Chuvas leves na maioria das regiões produtoras de cacau da Costa do Marfim na semana passada podem danificar os estágios finais de uma colheita de tamanho médio, disseram os agricultores do país nesta segunda-feira, 10 de junho.
A colheita de cacau neste país começa em abril e termina em setembro.
Na região oeste de Subre, no coração da faixa de cacau do país, os agricultores disseram que, embora as condições de secagem tenham melhorado, é necessária mais umidade para aumentar a produção.
Dados coletados pela Reuters mostraram que a quantidade de chuvas na semana passada na região do Subre, incluindo as regiões de Sassandra e San Pedro, foi de 45,1 mm, 9,6 mm abaixo da média de cinco anos.
As chuvas também ficaram abaixo da média nas áreas centrais de Bongguanu e Yamoussoukro. Mas os agricultores disseram que a folhagem verde indica que as árvores estão prontas para florescer no próximo mês.
“A colheita média está chegando ao fim. Agora vamos nos concentrar na preparação para a próxima grande colheita ”, dizem os agricultores.
Os dados mostraram que a quantidade de precipitação na região de Bongguanu na semana passada foi de 25 mm, 4,6 mm abaixo da média em cinco anos.
Condições semelhantes foram registradas nas regiões do sul do país - Agboville e Divo, onde as chuvas também estavam abaixo da média.