Muitas vezes acontece que, após a compra de um terreno, as pessoas começam a plantar imediatamente um jardim, mas após 1-2 anos as árvores interferem nos prédios ou nos canteiros, ou a árvore se desenvolve muito mal no local escolhido. O outono é um momento oportuno para corrigir esses erros, inclusive para pereiras.
Benefícios do transplante de pêra de outono
Uma pêra dessas árvores que não gostam de mudar de local de residência.
- No entanto, um transplante de outono fornecerá várias vantagens que ajudarão a árvore a se adaptar mais rapidamente:
- Após o transplante, todas as forças dessas árvores jovens irão para o desenvolvimento do sistema radicular, uma vez que as folhas já foram descartadas.
- As mudas precisarão ser regadas apenas uma vez e, em seguida, a própria natureza cuidará de uma quantidade suficiente de umidade.
- No outono, muitas pequenas raízes são formadas perto da árvore, o que torna a planta mais resistente à geada e à seca.
Datas de transplante
Antes de embarcar em um transplante, é preciso aguardar a queda das folhas: é ele quem indica a transição das plantas para um estado de repouso, o que é importante para o desenvolvimento completo do sistema radicular. Datas específicas dependem da zona climática. No sul, isso ocorre desde meados de outubro e durante novembro. Nas regiões centrais, começam os trabalhos na segunda quinzena de setembro e terminam em meados de outubro. De qualquer forma, é necessário concentrar-se na previsão dos meteorologistas para ter tempo de executar o procedimento antes das supostas geadas. As diferenças de temperatura são prejudiciais para o sistema radicular.
Você sabe Os europeus fumavam folhas de pêra antes que o tabaco aparecesse no continente que Colombo introduziu.
Requisitos para o local do material de transplantação e plantação
Como a pêra é muito termofílica, é necessário escolher um local para ela com base em suas necessidades. A copa da árvore deve receber luz suficiente. - Isso garantirá um nível normal de fotossíntese e aumentará a produtividade. As peras também amam o espaço e a solidão, portanto, está localizado a menos de 5 metros de edifícios e outras árvores. O local deve estar sem soprar ventos, melhor do lado sul ou sudeste. A proximidade do lençol freático com as raízes também é importante, pois a constante lavagem leva à deterioração e danos por fungos: a distância deve ser de pelo menos 3 metros.Quanto ao solo, você precisa prestar atenção à acidez e nutrição. Solo pesado e infértil será esvaziado pela árvore em apenas três anos e, em seguida, replantá-lo não será mais desejável. Solo argiloso ou arenoso, com uma camada fértil de cerca de 25 cm, é ideal e a acidez máxima não deve ser superior a 6,5. Se for maior, é adicionada cal ao solo. O sucesso do cultivo de um jardim de peras depende em grande parte das condições iniciais das mudas.
Importante! A pera precisa de polinização cruzada, por isso é melhor, para que haja vários deles em um site - as chances de obter uma boa colheita serão maiores.
Se você transplantar uma árvore de um viveiro ou de um jardim vizinho, preste atenção a essas nuances:
- desenvolvimento do sistema radicular. A árvore deve ter várias raízes básicas aparentemente saudáveis e sem sinais de doença, e muitas pequenas. Se houver raízes enegrecidas ou se parecerem com um pano, nada de bom surgirá desse material;
- quanto mais velha a árvore, pior ela tolera o transplante;
- o tronco deve ser plano, com uma casca bonita e lisa, sem danos. Os galhos da árvore também devem ser macios e elásticos.
Quanto melhor a pera parecer, maior a probabilidade de sobrevivência após um transplante.
Preparação do poço de aterrissagem
Eles cavam um poço para plantar com antecedência, com pelo menos três meses de antecedência, você pode fazer isso na primavera - durante esse período o solo se acalmará e um ambiente favorável para as raízes se formará. A camada fértil superior permanece e a inferior é substituída por uma mistura de areia, composto e fertilizantes minerais, como sal de potássio e superfosfato.Para um poço com um diâmetro de 1 metro e profundidade de 60 cm, serão necessários dois baldes de composto e areia, 30 g de superfosfato e 20 g de sulfato de potássio. Se a acidez do solo for aumentada, outros 0,5 kg de calcário devem ser adicionados. No meio do poço, uma estaca forte de dois metros está presa para ajardinar a árvore no futuro. As bordas do poço devem ter uma inclinação acentuada, o que permitirá o encolhimento adequado do solo.
Importante! Se a muda for posicionada em relação aos pontos cardeais conforme cresceu mais cedo, será mais fácil se adaptar. A localização é determinada pela cor da casca - do norte é mais clara.
