Arroz e soja, que são culturas estratégicas para a estepe Tavria, este ano ocuparam menos área do que no ano passado.
Segundo o Departamento de Desenvolvimento Agroindustrial da Administração Estatal Regional de Kherson, o arroz nessa região foi semeado em 5,6 mil. Ao mesmo tempo, a área cultivada para esta cultura foi reduzida em todas as áreas em que o arroz é considerado uma cultura tradicional - Skadovsky, Golopristansky e Kalanchatsky.
Este ano, com um rendimento médio de 5,7 toneladas de arroz cru / ha, seu déficit na colheita poderá chegar a mais de 12,5 mil toneladas, o que afetará seriamente o mercado interno da Ucrânia e abrirá perspectivas de aumento dos preços do cereal de arroz.A maior parte do arroz ucraniano é fornecida por agricultores da região de Kherson. Os agricultores explicam a redução das áreas semeadas pelos altos preços do transporte de água do rio Dnieper. Há pouco tempo, as tarifas de água na região aumentaram em um terço, enquanto os preços de compra do cereal de arroz permaneceram no nível do ano passado.
A soja também pertence a culturas que adoram a água, portanto, neste ano, sua área semeada na região de Kherson foi reduzida. No ano passado, quase 110 mil hectares foram alocados a essa safra, e as atuais estão localizadas em 90 mil hectares, segundo Andrei Nedelko, vice-diretor do departamento de desenvolvimento agrícola da Administração Estadual Regional de Kherson.Isso significa que este ano os agricultores da região não receberão 1/5 da safra de soja do ano anterior.