A madeira de pinho para navios foi e está sendo usada atualmente na construção naval. É caracterizada por uma estrutura forte e resinosa, que atinge seus indicadores de qualidade máxima após várias décadas. Os casos mais "de elite" dessas plantas crescem na América do Norte e são procurados como materiais de construção e decoração caros.
Descrição botânica e características das árvores
Pinheiros são coníferas sempre verdes. No navio - agulhas macias, coletadas em cachos, cada uma das quais formada de 2-5 agulhas. Sementes em forma de noz amadurecem em cones. O comprimento deste último é de cerca de 12 cm.
Você sabe A última obra do grande artista I.I. Shishkin é a famosa tela «Ship Grove», que pode ser visto no Museu Estatal Russo.
As plantas coníferas que atendem a certos critérios são chamadas de bordo:
- Madeira forte com certas características físicas e mecânicas.
- Altura - pelo menos 40 m com 100 anos de idade.
- Tronco liso e uniforme em altura, com diâmetro de 0,5 m, com nós ausentes.
- O conteúdo de resina está acima da média.
- Leveza da madeira.
A estrutura de madeira tem um padrão natural original. A tonalidade das fibras em si pode ser do amarelo ao vermelho saturado. As plantas, em regra, não crescem sozinhas, mas em climas favoráveis criam bosques inteiros. O melhor solo para o crescimento são as areias, áreas pantanosas e turfosas, nas quais não há húmus natural.
Histórico de nomes
O pinheiro de navio pode ser encontrado sob outro nome - "mastro". A árvore recebeu esse nome por causa de suas características naturais, o que a torna o material ideal para a construção de navios. Além das pranchas, os mastros para veleiros são fabricados a partir do núcleo da árvore. O núcleo é a parte mais forte da planta. Fragmentos de madeira particularmente fortes são usados para a fabricação de cascos e caixas de barcos.
Importante! A densidade de madeira de pinho para navios é significativamente maior que a densidade de madeira de outros representantes de coníferas.
A resina de madeira também é especialmente valiosa. É tratado com cordas, impregnado de velas e alguns detalhes, e tais espécimes de coníferas não perdem suas propriedades quando fundidos ao longo dos rios. A resina evita o processo de decomposição, protege contra pragas e o peso leve torna o processo de transporte conveniente. A ausência de nós permite cortar o tronco em tábuas longas e de tamanho igual.
Onde crescem na Rússia e por que são protegidos
As plantas coníferas, cujas matérias-primas são excelentes para a construção naval, preferem crescer em clima frio, seco ou montanhoso. Na Rússia, os espécimes descritos podem ser vistos no norte do Cáucaso e na taiga. Os pinheiros de navios são protegidos do desmatamento no nível legislativo, uma vez que a população das plantas descritas está sendo restaurada muito lentamente e recorrendo à criação de objetos protegidos para manter os recursos florestais.
Importante! Para o corte não autorizado de mastros, é aplicada uma multa e, em alguns casos, prisão por até 5 anos.
Para preservá-los, foram organizadas reservas especiais, por exemplo, na fronteira entre a região de Arkhangelsk e a República de Komi, onde os cientistas identificaram bosques com árvores que atingem 300 anos de idade. Na região de Voronezh existe um monumento natural chamado "Mastro de pinheiros", criado em 1998.
Tipos de pinheiros de navios
Digno, à primeira vista, os espécimes devem ser verificados quanto a pragas antes de atribuí-los ao navio.
Você sabe Pela primeira vez, as sementes dos pinheiros foram plantadas artificialmente no território de Vyborg Uyezd por ordem do czar Peter I.
Existem 3 tipos de pinheiros que possuem todas as características necessárias para serem considerados mastros:
- vermelho;
- branco
- amarelo.
Vermelho prefere solos argilosos para crescimento. A madeira densa, de grão fino e resinoso tem um tom vermelho-amarelo. Na maioria das vezes, a planta pode ser encontrada no norte da Rússia. O uso na construção naval envolve a criação de revestimento interno e externo, guarnições e cabines.Madeira branca pinheiros não são tão densos quanto vermelhos. A planta prefere áreas úmidas e úmidas nas planícies. O pinheiro branco é caracterizado pela madeira amarela, mais pálida que a do pinheiro amarelo. O processamento de branco é bom, mas a deformação é inerente a ele. Mais frequentemente usado para montanhas-russas e elementos de decoração.Pinho amarelo pode ser encontrado também sob os nomes "Oregon" e "pesado". Uma árvore madura tem uma altura de 40 a 80 M. O tronco é largo, com um diâmetro de até 1,2 M. A copa é semelhante a um cone. A cor da casca pode ser laranja, mais perto do vermelho. Com a idade, fica coberto de rachaduras profundas. As agulhas são torcidas, de 7 a 25 cm de comprimento e amadurecem uma vez a cada 2 anos. Mastro é feito de madeira para navios.Os pinheiros de navios eram anteriormente considerados a matéria-prima mais valiosa para a construção naval devido às características específicas da madeira. Agora, o uso de recursos naturais é regulamentado em nível legislativo, o que não permite o uso generalizado de coníferas para fins industriais. A maioria dos espécimes pode ser vista em reservas naturais ou nas montanhas.