A captura de carpa cruzada é uma atividade muito emocionante e emocionante. Este peixe é bastante caprichoso e astuto. Para pegar um troféu sério, você precisa conhecer as características de seu comportamento e hábitos. Um papel importante é desempenhado pela escolha da isca. A dieta da carpa cruzada é bastante extensa, mas, apesar disso, o verme é uma isca universal há séculos. Você aprenderá sobre por que o peixe está especialmente interessado nele, bem como sobre os recursos e equipamentos de pesca e táticas deste artigo.
Um cruzado morde um verme?
O verme é um deleite favorito de quase todos os peixes do rio. O ama e crucian. A opção com esta isca funciona especialmente bem na primavera e no outono. Após a passividade do inverno, o crucian tenta obter o suficiente de alimentos nutritivos ricos em proteínas e, portanto, mais tentados por um verme satisfatório. No início do outono, a mesma coisa acontece. O peixe tenta encher seu corpo com o produto mais calórico para o inverno calmo.
Ir pescar não faz mal saber onde vive a carpa cruciana. Há muito pouca chance de pegá-lo no rio, já que os peixes preferem reservatórios com água corrente: lagos, lagoas, seções de antigas pedreiras cheias de água. Ele ama áreas cobertas de grama, um fundo lamacento e até zonas úmidas, onde provavelmente qualquer outro peixe não sobreviverá. Na primavera, o peixe prefere lugares rasos com água morna; no verão, parte do litoral para as profundezas; encontra-se onde há buracos, bordas. Mais perto do outono, o peixe come de maneira especialmente ativa, ganhando peso antes do inverno, principalmente espécimes grandes.
Você sabe Em vez de vermes, os vermes são algumas vezes usados. — larvas de mosquitos, que na aparência são muito semelhantes aos invertebrados.
Como deve ser um verme
A carpa cruciana possui uma fraqueza particular nos vermes de estrume, que também vivem no composto e no solo, próximos ao estrume. Se houver uma fazenda de gado por perto, é melhor procurá-los lá ou você pode comprá-los em uma loja de pesca. Esse material tem um odor forte, causando apetite genuíno nos peixes. Além disso, eles são mais tenazes e móveis no gancho. Se não houver oportunidade de comprar um verme de esterco, você pode desenterrar minhocas, que são especialmente numerosas após a chuva.
Carassius também terá gosto de camarões - vermes que podem ser encontrados nas raízes das plantas, sob a folhagem úmida, nos montões de palha. Mas eles têm uma desvantagem significativa - corpo muito mole, que é fracamente mantido no gancho. Um verme desse tipo geralmente precisa ser trocado ou pode ser usado como componente de um “sanduíche” em uma empresa com outras iscas, por exemplo, larvas. Sozinhos, esses pequenos vermes brancos não atraem carpa cruzada, mas são bem mantidos no gancho e podem ser usados juntos com outros bicos e aromas.
A gratidão crucial estará relacionada a outras variedades, como rastreamento, minério de ferro. Mas obtê-los às vezes é muito difícil. Por exemplo, um rastejamento, que tem grandes dimensões, sai do chão apenas à noite, então você precisa procurá-lo, armado com uma lanterna.Que equipamento escolher para pegar carpa cruzada em um verme
Para capturar a vara de pesca com mosca com bóia de carpa crucian é mais adequada. Se você planeja pescar a partir da costa, é melhor pegar uma vara de pescar maior - com cerca de 4 a 5 m. É mais conveniente pegar uma vara de pescar menor do barco, que não ultrapasse 2,5 m, pois com um barco você pode facilmente chegar ao local desejado. A espessura da linha de pesca principal é de cerca de 0,2 mm; para uma trela, você pode usar uma mais fina - até 0,16 mm.
O flutuador deve ter uma capacidade de elevação de até 6 g, e os ganchos escolhem o número 4-6. Não há requisitos especiais para a haste. Muitas vezes, as crianças, chegando ao lago, usam até o palito longo de sempre. Amarram uma linha de pesca com um anzol, uma chumbada, uma bóia e pegam carpa crua. Na verdade, mesmo um pescador experiente às vezes inveja suas capturas.
Alguns pescadores preferem o equipamento de alimentação, considerado hoje a vara de pesca mais sensível do fundo. Na maioria dos casos, dourada, carpa e carpa são capturadas dessa maneira, mas a carpa crucian também é capturada com êxito dessa maneira. Uma vara de pescar com cerca de 3,3 m de comprimento, um molinete pequeno, uma linha de pesca fina de 0,16 a 0,18 mm, um alimentador, que serve simultaneamente como carga, e uma ou mais trelas com ganchos são preparadas.
