transparente (vidro, plástico) com fontes de luz montadas para manutenção das plantas.
Características e descrição da planta
A violeta (senpolia) da variedade Chantal (LE Chantal) foi criada pela cultivadora de flores Elena Lebetskaya e recebeu esse nome em homenagem à santa católica Jeanne-Francoise de Chantal. Senpolia desta variedade tem uma estrutura ondulada muito grande, framboesa brilhante com um olho branco no meio das flores. A divulgação completa das cores não ocorre. Com a redução da temperatura ambiente, a mancha branca se torna mais pronunciada e a franja nas bordas das pétalas adquire um tom verde claro.As folhas são onduladas, verde saturadas com um caule fino, coletadas em uma grande saída. Pedúnculos - altos, enfraquecidos, caem quase imediatamente nas folhas. A planta atinge a idade de florir 14 a 15 meses após o aparecimento da primeira folha. Violeta desta variedade gosta muito de luz.
As condições para o cultivo de violetas em casa
Para cultivar senpolis lindamente florescendo em casa, você precisa conhecer as condições para o seu desenvolvimento adequado.
Localização e Iluminação
Sob condições naturais, essas plantas crescem em um clima quente e ensolarado, mas ao mesmo tempo são protegidas da luz solar direta por arbustos e vegetação alta. Em casa, a criação de um microclima não é fácil; portanto, os cultivadores de flores recomendam colocar vasos com plantas fotófilas nos peitoris das janelas orientadas para o noroeste ou nordeste, que não recebem luz agressiva direta.
Você sabe Em solos ricos em zinco, crescem violetas com grandes flores grandes. Este fato botânico contribuiu para a descoberta de um grande depósito de zinco na Europa.
No caso em que as janelas da casa estão localizadas de maneira diferente, é utilizado o escurecimento forçado, cobrindo a parte inferior do espaço da janela com um pano ou papel solto. Se não houver iluminação suficiente na sala, a iluminação artificial será usada com qualquer fonte de luz adicional (lâmpadas de phytolamps, LED, fluorescentes e incandescentes comuns).
Modo de temperatura
O melhor regime de temperatura sob o qual a senpolia adulta floresce por um longo tempo e abundantemente está na faixa de +20 ... + 24 ° C. Para plantas jovens imaturas, são preferíveis temperaturas mais altas na faixa de +24 ... + 26 ° C. As violetas toleram de maneira constante os desvios do regime de temperatura da norma em grandes valores; no entanto, seu crescimento diminui, as flores caem. Os rascunhos são especialmente prejudiciais para eles. Além disso, é preferível garantir a temperatura noturna em uma sala com flores 2-3 graus mais baixas que o dia.
Humidade do ar
Para o pleno crescimento e desenvolvimento de violetas, é necessário um nível de umidade do ar de pelo menos 50%. Durante a estação de aquecimento, quando o ar nos apartamentos estiver seco, use umidificadores ou coloque tanques de água perto das plantas. Porém, indicadores de alta umidade (mais de 70%) afetam negativamente as violetas, pois isso cria um ambiente favorável ao desenvolvimento de doenças fúngicas.
Regras básicas para atendimento domiciliar
Vamos nos debruçar sobre a tecnologia agrícola de criação caseira de violetas de Chantal.
Você sabe Até o momento, 8500 variedades de senpolis são oficialmente registradas. Apesar de uma variedade tão grande, uma flor de qualquer tipo e tipo de violeta tem cinco pétalas.
Rega
A água para irrigação é usada apenas água filtrada ou da torneira, mas sem sinais de cloração (eles permanecem por pelo menos dois dias), com uma temperatura ligeiramente superior à temperatura ambiente. Uma temperatura reduzida da água de irrigação levará à rápida deterioração do sistema radicular, especialmente no período de outono-inverno.Um sinal para umedecer o solo será um solo superficial ligeiramente seco na panela. Eles trazem água diretamente para a própria planta e para o palete. Após 20 a 30 minutos, o excesso de líquido é drenado.
Aplicação de fertilizantes
Durante os primeiros três meses após o plantio das plantas no solo, a fertilização não é necessária. No futuro, uma vez a cada 10-14 dias, o solo sob a raiz é fertilizado sem falhas com formulações orgânicas e minerais líquidas preparadas para violetas domésticas, nas quais a concentração de nutrientes é estritamente doseada.
Poda
O procedimento de poda da senpólia é realizado em caso de morte ou amarelecimento das folhas (principalmente as inferiores), bem como espessamento excessivo da parte verde da flor. As placas das folhas são cortadas, formando uma roseta de folhas jovens e saudáveis. Enteados extras são cortados ou gentilmente retirados para não danificar a planta principal.
