Entre os primeiros híbridos, ótimos para a colheita no inverno, vale destacar a variedade despretensiosa e saborosa - garoto com um dedo. Frutas de tamanho pequeno, alta produtividade e despretensiosidade às condições de cultivo o tornam o melhor candidato para o cultivo industrial e para uma parcela pessoal. Leia sobre os recursos da variedade e seus cuidados nesta revisão.
Histórico de seleção e descrição da variedade
O garoto com o dedo F1 é um pepino e é perfeito para decapagem e para comer fresco. Como todos os pepinos, não amacia quando marinado, preservando uma textura crocante. A variedade foi registrada no Registro Estadual em 2000. O autor, a empresa Manul, posiciona-a como destinada ao cultivo na região do Volga, na região da Terra Negra Central e nas regiões sul da Rússia. Em zonas climáticas mais frias, é recomendável cultivar a variedade em estufa ou sob abrigo temporário de filme.
Característica da variedade:
- a característica básica é um híbrido de pepino maduro, autopolinizante (partenocarpico), de primeira geração, de excelente qualidade e com um grande número de frutas;
- comprimento - até 12 cm;
- amadurecimento - no 40º dia;
- forma - oval, tuberosa;
- cor - verde brilhante, mais claro para o fundo;
- textura - ligeiramente nervurada, com ligeira pubescência;
- polpa - sem amargor, aromático;
- peso do fruto - 60 g;
- potencial de rendimento - bom, cerca de 10 kg / m²;
- resistência a doenças - alta ao vírus do mosaico, intermediária à crosta, antracnose, oídio.
Você sabe Pepinos livres de polinização cresceram selvagens na China e no Japão. Mas os primeiros híbridos desse tipo foram criados apenas em meados do século passado.
Os arbustos de tamanho médio florescem profusamente e têm um longo período de frutificação. O finger-boy é uma variedade autopolinizada, propensa à forma de formação de ovários em feixes - de 2 a 6 peças são formadas em um ponto. Em estufas, recomenda-se plantar 2-3 plantas por m² de área e em campo aberto - 3-4.
Vantagens e desvantagens da variedade
- Vantagens da classe:
- produtividade muito alta;
- vencimento antecipado - a primeira safra pode ser colhida após 40 dias;
- falta de necessidade de insetos polinizadores;
- a possibilidade de crescer em um apartamento, estufa, campo aberto;
- falta de amargura e vazios dentro do feto;
- duração de armazenamento;
- boa transportabilidade;
- resistência a doenças;
- frutificação a longo prazo - até 2 meses;
- alta resistência à seca.
Apesar das vantagens, as variedades híbridas têm várias desvantagens. Assim, apesar de a variedade não necessitar de polinizadores, os insetos não sabem disso, portanto, no processo de polinização por eles, os frutos podem perder sua forma regular e se deformar. Além disso, o custo das sementes de pepino partenocárpico é sempre maior do que o de outras variedades.
Você sabe Inicialmente, todos os pepinos eram longos — até 40 cm de comprimento. Mas os criadores criaram muitas formas pequenas: são semelhantes às comuns, mas, tendo atingido o tamanho máximo para a variedade, crescem mais não em comprimento, mas em largura.
Tempos de aterrissagem ideais
Para o crescimento e desenvolvimento, os pepinos precisam de um regime térmico favorável. Em condições normais, o solo para plantio aquece até o final de maio. A temperatura do ar deve ser mantida em + 25 ° C por 5 a 7 dias. Eles podem germinar a + 18 ° C, mas será um pouco mais lento. Portanto, se você plantar as sementes do menino no dedo em 1º de maio, receberá a primeira colheita em meados de junho.
Mas esse cálculo não é absolutamente preciso, pois o tempo é afetado pelas condições climáticas e pela taxa de crescimento de pepinos em seu jardim. Os cultivadores de hortaliças experientes recomendam várias plantações, a partir do momento em que o solo aquece até + 13 ° C, com um intervalo de 7 dias.