Antes de mergulhar o equipamento na água, uma isca preparada com cereais é derramada no alimentador e os vermes são colocados em ganchos. Esse método de pesca funciona bem no verão, quando a água se aquece fortemente e o cruciano vai a uma profundidade.Outra maneira de capturar carpa cruzada em um verme é usar o chiclete. Nesse caso, a vara não é necessária, seu papel é desempenhado por um molinete, ao qual a linha de pesca está anexada. Sua segunda extremidade está conectada ao elástico e, por sua vez, está presa à carga. Os cabos com ganchos são colocados na linha de pesca.
O equipamento pode ser jogado da costa manualmente, mas é melhor jogá-lo do barco para obter um acerto mais preciso no lugar certo no reservatório. Após o lançamento, a linha de pesca é puxada para cima, colocada nos ganchos dos vermes e liberada lentamente. A campainha é um dispositivo de sinalização de mordida.Você sabe Crucian adora insanamente o cheiro de alho. Passe pelo esmagamento e mergulhe os vermes antes de amarrá-lo no gancho — Isso aumentará significativamente a captura.
Preparando Worms para Pesca
A qualidade da captura dependerá da preparação da isca. Antes de tudo, os vermes devem estar vivos, de preferência frescos, para que sua atividade atraia peixes. Eles podem ser criados mesmo em casa, se você tiver um pedaço de terra. Construa uma pilha de composto sobre ela e em breve será possível colher uma "colheita". Eles também podem ser criados cobrindo velhos trapos e roupas no chão. Ele precisa ser constantemente umedecido. Antes de pescar, pegue esse lixo e colete material.
A propósito, os vermes gostam de se estabelecer nas margens de lagos, lagoas, canais temporários. Na verdade, perto dos reservatórios onde a carpa crucian é capturada, portanto, indo pescar, não é supérfluo pegar uma pá com você para poder cavar iscas frescas.Antes de pescar, você precisa fazer a limpeza do material: remova os vermes fracos e inanimados. Tente selecionar vermes de tamanho médio para capturar carpa cruzada, de modo que, após o encaixe no gancho, permaneça uma cauda com não mais de 5 cm de comprimento.
Importante! Lembre-se de que a carpa crucian tem uma boca pequena, de modo que não será capaz de sugar e engolir completamente uma isca grande.
Se os vermes são longos, é melhor dividi-los em pequenos fragmentos antes do plantio. Coloque-os em caixas com solo arenoso umedecido, adicione um pouco de madeira, possivelmente musgo. Imediatamente antes da pesca, você pode polvilhar a isca com óleo de girassol não refinado.
Como colocar no gancho
A qualidade da captura depende diretamente de como prender a isca de invertebrado ao anzol. Diferentes métodos de amarrar foram inventados e testados pelos pescadores, mas a regra principal é perfurar corretamente com um mínimo de dano ao verme, que se comportará mais ativamente na água, atraindo peixes.Você pode colocar um verme no anzol ou vários de uma só vez.
Importante! O verme no gancho deve ter uma aparência "apresentável". A carpa cruciana pode ser muito sensível e até uma pequena área picada pode afastá-la.
Existem seis maneiras básicas de colocar o material no gancho corretamente:
- Meia. Este é o tipo mais comum de plantio usado por muitos pescadores. O verme é perfurado com uma ponta na frente e literalmente puxado no anzol, deixando um pequeno espaço perto da orelha para que o peixe possa pegar melhor a isca. Mas lembre-se de que, ao morder, a picada é frequentemente exposta; portanto, você precisará ajustar a isca.
- Ziguezague. Este método é bom para bicos de amostras longas e atrai de maneira bastante eficaz a carpa cruzada. O gancho é inserido na cabeça e descarregado após alguns milímetros, depois o corpo perfura novamente um pouco mais e também é descarregado. Isso deve ser continuado até o final do invertebrado fechar a picada.
- Pelo meio. Tal bico é praticado no caso de vermes densos (esterco, minério de ferro, etc.). A picada é simplesmente passada através da parte central do corpo. Ao mesmo tempo, as extremidades permanecem livres e o peixe pode experimentar a isca de ambos os lados.
- Do tronco à cabeça. O método também é familiar para muitos pescadores e trabalha com sucesso em águas turbulentas. Crochet perfura o meio do corpo do verme e direciona a ponta para o lado da cabeça. Com esse pouso, a maior parte do invertebrado permanece livre, enrolando-se ativamente, atraindo carpa cruzada.