Transplante
O sinal para um transplante é:
- a necessidade de substituir o solo velho e esgotado;
- um caule nu que se eleva muito acima da superfície do solo;
- espessamento excessivo do espaço da panela pelos processos laterais.
Vídeo: transplante violeta
A violeta não tem medo de se enraizar - essa é uma propriedade rara das plantas; portanto, a remoção de raízes inferiores e doentes apenas curará a planta. Se a senpólia é saudável, sem danos externos, mas “supera” seu pote, ela é colocada em uma capacidade maior pelo método de transbordo. Deve-se lembrar o uso de materiais de drenagem (argila expandida, tijolos quebrados, etc.) que adormecem no fundo de uma panela nova.
Como propagar em casa
Senpolia pode ser propagado das seguintes maneiras: estacas, enteados, sementes e enraizamento de pedúnculos. Considere cada método em mais detalhes.
Estacas
Essa é a maneira mais comum. A folha (estacas) é cortada com uma ferramenta afiada em ângulo com o caule da planta mãe. O comprimento do cabo deve ser de cerca de 4 cm. A fatia é lavada e seca por um quarto de hora.
Importante! A folha para o enraizamento subsequente é escolhida em verde brilhante, sem manchas, amarelecimento e defeitos que levarão à morte do material de plantio.
Algoritmo de ações:
- Para cada haste, é preparado um pequeno recipiente individual de vidro escuro, no qual é derramada uma pequena quantidade de água destilada ou filtrada, com a adição de carvão ativado. Para estes fins, são adequados frascos medicinais com pescoço estreito.
- O caule é baixado na água a uma profundidade não superior a 1 cm e a água não é alterada, mas apenas adicionada ao volume original.
- O local para colocar recipientes com estacas não deve ser iluminado sob luz solar direta.
- No caso de um processo de putrefação na alça, a área danificada é cortada, o corte é polvilhado com carvão ativado, seco por meia hora e depois colocado em água doce.
- Quando o comprimento da raiz é de 1-2 cm, as estacas são plantadas em copos individuais com uma camada de drenagem e solo nutriente.
Vídeo: propagação de violetas por estacas
Stepsons
O processo de propagação da senpolia por enteados é o mesmo que as estacas de folhas. Para fazer isso, escolha brotos fortes e saudáveis de 4 centímetros cultivados nos seios da planta principal. Os estabelecimentos jovens são plantados em vasos individuais quando crescem o suficiente.
Sementes
Esse método de propagação de violetas em condições ambientes é o mais difícil de todos os métodos conhecidos, é usado no trabalho de criação e é realizado da seguinte maneira:
- A capacidade em que as sementes serão semeadas é preenchida com perlita.
- As sementes de Senpolia são misturadas com areia, a mistura resultante é derramada com uma camada uniforme na superfície do solo perlita.
- Do pulverizador, irrigue as sementes com água.
- Tampa superior com um filme ou vidro transparente, colocado sob uma lâmpada.
- O condensado da superfície interna do material de cobertura é limpo diariamente, o plantio é arejado, impedindo a secagem da camada superior do substrato.
- Quando os brotos atingem uma altura de 5 cm, realizam o procedimento de colheita em copos individuais e continuam a crescer até o ponto em que o transbordo para vasos permanentes será possível.
Vídeo: propagando violetas por sementes
Enraizamento de caules de flores
Este método consiste nas seguintes manipulações:
- Uma flor cheia ou desbotada (os botões não se encaixam!) Com estípulas grandes, é separada da planta principal com um instrumento afiado.
- Está enraizada na perlita umedecida (esfagno), coberta com um filme por cima.
- O aparecimento de uma saída jovem perto do estípulo significa que ocorreu um processo de enraizamento.
- Quando a planta jovem fica mais forte, é transplantada para um local constante de crescimento.
Possíveis dificuldades crescentes
As violetas domésticas são menos suscetíveis a ataques de doenças e pragas. Mas se isso acontecer, você precisará saber como salvar a planta:
- Praga tardia - causa o maior dano às plantas. Provoca o aparecimento de alta umidade do solo e do ar. Manifestações externas da doença são manchas marrons no caule e nas folhas. Infelizmente, a planta terá que ser destruída para impedir a propagação da infecção a outras pessoas. O solo e a flor são jogados fora, a panela é cuidadosamente esterilizada.
- Raiz do nemátodo - uma praga que destrói o sistema radicular de uma planta. Ela cai em uma flor junto com o solo de baixa qualidade ou a partir do solo em que as plantas vizinhas crescem. Violeta neste caso morre. Como medida preventiva, recomenda-se o uso de solo de loja pronto.
- Tripes - pequenos insetos que vivem na parte de trás da folha. Partes da planta afetadas por tripes removidas oportunamente salvarão a violeta da morte. As flores da casa devem ser constantemente inspecionadas quanto a insetos nocivos.