O objetivo deste método é fornecer uma colheita, mesmo que a primeira semeadura de sementes morra devido a condições adversas. As mudas começam a crescer em abril para o plantio em maio. Ao mesmo tempo, eles levam em consideração que levará cerca de 3 semanas para cultivá-lo. O período máximo para o cultivo de mudas antes da data de plantio em campo aberto é de 1 mês.
Plantar e cultivar pepinos
Um garoto com um dedo pode crescer tanto em estufa quanto em campo aberto. Comum a ambas as tecnologias de cultivo são os requisitos do solo: os pepinos são extremamente exigentes quanto à sua fertilidade e friabilidade.
Você sabe Inicialmente, variedades partenocárpicas de pepino foram criadas apenas para consumo fresco. No entanto, os híbridos modernos não são menos procurados durante a salga.
Para acelerar a colheita, você pode plantar sementes em mudas e depois plantá-las em um local permanente. Os pepinos da porca em vasos começam na segunda quinzena de abril. Para a germinação, eles precisam de uma temperatura de pelo menos + 20 ° C. Quanto à iluminação, qualquer tipo é adequado para pepinos.
Método de mudas
A qualidade do solo é fundamental para um alto rendimento. Para o plantio, você precisa de solo argiloso solto, rico em areia ou lodo. É possível melhorar a fertilidade do solo aplicando fertilizantes orgânicos: turfa, composto ou esterco. Quanto mais rica a composição do solo, maior será o rendimento. Para desinfetá-lo dos fitopatógenos, recomenda-se o tratamento térmico do solo: aquecer ou regar com água fervente. Também é realizada a desinfecção com solução de permanganato de potássio a 1%.
Os pepinos são muito sensíveis ao transplante; portanto, para não danificar as raízes, use comprimidos de turfa. Eles incluem turfa comprimida. Se o comprimido estiver umedecido, ele começa a inchar e assume uma forma cilíndrica. O plantio consiste em adicionar 2 sementes a cada comprimido.
Se os dois brotarem, basta remover o germe mais fraco. Os comprimidos umedecidos são colocados em um recipiente plástico e cobertos com filme plástico para criar um efeito estufa. Imediatamente após o plantio, a temperatura do ar deve estar em torno de +22 ... + 24 ° C.
Você sabe Phytoncides de um pepino são capazes de destruir bactérias que dão mau hálito. Para obter o resultado, basta pressionar uma fatia de pepino no palato por 30 segundos.
As sementes também são processadas antes do plantio. Para aumentar a germinação, use um estimulador de crescimento. A imersão é realizada por 20 horas. Os estimulantes mais populares são Baikal-EM1, Energen, Zircon. E para destruir os esporos patogênicos dos fungos, eles são tratados com uma solução a 3% de permanganato de potássio. Para que as mudas não se estiquem, após o aparecimento das folhas cotiledonares, é necessário definir o regime térmico em + 16 ° C.
Os pepinos não exigem muita luz, mas se a fonte de luz for uma janela, as mudas poderão se esticar. Organize a iluminação de recipientes com plantas com lâmpadas especiais para evitar deformação. A rega das mudas é realizada com água morna, tentando não molhar as folhas - a umidade sobre elas pode se tornar um meio para o desenvolvimento de fungos.Comece a fertilizar as mudas na fase de 2-3 folhas reais e repita a alimentação após 2 semanas. Fertilizantes com baixo teor de nitrogênio são adequados para pepinos - eles são introduzidos junto com a rega.
As variedades partenocarpicas de pepinos também incluem:
De uma maneira imprudente
Os pepinos são semeados ou transplantados para o solo antes de 2 semanas após a última geada. Como são extremamente sensíveis ao gelo, a temperatura do solo não deve ser inferior a + 13 ° C. A temperatura do ar estável necessária é +18 ... + 25 ° C, umidade - 60–70%. O local deve ser protegido dos ventos frios.
