As tendências no desenvolvimento da agricultura mundial em 2019 foram descritas por Robert Johansson, economista-chefe do Departamento de Agricultura dos EUA.
Confira
Segundo o funcionário, o ano atual e a próxima década determinarão as seguintes tendências como um todo:
Uma redução de 10% na proporção de pessoas que experimentariam escassez de alimentos, mesmo com o rápido aumento da população mundial.
O lucro líquido da agricultura mundial é projetado em US $ 80 bilhões, um pouco mais alto que o indicador fracassado de 2018 em US $ 66 bilhões, mas também muito abaixo do máximo em 2013 - US $ 134 bilhões. Também deve ser esperada uma diminuição no nível de falências agrícolas. Há cinco anos, de 10.000 fazendas, três famílias declararam falência, mas agora esse número não excede 2,35.
As crescentes perdas do setor agrícola devido às guerras comerciais com a China. Este ano, os especialistas prevêem uma queda de 90% nas exportações de soja dos EUA para a China (22 milhões de toneladas em termos de commodities). Como resultado, a China passará do primeiro para o quinto lugar em termos de participação nas exportações no volume total de suprimentos agrícolas estrangeiros dos EUA, o que está repleto de uma queda nas exportações totais dos EUA de US $ 1,9 bilhão para US $ 141,5 bilhões.
Além disso, a próxima década será caracterizada por uma diminuição nas áreas semeadas de trigo de inverno. Já neste ano, o volume dessas áreas será de apenas 47 milhões de acres, o número mais baixo nos últimos 110 anos.