Muitas vezes, as variedades de tomate com frutos grandes são consumidas frescas ou processadas para preservação, portanto, não é surpreendente que muitos residentes de verão estejam interessados na questão de seu cultivo em estufa. Oferecemos a você que se familiarize com as características das melhores variedades para abrigos de filmes e policarbonato, a tecnologia e sutilezas de seu cultivo e colheita.
As melhores variedades grandes
Atualmente, existem muitas variações varietais de tomate que podem ser cultivadas em qualquer tipo de solo, mas, quanto às estufas (incluindo policarbonato), os residentes de verão costumam escolher as seguintes variedades de tomate com frutos grandes.
Você sabe Na Europa, os tomates do século XV-XVI eram cultivados apenas como plantas ornamentais para jardins, como mencionado nos livros holandeses. A comida começou a ser consumida somente depois de vários séculos.
Amarelo Altai
Uma variedade de maturação média precoce, com frutos amarelos grandes e achatados. A casca de espessura média esconde uma polpa suculenta por baixo, com um sabor sutil e azedo. Os arbustos de tomate crescem até 2 m de altura e, desde o aparecimento dos primeiros brotos até o momento da colheita, o tomate leva pelo menos 4 meses.
Coração de touro vermelho
A variedade pertence a variedades de tomate meio-tardias, desde que o momento do plantio até a colheita leva pelo menos 120 a 125 dias. Pode ser plantada em estufa e em substrato desprotegido, onde a planta atinge uma altura de 2 metros. Os frutos em forma de coração são grandes, com uma densidade média de polpa e um peso de 200 a 400 g, embora algumas amostras possam crescer 600 g.O sabor da polpa carnuda é pronunciado, com acidez. Em áreas abertas, são colhidos até 5 kg de safra a partir de 1 m², e até 12 kg de tomate maduro são obtidos da mesma área em estufa.
Gigante-10 Novikov
Uma das famosas variedades, com frutos grandes, para estufas. Os arbustos das plantas crescem até uma altura de dois metros e começam a dar frutos 120 a 135 dias após a emergência. Pelo menos 5 frutas arredondadas e planas pesando 0,4-0,5 kg são formadas em cada uma das escovas de frutas. Na forma madura, os tomates são pintados em tons de framboesa rosa, embora espécimes muito grandes se tornem ainda mais vermelhos com o tempo. A polpa é carnuda, com um cheiro característico de tomate e um leve sabor azedo. Observando os requisitos agrotécnicos para o cultivo, são colhidos até 3 kg de frutas de um arbusto, adequadas para a preparação de pratos frescos (saladas, decorações) e para o processamento em suco.
O sonho do amante
Esta variedade pertence às primeiras culturas maduras de salada. 105-110 dias decorrem desde o momento do surgimento das mudas até a primeira colheita. Os arbustos são indeterminados, com 1,5 m de altura, e os tomates são achatados, vermelhos brilhantes, pesando 250 a 300 g. A polpa é carnuda, de sabor muito suculento e, portanto, pode ser usada para processamento em purê de tomate ou ketchup caseiro. Quando cultivadas em uma estufa, 10 kg de tomate são colhidos de um arbusto de tomate.
Yaroslav F-1
Variedade híbrida de frutos grandes de maturação tardia (da germinação à colheita leva cerca de 150 dias). O mato atinge 2 me traz uma colheita abundante - até 6 kg do mato.
Importante! O Yaroslav híbrido aumentou a resistência ao mosaico do tabaco e à cladosporiose, portanto, não requer tratamentos preventivos padrão.
A massa de uma fruta vermelha achatada e redonda varia entre 400 e 600 g. A polpa é densa, aromática e doce, podendo ser usada fresca.
Os maiores tomates de frutas para estufas
As variedades descritas acima diferem em indicadores impressionantes de produtividade e tomates grandes, mas existem variedades com indicadores mais impressionantes. Eles serão discutidos mais tarde.
Limão gigante
O tamanho dos frutos desta planta realmente faz jus ao seu nome, porque um desses tomates geralmente pesa entre 700 e 800 g. Sob uma casca amarela-limão forte, há uma polpa densa e não aquosa, com um leve final de limão. Os arbustos são capazes de crescer até 2,5 m de altura e o amadurecimento dos tomates ocorre com escovas, 4-6 peças cada. A produtividade do limão gigante geralmente atinge de 5 a 6 kg por planta.
Rosa chinês
Variedade madura madura de frutos grandes, capaz de dar os primeiros frutos achatados aos 100 dias após a germinação. O peso do tomate é de 800 g, mas às vezes há amostras maiores. A altura do arbusto é de 2 m, mas, apesar disso, caules fortes suportam o peso de um tomate carnudo, moderadamente elástico, sem problemas. A polpa não é muito densa e a pele é fina, portanto a variedade não é adequada para a preservação de frutas inteiras. Em terreno fechado de um arbusto grande, receba até 10 kg de frutos de tomate.
Amador rosa
Uma excelente versão de tomate para estufas de filme ou policarbonato, caracterizada por amadurecimento precoce: em média, 100 a 105 dias passam das mudas para o amadurecimento da colheita. Os arbustos indeterminados do tomate medem de 1,5 a 1,7 m de altura e os frutos de framboesa rosa são grandes, pesando 500 a 700 g cada.
A polpa é carnuda e doce; é usada para criar espaços em branco e preparar pratos frescos. De uma planta adulta, você pode obter até 8 kg de colheita (às vezes mais).Importante! Tomates de qualquer tipo reagem negativamente a baixas temperaturas, portanto, contrariamente à crença popular, você não deve mantê-los na geladeira por muito tempo. Um local fresco e regularmente ventilado é mais adequado para a função de armazenamento.