Ao preparar o solo no outono, são adicionados de 8 a 10 kg de esterco podre ou composto por 1 m², 80 g de superfosfato, 60 g de cloreto de potássio e cinzas. Na primavera, um leito de 60 g / m² de nitrato de amônio é fertilizado. O solo dos pepinos deve ser neutro ou levemente alcalino, com um pH de 7.0.Sementes grandes e arredondadas, com um agradável cheiro de pepino, são selecionadas para a semeadura. Deve-se lembrar que a germinação das sementes depende de quanto tempo elas foram armazenadas. Sementes de 2 anos atrás já perderão 50% de germinação.
Os pepinos são tradicionalmente plantados em fileiras ou em carrinhos de mão. Suas videiras devem tecer. Em áreas onde há pouco espaço, instale uma treliça ou treliça para anexar trepadeiras. A semeadura é realizada em buracos ou sulcos. Anteriormente, húmus ou composto é introduzido na parte inferior.
Importante! A colheita dos pepinos será maior, os frutos serão menores. O tamanho da fruta também afeta seu sabor: pequenas — mais saborosa.
A melhor germinação é mostrada pelas sementes que foram germinadas anteriormente. O método de semeadura é a linha larga de 70 × 12 cm, a profundidade de semeadura é de 3-4 cm. Regue as mudas o mais rápido possível: o pepino é muito higrófilo.
Cuidados com o pepino após o plantio
Cuidar de pepinos após o plantio consiste em afrouxamento sistemático do solo, remoção de ervas daninhas e rega. Para aumentar a produtividade, é necessário tomar medidas preventivas contra pragas e fontes de doenças. Além disso, os agricultores estão formando um arbusto para melhorar a frutificação.
Formação de Bush
3-5 semanas após o transplante de mudas para um local permanente ou quando o comprimento da videira atinge 0,5 m, se as plantas são cultivadas a partir de sementes, elas começam a formar um arbusto. Pepino é formado em uma haste, que é enrolada em torno de um suporte. Ao redor do caule principal crescem brotos laterais - enteados. Eles devem ser removidos para ajudar a planta a reter nutrientes para a formação de frutos.O processamento começa na parte inferior e avança para o topo da planta. Além dos enteados, as folhas e flores danificadas são removidas - elas são arrancadas com os dedos ou com tesouras de jardinagem. O enteado é cortado em um ângulo de 45 °. A poda é repetida periodicamente à medida que novos rebentos são formados.
Para pepinos em campo aberto, o procedimento é o seguinte:
- visualmente divida a videira em 4 partes;
- remova todos os brotos laterais de 4 folhas da parte inferior para a terceira parte condicional;
- na terceira parte, deixe 1 folha em cada sessão;
- na segunda parte - 2 ovários e 2 folhas;
- na última parte, restam 3 ovários e 3 folhas.
Importante! Não corte a planta muito cedo: caule subdesenvolvido (com comprimento inferior a 0,5–0,6 m) não produzirá uma colheita.
A poda obrigatória contribuirá para a formação de uma boa colheita. E não esqueça que a poda é um fator de estresse para a planta. Se você exagerar, a planta pode perder a cor.
Fertilização e rega
Pepino é 90% de água, por isso precisa de rega regular e frequente. O solo deve ser ensopado a uma profundidade de 7 cm, e a rega inadequada reduz o rendimento, e irregular leva ao aparecimento de amargura nos frutos. A necessidade de regar é determinada manualmente - se você não sentir a umidade do solo com os dedos, precisará regá-lo.
Regras básicas para irrigação de pepinos:
- a pressão da água deve ser lenta - é melhor se você instalar a irrigação por gotejamento;
- excluir a umidade das folhas para não criar um ambiente para o desenvolvimento de fungos;
- água de manhã - a rega noturna aumenta a incidência;
- a rega deve ser regular para que os pepinos não sejam amargos;
- para reter a umidade, cubra a zona das raízes com cobertura morta.