- Ring. O método é usado para capturar amostras de troféu. O verme é plantado na cabeça, a ponta do gancho é enviada para o meio do corpo e puxada para fora, e a cauda é montada nele.
- Um monte Também é uma boa técnica exclusivamente para capturar peixes grandes. Para formar a isca, pegue alguns vermes. Fragmentos são montados no gancho, perfurando cada um no meio perpendicularmente. Uma ninharia não será capaz de morder essa isca.
Condições de armazenamento adequadas
O armazenamento de worms mais preferido é legal. É melhor manter os invertebrados em caixas de madeira com orifícios de ventilação. Periodicamente, o tanque deve ser virado. Você pode colocar várias folhas de urtiga nele - então os vermes permanecerão vivos por mais tempo. Se você pretende armazená-los por um longo tempo, não se esqueça de derramar um pouco de giz e casca de ovo no chão. Também é necessário fazer cobertura - guardanapos de papel comuns, casca de legumes, café são bastante adequados.
Você não pode escolher um recipiente de metal para armazenamento, pois os vermes adquirem rapidamente um cheiro de aço e afugentam o peixe. Além disso, nesses recipientes é impossível deixar o material ao sol, que aquece instantaneamente, e os invertebrados simplesmente “esmagam”.Importante! Você não pode misturar minhocas diferentes em um recipiente, pois as substâncias liberadas por uma espécie podem destruir outra.
Outro método de armazenamento usado pelos pescadores é o uso de luvas de lona. Vermes são derramados junto com a terra, amarrados no topo. A luva é colocada na sombra. Em clima quente, é baixado periodicamente por alguns minutos na água para esfriar. Com a evaporação da umidade de sua superfície, todo o conteúdo esfria e os vermes retêm sua capacidade de sobrevivência.
Os vermes podem ser armazenados em recipientes de plástico. Lá eles são cobertos com terra umedecida (não molhada), cobertos com folhas e grama por cima. O recipiente deve ser fechado com uma tampa apertada com furos para o ar e embrulhado com uma toalha úmida. Durante a pesca, o tanque é colocado na sombra.
Técnica e tática de pesca
A técnica de captura da carpa cruzada deve ser escolhida dependendo do reservatório. Este peixe tem muitos inimigos naturais, então ela não gosta de áreas abertas da água, tentando não se afastar de seus abrigos. Mais provável pegá-lo perto de vegetação e senões. Na água limpa, a carpa crucian pode ser capturada nos reservatórios onde não são encontrados peixes predadores. Espécimes pequenos ficam mais próximos da costa, enquanto os grandes se aprofundam.
Uma tarefa importante é manter o silêncio e a seleção de uma vara longa, já que a carpa cruzada é um peixe tímido. O menor farfalhar estranho por perto o assustará facilmente. Para tornar a pesca o mais bem-sucedida possível, você precisa usar muita isca. Como tal, use compostos prontos adquiridos ou faça você mesmo a partir de cevada, trigo, pão de centeio, adicionando um pouco de argila para viscosidade. Parte dela é enrolada em bolas e jogada na água, criando um ponto de isca. Se a mordida não ocorrer dentro de uma hora, a isca precisa ser repetida.É mais fácil pegar água estagnada sem corrente: você precisa colocar a isca, jogar o equipamento no suposto local de pesca e aguardar a mordida. Se a água estiver turbulenta, é necessária a fiação com um suporte. Se o peixe estiver ativo, o peso será enviado o mais baixo possível da bóia e, se for passivo, deve ser aumentado mais alto. Esta técnica dará tempo para realizar o engate, pois a bóia responderá ao menor toque do peixe.
Picadas de carpa são muito cuidadosas. No início, ele prova a comida por um longo tempo, o que pode ser visto a partir do carro alegórico. Quando seus movimentos intensos para o lado ou debaixo d'água forem claramente perceptíveis, você precisará fazer uma varredura acentuada no contrafluxo da bóia. Nesse ponto, ocorre um forte corte na isca na boca do cruzador. Agora você pode pegar a pegadinha.
Entre os pescadores, a carpa cruzada é considerada um dos peixes mais imprevisíveis. Ao pescar, você nunca pode ter certeza de que a captura será tão sólida quanto no dia anterior. No entanto, a pesca de minhocas continua sendo a mais eficaz entre outros métodos e, seguindo as dicas deste artigo, você não pode ter dúvidas sobre o êxito do evento.