Tecnologia de transplantes
Antes de abaixar a planta no poço, é feito um monte no centro, com o cálculo para que o colo da raiz pareça 5 cm após o preenchimento do solo.Uma árvore é colocada nesse monte, e suas raízes são colocadas uniformemente nos lados, evitando a ruptura. Ao adormecer, você precisa garantir que não haja vazios ao redor das raízes. Quando o poço é preenchido, o topo do solo é socado e a árvore é amarrada com uma corda macia à estaca. Em seguida, em um círculo ao redor do poço, faça um aprofundamento e despeje 2-3 baldes de água aquecida pelo sol. O topo é coberto com serragem ou turfa para preservar a umidade.
Preparando uma jovem pêra para o inverno
Para as plantações jovens, a ajuda de um jardineiro na preparação para o inverno é especialmente importante. Antes de tudo, na véspera de dezembro, os galhos são amarrados e presos à estaca. Então você precisa cuidar do tronco - ele é embrulhado em sacos ou palha. O principal é que o material fornece acesso ao ar e protege contra uma mudança acentuada de temperatura, o que leva ao congelamento. Além da geada, no inverno os roedores ameaçam o tronco da árvore. Você pode se proteger deles usando uma grade especial.
Você sabe Os gregos antigos absorviam fatias de peras na boca durante as viagens marítimas e assim escapavam da doença de movimento.
Além disso, em vez de cobrir os materiais, uma solução de verbasco e argila 1: 1 pode ser usada para o esboço - ela protege contra geadas e afugenta os roedores com seu cheiro. Você ainda pode amarrar o tronco com ramos de abeto - seus espinhos não permitirão que as pragas latam. Um bom isolamento natural é a neve. Ele é varrido o tronco o máximo possível.
Vídeo: preparando peras para o inverno
Características do transplante de uma pêra adulta para um novo local
Geralmente, árvores maduras tentam não atrapalhar o transplante. No entanto, se a construção for planejada neste local ou se uma árvore crescer no meio do jardim, faz sentido arriscar e realocá-la. No entanto, você precisa saber que, se uma árvore tiver mais de 15 anos, provavelmente não sobreviverá. Além disso, as amostras infectadas e aquelas em que a casca está danificada não toleram uma mudança de local.
Recomendamos que você se familiarize com variedades de peras como:
Cavando a pêra adulta
A preparação para esse procedimento começa na primavera - é imperativo cavar a terra ao redor do perímetro e remover as raízes que se aproximam. No outono, a escavação consiste nas seguintes etapas:
- Molhando a terra ao redor do tronco.
- Cavando em torno do tronco a uma distância de 70 cm do tronco, com a formação de um pedaço de terra em forma de cone, com profundidade de 70 cm, parâmetros usados para peras de 5 anos de idade. Se a árvore tiver mais de 6 anos, a profundidade deve ser de 1 metro e a largura deve ser de 1,3 metros.
- Em um círculo de um coma feito, uma vala de 0,5 metros de largura é cavada até sua profundidade. As raízes são cortadas, que se projetam do cone, e as profundas são cortadas por uma pá.
- A árvore é transferida para um novo local com um caroço.
Transplante de árvores e cuidados adicionais
O transplante ocorre de acordo com este algoritmo:
- Uma cova de transplante é preparada levando em consideração uma margem de 40 cm ao redor do coma e em profundidade.
- No fundo, húmus e turfa são misturados, compactados.
- A pêra é colocada nos pontos cardeais da mesma maneira que antes.
- Mergulhando o caroço na cova, verifique se o pescoço da raiz está 5 cm acima do solo.
- O espaço ao redor do coma é coberto de terra e abarrotado. Então bem água e cobertura morta.
Vídeo: transplante de árvore em adultos
No inverno, o tronco da pêra é embrulhado com galhos ou sacos de abeto e, no topo, cobrem-no com uma rede de roedores. Quando os botões começam a inchar na primavera, é necessário cortar alguns galhos, pois as raízes fracas não são capazes de fornecer alimentos. Você também terá que cortar todos os botões, caso contrário os frutos que aparecerem enfraquecerão bastante a árvore. A rega deve ser feita regularmente, impedindo que o solo seque.
Dois baldes de água são derramados de cada vez. No início do verão, você pode alimentar a árvore com uma solução aquosa de nitrofoska. Com a abordagem correta, a pera está passando por uma boa mudança de lugar. E mesmo uma árvore adulta pode ser adaptada a novas condições, se você souber como fazê-lo corretamente.