Importante! Variedades híbridas que não formam uma videira, mas cultivam um arbusto, não precisam ser plantadas. Eles também não precisam ser amarrados.
Se os fertilizantes são aplicados durante o plantio, e o mato é poderoso, com um tronco forte e um grande número de ovários, não é necessário fertilizá-lo. Em outros casos, a cobertura é realizada a cada 10-14 dias. Os pepinos percebem bem a alimentação de excrementos de pássaros ou verbasco diluído em água na proporção de 1: 8 e 1:10. Os fertilizantes são aplicados antes do início da frutificação ativa.
Cuidado do solo
O cuidado do solo com pepino inclui:
- capina;
- afrouxamento;
- mulching.
Solte o solo no dia seguinte à rega - isso reduz a densidade do solo, o que é bom para o desenvolvimento do sistema radicular. O afrouxamento é combinado com a remoção de ervas daninhas: sua tarefa é enfraquecer o sistema radicular das ervas daninhas. As ervas daninhas pequenas são removidas manualmente, as ervas daninhas grandes com um sistema radicular são arrancadas. É mais fácil fazer isso quando o solo está molhado. As raízes das ervas daninhas rastejantes são cortadas e removidas o máximo possível.
Como os pepinos adoram a umidade, quando cultivados, eles se misturam com palha, ramos de abeto, folhas, serragem, agrofibra, fiapo ou outro material. A espessura da camada de cobertura morta é de cerca de 3-5 cm.
A cobertura morta simplifica o processo de cuidar de pepinos, pois:
- protege contra a evaporação da umidade;
- inibe o crescimento de plantas daninhas;
- evita a compactação do solo;
- protege as plantas de pragas e fungos no solo.
Prevenção de doenças e pragas
A probabilidade de doenças depende do cuidado das plantas; portanto, você precisa começar escolhendo uma variedade boa e sustentável. Um dedo-boy é resistente ao vírus do mosaico, uma doença comum nos pepinos. Se você não engrossar o plantio, também tolerará a aparência de podridão do caule.
Você sabe Em inglês, existe a expressão "cool as a pepin" — reflete a capacidade desse vegetal de baixar a temperatura do sangue; portanto, são recomendadas máscaras para reduzir o inchaço.
Os principais problemas dos pepinos:
- Se suas plantas não produzem frutas, isso geralmente não é uma doença - você provavelmente está superalimentando pepinos com fertilizantes. Com excesso de nitrogênio, os ovários não se formam.
- Pulgões - a principal praga dos pepinos. É muito fácil notá-los - esses são pequenos insetos verdes empilhados em uma videira. Pulverizar com uma solução de sabão inseticida ajudará a se livrar deles. Esse tratamento também ajudará com outras pragas que se alimentam de seiva das plantas.
- Oídio Pode aparecer se as folhas se molharem durante a rega ou sob fortes chuvas. Em tal situação, os fungicidas usados ao primeiro sinal de um problema ajudarão.
Recursos de colheita e armazenamento
A colheita é possível porque amadurece ou maciçamente em julho. Se você precisar transportar pepinos, corte cuidadosamente as frutas para não danificá-las. O rendimento da variedade é de 10 a 14 kg / m². Para decapagem, colete frutas com cerca de 10 cm de comprimento.É aconselhável coletar frutas diariamente, o que estimulará mais frutificação.
Uma fruta de boa qualidade tem um aroma pronunciado de pepino, textura densa, polpa crocante, cor uniforme. Exemplos são adequados para armazenamento sem danos externos. Eles podem ser armazenados na geladeira em um filme plástico por até 10 a 15 dias.
Cultivar pepinos não é uma tarefa difícil e, se você cultivar uma colheita precoce, ficará ainda mais fácil, pois existem poucas pragas desses vegetais. Coloque seu conhecimento em prática e as plantas certamente agradarão você com uma boa colheita.