Os agricultores que usam sistemas de irrigação em breve poderão receber ajuda do espaço.
E isso é graças ao radiômetro térmico cósmico ECOSTRESS - conectado à Estação Espacial Internacional que opera em órbita.
As tarefas do dispositivo são monitorar a resposta das plantas à seca; monitoramento ao longo do dia de uso da água pelas plantas e determinação da possibilidade de reduzir a vulnerabilidade das plantas à seca devido a esse monitoramento.
Usando os dados de temperatura da ECOSTRESS, os especialistas poderão determinar a quantidade total de água que evapora da superfície da Terra e das plantas. Essas informações são especialmente valiosas para os agricultores que podem calcular com mais precisão o tempo e a quantidade de irrigação. Também é mais provável que informações de satélite o informem de futuras secas e mudanças climáticas.No Laboratório de Propulsão a Jato da Agência Nacional Aeroespacial dos EUA (NASA), o projeto ECOSTRESS possui um escritório separado que conecta usuários sociais a dados aeroespaciais, a fim de usá-los para ajudar agricultores e outras pessoas a tomar melhores decisões.