Um caso de doença da vaca louca foi detectado na aldeia de Stanovo, distrito de Mukachevo, região transcarpática.
Em 10 de abril deste ano, o diagnóstico foi confirmado em uma das vacas. O dono do animal ferido, Ivan Horvat, diz que ele começou a se comportar de maneira estranha, não se levantou e se recusou a comer e depois de algum tempo morreu.
A vaca de Margarita Bisagi está agora sob suspeita. A anfitriã notou que a espuma vinha da boca e do nariz do animal e parou de comer. Margarita ligou para o veterinário, ele fez uma injeção, mas de manhã a vaca morreu.Três anos atrás, já havia casos de doença da vaca louca na vila, disse Ivan Yovbak, presidente do conselho da vila de Stanovo. Ontem, todos os animais suscetíveis à doença foram vacinados na aldeia. Os donos da vaca, que tinham raiva, também foram vacinados. A quarentena na vila durará 2 meses.
Desde o início deste ano, quatro casos de doença da vaca louca foram identificados no distrito de Mukachevo. Especialistas sugerem que as vacas pastam perto da floresta, onde podem ser mordidas por uma raposa raivosa.Os especialistas do serviço veterinário pedem à população que entre em contato com os veterinários se um comportamento estranho for observado em animais. Um animal com raiva é caracterizado por salivação severa, fobia da água, alteração no apetite e agressividade. A raiva é uma doença altamente contagiosa e mortal.