Os camponeses ucranianos enviaram muitas queixas à Associação de Criadores de Gado da Ucrânia. Eles relatam recusas em receber subsídios para a criação de gado jovem, de acordo com o serviço de imprensa da AZhU.
Em maio deste ano, a Associação de Criadores de Gado da Ucrânia recebeu muitos e-mails e telefonemas de indivíduos envolvidos na criação de gado e seus filhotes na Ucrânia. As reclamações vieram de todo o país e continham a mesma mensagem: os departamentos estruturais das administrações estaduais regionais recusam injustificadamente aceitar documentos para os camponeses receberem subsídios para o gado jovem.
Todos os proprietários de animais jovens têm um problema comum. Em 2018, eles receberam subsídios no valor de mil UAH, mas já este ano, quando receberam documentos de subsídios para o cultivo do mesmo gado jovem, eles foram recusados. A razão pela qual os funcionários das divisões estruturais das administrações regionais do estado chamam a idade do gado. No momento da solicitação de subsídios, os animais jovens completavam 1 ano de idade. No entanto, os animais não foram vendidos ou transferidos para outras fazendas.
Analisaremos a situação específica mencionada acima. A menina nasceu em fevereiro de 2018. No momento de enviar os documentos para o subsídio, em fevereiro de 2019, completou 12 meses.
Assim, de acordo com a cláusula 9 do Procedimento, que foi aprovada pelo Gabinete de Ministros da Ucrânia de 7 de fevereiro de 2018 no 107 (conforme emendado pelo Gabinete de Ministros da Ucrânia de 30 de janeiro de 2019 no 110), a pessoa que continha a novilha acima mencionada tinha o direito legal de enviar documentos para receber subsídios em 1 de maio de 2019. A pessoa exerceu seu direito em fevereiro de 2019. Das informações fornecidas pelo requerente, não havia fundamento legal para recusar o recebimento de subsídios para animais jovens ”, explicou Yana Salmina, advogada da AJU.
Nessa situação, há outro ponto que também entra em conflito com a lei. Em particular, na Nota informativa do Ministério da Política Agrária sobre subsídios para animais jovens publicada no site oficial do Ministério da Política Agrária, apesar dos requisitos do Procedimento aprovado pelo Gabinete de Ministros da Ucrânia de 7 de fevereiro de 2018 no 107 (alterado pela resolução do Gabinete de Ministros da Ucrânia de 30 de janeiro de 2019 no 110) , foi determinado que, para animais jovens que completaram 12 meses em dezembro do ano passado, os documentos são aceitos até 1º de abril do ano atual, se houver animais jovens na fazenda no momento da apresentação dos documentos.
A este respeito, a Associação de Criadores de Gado da Ucrânia enviou uma carta oficial ao Ministério de Política Agrária com um pedido para resolver a situação. A Associação solicitou ao Ministério da Política Agrária que verifique as unidades estruturais das administrações estaduais regionais, bem como as áreas rurais, municípios, prefeituras e conselhos das comunidades territoriais unidas quanto à legalidade de recusar os indivíduos a receber subsídios para a manutenção do gado jovem. Além disso, os criadores de gado solicitaram um trabalho explicativo com essas unidades em termos de subsídios para a manutenção de bovinos jovens, disse a chefe da ALCU Irina Palamar.