A nova estratégia delineou maneiras pelas quais vários setores agrícolas podem continuar a combater a resistência antimicrobiana (RAM) na Irlanda do Norte.
A União de Agricultores de Ulster (UFU) disse que os agricultores desempenham um papel na luta contra a resistência antimicrobiana, mas ainda há muito a ser feito, e a indústria ainda é "incapaz de se acalmar".
O presidente da UFU, Ivor Ferguson, disse que “a resistência antimicrobiana é um problema global e todos devemos garantir que os antibióticos sejam usados com responsabilidade. Essa estratégia de cinco anos é o próximo passo positivo para garantir que esses medicamentos que salvam vidas sejam salvos. ”Os agricultores da Irlanda do Norte também apoiaram a decisão de incluir o treinamento em RAM como padrão no Esquema de Garantia da Qualidade da Fazenda de Carne de Bovino (NIFQAS).
A indústria já testemunhou a implementação bem-sucedida desse treinamento nas indústrias de suínos e laticínios. Incorporar isso ao setor de carne bovina e de cordeiro (NIFQAS) resultará em outros 12.000 agricultores recebendo o treinamento necessário nos próximos três anos.O Presidente da UFU disse que os agricultores estão satisfeitos com o fato de a discussão em torno da RAM ter se afastado das recriminações entre saúde veterinária e humana.
“Todos nós precisamos trabalhar juntos. O risco de resistência a antibióticos é um problema médico, veterinário, ambiental, alimentar e comercial que todos compartilhamos ”, disse Ivor Ferguson.