O objetivo do desenvolvimento do Projeto de Competitividade Agrícola de Maharashtra para a Índia é aumentar a produtividade, a lucratividade e o acesso ao mercado da comunidade agrícola em Maharashtra.
O governo de Maharashtra nomeou um comitê liderado pelo Comissário Estadual da Agricultura Sri Suhas Divas para desenvolver uma nova política de exportação agrícola. Maharashtra já é líder na exportação de cebolas, romãs e uvas, então a nova política se concentrará em dobrar a exportação de bananas, legumes e arroz.
Para esse fim, o Departamento de Cooperação e Marketing do Estado emitiu um decreto sobre a nomeação de um comitê composto por 9 funcionários do governo de diferentes departamentos. O governo de Maharashtra já planejou formar 6 cachos para a exportação de uvas, mangas, laranjas, romãs, bananas e cebolas.A nova política de exportação agrícola será alinhada com a política de exportação agrícola do Centro, que visa fortalecer toda a cadeia de valor, da produção e processamento agrícola orientado para a exportação à infraestrutura, transporte e acesso ao mercado.
Em discurso recente no primeiro programa estadual de conscientização sobre políticas de exportação agrícola em Pune, o ministro do Comércio, Sri Suresh Prabhu, disse que foram identificados grupos para o desenvolvimento de exportações agrícolas para atingir a meta política em toda a Índia.
Por outro lado, Diwase, comissário estadual da Agricultura, disse: “A política fortalecerá todo o ecossistema, especialmente antes e depois da colheita, a cadeia de frio e a qualidade do produto. A demanda por plantas medicinais, culturas nutritivas e produtos de valor agregado está crescendo. A política definirá a agenda de como entrar no mercado global. ”Atualmente, Maharashtra responde por mais de 50% das exportações agrícolas indianas. Todos os anos, exporta de 60 a 70 por cento de frutas, legumes e grãos.