Mel rosa
Uma excelente solução para pequenos abrigos de efeito estufa, já que a altura das plantas adultas não excede 80 cm.A variedade é precoce (o amadurecimento leva 110 dias), determinante e de folhas médias. Frutos achatados de mel rosa são mantidos em mãos e atingem 600 g cada. Do mato, receba pelo menos 2 kg de frutas carnudas, ricamente rosadas, de propósito universal (podem ser usadas para criar pratos frescos ou para transformar em suco e purê de batatas). Entre as vantagens adicionais estão boa resistência a doenças solanáceas típicas e alta resistência ao frio e à seca.
Tamanho russo F1
Esta variedade híbrida de tomate é caracterizada por arbustos altos (até 180 cm de altura) e frutas muito grandes, que geralmente atingem um peso de 1 kg ou mais. Todos eles têm uma forma plana e circular, com uma superfície vermelha e ficam mais saturados à medida que amadurecem. Geralmente, em boas condições de cultivo, a primeira colheita é colhida já 105–140 dias após o aparecimento de brotos nas sementes, e até 5 kg de frutas saborosas e suculentas podem ser obtidas em um arbusto de estufa.
Tomates doces de frutos grandes para estufas
Como as variedades pequenas, as variedades de frutos grandes nem sempre são caracterizadas por um sabor doce; portanto, se o tomate azedo não é do seu gosto, preste atenção às seguintes opções para crescer em uma estufa.
Rei do início
Uma variedade de tipos determinantes, com plantas baixas (50 a 70 cm) e poderosas e frutos arredondados e levemente achatados que se desenvolvem em pincéis separados, com o peso dos primeiros espécimes sendo 250 a 300 g e subseqüentes a 200 a 250 g. A polpa de tomate contém muito sólidos e açúcar, mas isso não a impede de ficar suculenta.
O rei primitivo é adequado para qualquer finalidade; portanto, pode ser usado fresco e para processamento em sucos e purê de batatas. Tendo arranjado os tomates em boas condições de crescimento e desenvolvimento, é realmente possível coletar de 5 a 6 kg da colheita de um arbusto, e os primeiros tomates estarão prontos para parar em 85 dias (o rei dos primeiros se refere às plantas cultivadas em crescimento precoce).
Importante! O rei Variety cedo prefere áreas espaçosas, com uma rara colocação de arbustos de tomate. Se o local for limitado, você deverá remover regularmente o excesso de folhas e galhos laterais das plantas, evitando as plantações espessadas.
Cardeal
Essa variedade no meio do início é classificada como salada, uma vez que os frutos vermelhos grandes e redondos, de 200 a 600 g, possuem uma polpa suculenta e agridoce, caracterizada por um alto nível de nutrição. Como existem poucas câmaras de sementes, o Cardinal é adequado para fazer ketchup e lecho (os tomates em conserva não funcionam com isso). Com 1 m² de plantações com uma altura de 170 cm ou mais, mais de 10 kg de colheita são colhidos.
Segredo da vovó
Outra variedade no meio do início. Os arbustos são indeterminados, crescem até 1,7 m de altura e formam grandes frutos redondos nas mãos, 300-600 g cada (amostras individuais podem pesar até 1 kg). A cor dos tomates com nervuras varia de framboesa clara a escura e o rendimento chega a 14–15 kg por 1 m². O objetivo é universal, mas geralmente o tomate é usado na preparação de saladas.
Tecnologia para o cultivo de tomates com frutos grandes
Em uma estufa não aquecida, as mudas cultivadas são plantadas no meio da primavera (abril-maio), enquanto as mudas jovens precisam ser ventiladas regularmente, protegendo da alta umidade. É aconselhável organizar os canteiros para mudas ao longo da estufa, e seu número depende da largura do abrigo.
O solo para o tomate começa a ser preparado 3 dias antes do transplante, derramando com uma solução quente de permanganato de potássio (1 g de substância por 1 litro de água pura).
A distância entre as plantas vizinhas deve ser de pelo menos 60 cm. Assim que o processo de transplante de mudas terminar, é aconselhável filmar imediatamente os brotos, deixando não mais de duas hastes (pequenos tocos de 2 centímetros devem permanecer no lugar dos galhos laterais cortados). Se você não remover esses brotos em tempo hábil, a colheita será muito pequena.
Você pode limitar o crescimento de arbustos, beliscando suas partes superiores, deixando no máximo 3 folhas sobre a escova.
Arbustos altos precisam ser amarrados aos suportes, caso contrário, eles quebrarão sob o peso da fruta. Se possível, as escovas com tomate devem ser amarradas separadamente, mas o restante das regras para cuidar de variedades de frutos grandes permanece o mesmo que no cultivo de outras variedades de tomate.
Você sabe No mundo, uma planta de tomate está ganhando popularidade, que simultaneamente produz uma safra de tomate e batata, lançada no mercado pela empresa britânica TomTato em 2013.
Datas e recursos de colheita
O momento da colheita dos tomates depende diretamente das características de uma variedade específica: os primeiros estão prontos para a colheita 90 dias após a germinação e depois amadurecem não antes de 140 dias depois. As características de corte e armazenamento adicional de vegetais também dependem das características varietais da colheita plantada. Portanto, as frutas com casca fina devem ser colocadas em caixas apenas em 2-3 camadas; caso contrário, sob o peso das camadas superiores, as inferiores começarão a esmagar, e é conveniente cortar os tomates com uma tesoura de jardim, o que reduzirá o tempo de colheita.
Grandes variedades de tomate são uma boa solução para o plantio em solo fechado, mas apenas se o morador do verão estiver mais interessado em legumes frescos, em vez de colher a preservação de frutas inteiras. Depois de escolher uma variedade adequada e providenciar cuidados adequados, não há dúvida em obter uma colheita abundante.