Na Ucrânia, começou uma verdadeira caça aos agricultores. Para proteger de alguma forma a si mesmos e suas famílias, os agricultores criam grupos armados e ficam em alarme, pois não há necessidade de esperar a ajuda da polícia.
Os agricultores ucranianos dizem que foram caçados por um longo tempo e só podem esperar por suas próprias forças e assistência mútua.
Agora há uma tendência para aumentar os ataques às fazendas. A princípio, os atacantes roubaram apenas os agricultores e agora começaram a matar. Por esse motivo, os agricultores tomam medidas de autodefesa, criando unidades de autodefesa. Mas se o ataque ocorrer no escuro, é difícil se proteger.Todos os crimes que dizem respeito aos agricultores permanecem sem solução. Nos primeiros dias de abril deste ano, em uma região de Cherkasy, um fazendeiro local foi atacado por atacantes, após o qual foi enviado para tratamento intensivo, onde elaborou uma declaração à polícia. Os autores nunca foram punidos, diz Viktor Goncharenko, membro da Associação de Agricultores e Proprietários de Terra da região de Cherkasy.
Outro fazendeiro da região de Cherkasy disse que criou o exército do Mar Negro, que protege os produtores agrícolas. O esquadrão tem seu uniforme e armas. Quando chega um sinal de que alguém está sendo roubado, o exército parte em busca de ajuda. Mas a polícia sempre fica de lado e não quer considerar pedidos de agricultores, disse Vasily Polishchuk.Um fazendeiro da região de Kirovograd disse que, para autodefesa, eles também criaram "exércitos privados", consistindo principalmente de ex-soldados da ATO e policiais. Segundo o empresário, os agricultores mais ricos deixam proteção até dentro de casa. Em caso de perigo, a família é levada para outro local, e uma grande quantidade de dinheiro e objetos de valor não é mais guardada em cofres domésticos.